O editorial da Folha sobre o “mensalão tucano”: a vacina marqueteira da parcialidade

folhars

Paulo Nogueira,  no Diário do Centro do Mundo, já escreveu sobre o cínico editorial de hoje da Folha, em que o jornal “reclama”  da “prescrição, atrasos, incúria e engavetamento beneficiam políticos do PSDB acusados de irregularidades, inclusive no dito mensalão tucano”.

Dispenso-me, por isso, de escrever sobre o tema.

Com todos os recursos que tem, o jornal ficou calado durante todo o ano de paralisia do processo em Minas Gerais , sem o que não haveria hoje o risco de o caso acabar-se não em pizza, mas em bolo de aniversário de Eduardo Azeredo, decaído do alto tucanato.

Mas não posso me dispensar de reproduzir a análise que faz Nilson Lage, e que me chega pelo Facebook, do comportamento do jornal e de seu sócio e diretor editorial, Otavio Frias Filho.

Curta e cortante.

“Comportamento típico do discurso marqueteiro é estabelecer um ponto de concordância para abrir caminho ao convencimento.

É uma das variantes do que se chama de “vacina”: formalmente, aquilo que vem antes do “mas”.

Como se sabe, as adversativas introduzem a negação de um pressuposto do antecedente.

Quando o vendedor diz “sei que nosso produto é mais caro”, o que se espera depois do “mas” é qualquer coisa que liquide o pressuposto de são preferíveis coisas mais baratas; será algo capaz de sustentar que o produto que vende é “melhor”, “mais durável”, “mais bonito” etc.

No caso desse editorial isolado da Folha, o objetivo da vacina é negar o pressuposto legítimo de que a Folha é um jornal reacionário.

Otávio Frias Filho, o Otavinho, faz questão disso. A imagem que ele criou para a empresa e que o diferenciou do Estadão, desde a década de 1980, é de jornal plural, vinculado a uma elite intelectual a que ele, pessoalmente, adoraria ou julga pertencer.

Ornamentos dessa fantasia de mercado são alguns dos membros de seu conselho editorial e uns poucos colunistas cercados por todos os lados do que há de mais retrógrado e mercantil na mídia brasileira.

O compromisso com o PSDB e outros grupos protofascistas (estranho o destino da “social democracia” brasileira!) antecede o “mas’: está mais que evidente na edição do jornal, entregue a gente de caráter dúctil, e, do site da casa, o hegemônico Uol.

É claro que qualquer pequena concessão lhe custa pesadas críticas dos golpistas mais radicais. Talvez se julgue, por isso, herói da imprensa livre.”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Seria o caso de todo mundo escrever para o(a) ombudsman da Folha, pedindo mais que editoriais. Pedindo MANCHETES.

  2. :
    Ouvindo A Voz do Bra*S*il e postando:

    Mais um outro poema (acróstico) para a defenestradora de tucanus:

    Duas vezes contra o espectro atro
    Inscreveu já seu nome na história
    Lutando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    Mulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !

    **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Bra*S*il, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    ************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !

    ************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.

    ************* “A população geral não sabe o que está acontecendo, e nem sequer sabem que não sabem”. Noam Chomsky.
    .
    .
    .
    ************* Poemas engajados de Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo):
    .
    .
    **** Poema “Desalienando a ma$$ificaçãø Coisificante” /
    .
    É melhor /
    ser um, mesmo que zero, à esquerda /
    do que, títere-palhaço, a penas só faz-ser número$ à direita
    .
    .
    .
    **** Poema “Bistância” /
    .
    Tele Visão /
    Tele Vazão /
    Tele Vazio
    .
    .
    .
    **** Poema “Cem Rimas” /
    (para o PT e o PSTU) /
    .
    A vida passa de graça /
    E fica ainda mais rica /
    Nos olhos de esperança /
    Que às mãos multiplicam
    .
    .
    .
    **** Poema “Clic” /
    .
    A luz /
    Assombra /
    As sombras
    .
    .
    .
    **** “Poema Z” /
    .
    Penso /
    Logo(S) /
    Rexisto
    .
    ****

  3. Só não concordo com “os protofacistas”. É o produto atual e genuíno, mesmo.

  4. Acho que estão fazendo a campanha errada. Não adianta dizer que é o que todos sabem que não é. O que o jornal tem que fazer para não ficar sem leitor é assumir abertamente, numa campanha dirigida aos coxinhas, a linha que adota há muito tempo. O único risco que correm é de “os coxinhas” não assinarem o jornal por não gostarem de ler.

  5. Por sorte o tal PANFLETO,que se auto intitula de Jornal,é lido pela elite que representa os interésses,homenageando o Dr.Leonel,e alguns PUXA-GENITÁLIAS DE RICO,e mais alguns que por dever de oficio,também o fazem.Mas estão moribundos!Desenganados pela inteligência dos que o leram no passado!

  6. Durante muito tempo enganaram muita gente, mas aos poucos as pessoas vão tomando consciência da podridão do jornalismo que faz essa empresa, e como eu, simplesmente nem o consideram mais.

  7. Como o Globo, a FSP serve p/ orientar minhas opiniões, se estiver criticando é porque é ótimo, se elogiar não presta, o problema é que são muito mentirosos e chantagistas e praticamente não se aproveita nada. Muito melhor é ouvir a voz do Brasil para poder saber o que ocorre no País. Mas felizmente esses lixos estão agonizando com a Internet.

  8. Deputados entregarão a Janot mais provas sobre Aécio na Lista de Furnas
    publicado em 30 de março de 2015 às 18:46

    rogério, padre joão e adelmo na pgr

    No dia 19 de março, Padre João, Adelmo Carneiro e Rogério Correia estiveram na PGR, para entregar documentos comprovando o envolvimento de Aécio Neves na Lista de Furnas

    Procurador Geral receberá deputados nesta terça-feira, 31/03

    da assessoria do deputado Federal Padre João, via e-mail

    Os deputados federais Padre João, Adelmo Carneiro e o deputado estadual Rogério Correia serão recebidos pelo Procurador Geral da República, Dr. Rodrigo Janot, nesta terça-feira, às 10h. A agenda foi solicita por Padre João, através do ofício, dia 09/03/2015.

    No dia 19/03 do corrente, os deputados em epígrafe estiveram na Procuradoria Geral da República e entregaram documentos que comprovam o envolvimento do senador Aécio Neves no esquema conhecido como Lista de Furnas e também na operação Lava Jato. Com base nos documentos, foi feita representação contra o senador Aécio Neves pedindo que o Ministério Público Federal reabra o inquérito e investigue o congressista.

    Ainda na semana passada, dia 26, o Sindicato dos Advogados de São Paulo – SASP, também fez representação junto ao Ministério Público Federal pedindo que se instaure imediatamente procedimentos para apuração dos fatos que envolvem o senador na Lista de Furnas, denúncia feita e documentada no âmbito da Operação Lava Jato, pelo doleiro Alberto Youseff. Os elementos apontados pelo Sindicato dos Advogados são contundentes e irrefutáveis.

    Os deputados vão levar ainda mais documentos que serão anexados, aditados à petição protocolada no dia 19/03.

    Em pronunciamento na tribuna da Câmara Deputados, Padre João afirmou que o Ministério Público Federal está no caminho certo. “Temos esperança e confiança no Dr. Rodrigo Janot. Apresentamos provas e pedimos que abra processo de investigação. Investigar não é condenar ninguém. Isto faz parte do estado democrático e de direito. Se a investigação concluir que houve ilícitos, crime, então que seja ofertada a denúncia ao Supremo Tribunal Federal. Simples assim”, afirmou Padre João.

  9. LÁ VEM O MATUTO CARREGANDO O PEIXE E O BACALHAU DA PÁSCOA EMBRULHADOS NAS PÁGINAS DA ‘FOLHA’ DA SEMANA PASSADA!

    … Em grande medida a Justiça [Justiça?!] brasileira protege o PSDB &$ os demais representantes da Casa Grande em função da blindagem diuturna aos da DIREITONA exercida pelo PIGolpista…

    De novidade no editorial dos Frias “da ‘ditabranda'” é o fato de as meretrizes alardearem que comungam aos domingos pela manhã na Catedral do Padre da Paróquia do DEMÓstenes Torres!…
    … Basta lembrar a cobertura da ‘Folha’ acerca do TRENSALÃO do PSDB: após o “furo” de reportagem – com direito à manchete de capa -, os desdobramentos do tenebroso caso de [MEGA]corrupção “vazou” para o limbo do esquecimento!

    “Quem dá mais?!”

    É a caixa registradora, estúpido!

    Judas!

  10. Fernando: fosse mais macio o papel usado pelo pessoal da Barão de Limeira em seus Diários e as fábricas de papel higiênico iriam a falência. Mas nem pra isto presta.

  11. Prezado Fernando,
    Aproveito este espaço para dar uma sugestão acerca de doações de campanha. As empresas poderiam continuar a doar dinheiro para as campanhas, mas não para candidatos ou partidos, mas sim para um fundo que seria adicionado aos recursos PÚBLICOS que vai financiar as campanhas. Dessa forma, eles estarão financiando a todos os candidatos indistintamente.

  12. Tanto os jornais americanos como os europeus estavam, até há pouco, recheados dessa linha sutil de convencimento de mentiras. Havia matérias e artigos em que você ia até o fim achando que o jornal fazia uma abordagem imparcial, mas alguma coisa que se dispensava em favor do todo era justamente o que queriam transmitir, confirmando que o Diabo pode se esconder muito bem escondido no detalhe. Digo estavam, porque agora na escalada do esforço de guerra contra a Rússia, as mentiras mais cabeludas e as invenções mais inacreditáveis fluem em cachoeiras por toda a grande imprensa europeia e americana. A linha da Folha aproveitou essa maré de descaramento geral da imprensa do chamado Ocidente. Depois do advento do fascismo “light” da mídia, coisa de poucos meses antes da intensificação do esforço de guerra da imprensa local contra o próprio Brasil e suas ambições de firmar-se como um grande player internacional, tais como a ambição de sediar a Copa e a Olimpíada, a Folha tem sido por diversas vezes grotesca. Parece até que o jornal foi abandonado à sanha de pitbulls inconsequentes. Não vai ser um editorial que lembra a antiga sutileza desprezada pela avalanche fascista que vai trazer novamente o respeito perdido à Folha. Mistificações grosseiras foram executadas sem qualquer pudor ou respeito pelos leitores. O jornal virou um caos de bagunça direitista, uma sucessão de gritos e nada mais, enfim, perfeito para seus objetivos de confundir e desinformar.

  13. Se a Folha de SP pelo menos viesse num formato mais estreito, com tinta atoxica e que não manchasse, um papel mais fino e macio e de preferência, em vez de dobrado, enrolado, com uns 30 metros de comprimento, poderia vir a ter alguma utilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *