Mujica enterra mentira da Globo: “nunca falei sobre mensalão com Lula”

Mujica-Lula

Com diz o ditado: “mentira tem perna curta”…

Saiu no Estadão.

‘Lula jamais falou em mensalão nas conversas comigo’

RODRIGO CAVALHEIRO, CORRESPONDENTE

09/05/2015, 03h00

Buenos Aires – O ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica disse nesta sexta-feira, 8, ao Estado nunca ter conversado sobre mensalão com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “ou com qualquer brasileiro”. “Ele me falou das pressões e das chantagens”, relatou Mujica. “Mas nada de dinheiro ou de corrupção.”

Estado – Um capítulo de “Una Oveja Negra al Poder” menciona o mensalão e uma frase que o sr. atribui a Lula: “Essa era a única forma de governar o Brasil”. A que ele se referia?

Lula jamais falou em mensalão nas conversas comigo. Uma vez me disse que, por ter uma minoria parlamentar, o chantageavam. Se os jornalistas escreveram isso, é por conta deles. Aliás, nunca falei com nenhum presidente ou com qualquer brasileiro sobre mensalão. E olha que já falei com muitos brasileiros.

Estado – Na mesma página 211 há outra frase atribuída pelo sr. a Lula: “Neste mundo tive que lidar com coisas imorais, chantagens”.

Isso sim. Ele me falou das pressões e das chantagens, pedidos ou exigências de governos e políticos locais para dar os votos que o governo precisava, em certa medida. Mas nada de dinheiro ou de corrupção.

Estado – Falava de troca de favores?

Sim, isso mesmo. De troca de favores, de empregos nos Estados, de obras públicas.

Estado – Lula lhe disse se cedeu a essas pressões?

Disse que elas lhe custaram muitíssimas dores de cabeças.

Estado – O sr. falou recentemente que a corrupção em países grandes como o Brasil é inevitável. É?

É um problema que tem o mundo inteiro hoje, tem a ver com outras doenças, pressões que fazem empresários.

Estado – O sr. sofreu pressões assim?

Por sorte somos um país pequeno. Mas também tivemos de lidar com isso. No meu país, houve uma campanha para não termos maioria parlamentar, para que o governo não tivesse tanto poder. Sempre brigamos para ter a maioria. Do contrário, os governos ficam trancados.

Estado – Qual a última vez que o sr. esteve com Lula e Dilma?

Fui acompanhar Lula e Dilma para defendê-los quando estavam sendo atacados. Vejo Lula como um capitão político da América. Tenho 80 anos e me atreveria a dizer que é o maior presidente que o Brasil já teve.

Estado – A oposição alega que, dado o grau de corrupção detectado na Petrobrás, Dilma e Lula ou sabiam o que ocorria ou eram incompetentes. O que o sr. acha?

Sei que é difícil responder a isso. Neste mundo se vê cara, mas não se vê coração. É difícil saber em quem se está confiando. A experiência de ter sido presidente me diz que as coisas não são tão simples.

Estado – Como vê o movimento que pede o impeachment de Dilma?

Ela está enfrentando meios muito poderosos. Mas pelo passado de Dilma, a essa altura da vida, ela não tem o perfil de uma pessoa corruptível.

Estado – Esse movimento pode ter êxito?

O Brasil parece ter meios de multiplicar a pressão sobre os governos. Há uma técnica, teorizada inclusive, que está sendo aplicada no País. É uma tática para atingir um governo civil sem usar a violência.

Estado – Há um golpe sem armas em curso no Brasil?

É um golpe sem armas, sem usar a violência. Se aproveitam de falhas do caráter humano para poder derrubar um governo que acaba de ser reeleito.

Estado – O escândalo Petrobrás mudou algo sobre sua visão de Dilma, que o sr. considera uma “ótima técnica”, e de Lula, a quem qualificou de “petiço bárbaro”?

Com toda a força do meu coração, mando minha solidariedade a Dilma. Tomei Lula como modelo, um progressista que nunca procurou a tensão. Agora vemos no País uma tensão que não é benéfica para o Brasil.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. Agora só resta à Globosta entrevistar o Mojica para ver se o nosso querido Zé do Caixão conversou com Lula sobre Mensalão.

  2. É impressionante que os blogueiros sujos recorram às matérias do jornal Estado de São Paulo, portanto asquerosa PIG segundo os mesmos, quando lhe é conveniente. É PIG ou não é PIG?

  3. ANALFABETO
    by Ramiro Conceição

    Cada vez mais me torno um analfabeto!
    Depois da graduação, do mestrado, do doutorado
    e do pós-doutorado – cada vez mais não consigo
    expressar-me…

    Palavra traz palavra, traz palavra, traz palavra.
    Um labirinto… Um labirinto… Um labirinto…
    Há uma única coisa cada vez mais abrangente:
    um silêncio…

    É, tornar-me-ei um poeta mudo… com poemas.

  4. Mas esses “reportezinhos” do PIG, cantam sempre na mesma faixa do vinil.
    Que ridículos.
    Bando de coxinhas, almofadinhas, Mauricinhos, incompetentes, mentirosos, gente hipócrita.
    Já deu no saco essa cantinela.

  5. http://br29.com.br/o-unico-professor-no-mundo-que-possui-um-apartamento-de-11-milhoes-de-euros/
    O único professor “no mundo” que possui um apartamento de 11 milhões de euros
    FHC é o único professor aposentado em todo mundo que possui um apê de 11 milhões de euros na Avenue Foch, em Paris!

    Algum problema com as pessoas que moram na Avenue Foch em Paris? Nenhum problema, exceto se a pessoa não tiver renda para isso ou se essa renda for obtida de forma ilegal.

    Quem conhece esse local de Paris, muito bonito e disputadíssimo, apesar de o metro quadrado por lá ser caríssimo, diz que a Avenue já teve como moradores alguns dos carniceiros africanos, ditadores e gente rica, mas de muito má fama.

    De certo que moram lá também e, provavelmente são maioria, moradores honrados e honestos, gente que tem dinheiro declarado e ganho de forma limpa e, portanto, que não deve satisfação a ninguém.

    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem um apartamento na Avenue Foch, só agora, porém, admitiu isso. Parece que comprou o apartamento de um milionário brasileiro que dizem ter participado de operações durante a ditadura.

    Tudo isso, quanto custou o apartamento, quando e de quem foi comprado, é teoricamente da conta de FHC e eu não estou insinuando que ele comprou esse apartamento sem poder ou com dinheiro ilegal.

    Só não entendo é o motivo de ele esconder por tanto tempo que tem o apartamento, de durante anos e anos afirmar que era “emprestado” e nossa imprensa (sic) sempre ter embarcado nessa história e jamais explorado o fato, como, com certeza, exploraria se o apartamento fosse do Lula, que tivesse mentido sobre ser proprietário.

    ***

    E se o apartamento fosse de Lula, o que a mídia diria?

    Folha de S.Paulo, 17/12/2002

    Fernando Henrique Cardoso vai passar três meses na Europa, baseado em Paris. Ele ficará hospedado em um apartamento de Jovelino Mineiro, seu ex-sócio na fazenda Córrego da Ponte, em Buritis (MG). A parte de FHC hoje está em nome dos filhos do presidente.

    Entretanto…

    Folha de S.Paulo, 17/12/2002

    O presidente Fernando Henrique Cardoso espera ver concluída no início de 2003 a reforma pela qual passa seu novo apartamento no Edifício Chopin, na rua Rio de Janeiro, bairro de Higienópolis, em São Paulo.

    O apartamento tem uma área de cerca de 400 metros quadrados e fica de frente para a rua Pernambuco. No mesmo prédio, um apartamento com 200 metros quadrados – metade da área do imóvel de FHC – está sendo vendido por R$530 mil.

    Incrível, né?
    Folha de S. Paulo, 12 de janeiro de 2003, página A7, Coluna de Janio de Freitas

    O endereço

    Janio de Freitas

    Data imprecisada, ou imprecisável, e não recente. Fernando Henrique Cardoso, no uso de toda a simpatia possível, discorre para os comensais suas apreciações sobre fatos diversos e pessoas várias. De repente, intervém a mulher de um brasileiro renomado, há muito tempo é figura internacional de justo prestígio, ministro mais de uma vez, com importantes livros e ensaios. Moradores íntimos de Paris por longos períodos, mas não só por vontade própria, constam que nela nada restringe a franqueza. Se alguém na conversa desconhecia a peculiaridade, ali testemunhou um motivo para não esquecê-la:

    “Pois é, mas nós sabemos do apartamento que Sérgio Motta e você compraram na Avenue Foch.”

    Congelamento total dos convivas. Fernando Henrique é quem o quebra, afinal. Apenas para se levantar e afastar-se. Cara fechada, lívido, nenhuma resposta verbal. A bela Avenue Foch, seus imensos apartamentos entre os preços mais altos do mundo, luxo predileto dos embaixadores de países subdesenvolvidos, refúgio certo dos Idi Amim Dada, dos Bokassa, dos Farouk e, ainda, de velhos aristocratas europeus.

    Avenue Foch, onde a família Fernando Henrique Cardoso está instalada. No apartamento emprestado, é a informação posta no noticiário, pelo amigo que passou a figurar na sociedade da fazenda também comprada por Sérgio Motta e Fernando Henrique Cardoso, em Buritis. Avenue Foch é ela que traz de volta comentários sobre a historieta, indagações de sua autenticidade ou não, curiosidade em torno do que digam outros possíveis comensais.

  6. Bem, se o Barba nunca falou com o Mujica sobre o Mensalão, cabe um processo contra os jornalistas, tanto do Barba quanto do Mujica. Na realidade, irei mais longe, cabe ao Mujica suspender a publicação do livro já que o mesmo “denigre” (como se isso fosse possível) a imagem do Barba, que, pelo bem ou pelo mal (provavelmente mal) foi presidente da Banânia e não deixa de ser uma autoridade (que sacrilégio colocar o nome do Barba e autoridade na mesma frase).

    Agora, se os jornalistas tiverem os depoimentos gravados ou rascunhos visados pelo infame presidente da Província Cisplatina, cabe ao Barba processar seu “amigo” por dano moral, calúnia, difamação, infâmia, etc…

    Caso o Mujica tenha as reuniões com o Barba gravadas, poderá exercer seu direito de defesa de forma ampla e constitucional, em qualquer tribunal no qual seja réu de qualquer ação impetrada pelo Barba.

    PS: Romeu Tuma Júnior, até onde se sabe, não foi processado pelo Barba.

    Atc
    Dilter Folha

    “Não ser comunista na mocidade é não ter coração, ser comunista na maturidade é burrice.”

  7. Sei que não há jeito, pois, a Globo ainda monopoliza, junto com mais três ou quatro veículos de comunicação, o espaço público no qual os cidadãos deveriam construir com liberdade a política soberana do país. Assim, só saberemos que estamos vencendo o obscurantismo e vivendo de forma democrática e, portanto, livre, quando o que a Globo disser e publicar não fizer nenhuma diferença para a vida do Brasil.

  8. Por mais que se malhe na retórica, as esquerdas não praticam soluções, a realidade é de que fazem isto e fazem muito bem, (tenho um artigo não lembro de quem dde que se há fato no PIG é de ter irremediavelmente ter carimbaddo o governo e o PT na difamação, hoje, são esgoto, mas levaram o PT ao esgoto e sustentam iisto diariamente se verdadeiro ou não é outra história, mas sustentam estas difamações ccontra o PT e observe que não é você quem tirar isto).

    – A verdade nua e crua é que ninguém do governo/PT, criaram defesa para isto, e há simples, fácil, seria criar dois “jornais online” ativo, rebatendo e contestando toda esta informação de destruição ideologica em cima do PT. Mas não fazem, as esquerdas esperam regulação de mídia que não resolve issto também, e deitam confortavelmente na passividade de destruição, abra FSP e Globo online agora e veja o que estou dizendo, não abri, mais com certeza há matéria cevando ao já ódio da direita e pegando os desanimados que votaram no PT. NÃO HÁ UMA INTELIGÊNCIA NAS ESQUERDAS, ESTÃO PASSIVAMENTE ACEITANDO. Uns reclamam retoricamente, mas não há praticidade nenhuma nas atitudes, só retórica para conseguir mais um leitor na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *