Se depender de O Globo, o Brasil só faz barquinho de papel

gatotigre

Cumprindo o seu dever de ser o mais tradicional porta-voz do Brasil Colônia, O Globo publica hoje um editorial criticando as “políticas voluntaristas sustentadas por fartos incentivos fiscais e creditícios administrados por uma burocracia estatal, tudo protegido por um sistema de reserva de mercado” que permitiram o surgimento (no Império), o ressurgimento (com JK) e o segundo ressurgimento (com Lula e Dilma) da indústria naval brasileira.

É claro que O Globo sabe que, em parte alguma do mundo, a indústria naval deixou de depender do Estado para se desenvolver.

Não foi diferente nos Estados Unidos e no Japão (onde o financiamento dos grandes estaleiros teve suporte nos esforços de guerra dos dois países) na China (preciso comentar?)  e na Coreia do Sul, onde o general Park Chung-hee, que governou o país dos anos 60 e 70, subsidiou (diretamente e com obras públicas) a criação da que é hoje a maior produtoras de embarcações do mundo.

Chung-hee, aliás, chegava ao ponto de mandar comprar navios e desmontar, para que os engenheiros coreanos aprendessem como fazê-los. E incentivou como pôde os “chaebol” no setor (conglomerado de empresas, como a Samsung, Daewoo e Hyundai).

De um estudo de pesquisadores do Ipea, retiro um parágrafo, para dar ideia de como foi o “milagre coreano”:

Cerca de 70% dos recursos que financiaram a rápida expansão (da indústria naval) do período eram provenientes do Fundo Nacional de Investimento – governamental -, e o restante era complementado pelo Banco de Desenvolvimento da Coréia. Além disso, os produtores gozavam também de subsídios e incentivos fiscais. Atualmente,grande parcela do financiamento à construção naval é feita pelo KoreaEximbank, por meio de um programa denominado Export Loan.

O princípio, na Coreia era o Keihek Zoseon, criado em 1976: o  de que “a carga do comércio coreano deveria ser transportada em navio coreano, construído em estaleiro coreano”.

Já imaginaram um “nacionalismo arcaico” destes por aqui?

A alegação dos “entregadores de país”, como sempre, é uma suposta ineficiência e o “alto custo” da produção naval brasileira.

Pouco importa que isso represente bilhões de dólares mandados ao exterior e que não gerem empregos, renda e circulação de riqueza aqui.

Porque pouco lhes importam o Brasil e os brasileiros.

Para eles, que gostam tanto de falar nos “tigres asiáticos” como prova de nossa inferioridade, o destino do Brasil é apenas o de um dócil gatinho.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. A Globo só não critica o uso do dinheiro público quando ele sai da Secom ou quando a Receita ( e a Justiça ) abafam um certo devedor privado.

  2. Prefiro ver o dinheiro dos meus impostos pagando a comida de bandidos presos nos presídios do que de bandidos soltos na grande imprensa golpista.

  3. o jairo acha que o Bnds nunca deu grana , aos mesmissimos juros para Embraer, Sadia, GM, Vale,ES-Eletropaulo e todas as outras.
    Eh grave, jairo?
    O BNDS existe pra isso. É por isso um prego no sapato dos Itaús,bradescos da vida e dos Bofa,Chase,Westlab da mesma vida…
    Tem um orçamento anual gigante e ja acima de 25% para as pequenas e medias empresas.
    E a menor inadimplencia de clientes que ha no pais.
    Engula isso.

  4. A globo não quer o país desenvolvido porque isso significa mais concorrência, e ela quer continuar falando e ganhando $ozinha, por isso tenta atrapalhar qualquer coisa que ponha o país em desenvolvimento. Simples assim!

  5. Prezado Carlos, entendo que o comportamento das organizações globo, assim como de outros grupos, tem raízes não no simples querer ser único, e querer ganhar dinheiro, mas, penso que é muuuuiiito mais grave e complexo do que isso, pois as condutas empresariais desses grupos são cuidadosamente escolhida e determinada por oligopólios estrangeiros, sejam grupos de imprensa, sejam corporações petroleiras, farmacêuticas, de telecomunicações etc etc, além, lógico, dos organismos governamentais norte americanos, ingleses e alemães…
    No fundo, Globo e similares, são bem pagos para reproduzirem aqui as idéias de dominação e aculturação estrangeiras, ao final mantendo nosso povo submisso, deslumbrado e vira-lata…

  6. O povo fala mal da Globobo mas não perde uma novela.(Dilma inclusive)
    Assiste todo o dia o Jornal Nacional da mesma forma que um drogado não fica sem a sua droga.
    Estou fora! A quase vinte (20) anos não assisto pig, plim plim nem outro.
    Desintoxiquei!

    1. Emerson, isso é uma meia-verdade. A audiência da Globo (e do pig em geral) vem caindo nos últimos 20 anos, exatamente porque cada vez mais pessoas a está abandonando.

    2. Eu também não vejo GLOBO há anos, inclusive já briguei com o povo lá de casa por conta disso, mas reconheço que é difícil largar velhos hábitos. Eu mesmo tento largar o cigarro até hoje… O FATO, é que depois que deixei de assistir as porcarias da GLOBO, o meu humor melhorou muito e estou muito melhor informado. Recomendo a todos. FELIZ 2015 !!!

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  7. Sou cadastrada neste blog, como no de PHA há vários anos. Minha conta de email sempre foi [email protected]. De uma hora pra outra os dois sites passaram a não reconhecer meu email, não sei por quê. Por isso estou agora tentando o Yahoo.
    Gostaria muito de saber a razão disso.

  8. Se depender da direitalha, mandaríamos carne in natura pra importar hambúrgueres!

    Dependendo dos vira lata até arame ia ser feito no gringo!

  9. Mídia golpista com os dias contados. Editora ABRIL devolve prédio na Marginal Pinheiros
    Quem chegou para trabalhar na Editora Abril, nesta segunda-feira, teve uma surpresa. O busto do fundador do império, Victor Civita, não está mais na recepção do prédio, na Marginal Pinheiros.

    O motivo: em crise financeira, a Abril devolveu metade do espaço para a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, que é dona do empreendimento.

    A Previ, agora, irá alugar o espaço para outros clientes corporativos e decidiu retirar o busto porque, aos poucos, a Abril se torna minoritária no local.

    A crise financeira da Abril tem raízes tecnológicas (a migração do leitor para plataformas digitais) e econômicas (a disseminação de conteúdos gratuitos de qualidade), mas também editoriais.

    Ao se engajar politicamente de forma inédita, tendo rodado milhares de exemplares da famosa capa de Veja ‘Eles sabiam de tudo’ para que a mesma fosse distribuída como um panfleto político, às vésperas de uma eleição presidencial, a Abril perdeu credibilidade e leitores – e ainda se viu forçada a publicar um direito de resposta no dia do voto.

    Recentemente, a Abril anunciou o fechamento de revistas como a Info, que migrou para a plataforma digital. Cerca de 10 publicações foram transferidas para a Editora Caras. E os carros-chefe da editora, Veja e Exame, também vêm sofrendo cortes nas áreas editorial e comercial.

    (Brasil247)

  10. Fernando, já encomendei um BARQUINHO DE PAPEL para levar o “BANDO DOS MARINHO” e seus JORNALIXOS para um passeio turístico pelo OCEANO ATLÂNTICO. O Comandante “SATANÁS” garante que não haverá volta. A GLOBOSTA e seus CÚMPLICES morrerão todos abraçados.

  11. Primeiro a justiça divina depois vira a jutiça dos homens(nao com o ze de ministro), apos vira o tijolaço como maior portal jornalistico das redes sociais, vou dormir com essa.

  12. BASTA DE ATRAVESSADORES DA INFORMAÇÃO!

    Informação Independente: o Governo precisa substituir os “atravessadores da informação”, ou seja, a mídia tradicional, como canal para informar o povo. Fortalecer a internet, investir nos jornais e boletins de classe, jornais de igrejas, associações, etc. Enfim, pulverizar os meios de se dirigir ao Brasil. O texto abaixo reflete sobre o tema. Recomendo a leitura!

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html

    LEI DE IMPRENSA JÁ!

    A reforma mais urgente para o Brasil é a reforma dos meios de comunicação. A versão tupiniquim da Ley de Medios dos hermanos argentinos. Como deve ser essa reforma? Em nossa opinião, deve ser radical. Desconcentrar a posse da mídia, realizar concorrências públicas para concessão, exigir conteúdo local ou regional em 60% da grade, garantir o imediato direito de resposta, punir rigorosamente as falsas reportagens e acusações, etc. E você? O que acha? Nossa reflexão sobre o tema está no texto do link abaixo:

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR7.html

  13. Mas é óbvio que este entreposto do Departamento de Estado dos ‘eua’ no Brasil que chamamos de GRANDE IMPRENSA, sobretudo a REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES e seu braço político, o PSDB = Partido da Sabotagem do Desenvolvimento do Brasil, nunca apoiarão qualquer iniciativa que vise o desenvolvimento do País, a não ser que isso possa ser feito SEM O POVO, como foi feito na Ditadura, tempos em que o Brasil crescia 13% a.a., mas as desigualdades sociais só faziam aumentar. Aturar o PSDB tudo bem, faz parte da polític, mas a grande mídia, que é concessão pública, detonando o BRASIL o tempo todo é o fim da picada !! Será que não aconteceu nada de bom nesses últimos 12 anos, em que nos tornamos 7ª economia do planeta, fizemos reservas de 400 BI e aumentamos os PIB de 500 BI para 3 TRI, achamos o Pré-Sal e ressuscitamos a Indústria naval ?!? Precisamos espantar esse URUBU, que alguns chamam de ‘grande imprensa’, do ombro do Brasil. Vão morrer para lá, cambada de LEWINSKYANOS de merda!!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  14. A questão básica desse representantes da UDN, é que eles estão sendo levados de ROLDÃO pelo processo de desenvolvimento do Brasil.

    Com a PETROBRAS à frente o desespero dos entreguista marinhos, é grande e notório.

    Um BRASIL desenvolvido e rico gerará muito ricos e obrigará esses ricos a trabalhar para manter o poder de riqueza, a essa altura diluído.

    A UDN e marinhos não trabalham, jamais fizeram isso na vida. Andam de braços dados com golpistas e ditadores à amealhar FORTUNAS surrupiadas da nação brasileira. São por excelência, esta no DNA deles, INDOLENTES, apátridas e entreguista. E, assim vivem desde sempre pensando o BRASIL como sua CASA GRANDE.

    Sucumbirão!!!

    Eis a razão do desespero da UDN parasita!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *