Ainda há muita coisa a esclarecer nas “malas” de Youssef

mala

O depoimento do policial federal – Jayme Oliveira, o Careca – em que ele diz ter levado dinheiro em malas para Eduardo Cunha (líder do PMDB) e Antonio Anastasia ( braço direito de Aécio Neves) tem alguns pontos muito interessantes, além das revelações sobre o caráter “democrático” da propinagem de Paulo Roberto Costa.

É que, no depoimento – que você pode ler aqui, no facsímile divulgado pelo Estadão – Oliveira diz, por diversas vezes, que foi levar malas de dinheiro de Youssef para as executivos das empreiteiras.

É algo que “passou batido” por nosso “jornalismo investigativo”.

Oliveira diz que levava dinheiro de Youssef para a Camargo Correia, para Júlio Camargo, da Toyo-Setal, e para Fernando Baiano, que seria o operador do PMDB no esquema.

Isso, em princípio, contraria a lógica da roubalheira até agora exposta.

Ou seja, o dinheiro vinha da empreiteira, por acertos de Paulo Roberto Costa, e passava por Youssef e ia para os políticos.

Agora se descobre que os executivos das empreiteiras usavam o doleiro para receber dinheiro vivo.

É pouco provável que, no dia seguinte, mandassem o tesoureiro da empresa contabilizar a “bufunfa”, não é?

Isso é algo que mexe significativamente na mecânica criminosa das falcatruas de Paulo Roberto Costa, se Youssef era seu operador.

Então tinha dinheiro por fora para os executivos das empresas?

Ao senso comum, isso é lógico, porque, afinal, ninguém se mete em falcatruas sem um, como se diz na gíria, “levado”.

Esquemas de ladroagem envolvendo empresas, podem crer, envolve empresários.

Ninguém é coagido a dar nada se não estiver levando algum na história.

Talvez, então, se descubra que este caso de corrupção é um conluio de interesses pessoais.

Ou, uma possibilidade mais remota, vai-se perceber que a corrupção é um conluio de interesses que é antes de tudo pessoal, patrimonial.

E que o político entra na história como  cúmplice, por conta da necessidade – sempre camuflada – de ter recursos para uma campanha eleitoral cara e “privatizada”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

    1. FFBB, leitores; nossas escusas primeiramente. O tema não era novo, portanto não atinamos a repercussão. Agora fizemos uma imagem com trechos do depoimento e fonte do mesmo.

  1. Pera ai!
    Mas isso não muda tudo.Piora o já visto.
    Ao invés de empresários dando propina para contratar uma obra….temos:empresários que recebiam dinheiro publico vindo do acréscimo do valor da obra.Privado assaltando o publico, via qualquer partido.E durante muito tempo. Esquema bem poderoso.

  2. Desculpe gente mas este tipo de esquema existe desde que Pedro Alvarez Cabral aportou por aqui. Muitos empresários ficaram ricos/milionários, do dia p/ a noite, e nunca ninguém questionou a origem? Famílias poderosíssimas na sociedade brasileira não teriam como explicar a origem de suas fortunas criadas em uma ou duas décadas, no máximo. Poucos países capitalistas conseguem formar famílias milionárias em tão pouco tempo. Portanto, me faz estranhar o estranhamento (desculpe o trocadilho) de vocês. A mesma lógica eu coloco em relação as “fontes” dos nossos “íntegros” jornalistas. Vocês acham que estes jornais, Tvs, rádios, etc… conseguem vazar informações sigilosas de que forma? Corrupção pura… A questão é que no Brasil só um partido é investigado, denunciado, julgado e condenado. O PT…. Como dizia o humorista do passado: “cadê o resto?”

    1. Bem lembrado, Irineu. Barões da mídia, envolvidos até os cabelos nas disputas políticas por décadas no Brasil, e a mídia (empresasa políticas) deles conseguem os “furos” porque os colaboradores são bonsinhos e amam a democracia. Ou porque o pessoal do judiciário e da PF e do MP que vasam são todos paladinos da ética…paladinos da ética contra o PT e o Povão…o resto…luar de Paquetá!

    2. OS MILITARES DERAM O GOLPE, PRA QUÊ? Quebrarem a Petrobras e entregarem a sucata aos americanos. Elementar, meu caro Watson. Mas a riqueza era tanta que danaram-se a criar BRÁS. Ai os americanos chiaram e puxaram a corda, caíram bem facin. No principio a Globo estrebuchou, negaram o movimento DIRETAS JÁ, depois renderam-se e passaram a eleger Presidentes. O PT pulou a cerca, ai compraram o Congresso e pautaram a governança no Brasil. Quem discorda?

  3. Ahhh, se esses coitados soubessem como se processa a propina no setor privado corariam pela sua ignorância.

  4. Gente o bom bandido é aquele que sabe repartir o produto do roubo e não deixa a mulher e as amantes e, ultimante, os genros desprovidos de algumas benesses.

  5. Até nisto eles querem ser diferentes. Imaginem que usam um PF para o papel de mula. Esta é a massa cheirosa herdeira da casa grande, desde a escravidão. Sabem quem era normalmente o capitão de mato ?

  6. Vincular o dinheiro de propinas somente a campanha eleitoral é olhar só pelo buraco da fechadura. PRC e os outros diretores envolvidos, empreiteiros e políticos se beneficiam pessoalmente e familiarmente com a corrupção. Acumularam patrimônio, status social e político com estas falcatruas. Quer saber o que acho: ” FODAM-SE OS CORRUPTOS”.

  7. Que tal esclarecermos o porque ds denuncias serem seletivas, so recaindo sobre tucanos, quando algum ajudante do youssef da com a linguas nos dentes¿
    O STF deveria ver essa delacao com mais cautela e nao premiar o “escondedor” de fatos. Alias deveria aumentar a pena desse facinora em muito, pelas suas “protecão premiada”

  8. Se o verdadeiro itinerário do dinheiro sujo for outro ou outros que não os dadosa a conhecer pela mídia até agora, se por exemplo for da Petrobras (PRC) para Youssef e daí para empreiteiras, isso levanta a suspeita de que poderá ter havido um “arranjo” político nas delações ditas premiadas, de modo a alcançar importantes frutos midiáticos. Isso por sí só já justifica uma revisão de todo o processo, antes que dê ensejo a erros judiciáros graves, tal como já ocorreu em passado recente.

  9. Sr;Fernando.Quero expressar neste Blog,que em todas as vezes que aqui postei comentários,os mais diversos e dentro de minhas limitações,nunca fui glosado e ou censurado,pois todos eles foram publicizados.Infortunadamente em outros,tal não ocorre e como cada um faz o que lhe dita a consciência e o saber,acato a todos,inda que não os respeite.Postei ontem ao respeito de matéria JORNALÍSTICA,critica ao que entendo ser um privilégio exclusivo do jornalista,em nome da liberdade de imprensa,o tal SIGILO DA FONTE.Ora,se outros segmentos da sociedade não o possuem,trata-se portando de privilégio exclusivo daqueles que exercem atividade jornalística.No caso em questão,foi matéria de um desses senhores,ao respeito de doença no ex.Pres.Lula.Ora,a matéria que critica tal divulgação,supostamente mentirosa,indaga como um profissional pode mercê fonte anonima,publicar tal informação.Ora,o tal que escreveu isso,certamente se baseia em SIGILO DE FONTE e o que me preocupa é exatamente isto,ou seja,o sigilo da fonte,oportuniza ao mal intencionado,criar fontes falsas e lançar aos ares,qualquer tipo de afirmação,mesmo que caluniosa,e após a publicidade,a possível vitima de uma mentira,não tem como limpar seu nome,senão nos escuros e silenciosos corredores dos tribunais,após longo trâmite e mesmo assim,sem a publicidade que ocasionou-lhe este dissabor.Hoje saudaram medida do Presidente do STF,nesta mesma direção,ou seja preservar o SIGILO DA FONTE,com o qual concordo em parte,mas quero indagar se estendessem tais prerrogativas às outras categorias profissionais,não seria mais DEMOCRÁTICO e com isso,evitaríamos as múltiplas invenções de fontes,em sua maioria falsas,como se observa em quase toda a imprensa,onde a utilização dessa EXCLUSIVA PRERROGATIVA DO JORNALISTA,faz com que diuturnamente nos deparemos com MENTIRAS E MAIS MENTIRAS ao respeito de qualquer assunto,desde que coincidam com as VONTADES DOS RESPECTIVOS PATRÕES.Enfim,por que o privilégio,se para dizer-se a verdade,não se precisa de proteção alguma.

    1. Marcos, o melhor remédio para isso chama-se: LEI DO DIREITO DE RESPOSTA que está no Congresso para ser votada e o Renan a ENGAVETOU. Com essa Lei podemos processar o Jornalista e o Veículo de Comunicação e também ocupar o mesmo espaço para a defesa; aí sim vamos ver com quantas “FONTES” se faz uma “MATÉRIA”; é o velho ditada “AJOELHOU TEM QUE REZARÁ”

  10. Fernando, li na revista Caros Amigos (edição sobre a Petrobrás) exatamente isso. Tem um trecho de depoimento em que o cara (não me lembro quem) diz isso e consegue espantar até sua majestade o juiz famoso deste caso.

  11. Paulo Roberto Costa seria um vazador a serviço do PSDB. E agora Aécio Neves está a afirmar que o Careca seria um vazador a serviço do PT. A Justiça, o Ministério Público e a Polícia Federal não poderiam estar mais desmoralidas nesta autêntica chanchada de arremesso de pastelões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *