Eu, volta e meia, vou olhar o número de compartilhamentos e de comentários do post, por duas razões: não apenas é o que defende o leite das crianças nas contagens malditas da publicidade como é, em parte, o que mede a utilidade de escrever aqui.
Claro que os posts que conseguem mais audiência e mais compartilhamentos são aqueles em que se revela alguma situação escandalosa ou risível dos personagens da direita, ou os que mostram exemplos de dignidade pessoal.
Quem fez jornal sabe que reflexão não é manchete.
Ontem à noite, no último espasmo de energia, escrevi – ou descrevi – como milhões de pessoas, eu inclusive, nos tornamos “lulistas”, sem que isso represente para qualquer um de nós idolatria, nem a ele, nem ao PT.
Ficou longe de ser um campeão de audiência, mas provocou uma polêmica fraterna que, creio, a todos nos fez muito bem.
Todos somos, pouco mais ou pouco menos, frutos de onde viemos. E nossa biodiversidade é que nos faz mais fortes.
Vendo o debate, lembrei-me de algo que muitos vão considerar insólito.
Veio-me à mente o Severino, o Severino Pé-Pé.
Severino era um mendigo, a quem não se sabia o que tinha atirado à rua, se antes a cachaça ou se antes da cachaça um amor, uma tragédia pessoal.
Bronco não era, e o Castro Alves que descia às catadupas da sua língua engrolada o provava.
Se não o deixavam entrar nas lanchonetes, nas lojas, nos mercados, havia um lugar onde Severino poderia entrar: no terceiro andar da Rua 7 de setembro, n° 141, onde se realizavam as reuniões do PDT, nos primeiros tempos de Brizola antes e depois da vitória para o Governo do Rio.
Mesmo quando um pouco alterado, Brizola pedia que o deixassem falar, “porque ele é um homem que não tem nada a perder nem a ganhar, vai falar com sinceridade”.
Severino não era um radical, mas era cru. Dizia algumas vezes o que nos faltava ouvir.
Quando vamos ao poder, encastelamo-nos, ouvimos pouco das pessoas que para lá nos levaram e muito daqueles que, muito importantes, não nos quiseram lá.
Não me excluo deste juízo, por certo.
Mas a polêmica provocada pelo que, cheio de dúvidas e com uma única certeza inabalável, escrevi mostra o quanto estamos carentes disso, do debate.
Se Lula, de fato, quer reciclar o PT, deve chamar ao debate também a imensa – quem sabe majoritária – parcela da esquerda brasileira que está fora dele mas que reconhece nele, Lula, a expressão de um projeto popular para o Brasil.
Inclusive aos Severinos Pé-Pé, aos excluídos, aos dissidentes, aos andrajosos, aos desqualificados pelos homens “bons” e mesquinhos, que querem tudo para si e que não são capazes de dizer, como ele fazia, com os cabelos ensebados a transmutarem-se na cabeleira do poeta:
Existe um povo que a bandeira empresta
P’ra cobrir tanta infâmia e cobardia!…
E deixa-a transformar-se nessa festa
Em manto impuro de bacante fria!…
Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,
Que impudente na gávea tripudia?
Silêncio. Musa… chora, e chora tanto
Que o pavilhão se lave no teu pranto!…
Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que a luz do sol encerra
E as promessas divinas da esperança…
Tu que, da liberdade após a guerra,
Foste hasteado dos heróis na lança
Antes te houvessem roto na batalha,
Que servires a um povo de mortalha!…
Fatalidade atroz que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vagas,
Como um íris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais! … Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
Andrada! arranca esse pendão dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!
17 respostas
Estou com você. Também não me filiei ao PT, e levo o Lula no coração.
E o Navio Negreiro… meu deus, quanta verdade, quanta atualidade.
“Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,
Que impudente na gávea tripudia?”
Ainda impúdica bandeira, mas não será assim por muito mais tempo.
Em tempo:
Ainda sobre o Lula. Aprendi mais sobre ele com os que jamais tiveram voz do que com todas as eleições nas quais votei nele.
Grande parcela da esquerda fora do PT guarda imensa mágoa e rancor da cúpula do partido.
Hoje enxergo em Guilherme Boulos a única liderança capaz de reunir, para o diálogo, as diversas pautas progressistas.
O PT , o Lula e todos os brasileiros que acreditaram e acreditam em nosso Pais como grande Nação, sao responsáveis por esse novo Brasil que surgiu há doze anos.
Pra frente Brasil.
Pra frente governo progressista.
E como faz falta. Quando não se esta propenso a confrontar ideias, fali-se. Sua essência perde a essência de ser, não restam razões e por água baixo tudo o mais e restam o nada mais.
Mas não estamos sendo originais… século V A.C. aqueles carinhas da Grécia já faziam disso seu mister.
Ave Humanidade!
O PT precisa urgentemente de ser refundado.]
Nos campos, vilas, favelas, nas ruas, no meio das multidões e nunca dentro das paredes do congresso em Brasilia.
Ou não haverá futuro.
PT deve reviver o sonho de Getúlio Vargas deve ter orgulho de suas realizações e a transformações que realizou. E como dizia Gonzaguinha:
Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada
Brito,
o artigo de anteontem é síntese do que grande parte dos eleitores de Lula pensam. Petistas ou não petistas. Eu creio no projeto de emancipação, por isso votei em Lula, de novo, e em Dilma duas vezes. Como escrito no famoso samba de enredo, “livre do açoite e da senzala, preso à miséria da favela”. Faltou explicitar os benefícios e a razão deles existirem. Está claro que faltou debate, compartilhamento, discussão, amadurecimento do projeto com seus beneficiários, para que estes o aprimorassem, mas o defendessem. A máscara da direita parece estar caindo. Continuarão tentando a desestabilização. Mas quem deve aprimorar e aprofundar o debate somos nós. Parecemos extasiados com as vitórias e nos esquecemos de combinar com quem entendemos defender qual seria a estratégia de defesa e quais seriam os passos seguintes. A soberba é péssima conselheira. Dilma deve descer do salto e ir pra rua, o PT deixar os gabinetes acarpetados e ir pra rua. Para o bem, inclusive, desses que, como massa de manobra, defendem interesses estranhos ao nosso país. E bote o retrato do velho, outra vez. Bote no mesmo lugar!
Sou petista, tenho muito orgulho do que fiz até hoje, na militância e fora dela, tendo o ideal da esquerda a me guiar. Uma coisa sempre me incomodou bastante, embora não seja exclusividade do PT, é a divisão quase fraticida entre algumas de suas correntes, chegando ao ponto de termos em algumas situações, a impressão que há mais rancor com os companheiros delas do que daqueles da direita. Talvez isso seja também uma das razões do enfraquecimento, o que aqui no RS tenho certeza que foi. Cansei de nos debates do diretório, no interior do estado, travar infinitos debates defendendo que deveríamos focar na defesa da causa maior, da esquerda enfim, e não, ficar na disputa interna.
Foi exatamente esta guerra fraticida que me afastou do partido. Cansei das infindáveis discussões que nada produziam para a política extra-partido. Foi melhor assim. Me sinto mais útil fora.
E eu que tenho que ouvir uma auto-denominada “brizolista” (filiada ao PDT) aqui do meu lado vomitando preconceitos contra nordestinos e cariocas e falando mal do PT e do Lula pelos motivos errados (isto é, usando as fábulas do “Lulinha e seu fazendão”, “Lulinha e a Friboi”, etc…)
Fábula? Acredite se quiser. Soube que o Lulinha comprou em nome de laranjas o Palácio de Versailles, o museu do Louvre, o Pentágono, a Casa Branca ( o Obama pode ser despejado por não pagar aluguel ). Não quis comprar a praça vermelha e a praça da paz celestial pra não ser taxado de comunista. Está em negociação pra comprar o estado do Vaticano( só não sabe se vai ser de porteira fechada, como se diz, com o Papa e tudo).
Lula tem razão em pedir para sacudir a poeira do PT. Sabe que o poder corrompe, cristaliza ideias. e o conforto traz indolência. O PT no poder foi agraciado em ter uma polícia externa bastante rigorosa para tratar suas falhas, o pig. Isto tira o PT da zona de conforto, permite correções de rumo Entretanto exige maior participação ou pode destruir a agremiação. Não sendo militante político fico a vontade em reconhecer avanços dos últimos governos e ter em mente que nossa história está recheada de viradas e que é de se esperar no futuro mudança de valores para o Brasil. Nada como o bom debate para se afinar comas aspirações populares
A hora é de reflexão e de ação. Lula expressa bem o sentimento do povo brasileiro e deu o rumo. Cabe agora a todos que comungam com suas ideias agir, seja no governo, igrejas, sindicatos, entidades de classe, nas ruas e, principalmente, nas câmaras estaduais , federal e Senado. Os políticos do PT não precisam ter medo de expressar suas posições e devem se juntar aos do PCdoB, PSOL, alguns do PDT ( que hoje não é mais a cara do Brizola),alguns do PSB ( que também hoje não é o mesmo de antes), e outros que queiram trabalhar olhando para um futuro do país livre das diferenças sociais gritantes e do predomínio de uma parcela elitista, preconceituosa e longe do que o povo realmente precisa e quer.
Hoje eles esperneiam porque o dólar está caro e as viagens ao exterior estão mais difíceis e não porque muitas famílias podem ficar sem um norte em razão de desemprego causado pela ” crise forjada” do lava jato. Onde está a razão e a moralidade neste fato? Punam as pessoas que não honraram seu compromisso profissional e ético e praticaram crimes contra a economia do país, mas não deixem que as empresas sejam extintas e joguem na rua milhares de trabalhadores honrados e que nada têm a ver com estes crimes.
O Brasil é muito maior do que o buraco onde tentam lança-lo; não conseguirão!!
Lulaço de aço inox.
Não enferruja..
Tá na hora de se afiliar ao PT.
Senão fica nesta de sou num ambiente.
Não sou noutro.
E se a cada investida, aumentasse o nº
de associados, alguem ficaria esperto.
Isto vale para todos os partidos de esquerda.
Penso assim..
O que aconteceu, fiz um comentário em seu blog e não foi publicado. Havia alguma coisa que não podia ser publicada?