Joaquim Barbosa acha que só não é corrupto quem é rico

twitterbarbosa

O ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal saltou hoje, no Twitter, em defesa do imoral reajuste do Judiciário que está sendo perpetrado, que pode elevar para perto de 100 mil reais a remuneração dos magistrados.

Impressiona a deformação da mente de quem foi apresentado, um dia, como “o menino pobre que mudou o Brasil”.

Ter uma vida modesta, como a maioria de nós, Dr. Barbosa, não nos faz sabujos nem desonestos.

Meu avô, pintor de paredes, foi um dos homens mais íntegros e  independentes que já conheci.

Minha mãe, uma professora primária, que não recebia uma migalha do salário de um juiz, viveu com modéstia e dificuldades, sempre com os mesmos princípios, mesmo sustentando dois filhos pequenos.

A faxineira de minha casa não faz sumir uma moeda.

Já os diretores ladrões da Petrobras ganhavam os tais cem mil reais, sobretudo aqueles que eram funcionários de carreira e roubaram como ratos.

Ao juiz Lalau, que eu saiba, não faltava nada senão vergonha na cara.

O juiz do Porsche de Eike Batista também tinha seu automóvel, não precisava daquele de luxo.

Os magistrados que reclamam não poder estocar ternos comprados nos Estados Unidos nem por isso têm de andar andrajosos.

O senhor Joaquim, também, hoje proprietário de apartamento em Miami, um dia foi pobre e não consta que surrupiasse ou não tivesse altivez.

Lógico que um salário miserável facilita a corruptividade de alguém.

Mas os salários de juízes jamais foram miseráveis, ao contrário.

Mas são, sim, miseráveis os apetites classistas – ainda mais em quem tem a função de distribuir justiça – que fazem alguém distante, frio e insensível às dificuldades dos seres humanos “comuns”.

Até porque o dinheiro, se enriquece materialmente, muitas vezes empobrece a mente.

Ao ponto de fazer com que um homem com o preparo do Dr. Joaquim Barbosa faça esta afronta à inteligência humana,

Pode estar rico, mas tornou-se pobre de humanidade.

E este não cruza o buraco da agulha bíblico.

PS. A dica preciosa do Twitter foi do Diário do Centro do Mundo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

42 respostas

  1. Juiz teria que ter reputação ilibada para não ter problemas de ordem ética, assim deveria pensar um magistrado, Barbosa.

    1. Concordo. Essa criatura me causa ansia de vômito.
      Antes de se tornar juiz, o atual presidente do STF, Joaquim Barbosa, tentou a carreira diplomática (imagine…), mas foi reprovado no exame psicológico que o definiu como “uma personalidade insegura, agressiva, com profundas marcas de ressentimento”.
      Ele está no limite da pré psicopatia. Infelizmente ele e uma boa turma do judiciario, esse moro é outro.
      Os maiores responsáveis por coisas que acontecem são os bajuladores do dinheiro, na hora que perdem o dinheiro …

  2. Não consigo perceber nenhum comentário, desse senhor, que vá ao encontro dos menos favorecidos. Toda vez que ele se manifesta me soa como bajulação. Não me parece uma pessoa digna de crédito.

  3. Como dizia Justo Veríssimo (personagem do Chico Anísio) “Pobre que se exploda”. “O maior perigo para a sociedade é o Honesto, este não quer se locupletar e não deixa que os outros o façam”, Por isso eu os condeno pela teoria do domínio do fato e principalmente por ser socialista, ouviu seu Dirceu.

  4. R$ 100.000 é até pouco para quem tiver índole corrupta. Porém, o que ainda se dispõe ser honesto por menos, devolve o que exceder

  5. Eu discordo do J. Barbosa. Tem muito bilionário e milionário, com casa em Miami e corrupto. Eu acho que a corrupção é menor com os mais pobres, especialmente com aqueles que fizeram votos de pobreza como os monges de diversas religiões.

  6. Brito. O Tijolaço está anormalmente lento. Como parece que atacar sites progressistas virou profissão, sugiro que verifique a possibilidade de um ataque.

  7. Este homem representa um grande perigo para o BRASIL.Imagine se juntar o JB e o Gilmar Dantas,e a cobertura da GLOBOSTA?

  8. Esse indicação desse sujeito foi a maior mancada do PT e a maior vergonha para a história do STF.

  9. Com esse salário “miserável” foi possível ao Sr Barbosa comprar um apartamento de U$ 1 milhão em Miami. Provavelmente ele considere isso uma injustiça, pois seu sonho seria um apartamento com face para o Central Park em NYC, ou em Londres de frente ao Hyde Park.

  10. E vamos levar este senhor a presidência… Logo vai querer um salário de R$ 2milhões por mês para não se corromper … Como diz, é o preço da responsabilidade …

  11. Como disse o grande menestrel Elomar , ” …tudo que juntei foi só prá ladrão …” , em sua Arrumação .
    Tá ficando difícil viver no país de cunhão , barbosão , Gilmar Dantas , etc… A omissão da Dilma
    cobrará um preço alto ao Brasil.

  12. Se for para avacalhar vamos colocar os policiais, bombeiros, professores, segurancas, engenheiros, medicos….
    Ou queremos policiais corruptos, professores desanimados, etc???

  13. E o PIG que gosta tanto de uma crise, que gosta tanto de dizer a asneira que o Brasil é o pais onde se paga mais imposto, não diz uma palavrinha sequer que parte desses impostos são para pagar as mordomias desse senhor e de um outro ditadorzinho mequetrepe, um tal de eduardo cunha. E os paneleiros babacas aplaudindo.

  14. Proponho uma diferença.
    Coloquemos salários de professores a 100mil reais.
    Salário dos políticos de 1milhão de reais.
    Dirigente de empresas, 2milhoes.

    Assim, podemos reduzir o salário de juízes a 1salário mínimo, pois a justiça não seria tao necessaria, eis que a “corrupção” não existiria, ja que os empresários e os políticos (ativos e passivos na corrupçao) ganhariam muito bem (e na logica de JB, imunes à corrupção), e a população, bem instruida por professores incorruptiveis, resolveria seus problemas sem necessidade de demandar tanto a justiça.

    O EStado? A este continua constituindo 70% das demandas judiciais, talves 100%…

  15. Esta é a falácia moral dos ricos!!!
    Todos sabem que os ricos são corruptos
    e pior corruptpres..santagistas, opressores.
    Não há santo…neste barco..

  16. A aposentadoria parece ter acabado de endoidar esse maluco. Dias atras rolou tuites e mais tuites no cinquentenário da Rede Glo-bosta parabenizando-a – pasme – pela preservação dos empregos dos negros que lá trabalham!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

  17. Essa lógica também seria válida para:
    Professores,
    Policiais,
    Médicos,
    Pedreiros,
    Artistas,
    Mecânicos,
    Jornalistas,
    Motoristas,
    Pilotos de avião,
    Bancários…?

    …ou só é válidos para juizes?

  18. E aí os juízes terão certeza que são deuses.
    Esse JB precisa ler um pouco de Claudia Wallin.
    Reforma do Judiciário urgente!

  19. Se altos salários impedissem corrupção os altos funcionários da Petrobras, que ganham mais de 100 mil, jamais teriam se corrompido. Agora como se explica que um pobre que ganha um salário mínimo encontra um pasta cheia de dinheiro e vai devolver aos seus donos? Isso se chama honestidade e não serão altos salários que vão impedir que um indivíduo se corrompa. E impressionante a capacidade do Sr Joaquim Barbosa de dizer besteira e legislar a seu favor.

  20. Não concordo, um salário miserável jamais facilita a corruptividade de alguém. Se fosse assim, os pobres e miseráveis seriam todos ladrões e estatisticamente não o são. Quem mais rouba é quem tem muita grana e é quem mais acusa (vide paneleiros). Pobre, quando precisa, pede trabalho; e quando chega ao ponto de ter filhos passando fome, rouba uma lata de leite no supermercado, o que nem pela lei é considerado crime. Contraditoriamente, quem é rico jamais se conforma com o que tem, sua insaciável voracidade cresce na medida dos seus ganhos.

  21. JB é um deslumbrado que acha que se fez sozinho na vida. O meritocrático que só chegou ao STF pelas mãos de LULA, o PRESIDENTE OPERÁRIO, não precisou nem dos pais para nascer. Que criatura mais pobre de espírito …

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  22. Se quem ganha bem não tem preocupações materiais, logo, não é corrupto, então se todos ganhássemos bem, não haveriam corruptos, logo, não seriam necessários juízes.

    Se ganhando ‘mal’ o JB conseguiu comprar uma apêzinho milionário em Brasília, se ganhasse bem ele compraria apê vizinho ao FDP, digo, fhc, a Avenue Föche em Paris ?!?

    O JB vai entrar para a história como a maior cagada de LULA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  23. CORREÇÂO:

    Se ganhando ‘mal’ o JB conseguiu comprar uma apêzinho milionário em ‘MIAMI’, se ganhasse bem ele compraria apê vizinho ao FDP, digo, fhc, a Avenue Föche em Paris ?

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  24. Barbosa mais uma vez demonstrando seu desconhecimento sobre a sociedade. Que pena que um homem como ele, que “veio de baixo”, tenha sido cooptado para o lado dos coxinhas, tornando-se um.

  25. “Não vê que chega o traidor. Vê que chega o companheiro, Antônio Soares, e se levanta e o abraça. Antônio Soares afunda várias vezes o punhal em suas costas”(Galeano descreve assim a traição a Zumbi em 1695)

  26. “Não vê que chega o traidor. Vê que chega o companheiro, Antônio Soares, e se levanta e o abraça. Antônio Soares afunda várias vezes o punhal em suas costas”(Galeano assim descreve a traição a Zumbi em 1695)

  27. Considerando o comentário do Sr. Joaquim Barbosa todos os juízes , se tivessem um salário menor , estariam sujeitos a praticar atos de corrupção . Por outro lado a categoria de professores, principalmente do ensino fundamental e dos ensinos do 1º e 2º grau podem ter preocupação de ordem material e de subsistência e ao mesmo tempo não podem deixar que este tipo de preocupação prejudiquem o seu desempenho.

  28. Quando aluna do curso de Direito da UFRGS, em P.Alegre, ouvi de um professor – ele próprio um juiz – que juízes tinham que ganhar bem para não serem corrompidos.
    Aí, cabe perguntar: Então um trabalhador que ganha um salário mínimo tem o “direito” de roubar e ser corrompido?
    O senso de moral e ética das nossas classes dominantes – embora com muitas e honrosas exceções – é vergonhoso.

  29. Vejamos…já que JB está aposentado, e quando exercia a magistratura a sua remuneração não era elevada (sob o ponto de vista dele, JB), quer dizer que ele tinha preocupações de ordem material? Será (será???) que ele não foi independente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *