Quando a gente erra – e todo mundo erra – deve reconhecer isso.
E este blog errou quando, outro dia, afirmou que a tendência da Secretaria de Comunicação da Presidência da República seria a de esvaziar-se e ficar limitada à administração técnica de verbas publicitárias do Governo.
A escolha de Edinho Silva, um político habilidoso e da inteira confiança pessoal de Dilma para o cargo pode marcar uma inflexão positiva no atual “encolhimento” de Dilma Rousseff em matéria de contato com a sociedade, porque Silva, pela sua trajetória, sabe que a política é, essencialmente, essa ligação e que os veículos de comunicação e os jornalistas somos meios, não fim.
Por não ser jornalista, Silva contará com uma resistência inicial dos coleguinhas, é quase certo. Natural, e nada, porém, que o trato pessoal e a conversa não acabem por atenuar, exceto nos casos – infelizmente não raros – em que o jornalista não quer ouvir e pensar, mas apenas escrever o que incorporou já como verdade.
Pode ser que Dilma tenha percebido a necessidade de mudar, ouvir e falar.
Sobretudo, a de assumir algum nível não de confronto, mas de liberdade em relação às pressões da mídia, o que a escolha de Edinho Silva induz a pensar.
Se fosse chegar algo do que digo à Presidente, sugeriria que mude devagar, sem situações que provoquem ruídos, falsas interpretações e chacoalhões.
Ouvi uma vez, na campanha de 1989, numa reunião de campanha de Leonel Brizola na casa de Chico Buarque de Holanda, que nos momentos de dificuldades, gostava de consultar os poetas.
Recorro então ao Paulinho da Viola:
Tá legal, eu aceito o argumento
Mas não me altere o samba tanto assim
Olha que a rapaziada está sentindo a falta
De um cavaco, de um pandeiro ou de um tamborim
Sem preconceito ou mania de passado
Sem querer ficar do lado de quem não quer navegar
Faça como um velho marinheiro
Que durante o nevoeiro
Leva o barco devagar
33 respostas
Pode por quem for, a ordem vem da Dilma e essa é escrava do PMDB e do PIG.
Se depender de seu otimismo, aí sim, o país irá pra frente…Dia 12/4 tem outra manifestação. Leve uma faixa escrita “Dilma escrava do PMDB”. Por mais que se tente mudar, sempre aparece um “otimista” para animar a banda!!!!
Benjamin, o que o Fabio escreveu, não é, necessariamente, pessimismo, mas, assim como eu, muito desencanto com essa mudez e essa vassalagem deste governo e de Dilma, que se recusa a se assumir como presidenta, postando-se muitas vezes como uma gestora. Competente, íntegra, sensível… mas sem o enfrentamento político que requer não o cargo, somente, mas o momento. A oposição e vou além, a CIA, quando olha p´ra frente, vê Lula e quanto mais o vêm, mais longe e impossível para eles fica o petróleo brasileiro.
Não é possível, Benjamin, que Dilma seja tão despolitizada ou “sonolenta”, a ponto de não ver que a questão geo-política faz com que os EUA queiram retomar o poder na América do Sul, desestabilizando Argentina, Venezuela e Brasil. Dilma não fez o enfrentamento, o ódio aumentou e hoje ganha requintes de crueldade. Querem enforcá-la e ao Lula e este governo nada fala, nada faz. Querem estancar o movimento de libertação do país; o desgraçado do Moro, seguindo a cartilha da CIA para cooptar pobres e trabalhadores para as “manifestações” coxinhas, sufoca empresas a fim de gerar desemprego, como o que demonstrado aqui no Tijolaço; Moro governando, Cunha governando, Renan governando, PMDB governando, Globo pautando e ela… nada!
Portanto, estamos todos no mesmo barco. Duvido que Benjamin fale isso para um público coxinha. Fala aqui p´ra gente, embora outros possam ler. Mas se ele e tantos outros não falarem, não extravazarem, não fizerem esta catarse, a gente acaba se deprimindo, morrendo e com isso, ajudando o abutres que querem a ruína do nosso povo e do nosso país.
É triste constatar, mas parece até que governo DILMA entregou os pontos… FORÇA DILMA !!!!!!!!!!!!!
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Entregou nada!
Ela tá é segurando um rojão danado!
E vai dar a volta por cima!
Quem elegeu esse congresso foi o financiamento de empresas, e nós, a massa!
Os capitalistas tem de investir, são eles quem seguram a economia girando, infelizmente.
O agronegócio tem de exportar, são eles quem seguram a balança comercial, infelizmente.
Ela tem de fazer do limão uma limonada.
E fará.
Desejar uma presidente bravateira é chamar o golpe pro peito. Já mudamos o Brasil pra sempre, e vamos seguir mudando!
Ânimo, meus irmãos!
Ânimo!
Rapaz, eu concordo com o fabio, hoje a Dilma não tem mais poder de ação, quando ela tinha, não fez o que deveria ter feito que foi encarara essa midia golpista.
Hoje a Dilma está presa ao PMDB golpista e dificilmente tera reação a algo que seja.
Gostei demais da boa canção do grande cantor Paulinho da Viola “Faça como um velho marinheiro Que durante o nevoeiro toca o barco devagar”.
Fábio, a Dilma não é escrava do PMDB e muito menos do PIG.
A grande maioria das pessoas, assim como você Fábio, não está conseguindo enxergar as estratégias da Dilma.
É preciso se colocar no lugar da presidenta para entender suas ações.
Em primeiro lugar, a Dilma em seu primeiro mandato, teve que mudar quase todo seu ministério, e eu duvido que isso não ocorra agora no segundo mandato.
Não nos preocupemos com certos ministros indesejáveis como Joaquim Levy, Kátia Abreu, Kassab, acredito que se eles ficarem no ministério por mais de um ano já é muito! Veja que as mudanças já estão acontecendo!!!
Em segundo lugar é preciso articular com o Congresso. Dilma, Lula, o PT sabem que o Congresso de todos os tempos não passa do Ali Babá e os Quarenta Ladrões. Só foi uma questão de tempo; o nome do próprio presidente da Casa, Cunha, e do presidente do senado, Renan Calheiros, já aparecem na lista de investigados na Operação Golpe a Jato!
Em terceiro lugar, não precisamos ir muito longe, há quatro anos a Rede Globo, a TV e suas novelinhas imbecis ainda tinham uma influência muito grande sobre o povo brasileiro. O fenômeno das quedas das audiências das novelas da Globo como de toda a TV brasileira só está acontecendo recentemente. Portanto este é o momento de rever todas as concessões e acabar com o monopólio da Rede Globo, seria muito imprudente mexer com o monopólio das famílias midiáticas quando estas estavam no topo, seduzindo o povo brasileiro!
Será necessário fazer a democratização da mídia para depois rever as verbas publicitárias.
O Governo Dilma quis se entrosar com a direita, mas a direita respondeu com uma super organização de panelaços e manifestações pelo Brasil afora regados a intolerância e ameaças a democracia!
As respostas já estão vindo e virão ainda mais, na política tem momento para tudo, e a nossa presidenta sabe muito bem disso.
Maria, a Dilma não é escrava do PMDB e do PIG, ela é uma fantoche deles e hoje o Brasil não anda, pelo contrario, está regredindo, culpa de quem, de quem realmente manda no Brasil, o PMDB.
E a Dilma, bom, essa ninguém tem noticias.
Estou torcendo muito pelo Edinho.
Torcer por Dilma é torcer por todos nós.
Que tudo de certo daqui prá frente..
Amém…
É isso aí. Bola pra frente, pois tudo irá dar certo. Torço pela Dilma.
Torcemos para que Dilma ouça o clamor das ruas, não o barulho dos paneleiros e coxinhas, muito menos as vozes dos derrotados de outubro passado. As vozes roucas das ruas querem mais mudanças que beneficiem os trabalhadores, que democratizem os meios de comunicação, que aumentem o acesso do povo à cultura, ao lazer, educação e bem-estar social.
Estamos com o Governo Dilma.
Uma das grandes virtudes do PT sempre foi a capacidade de comunicação dos seus membros com as classes mais baixas – as que efetivamente discutem e gostam de política. Não vejo, a médio prazo, nenhum partido com as necessárias credenciais para interagir com a grande massa da população. Apesar de todas as mazelas de algumas figuras do PT – digo algumas, porque, como sabemos, apenas uma minoria está envolvida com coisas erradas -, creio que ainda é o partido que melhor representa os anseios das classes menos favorecidas. Digo isso com a “autoridade” de quem tem 60 anos, viveu ate os 20 no Nordeste e, talvez por isso, gosta muito de Política. (Sim, com “P”, maiúsculo). E também porque, na condição de funcionário público graduado, pertenço à classe média alta de São Paulo. Não obstante, trafego com desenvoltura e prazer, também, nas classes mais baixas, nas quais vivem mãe, irmãos, sobrinhos e outros familiares, além de amigos.
Fernando, a Câmara dos deputados colocou uma enquete em votação sobre definição de núcleo familiar, um retrocesso civilizatório está a caminho. A sociedade ´precisa estar atenta na movimentação dos parlamentares conservadores.
http://www2.camara.leg.br/enquetes/votarEnquete/enquete/101CE64E-8EC3-436C-BB4A-457EBC94DF4E
É talvez a Dilma tenha pecado em alguns pontos por omissão, porém temos que reconhecer o Brasil nunca viveu uma convulsão política deste tamanho.
Não duvido nada daqui para frente do que venha acontecer.
O Brasil real é muito diferente do que esse que vemos no PIG. Totalmente diferente. O PIG convenceu uma parte do eleitorado a votar errado, no psdb. Mas convenceu muitos que votaram na Dilma de que a situação do país é ruim, que as coisas estão difíceis… Nunca o Brasil esteve tão bem posicionado no mundo, somos a sétima economia mundial. O crescimento do PIB está baixo não só aqui, é uma situação presente no mundo todo. No passado, a situação do Brasil era ruim, péssima, sempre foi, desde o descobrimento, só não tinha mídia noticiando e amplificando como faz hoje. Mas o Brasil real tem emprego, tem renda crescente nos últimos 12 anos, tem inflação nos padrões melhores de regularidade de toda a nossa história. Tem queda de mortalidade infantil, tem reconhecimento da ONU de que não somos mais um país de famintos. Tem a região nordeste crescendo e se desenvolvendo como nunca antes…, tem a melhora da vida das famílias mais pobres, que não são mais miseráveis, têm o acesso ao básico que não tinham antes. Um exemplo disso é o caso da saúde, pois antes do Mais Médicos, milhões de brasileiros não tinham direito nem ao básico, uma situação igual ou pior do que a dos países mais pobres da África e da Ásia. Milhões estão conseguindo comprar bens de consumo que não podiam, milhões estão comprando casa própria. Os jovens estão conseguindo fazer faculdade, isso tudo é inédito no Brasil e está mudando as bases sociais. As crianças do bolsa família que vão para a escola não serão perpetuadores da situação de miséria que sofreram os pais e avós e têm tudo para conseguir futuramente bons empregos. O Brasil está mudando e logo não se verão mais as absurdas diferenças econômicas e sociais entre as regiões do país, entre estados, entre municípios, entre zona urbana e rural, entre classes sociais como historicamente sempre houve, pois essas diferenças estão diminuindo e passarão a índices mais decentes. O governo já entendeu que agora é a vez de priorizar a educação e se conseguir cumprir isso, será mais um passo importante para o desenvolvimento estruturado do país. Os entreguistas estão apelando pois estão vendo que seus privilégios, sua sonegação fiscal, sua corrupção, suas facilidades, suas mamatas estão minguando. Não podemos nos deixar influenciar pelo pessimismo imposto pela mídia entreguista.
Estou convicto de que a quase totalidade dos coxinhas que fazem mais barulho, os formadores de opinião coxinha, é composta de pessoas comprometidas com práticas pouco honestas que se davam bem no regime anterior ao do projeto de desenvolvimento com justiça social de Lula e Dilma. Não apenas coisas pesadas, mas também jeitinhos, atalhozinhos que foram cortados. E também de pessoas que se sentem prejudicadas na amputação de suas possibilidades de grandes ganhos futuros pelo fato de que suas oportunidades tiveram que ser compartilhadas com milhões de novos pretendentes. A ambição individualista que lhes foi implantada não deixaria esse pessoal ser contra qualquer coisa que seja por apenas pensar no bem coletivo. Claro que há tambem entre eles um pequeno exército de terroristas contratados por dinheiro para atacar o PT. Isto posto, que o Edinho parta do princípio de que a maior parte do povo brasileiro, mesmo os de classe média, tenta ser honesta e solidária e é de boa índole; escutará de bom grado o que ele tenha a dizer, desde que ele descubra a melhor maneira de lhe falar.
O grave problema da nossa Presidenta é que todos os indicativos demonstram que ela sofre da “Síndrome do Pânico”. Ela não consegue estabelecer uma agenda de compromissos políticos que lhe obrigue a entrar em contato com muitas pessoas, notadamente as pessoas que não são do seu universo pessoal. A sua ansiedade e as suas crises inesperadas de desespero e medo impedem que ela haja dentro dos parâmetros políticos na medida em que não consegue agir com naturalidade nos enfrentamentos políticos que o seu cargo requer, daí se fechar e atuar apenas como uma gestora da Presidência e não como uma verdadeira Presidenta.
Interessante que o ajuste fiscal atinge quase todos os mortais no Brasil, menos os lucros dos bancos. Quando os bancos vão contribuir pra queda da inflação. Como explicar juros reais tão altos, a ponto do risco do emprestimo ser considerado o equivalente a dobro do valor do bem. Ate quando vamos bancar esses exageros em comparação a
os valores praticados nos países tomados como referências. A sangria está aí.
Os juros altos são um ponto mui sensível nos calos das elites, pois ganham muito com eles, muitos vivem disso, de seus “investimentos”. Muitos empresários, ao que parece, ganham mais com o rentismo do que com investimentos produtivos, pois demonstraram essa preferência ao não darem o apoio esperado pelo governo quando enfrentou abertamente os abusos dos bancos e o spread escorchante. Na ocasião dessa ação do governo, com os juros mais baixos, além da redução nas tarifas de energia elétrica, que reduziram custos, deveria ter ocorrido uma consequente redução de preços e da inflação, porém, com o esforço de campanha da mídia para propalar uma iminente hiperinflação do tomate, o que houve foi o inverso, um aumento de preços. Isso foi durante o primeiro mandado de Dilma, quando para tentar combater os juros altos ela criticou publicamente os bancos e “forçou”, junto aos bancos públicos, a redução nos juros. Foi a partir daí que o braço do “Mercado”, a mídia, passou a atacar mais agressivamente o governo, procurando sabotar a economia, inflando a inflação para inibir investimentos, e fazendo campanha negativa, culminando com as manifestações de 2013 e a manipulação que levou as manifestações a se voltarem contra Dilma. Mas Dilma deu a volta por cima e venceu a elite entreguista e sua mídia.
Perfeito! Acho que é da época em que se introduzia o banjo nas rodas de samba, também!
Fernando, com sorte a Dilma pode ler mais essa do Paulinho:
“não sou eu quem me navega,
quem me navega é o mar.”
E o mar somos nós.
CLAP CLAP CLAP !!!
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
É mais um bobo na corte…..
Estive lendo a notícia de que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) estava em Lima, no Peru, em um forum para debater sobre a América Latina, reunido com a direita golpista venezuelana, etc. Para mim, nenhuma surpreza, tudo dentro do previsto e no total conforto entre os seus iguais, conforme se espera de um representante da direita golpista brasileira. Se ele tivesse sido eleito presidente do Brasil, então, a nação brasileira estaria diante de um enorme problema. Isto, sim, seria um problema. Pense nisto, pensou …?!
Sr.Fernando Britto,nem sei se o senhor tm tempo para ler todos os internautas que lhe acessam o Blog,mas se chegar ler,e se ler o que penso,lá vai.O grande problema que nós temos com o JORNALISTA em particular e com o publicista,publicitário e todos aqueles que chegam ao público atraves do que hoje se chama IMPRENSA,e que no passado se limitava à publicidade,seja na literatura e afins, é sabermos que esta ferramenta,mãe de TODA A PROPAGENDA,seja ela comercial ou política,ou filosófica ou educadora,tem a propriedade de formar cérebros e intelectos,daí a importância que tem todas as formas de interlocução,o EXERCÍCIO DO CONTRADITÓRIO.Dai,nós leigos,das varzeas da vida,aqui e acolá,ficarmos a mercê de qualquer coisa que se escreve ou fala ou se expressa por imagens,submetidos às verdades dos que mandam,por que podem e podem por terem riquezas,os ricos donos de jornais,rádios e teves e qualquer outro meio de propaganda,onde os mais NÉSCIOS,compram sem examinar a mercadoria.Então senhor Fernando,o Jornalismo como esta posto nos nossos dias,tem que adotar modos de atividades mais abertas ao diálogo e não ao MONÓLOGO em que esta circuncrito nos dias atuais,sob pena de se transformar em algo extremamente SUSPEITO,de somente servir à Mentira!Eu tenho medos,como todo o mundo,mas JORNALISMO,JUDICIÁRIO E POLÍCIA,são os que me assustam mais.Tenho alguns amigos jornalistas e quando me dirigem a palavra,levanto as mãos e peço,Por favor,não me editem.Sr.Britto,o ditado EDITAR É MENTIR,nunca foi tão atual!Saudações de um MEDROSO INTERNAUTA!
se voces estao falando eu assino em baixo. porque ta dificil de defender o governo, eu to querendo defender , mas se nao mudar nao da mesmo.
comunicaçao se nao enfrentar o pig, nao funciona, pode ter certeza disso. nao adianta chegou a um ponto ou fica contra o pig , judiciario , latifundiarios ,golpistas e tudo mais um pouco. ou vai comer na mao deles caladinho.
Brito fala com segurança, Brito merece respeito e o que Brito fala deve ser considerado, mas, ou o novo Secretário faz uma comunicação sobre o governo que contrarie e, portanto, enfrente a Globo e o resto da mídia golpista ou vai ser mais um.
Fernando, estou achando que você está otimista demais. Eu estou completamente cética depois do que li no Brasil247, pois a minha alegria com a nomeação de um petista para a Secretaria de Comunicação teve vida curta. O cara disse que não vai cortar publicidade dos meios de comunicação, que a orientação da Dilma é dialogar, ou seja, fazer a mesma burrada que ela vem fazendo até agora e que vem afundando com todas as chances do país continuar no bom caminho e não ser doado aos norte-americanos. Essa “republicana” da Dilma escolhe outro “republicano” que acredita, contra todas as evidências, que se consegue alguma coisa conversando-se com pepezões! (termo usado pelos psiquiatras para se referirem aos psicopatas). Não aguento mais esse papo “republicano” de bons modos! O quadro político tão ameaçador do momento não está para isso! O papel das lideranças políticas populares é dar exemplo de coragem e com isso injetar ânimo no povão para lutar pelos seus direitos. Se é permitido à mídia fascista continuar como está, a população brasileira vai achar que a situação não tem mais jeito, que a Dilma não é o que esperava e vai acabar dando seu voto aos golpistas _ aliás isso já está acontecendo e muito.
Os venezuelanos resistem até hoje porque tiveram um líder corajoso, como o Chávez, que ousou chamar o Bush de “diablo” em plena ONU e gritar em alto e bom som “maldito sea el Estado de Israel”, pois foi comprovada a tentativa de golpe de estado na Venezuela perpetrado pelo Mossad, serviço secreto de Israel, em parceria com os EEUU.
Diálogo uma pinóia! Agora só quero ver a reação da esquerda em geral, dos pouquíssimos líderes populares corajosos, como o Stédile, e dos petistas pensantes. Aí a minha última esperança.
PS: a Dilma é fenomenal quando fica p… da vida. Vide seu discurso na ONU denunciando a espionagem norte-americana aqui na terrinha e em muitas entrevistas à imprensa, espontâneas e não combinadas previamente , como as que tem dado depois de alguns eventos.
Abração!
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/174965/Edinho-promete-di%C3%A1logo-com-grupos-de-m%C3%ADdia.htm
Dilma faz o que é possível… O poder da oposição vem de 1500, sempre dominaram a máquina, e ainda dominam…… São extremamente poderosos, e isto torna tudo dificílimo, mas aparentemente, a mudança, mesmo que aos poucos, está acontecendo…
Só com muita paciência e perseverança teremos uma Nação…
E esta Nação já começou a se formar… Não duvidem…..