Muito interessante para quem acha que “o mercado” é a fonte suprema do saber econômico é a matéria publicada hoje pelo UOL.
Diz que, desde 2008, os bancos ouvidos pelo Boletim Focus – a bíblia dos “jogadores de búzios” de indicadores econômicos – erram feio nas previsões de crescimento maior ou menor da economia brasileira.
Se você olhar os dados da matéria verá que é desde muito antes, na criação do próprio sistema de “consultas” ao “mercado”.
Uma “jabuticaba” brasileira, porque país algum do mundo fica escrevo de palpites de “sobe e desce” mercadistas.
Mas toda semana – as vezes quase todo dia – são estes mesmos especialistas de mercado que “orientam”, através de seus fiéis colunistas econômicos, a expectativa da sociedade em relação à vida cotidiana.
E, quase sempre, na linha do terrorismo econômico que faz com que o país nos jornais esteja quase sempre na iminência de um colapso.
Passaram, assim, todo o ano passado prevendo o “estouro” da meta inflacionária.
E, claro, com isso alimentando a própria inflação.
Mas eles sabem tudo e para tudo tem uma receita.
E sempre receitas recessivas.
A elite brasileira é curiosíssima: é uma das poucas, no mundo, que trabalha contra o progresso econômico do país, mesmo que este progresso não venha da abolição de seus privilégios, que apenas ficam, como diziam lá na roça, “um tiquitinho” menores
Para ela é um escândalo que os 20% mais ricos das famílias brasileira tenham tido sua participação no bolo da renda nacional de 61,7% do total para “apenas” de 61,7% para 57% – redução apenas percentual, porque a renda bruta subiu – e que todos os outros 80% tenham tido um ínfimo aumento na sua fatia.
Continuam endeusando as regras que nos levaram a um Brasil inviável, que levou à degradação social que as fez se enjaularem.
O “mercado” brasileiro é bem parecido com ou seu “primo” Walter Mercado, aquele charlatão do “Ligue Djá”.
Pura picaretagem para os incautos.
20 respostas
KKKKKkkk! Se voce tivesse uma fórmula matemática infalível pra ganhar na megassena, voce iria todo dia ensinar pros outros na televisão?
Esses economistas/calunistas são investidores milionários ou nem eles fazem o que pregam?
Seguindo o bilionário estadunidense Warren Buffet compraram todas as ações da Petrobrás em baixa depois de convencerem os coxinhas de vender.
Desde sempre, o tal do Boletim Focus não nega o enorme interesse em que o BC suba a SELIC. O objetivo dos que patrocinam o boletim é esse: ganhar dinheiro; quanto mais, melhor. E o BC os consulta porque (está na cara) a turma do COPOM também adora mexer na SELIC. Sempre para cima, quaisquer que sejam os motivos da inflação. Assim, todos eles ganham, menos o povo, maioria. E às favas com a dívida pública. Os juros dos rentistas são sagrados. Cortem-se as demais despesas; diminua-se a qualidade dos serviços públicos; congelem-se os salários dos servidores públicos (só do Executivo, claro); prejudiquem-se os trabalhadores em seus direitos trabalhistas dos quais fazem parte os previdenciários; mantenha-se quase congelada a tabela do IRPF, aplicado injustamente desde baixíssimos salários mas ridículo para quem ganha muito (quanto mais se ganha, mais ridículo o imposto)etc. Paro por aqui porque os exemplos dariam um jornal.
Boletim FOCUS não é previsão: É o DESEJO do mercado.
Para convencer coxinha basta ser contra o governo, contra o Brasil. Profetas do passado, do caos. E erram TODAS. Coxinhas continuam acreditando neles movidos pelo desejo de derrubar o governo.
Brito, eles não erram. Simplesmente o trabalho deles que a Máfia os destinou é este: Destruir os países e os povos a fim de que o 1% continue aumentando sua fortuna. Ou você acha que Miriam Leitão, Sardemberg, etc… erram tão feio?! Claro que não! É o mesmo que dizer que FHC errou ao privatizar e tentar sucatear a Petrobrás. Claro que não era para melhorar o país, claro que sabiam que seria pior para o povo. Ele – FHC – acertava sempre, ou seja, cumpria com seu dever. Este é o dever que a Máfia da CIA designou ao pig, ao psdb, aos seus sub-agentes hoje concursados e aprovados para as instâncias do Estado, tais como os MPs, TJs, TCs, STF. Simples assim, meu caro. Ou você acha que para estas instâncias quem passa é o filho do pobre ou o filho da elite racista, golpista, egoísta e canalha?
São pagos para isso, servem aos 1%. No final, recebem apenas migalhas do banquete dos bilionários e alguns afagos, elogios. Suficiente para torná-los fieis aos seus patrões e senhores.
Walter Mercado picareta?
Comparado com a corja de incompetentes parasitas e outros “analistas”, Mercado é quase uma vestal.
Tipo o Lula?
“Esse plano de estabilização não tem nenhuma novidade em relação aos anteriores. Suas medidas refletem as orientações do FMI (…) O fato é que os trabalhadores terão perdas salariais de no mínimo 30%. Ainda não há clima, hoje, para uma greve geral, mas, quando os trabalhadores perceberem que estão perdendo com o plano, aí sim haverá condições” (O Estado de S. Paulo, 15/01/1994).
“O Plano Real tem cheiro de estelionato eleitoral” (O Estado de S. Paulo, 06/07/.1994).”
Não, babaca. Tipo sardinhaberg, leitoa, tacanhede, merdal, diagro de merda e outros menos votados.
Com Lula 40 milhões saíram da pobreza,da miséria e da indigência. FHC lançou milhões na pobreza com o estelionato eleitoral de 1998. Aí reside a MONUMENTAL diferença. Lula adotou politica neoliberais que manteve privilégios é verdade, ao mesmo tempo adotou programas e tomou medidas que beneficiaram o povo.O que explica o motivo do PT está entrando no quarto mandato presidencial enquanto o PSDB teve um não obstante a ajuda do PiG manipulando mentes e corações, mentindo descaradamente. Que os tucanos continuem assim, quem sabe um dia até o coxinha paulista e paulistano não acorda com a falta d’ água.
A bem da verdade o PSDB teve dois mandatos presidenciais, sendo que o primeiro graças ao mineiro Itamar Franco, o pai do plano real. O segundo estelionato eleitoral.
A elite do BRASIL gostam de : GAFE+rede bunderantes+PSDB+DEM+STF_DB+PF_DB+Aébrio Never+FHC+ … dá sentir o peso do nível cultural, pois o BRASIL como Pátria desta gentinha, é um mero detalhe, ou seja um balcão de negócios para engrossarem suas fortunas em dólares depositadas no exterior. Isto acontece desde 1500, ou tem alguém que duvide? Nas eleições passadas, a Direita passou para os idiotas que o Aópio iria colocar o BRASIL nos trilhos. Isto tem cabimento? Iriam colocar Armínio Fraga para Ministro da Fazenda e os idiotas acreditaram em mais esta piada da Direita. Então falar mal do BRASIL é café com leite para esta corja, começa logo de manhã. Imagina se aparece por aqui uma Patriota como a Victoria Nuland, aquela do “Foda-se a UE”, a Direita a fuzilaria na 1ª esquina, não tenham dúvida. Bom, mas ganhar/roubar os verdadeiros Brasileiros os riquinhos sabem fazer isto com sabedoria inigualável, dignos de um curso de mestrado em matéria de APÁTRIDAS. Defendem muito bem a Banca Internacional ANGLO-SIONISTA com uma precisão invejável, os jagunços da gRoubo é que o digam! Enfim, fico com a Máxima de um Brasileiro que faleceu no dia em que o BRASIL ganhou uma Copa do Mundo de Futebol. Então lhe foi perguntado porque existiam tão maus Brasileiros? Resposta: “Porque ainda correm nas suas veias o DNA dos ricos do 1º mundo”.
Esse Walter Mercados é a cara da Marta Suplicy.
Será que são irmãos?
FB, acho que são “previsões” do que ocorreu no passado, não do futuro.
Órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia anuncia o “fim” do Cantareira para Julho/2015
O Sistema Cantareira, responsável por abastecer 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, pode secar em julho, caso o consumo de água na Região Metropolitana continue o mesmo e a chuva mantenha o ritmo observado nos últimos meses. A projeção foi feita pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Segundo a pesquisadora Luz Adriana Cuartas, hidróloga do Cemaden, foram levados em conta cenários com diferentes quantidades de chuva. Uma dessas situações prevê 10% da média histórica de chuva. Nesse caso, o Cantareira poderia secar em março. Se as precipitações ficarem dentro da média, um dos dois volumes mortos seria recuperado até abril, e água acabaria em junho.
Caso as tempestades fiquem dentro do que foi registrado nos últimos três meses, os reservatórios aguentarão até julho. Entre 1º de outubro e 31 de dezembro choveu cerca de 67% da média histórica na região do Cantareira. Segundo Luz, essas previsões levam em conta que a vazão dos reservatórios continuará a mesma.
A Sabesp trabalha para reduzir a quantidade de água retirada das represas que formam o Cantareira ao longo dos próximos meses e já fala na utilização de um terceiro volume morto — uma reserva de 41 milhões de litros de água que precisa de bombas para ser incluída na rede de distribuição.
Embora o governo paulista tenha passado a reconhecer a gravidade da situação anteontem, pelo menos um ano após o início da crise, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou ontem que suas declarações sobre São Paulo estar vivendo um racionamento foram “mal interpretadas”.
— O que é racionamento? É você fechar o registro — disse o governador, que afirmou estar fazendo esforço para evitar o racionamento:
— Claro que sim. Na realidade, o que estamos fazendo permanentemente? Nós estamos evitando o racionamento.
Na minha modesta opinião a única maneira do Brasil ir pra frente é expulsar são paulo da federação. Que façam um país separado (eles sempre quiseram se separar) ou façam uma federação com a direitalha do paraguay, (essa sim, literalmente bovina pela estupidez. Paulistas tem tudo a ver com capitães do mato atrasados, oligarcas rurais medievais que vivem pendurados no patrimônio público. Desde de criança ouço essa ladainha de um empresariado incompetente, antinacional, antipovo e canalha. Profundamente canalha. Hoje estou convencido; ou o Brasil se livra de são paulo ou será sempre uma colonia atrasada, quintal dos eua.
O que causa mais irritação é a forma como a classe média alienada é enganada diariamente pelos mais grotescos e brutos noticiários de televisão. Criou-se em torno da energia eletrica uma celeuma onde não faltaram arregaços de dentes de apresentadores sempre apontando para uma suposta “incompetênciaa e falta de planejamento” do Governo. Já é fato cnsumado que a energia falta em toda parte e por muito tempo. Vivemos no Brasil quase sem energia elétrica, na sensasão térmica produzida pelos noticiários idiotas de TV. E ninguém se dispôs a fazer um breve histórico do setor, aonde estávamos e onde estamos, o que está sendo feito, etc.. E assim vai passando e se fixando a imagem de “incompetência” do governo dos trabalhadores.