Tóffoli e o papel do juiz

toffoli

Como o ministro Dias Tóffoli é quase dez anos mais novo que eu e eu o conheci ainda um guri, na campanha de Lula em 1998,  permito-me – sem querer colocá-lo dentro de qualquer teoria conspiratória e golpista – dizer que fiquei extremamente mal impressionado com seu desempenho, ontem, na sessão que votou e aprovou as contas de campanha de Dilma Rousseff.

Começo pelo tom de fúria mal contida com que tratou o agravo da Procuradoria Geral da República – aliás antes retirado – contra a redistribuição do caso a Gilmar Mendes.

Juiz, Dr. Tóffoli, não tem de se alterar quando suas decisões são contestadas nas formas em que o próprio processo judicial prevê. Faz parte do jogo e o senhor, como advogado, várias vezes o fez.

Não tem chilique nem dá “piti”, porque sua autoridade torna estas atitudes, mais do que em qualquer um, intimidatórias ou odiosas.

Juiz apenas decide, com fundamentos, quando há o que decidir.

E não havia, dado que o agravo, que é um ato retratável, foi retirado.

Um bom juiz, Dr. Tóffoli, faria até uma homenagem à Procuradoria por tê-lo retirado, certamente por alcançar o entendimento jurídico que o senhor defendeu.

Grosseiro, desnecessário e pior, revelador de uma hostilidade nada disfarçada ao vice-procurador eleitoral, que é, como sabe o senhor, uma extensão no TSE do Procurador Geral da República, Dr. Rodrigo Janot.

Mas fez pior.

Atacou a chefe do Poder Executivo pela “demora” em nomear um novo ministro para a Corte.

Certamente o Dr. Tóffoli deve ter percebido que se estava em meio a um processo eleitoral conturbado, onde a própria legitimidade das indicações para as cortes superiores estava sendo apontada como “contaminada” por um “bolivarianismo”, ao ponto de ressuscitarem a tese da “PEC da Bengala” para impedir a presidenta de exercer a franquia constitucional de indicar ministros.

E que, por isso, Dilma se absteve de faze-lo no período eleitoral.

Neste caso, Dr. Tóffoli, havia outra delicadeza que, certamente, não lhe deve ter escapado. Ao nomear um substituto para o ministro Henrique Neves, cujo mandato se encerrou, Dilma indicaria alguém que, pelo próprio critério regimental, relataria suas próprias contas de campanha, quase que imediatamente.

Que prato, não, Dr. Tóffoli?

A menos que, como até se andou noticiando, isso fosse um lobby pela recondução do próprio ministro Neves, que continuaria relator.

Mas não dá para imaginar que o presidente do TSE estivesse patrocinando uma usurpação de fato do poder de indicar os ministros da Corte, colocando a Presidente na delicada situação de se expor – e expor seu indicado – ou apenas vergar-se a um eventual desejo seu, do Ministro Gilmar Mendes e de quem mais fosse na corte de reconduzir o colega cujo mandato findara.

Perdoe, Ministro, mas é uma mistificação dizer que o TSE estava desfalcado, pois há sete substitutos para cada integrante da Corte e na vacância do titular, este assume, de acordo com sua classe de origem ( STF, STJ ou advogados)

Pior ainda, Dr. Tóffoli, foi o senhor ter assumido o envio de Gilmar Mendes ao Ministro da Justiça para pedir o rápido preenchimento da vaga e, neste caso, como se viu, a única forma de fazê-lo seria a indicação de um único nome, pré-determinado.

Por que, Dr. Tóffoli, se o senhor e o ministro da Justiça são conhecidos de décadas, tratam-se pelo prenome e conviveram tanto?

Certamente não escapa ao senhor que não é assunto para se delegar a outro ministro, e ainda a outro ministro que não esconde ser figadal inimigo do Governo.

Pior ainda, de novo, justo aquele que, com sua redistribuição, relataria as contas de campanha.

Repare, Dr. Tóffoli, que contraste com o comportamento gentil e respeitoso do advogado da campanha de Dilma, Arnaldo Versiani, que poderia ter invocado sua condição de ex-ministro da Corte e os julgamentos semelhantes dos quais participou. Fez, ao contrário, uma defesa técnica de um tema que é técnico-contábil.

Com temas que não foram sequer considerados no julgamento, exceto pelo Ministro Admar Gonzaga, em seu voto.

O senhor fez o contrário.

Alem de provocar que não podia responder às suas insinuações – a Presidenta Dilma – procurou agredir e humilhar a procuradoria, que teve de engolir em seco, constrangida, para não revidar e permitir que se fizesse ali um julgamento e não um “barraco” processual.

E abriu o portão para que, em seguida, Gilmar Mendes fizesse, com sua devida vênia, o papel de mastim que sói fazer, sem pudor de atacar a tudo e a todos e ofender o Ministério Público ao chama-lo de advogado da candidata.

De todas as coisas que se poderiam demonstrar, ontem, sobre a magistratura de Dias Tóffoli, apenas uma pareceu demonstrada.

A incrível infelicidade de Lula ao indicar ministros do Supremo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

97 respostas

    1. Dilma, demore 100 (cem)anos para indicar novo ministro do Supremo mas não indique pessoas para por amizade ou por pressões. Basta de lambanças.

  1. É mesmo, Lula precisa fazer urgente um cursinho de “Como Indicar um Ministro do STF”, afinal 2019 taí na esquina!

    1. Dilma não quiz atender os pedidos do Tofolli para nomear uns indicados teus agora o moço quer vingança!….O desprezo de Dilma a este moço é o que tem que ser feito!.

    2. O Lula não acerta uma heim. Primeiro foi o Barosão, agora o Tóffole, vai ser ruim assim lá longe (KKKKKKKKKKK)

  2. Eu acho que o problema não está na escolha de Lula. Observem que todos que ingressam no STF, seja quem for, começam a trabalhar contra o PT. Gostaria de saber o por que? Será que é o que eu estou pensando?

    1. $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      1. Acertou em cheio Luciano. Todo juiz para chegar lá tem que pagar pedágio na Maçonaria. E aí, alguns vendem a alma pro diabo.

        1. As pessoas não tem a menor idéia de como as coisas são resolvidas pelo “jogo do poder”, por detrás das cortinas. Se tivessem a idéia, o Sol mostraria o que está por trás das “fraternidades” e passaríamos a entender porque uns dão muito certo e outros, de valor, são jogados às cobras.

    2. segundo fontes dos 3 poderes e confirmado no boteco sujinho da esquina ,quando alguem chega em algum dêles a putaria já está instalada.

      usa-se ou não ,conforme a inclinação política de cada um.

      daí o descontentamento com pessoas e partidos que preferem criar situações novas ,como podemos verificar nos últimos doze anos que ,ironia,o Brasil um país semi-falido na mão daquêles de sempre se transformou num BRICS na mão de pessoas públicas que respeitam a sociedade,principalmente quem estava mas não pertencia.

    3. Concordo com você, Edson!
      Acho que o Brito pode pensar em algo sobre este assunto.
      A coisa toda é, no mínimo, muuuuito estranha…

  3. Se o Toffoli entregou a relatoria ao Gilmar com a intenção de prejudicar a Presidente, foi uma burrice sem tamanho.

    Se entregou com a intenção de ridicularizá-lo, foi um ato de gênio.

    Aí entrando no terreno das teorias conspiratórias, o Toffoli só foi indicado ao STF porque o Dirceu quis. O ministro do Supremo estaria recebendo ordens?

    Se fosse verdade, seria o começo da vingança do Dirceu, que muitos ainda temem, mesmo o ex-ministro estando sem liberdade e com a vida política destruída.

    O Fux que fique esperto…

  4. O que mais me assusta é noticias que a sra Dilma iria indicar para a vaga do J.B no STF o verme, o lixo humano chamado Zé Tucano Cardozo.
    Noticias falando que Dilma vai aguardar e Zé Tucano deve permanecer no Ministério da Justiça.
    Dilma deve ser chantageada por quem mantem esse homem la, ou então a Dilma é tem a sindrome de ter amor pleno por traidores e lixos.
    Para Dilma quanto pior a pessoa, mas ela admira.

    1. OREMOS!!!! DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS! A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, A DEUS O QUE É DE DEUS, DISSE JESUS. AOS TUCANOS O QUE É DOS TUCANOS: ZÉ CARDOSO. VAI IN GLORIAM.

    2. Dilma sofre do que chamo “complexo de vassalagem”. Ou então é ameaçada de morte. Nada mais explica essa louca e prazeirosa obsessão de reviver a tortuna diuturnamente.

  5. Muito bom o texto: parabéns Fernando Brito.
    Porque chamar de Dr. este cidadão que está ministro até os 70 anos – para nossa desgraça- se ele não fez doutorado, ou seja, não faz jus ao título. Creio eu que este cidadão, que para nossa infelicidade enganou até o próprio Lula, fazendo com que este o indicasse para compor a mais alta corte do país.mesmo sabendo ser Antonio Dias Tofolli desqualificado para tal…Antonio Dias Tofolli e
    Gilmar Dantas Mendes se completam, pois diz o adágio popular: ” caba balaio tem sua tampa”, logo, se completam, se conectam, se juntam, se atraem – no caso em tela, não vale a máxima de os opostos se atraem, não são opostos, são iguais, com o mesmo DNA.

  6. Mais uma indicaçao dedo podre do pt. Mais um jb. Tomara q assim como o ultimo, saia antes e va desfrutar a vida nos eua e curtir atrizes globais…

  7. Tenho em mente algo mais esdrúxulo mais perfeitamente factível, uma vez que sempre que posso assisto aos votos de suas “eminências” no STF. E o que , infelizmente percebo, é a exacerbação das VAIDADES de vossas excelências -com raras excessões- toda vez que se manifestam. Parecem-se com pessoas entrevistadas na rua, de surpresa por canais de TV, com suas chances de aparecerem alguns raros minutos na Mídia, deixam aflorar todos os seus “anceios teatrais”, como a justificar -“VOCÊS VIRAM…EU SAÍ BEM NA TV!” Para muitos, a TOGA envaidece, tira o chão e joga na “nuvem” como arquivos da web. Lamentável.

    1. Toffoli deve estar se preparando para virar o Super Homem tupiniquim para a mídia golpista, pois o Batman já pertence ao Quinzão, o super herói da mídia golpista.

  8. E ainda por cima quer ficar no STF até os 75 anos. Até concordo, mas somente se valer apenas aos novos ministros (aqueles que a Dilma deverá indicar) não para ele e os que já estão lá hoje. Será que ele concorda?

  9. já se disse que na história do país nunca houve cidadania, somente privilégios. chegar àquela alta corte deve trazer aos fracos de caráter o sentimento (ilusório, porém de fato) de pertencer ao “andar de cima” da sociedade brasileira. quanto a mudar de posições, digamos, ideológicas, taí um assunto para conjecturas…

  10. Fico impressionado como os cães andam ladrando. E a caravana passa.
    O PGE Aragão ficou estático, impávido e não retrucou a atitude pirracenta daqueles que deve ser equilibrados. A espada de Têmis é sacudida de um lado pro outro. E a balança, ignorada, sacode junto.
    A falta de compostura dos membros Supremos do Judiciário irradia por todos os cantos do Brasil. Se um Ministro do STF pode dar “piti”, imagina os outros membros. O nome disso é “juízite”, doença que acomete magistrados que acham que são Deus. Podem dar carteirada a vontade. Mandar prender, se recusar a fazer teste de bafômetro, vale tudo.
    O Judiciário é o campo aonde o contraditório deve ser exercido. E mais, deve ser aceito por quem é contraditado, ainda mais se a decisão do Ministro foi considerada como equivocada pela PGE. Isso é democracia. E a urbanidade deve ser exercida dentro dos Tribunais.
    Enfim, Barbosa fez escola. É o comportamento típico de quem quer se defender, está inseguro, quer manter o oponente à distância. Ataca feito um cão, se se sente ameaçado. Tática usada para esconder a falta de conteúdo. Insegurança pura.
    Enfim, nada de novo.
    E nós ainda queremos polemizar com eles? Sim, devemos, mas não no campo adversário, na hora que eles querem. E nem caberia à Aragão ou ao advogado de Dilma entrar no jogo deles, que seria um deleite para o PIG.
    Fernando, fostes preciso quando descreveu a posição de Dilma. Ela não pode se subordinar a estes. A dizer o que ela deve fazer, a que tempo. Sim, existem os titular, os efetivos, e os substitutos. Assim é que as coisas são previstas em lei, e se o Presidente do TSE não quis usar a lei como deveria, problema dele. A oportunidade e conveniência de nomear um membro do TSE, como do STF, cabe ao Executivo. É ato discricionário. Como devolver um processo acerca da proibição do financiamento privado de campanhas eleitorais, que pediu vista, quando o resultado já estava delineado. Caberia no dia da posse da Presidenta Dilma uma manifestação em uníssono: – Devolve Gilmar. Acampar de fronte ao STF. Uma manifestação no nosso campo.
    Muito menos PGE Aragão, ao não discutir algo inexistente no processo, dado que a desistência do agravo acaba com as teses jurídicas, e abre o campo político. No qual adentrou o PGR Janot ao pedir a cabeça – coisa da seara do Executivo – da Diretoria da Petrobras, para constranger a Presidenta Dilma, e para deleite do PIG.
    No fim, o Governador Alckmin ficou na berlinda. E Dilma, na terça se liberou do Golpe à moda paraguaia 1.0 no Congresso Nacional, e na quata se liberou do 2.0 no TSE. Agora falta “administrar” o Eduardo Cunha.
    Cabe perguntar agora ao FFHH se o Governo do Estado Sumpaulo é ilegítimo, pois as contas da campanha de Alckmin foram rejeitadas.
    Nada como um dia após o outro. E quem muito se abaixa, mostra o traseiro.

    1. Em uma sociedade de cultura medieval como a nossa, aonde uns se julgam “a raça superior”, é de se esperar que os juízes sejam tudo menos juízes. E para piorar a situação damos poder demais para eles, não há nenhuma forma de remover um juíz que se mostra incapaz de exercer o cargo?

    2. A Temis daquí só tem espada. A balança é daquelas antigas de feira, com os pesos viciados.

    3. E mais Luciano. Aragão falou com uma categoria que eu senti o Gilmar encolher e começar a balbuciar.

  11. Infelizmente, existem muitas pessoas que não conseguem perceber a dimensão das oportunidades que a vida lhe oferece.

  12. O importante é que as contas da campanha de Dilma foram aprovadas, depois de tanta celeuma.Agora é aguardar o dia 18, quando será diplomada para seu segundo mandato como Presidenta da República. Nietzsche disse: ” Na escola de guerra da vida, o que não me mata me faz forte”. Dilma está fortíssima. Dilma é Coração Valente.

    1. Yes, baby! Mais a maçonaria!
      Totó aprendeu a dar piti com o Joaquinzão…hehe!
      Um abraço, meu amigo!

  13. Esse comportamento do Toffoli, se não for coisa pior, é típico de gente imatura para o cargo que ocupa e para o poder que exerce. Pessoa imatura é assim, se acha o centro do mundo e tomam as críticas que são inerentes ao poder como ofensa pessoal. Aliás imaturidade e vaidade são coisas que se complementam, e as pessoas que ostentam essas duas características não podem estar nesse cargos onde a maturidade é essencial. Juiz antes de mais nada tem que ser adulto de verdade.

  14. É difícil saber quem nomeou os piores ministros, se FHC, Lula ou Dilma. Seriam melhor escolhidos se fizessem por sorteio entre estudantes de Direito do último ano da faculdade.

  15. Aplaudi de pé, na época, a indicaçao de Toffoli. Acreditei que Lula havia enfrentado a todos e indicou o “mais indicado”. Que ingenuidade! Lembro-me da comoção de ver seu irmão, no dia da posse, levantar-se para o beijo em Lula.
    Que inocência, que espontaneidade, que beleza! Passados esses anos todos, evidencia-se o erro do Presidente.Melhor teria sido a indicação do irmão. Sua pureza jamais permitiria comporta-se como o irmão pretensamente inteligente.

  16. Ministro Dias Toffoli, espero que leia o texto que tao brilhantemente Fernando Brito discorreu, e que do alto da sua vaidade reflita, aprendi muito do que sei com pessoas, com mais experiencia, sempre o admirei, espero poder continuar a respeita-lo, magistratura deve ser exercida como verdadeiro sacerdocio. Quero entender o que ocorre com o jovem ministro…

  17. São juízes como o Barboza, o Gilmar e agora o Tóffoli que vão destruindo a cada dia a credibilidade do Supremo Judicial e agora Eleitoral…lamentável.
    E pior, se acham… se consideram acima de tudo e de todos…mas o que vale é que se havia uma intenção de criar um clima favorável a golpe, com a desaprovação das contas…essa tentativa foi desarmada pena denúncia, expondo a bunda de ambos…

  18. Toffoli por alguma razão que talvez seja de difícil explicação, dá sinais claros de que resolveu ser uma espécie de Gilmar II. E que todos se preparem, porque a investida dos dois com respaldo midiático, agora, segundo se depreende das palavras do próprio Toffoli, vai se concentrar em manter o financiamento privado de campanha e em atacar a propaganda eleitoral gratuita. Os oposicionistas fizeram em 2014 sua melhor propaganda eleitoral gratuita até hoje vista para tentar levar um tucano ao palácio. Arrebanharam um monte de artistas e contaram com os franco-atiradores sem escrúpulos de partidos nanicos. E mesmo assim perderam este lado da guerra de propaganda para o PT e suas alianças. É natural que agora queiram anular esta vantagem na qual o inimigo se mostra imbatível.

    Mas a maior preocupação do momento é com o sequestro e desarme de um soldado que fazia a guarda presidencial, numa operação audaciosa realizada por homens encapuzados. Pode não ser nada importante, mas também pode já ser sinal do ressurgimento dos terroristas de direita, que ao constatarem o fracasso dos golpes judiciário e legislativo estão agora a querer, com essa ação, fazer um primeiro teste com o Exército. Esta ação, se for de fato terrorismo, não se dirigiu à presidenta da República, mas ao Exército.

  19. Estilo cutucante, e ponto a ponto subindo na escala dos gravames- se o mentalmente apoteotizado togado lê isso, fernando, ele vai surtar.
    tb quero dizer ao tofoleiro de preto que contrate para a corte uns matematicos de 1ª. Pra saber ate aonde pode ir na lei das probabilidades.
    Será que é o que o Edson, o dinio, ´tamos pensando e o capeta tem certeza?

  20. É por esse e outros fatos, por essa e outras razões, que, vez em quando, precisa-se usar luvas de pelica, em gente mal educada, que se acham donos da verdade por ocuparem um cargo que não é seu, mas da nação. Se um pobre coitado pedante e estressado não possui equilíbrio e conhecimento de causa e de responsabilidade, para exercer dignamente um cargo, com ética, imparcialidade e respeito, então peça para sair, pois, com toda certeza, haverá muitos e muitos com mais equilíbrio, com mais conhecimento de causa e com comportamento muito mais reto e com total imparcialidade que o cargo requer, que, por sua vez, são fatores indispensáveis e necessários para conduzir, com mais competência e altruísmo, a importância que o cargo requer.

  21. Nobre amigo blogueiro. Outro ponto a se destacar foi o “agradecimento” que no longo voto, ele deu aos mais de 30 técnicos que o ajudaram a “analisar” a prestação de contas da campanha de Dilma. Disse que em 03 dias os técnicos analisaram mais de trocentos documentos e coisa e tals… e que muitos passaram a noite analisando as contas, documentos, lançamentos e etc… se esforçando para fazer seu trabalho. TRADUZINDO: Fizeram uma DEVASSA nas contas PeTistas pra ver se achavam qualquer coisa que fosse para ferrar com o PT e Dilma e? NADA. Não acharam nada, a não ser picuinhas contábeis de fácil reparo. DEVASSA, DEVASSA, DEVASSA. Somente isso. Devassaram as contas pra achar alguma coisa, com mais de 3 dúzias de técnicos e o ministro boçal e nada. Parabéns ao pessoal do PT que faz as coisas direito, dentro da lei. Vamos aguardar a mesma devassa nas outras contas porque tem avião que caiu, pagamento de ministros com dinheiro de campanha, entre outras coisinhas esdrúxulas.

  22. Olha acho muito perigoso tachar o Eduardo Cardoso como tucano…ele pode ser tudo menos tucano..Tenho sim convicção de fontes seguras que o Eduardo Cardoso é um homem mais da esquerda..Lutou sempre a favor dos mais pobres..É um homem honrado.Tenho plena certeza que ele seria adequado para o cargo assim como foi a indicação do Barroso!!

    1. Perigoso, minha cara, é esse zé arruela continuar a posar de petista e mais perigoso ainda, é gente que se ilude e acha que tem convicções de fontes seguras (sic) são seguras realmente. Tenha dó, ou é muita ingenuidade ou é meio tapadinha mesmo.

  23. Lula é um marco de uma nova era no Brasil com a política econômica que adotou, social, educacional vide 2008 o baile que ele deu nas mirians apocalipse, todavia na questão de nomeações ele certamente ouviu e não avaliou as decisões e os históricos dos nomeados aos cargos, pois uma avaliação cabal deixaria ministros como Joaquim Barbosa, Fux completamente desnudados, neste caso faltou perspicácia.

  24. Incrivel, nenhuma indicação do Lula ao stf se salva, como um presidente pôde errar tanto? E esse senhor pela idade vai ficar décadas como ministro; está na hora de reformar o judiciiario e nessa reforma restringir o mandato dos inistros do tse, dez anos para cada um está bom demais e depois cada um segue o seu caminho.

  25. Deve ser muito triste passar horas e horas lendo, aos Domingos, tentando encontrar cílios em ovos e ver todo esse esforço ser desmascarado em praça pública. Dai a chateação do Coringa e do Charada.

    Vencemos o Terceiro Turno. Agora falta a prorrogação e a cobrança de pênaltis. Depois disto será hora de impor aos raivosos adversários a derrota definitiva, tomando-lhes as Bandeiras, os símbolos, os estandartes. Evidentemente o objetivo não será humilhar ninguém mas, apenas, deixá-los sem discurso.

    BANDEIRAS DA DIREITA. Algumas delas encontram eco nos medos e anseios da Classe C, que precisa ser reconquistada pelo governo, especialmente a do Centro-Sul do país. O governo pode se apossar de algumas delas como já fez antes? Como fazê-lo? É importante debater a questão? É o que o texto do link abaixo procura fazer: refletir a respeito.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR5.html

  26. Foi reprovado no concurso de Juiz. Foi escolhido porque prestou serviços ao PT, não tem competência para ser Juiz muito menos ministro do STF.
    Lula tem o dedo podre no que diz respeito a escolhas dos Ministros do STF.Escolher Toffoli mostrou de Lula monumental desapreço pela instituição e ignorância da sua monumental importância, capaz de golpes. Perdoamos Lula pois ele tem mais crédito que divida.

  27. Tem totó que se vangloria em prender lutadores pela democracia, mas eram eles, totós, que deveriam estar na cadeia por terrorismo, por usar cargo público para interesses pessoas, né seus ministrecos?
    O Nassif e demais blogueiros(atacados pelo ministreco derrotado, g,mendes) previram a trama do golpe e, com isso, diluiu o poder desses minitrecos paraguaios(o Álvaro botox dias, deve deixar o país vizinho, depois de mais um fracasso da turma golpista). Imaginem, como o USA não está nem ai pra traidores de seus próprios países, o botox foi ao Paraguai para dar as coordenadas do golpe via judiciário que, lá, vingou. Gente, são ou não uns bundas moles? E se acham espertos. Sem o USA direcionando-os, eles não ganham nada, são o que sempre foram sem retaguarda: um fracasso, ocos, mimimis, corruptos extremos e, agora, um Bolsonaro deles dizendo ser estuprador. É mole? Me orgulho de NUNCA ter dado um voto para esses crápulas antipaís, antipovo e excessivamente corruptos. Parabéns a esses blogueiros lutadores, patriotas e nunca resignados com a injustiça vomitada pela jusiciaria podre que temos. VENCERAM DE LAVADA. A corrupta direita tentou o golpe nas urnas, os blogueiros detonaram as maracutais. A direita tentou golpe via judiciário-mídia, fracassaram e de forma extremamente desonrosa. Pena que canalha nunca teve honra, por isso não se sentem canalhas. Mas, que dessa vez doeu no ego deles, ah, isso doeu. Tá explicita essa dor na cara de pau deles. PARABÉNS BLOGUEIROS. Mais uma luta vencida com dignidade.

  28. Essa blindagem do Lula que mata! Infelicidade?? Foi incompetência grosseira mesmo! E falta de entendimento do papel do STF!

  29. Que estranho essa mudança de posição do Tóffoli…
    O que terá sido?
    Quais seriam os “elementos” que o levaram a tomar posição raivosa contra a presidenta e o PT?
    Seria a MAÇONARIA?
    Seria suborno?
    Seria pressão com ameaças até da integridade física e moral sua e de seus familiares?
    Ou ele seria só um “duas caras” que depois de atingir os seus objetivos profissionais, resolveu morder a mão de quem o alimentou???
    Mistééééériooo….

      1. desculpe aí! Eu marcaria TODAS AS ALTERNATIVAS ANTERIORES!
        Faço a correção pra um jornalzinho (sem demérito!) de esportes na minha cidade, mas até disso me aposentei…Tô ficando cada dia pior…hehe!

        1. Pois é Rita, eu começo achar que todas estas alternativas se aplicam também ao “batman” de “COXAM CITY”… aquele… o tal da Teoria distorcida…

  30. Esta manifestação infeliz de Tofoli prova, de forma cristalina, que pegou super-mal para ele substituir de forma nebulosa o relator anterior e indicar Gilmar, ilegalmente como provou a PGR, ou talvez porquê suas pressões e do amiguinho Gilmar junto ao governo não tenham obtido êxito. Tenta também explicar o inexplicável, ou seja, fazer o “sorteio” justamente quando a presidenta Dilma estava ausente. Portanto está fazendo esta declaração fajuta para tentar tirar o dele da reta. Não é Tofoli?

  31. Então … realmente Lula deve estar se revirando, Joaquim Barbosa e agora Toffoli. Sou um cidadão simples, mas tinha muita admiração pelo Toffoli, acabou-se. Ninguém pediu pra eles serem do lado do governo, mas que fossem realmente a figura do terceiro poder, imparciais. Lamentável mas o que era o melhor dos três poderes está se rendendo rapidamente ao canto da sereia do quarto poder (mídia).

    1. o que nao pode é ser politicos partidarios e golpistas , eles estao la nao para fazer politica a favor dos demonios tucanos e sim cumprir a sua funçao de juiz. que nao é muita coisa pelo tanto que ganha esses togados , tinha tambem é diminuir o salarios desses sanguessugas. so ficam la conspirando contra o governo , para ganhar o tanto que ganha. tem que diminuir o salarios deles.

  32. Toda essa gente do judiciário que chega a esse estágio para ser indicado a ministro da suprema corte,90% vem ou é protegido das oligarquias , ou seja dessa elite burra, que não tem nenhuma noção de sociedade igualitária, a mesma que mandou a presidenta pra aquele lugar em um evento mundial.Casode, Marco Aurélio Melo, Joaquim Barbosa,Tóffoli,Fux e o pior deles Gilmar Mendes que com seus habeas corpus livrou da cadeia ate mesmo estuprador condenado há mais de cem anos sabe-se lá a troco de quê.Então quem ela indicar tá nesse balaio.

  33. A solução para tudo isso está em retirar poderes desses Tribunais Eleitorais que não existem em outros países civilizados e democráticos.
    Esses caras acham que podem a todo o momento legislar em matéria eleitoral.
    Eis, pois, o grande equívoco.
    O Congresso Nacional deve reaver seus poderes. Judiciário tem outra finalidade. E o povo está ávido pela atuação dele. Política é com os políticos. Politicagem praticada por esses monstrengos denominados TRE e TSE, já passou dos limites.

    1. Acabar com a justiça eleitoral nem pensar. Nem com o voto obrigatório. Muito menos com a justiça do trabalho. São conquistas enormes da democracia brasileira. Não é à toa que o Brasil fez o que nenhum país ocidental tinha feito até então: Eleger um simples operário como presidente da República.

    2. Se “com outros países civilizados e democráticos” você está se referindo a EUA ou Europa, esquece. A UE é colônia americana, e quem manda em tudo é uma pequena oligarquia. Quanto ao “democráticos” é só verificar o nível de desemprego e pobreza; Quanto ao “civilizados”, é só verificar o massacre da população africana, oriente médio, leste da Ucrânia, etc.

  34. E você ainda não sabe o que esse senhor fez com a cidade de Paraisópolis MG.Rasgou a lei da ficha limpa sem ficar vermelho. Aqui não existe ficha limpa por culpa desse senhor. ajude-nos estamos abandonados.

  35. A maçonaria prevê que as pessoas sejam boas, valorosas (os estatutos dos partidos políticos também).
    Mas, infelizmente, esses círculos são reducionistas, por serem fechados são talhados a modelos de mundo apequenados, irreais, quase infantis… nos dois casos, transformando o poder e sua manipulação em valores maiores, e tornando as pessoas insensíveis aos reais valores humanos.
    São pessoas que tendem a se afastar da realidade, apenas orbitando-a em silêncio, forjando recorrentes ilusões de Autoridade, reforçadas por seus “irmãos” e incentivadas por seus “mestres”, com reflexo no menosprezo aos meros mortais, tristes bárbaros carentes do “verdadeiro conhecimento”.
    Terreno fértil para a vaidade, o orgulho, a prepotência, travestidos de pretensa superioridade e alegado messianismo coletivo.
    A história nos ensina que são os rebeldes da revolução francesa convertidos à nobreza! A atualidade nos mostra que são os falsos moralistas, que menosprezam o poder alheio até alcançarem seu prazer.
    A estas pessoas nada significa a frase “eu não mudei de lado”, pois nunca tiveram lado diverso de si. São pessoas que manipulam a realidade por sua razão – a realidade de seu pequeno mundo coletivo.
    Da revolução francesa mantiveram apenas a fraternidade, na qual são escravos e de onde pregam a desigualdade… prefiro a minha liberdade absoluta e a minha igualdade absoluta, de onde a fraternidade real é consequência lógica – o que me prende é minha vida e a realidade que a cerca, nada mais!

  36. nao tem certeza da teoria conspiratoria? eu tenho certeza que é , golpista ate no rastro. ele ta nervoso, vai pescar como diz bem aquela letra horrorosa de uma dupla sertaneja. todos os poderes da republica é decidido pelo voto , so esses togados dos quintos dos infernos que entra pela porta dos fundos. tem que haver eleiçao para esses togados e diminuir os poderes que eles acham que tem, e se nao cumprir o mandato como juiz e nao como politicos , como muitos sao , perde o mandato. tem que haver puniçao para juiz do stf , eles acham que sao deuses.

  37. Um Ministro que se perdeu ao se exceder nos atos e na forma, segundo o brilhante jornalista Fernando Brito. Ministros do STF não podem ser indicados, uma outra forma deve ser encontrada e até mesmo por eleição. Além de ser mais democrático, haveria mais segurança jurídica nas decisões.

  38. Duas coisas que o governo do PT fez com maestria: indicar os ministros do STF e enfrentar a MIDIA. A oposição deve rir o tempo todo.

  39. Todo o texto como é comum, muito bem feito. E a conclusão, eu também já tinha comentado em outro blog ontem. Realmente como o Lula é ruim para indicar ministro para o STF/TSE. Vejamos os desastres: Joaquim Barbosa, Ayres Brito, Carmem Lúcia (Toda vaidosa, sem fundamentos jurídicos consistentes pelo extremo medo de pressão da mídia, e se pelando de medo do Barbosa), e Dias Tóffoli. Que bola(s) fora, hein Lula?

  40. Acho que todos nós temos que ter orgulho de ter feito campanha e elegido Lula e Dilma. Mas podemos dizer também que eles, além de ter feito o melhor governo que o Brasil já teve, vão ficar na história como os governantes que escolheram os piores juizes para o STF, salvo exceções. Este rapaz é de impressionante a mediocridade!

  41. Outro dia me perguntaram: quando 2 + 2 é igual a 5? Agora eu sei: é quando os técnicos do GM fazem as contas.

  42. E grande parte desses arroubos juvenis e arrogâncias de poder ocorrem porque, entre outras coisas, no Brasil se permite que juízes sejam vitalícios ao invés de cumprir mandatos; que não possam ser processados e condenados por crimes que cometam… são, no máximo, “aposentados” compulsoriamente com salário integral pelo resto da vida! Abuso de poder por parte de juízes é uma prática corriqueira que encontra respaldo e apoio classista que, na maioria das vezes, pune com prisão as pessoas que não aceitaram caladas as agressões sofridas. É preciso haver punição para juízes criminosos e covardes que não exercem com parcimônia e altivez o seu papel na sociedade. Para isso, é imprescindível que haja um controle externo idôneo e independente

  43. Os jovens, principalmente vestibulandos e concurseiros, deviam ler textos como esse todo dia. Ficariam bem informados e preparados para as provas de redação.

  44. PQP!
    O Gilmar Dantas nasceu em dezembro de 1955 (acabadinha a ruína humana, hein?)
    Até aposentar-se do STF serão necessários mais 11 anos…
    A menos que…a menos que algo o mate antes e nos livre de sua abjeta presença.
    Por favor, senhores, pensamentos positivos. Vale tudo, de erisipela até atropelamento por uma manada de búfalos.
    Pensamentos positivos e vamos em frente.

  45. Parabéns Brito. Assisti, ao vivo e a cores, o lamentável julgamento. E posso afirmar que, após 42 anos de exercício da advocacia, nunca vi, antes, voto de mérito em agravo que NÃO EXISTIA! O ilustre Procurador da República agredido soube responder, muito bem, em não mais que dez palavras a desrespeitosa agressão sofrida, mais ou menos nestes termos: “Não vou me pronunciar sobre um “não agravo”! E nada mais precisava ser dito, até porque o Regimento, nestas horas, só dá a palavra aos deuses!

  46. Os Juízes deveriam ser apartidários, julgar conforme a Constituição, opinar o mínimo possível na mídia e somente para explicar detalhes inerentes aos trabalhos da Corte. Suas opiniões são sempre bem vindas, pois, são recheadas de conteúdos técnicos que enriquece a todos de bom senso, mas, palpites só para jogos de asar. Sempre achei que a função nobre STF era cumprir é fazer cumprir a Constituição Federal. Deixa os holofotes para os artistas que deles precisam para brilhar.

  47. Olá Sir / Madam,
    Meu nome é Sr. Bob Hardy, eu sou o Director Executivo para empréstimos financeiros Bob empresa empréstimo Hardy ®.Certified entre empréstimos e crédito registradas governos dia internacionais e agências internacionais de crédito para a segurança, bem como anti-lavagem de dinheiro Agência Monitory. Você está em dificuldade financeira, insatisfeito com as instituições financeiras que irão ajudar? Basta contactar-me para qualquer tipo de empréstimo variam de R $ 3.000,00 a US $ 50.000.000,00
    Nota: O fato de que nós só lidar com as pessoas honestas. Para suas soluções financeiras, entre em contato conosco através do email: [email protected]

  48. Você precisa de ajuda financeira ou empréstimo urgente? você foi desapontado com os bancos. Nós podemos fornecer o financiamento direto de até US $ 50 milhões por taxa de juros conveniente de 2%. Para mais informações e a exigência do formulário de inscrição, por favor, entre em contato conosco através do nosso e-mail: [email protected]
    Saudações.
    Sr. Williams Jack

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *