A economia cai aqui: 0,2%, E nos EUA, -0,7%. A crise não é mundial?

gdp

O Governo dos Estados Unidos divulgou os dados do seu PIB (GDP, na sigla deles) do primeiro trimestre e a revisão dos números de 2014.

É de fazer murchar as orelhas da Míriam Leitão.

No trimestre inaugural de 2015, queda de 0,7%.

E agora, ao contrário do ano passado, não houve nevasca para culpar.

Aqui, onde o IBGE soltou os dados também hoje, queda de 0,2%.

A coisa está ruim aqui? Está.

Mas está em toda a economia mundial, em séria crise e isso se reflete também aqui.

Não é o caso de falar em marolinha, porque o Governo não tem os saldos que possuía na crise de 2008/09 e que se consumiram para mitigar seus efeitos, pelo investimento público e pelo crédito para inversões e consumo.

Quem se recorda de que soltavam foguetes com a “forte recuperação” da economia dos EUA no início do ano passado?

Quem vai recordar que o FMI colocava o Brasil como um dos “cinco frágeis” do mundo, ao lado de  Índia, Turquia, Indonésia e África do Sul?

Quem vai lembrar que essa retomada americana foi o sinal para a alta dos juros, numa “competição” que nunca houve com um possível aumento da taxa de juros dos EUA, da qual todos falavam?

Há problemas sérios nas contas brasileiras, mas eles só chegaram a este ponto por três fatores essenciais: excesso de generosidade nas desonerações tributárias, elevação dos custos de energia com a seca, retração do consumo e a insegurança negocial em setores com grande peso na economia, como petróleo e gás e construção pesada, levando a uma imensa queda na Fomação Bruta de capital Fixo: investimentos.

A situação, porém, é agravada por um terrorismo diário que desmotiva o país a trabalhar e investir.

Em lugar de vermos que há uma crise mundial e quais são os nossos espaços para sofrer menos com ela, parece que há uma torcida pelo desastre.

E, como no futebol, embora torcida não ganhe jogo, afeta, em maior ou menor grau, o desempenho do time.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. e capaz de sair um dialogo assim no mal dia brasil” sai o pib americana….mirian…..no primeiro trimestre uma leve desacelerada no pib americano….chico um do motivos e o baixo crescimento dos brics, puxado principalmente pelo brasil…”

  2. Somo a isso a política do crédito subsidiário eterno (já que ou a grana uma hora acaba, ou a inflação corrói os preços – “juros overnight”, etc).
    Ademais, o empresário não curti muito investimento porque o Estado o incomoda demais, prefere ser rentista (juros altos, para conter a inflação??) do que ser “produtor”.

  3. A turma de esquerda tem que parar de reclamar do PIG e criar suas próprias empresas de comunicação de massas. Juntando mil militantes, com cem reais mensais de cada um, já podemos capitalizar uma empresa com um milhão de reais.

    Façamos mil empresas dessas em nosso mais de 8 mil municípios e teremos um bilhão de capital anual, dez bilhões de capital acumulado em uma década.

    Some os lucros que essas empresas podem gerar no período, podemos ter também bancos, redes de supermercado, montadoras de automóvel, empresas de pesquisas e ensino, fábricas de armamento e tudo mais.

    Aí até seremos favoráveis ao financiamento empresarial de políticos.

    Façamos como a China, sejamos melhores capitalistas que os fascistas.

    Assim, mudaremos o mundo.

  4. Podem ter certeza que o FBI já pegou a Globo,mas a felicidade deles é que os crimes cometidos por eles como a abertura de empresas nas ilhas virgens britânicas para a compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002 e 2006,comendo crimes de sonegação,lavagem,divisas,cinismo e falso moralismo,e que o FBI já sabe de tudo,não foi em território americano propriamente dito.

    Se fosse,R.I.M,J.R.M e José R.M seriam presos assim que botassem os pés nos EUA,sem dúvida nenhuma.

  5. Nada como pegar um número isolado do contexto para tentar defender o PT. Em abril, o relatório do FMI com a expectativa do PIB anual de mais de 200 países, previu que a economia encolherá aqui e em mais 15. São esses 16, que incluem de nações em guerra à desastrosa ditadura chavista, que serão afetados pela crise “mundial”.

  6. “Há problemas sérios nas contas brasileiras,”
    Há, e reservar 40% do orçamento para pagar juros é o principal dêles.

  7. Ola Fernando,

    Como eu já escrevi outras vezes sem nenhum sucesso não tenho nenhuma esperança de convencê-lo que a política do governo é desastrosa e que a desgraça brasileira é em grande medida auto imposta. Só pra não dizer que eu não tentei mando abaixo um artigo recente que saiu num especial da Carta Maior. Como você é um cara honesto eu só chamaria atenção para divulgação dos dados. Pelo que você falou parece que os dados dos EUA são piores que os nossos, o que soimplesmente NÃO É VERDADE. A primeira razão é uma tecnicalidade: no comparativo com o trimestre anterior o IBGE divulga a taxa simples, enquanto a BEA divulga a taxa anualizada. O que isso quer dizer ? Qu na verdade a taxa equivalente a brasileira de queda contra o trimestre anterior americana é quase igual a brasileira. Se anualizarmos a taxa do trimestre, como é feito pela BEA sabe qual sera a queda do PIB no trimestre ? 0,65%. Só que a melhor medida de conjuntura para verificar a tendência do PIB, é comparara períodos equivalente ou seja o primeiro trimestre de 2015 contra o de 2014. Pois bem usando essa comparação os EUA cresceram em taxa 2,73 e anualizado 11 !! Nessa medida a queda anualizada do Brasil foi de 4,5% !! É claro que há um detalhe estatístico que engana, o terrível inverno de 2014 que derrubou forte o PIB americano, mas ainda assim o resultado do Brasil mostra o tamanho do buraco que estamos nos enfiando. vamos tentar outra medida menos viezada: fazer quatro trimestres contra quatro trimestres sem respeitar o ano gregoriano. Nesse caso o efeito do inverno americano fica diluido. Usando esse cálculo o crescimento do ano de quatro trimestre a partir deste primeiro de 2015 é positivo de 2,5% nos EUA. Sabe qual é o mesmo número para o Brasil ? Queda de 0,63. Último dado dessa chata análise técnica: caso o pacote fiscal seja ineficiente, ou seja não cause mais recessão o que para mim é IMPOSSÌVEL, e a partir de hoje o PIB fique ESTAGNADO, você sabe qual a sera a queda do nosso PIB ? 2,2%. Uma recessão de 2,2% !! Veja bem, eu naõ quero dizer que o mundo vai bem, que os EUA vão bem. O que eu acho que alguuns não economistas não entenderam é como o Brasil vai mal, e essa dimensão de ruindade é resultado de uma polítoca suicida do governo, que conseguiu vender para certos setores como inevitável. Quer cortar as desoneraçãoes ? perfeito, agora esse corte de gasto corrente e de investimento é desastroso. Como disse não tenho nenhuma esperança de convenc~e-lo do que estou falando, agora como sei desde que conheço você que você é um cara honesto, acho que não custava esclarecer estes dados para seus leitores. Aqui vai o link do meu artigo com o Fernando Lara. Abraço, Carlinhos http://cartamaior.com.br/?/Especial/A-utopia-neoliberal-o-capitalismo-contra-a-democracia/2015-o-novo-2003-/202/33428

    1. Não sou economista. Mas não sou um imbecil por causa disto (E nem estou dizendo que o seu texto chamou alguém de imbecil). É claro que a economia não está indo bem. Mas a razão disto não se limita a políticas ruins deste governo. E sim a um conjunto de política HORRÍVEIS dos governos anteriores. O Brasil não passou a existir a partir do governo Lula. Mas, além de qualquer medida que se considere inadequada no governo Dilma, temos uma percepção ruim da economia, criada pela oposição e os seus meios de comunicação. Quem vai investir pensando que não vai lucrar? Pensando que o país vai quebrar no dia seguinte? Quem vai produzir, investir em tecnologia …? Caramba, se não levar em conta o terrorismo midiático que os maiores meios de comunicação estão fazendo, não existe análise econômica que seja fundamentada. Primeiro, o governo tem que dar um jeito nestes meios de comunicação que não são isentos. A solução é parar de financiá-los e passar a se comunicar mais. Somos um país com muita materia prima. Temos uma grande população. O caminho é o da educação e da inovação.

  8. :

    Ouvindo A Voz do Bra*S*il e postando:

    * 1 * 2 * 13 * 4

    *************

    Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :

    .

    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente

    .:.

    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !

    * * * * * * * * * * * * *
    Ley de Medios Já ! ! ! !

  9. Engraçado: O PIB brasileiro teve uma queda de 0,2% no trimestre de 2015, e para os jornais daqui é uma verdadeira tragédia. Certo?
    O PIB americano, no mesmo período, foi de -0,7%, e para os coxinhas deveria ser o país modelo que deveríamos seguir. Verdade?
    Como continuar com tanta hipocrisia nos meios de comunicação, como Folha, Globo, Veja e outros, tentando negar uma crise que vem desde 2008.
    Eles esquecem que o governo Dilma estar apenas começando, e muita água há de passar por debaixo da ponte.
    Tenho plena confiança no meu país, e a certeza que sairemos dessa crise dentro de mais alguns meses, para a infelicidade dos pessimistas.

  10. É lamentável que análises sérias sobre economia, política, etc. não cheguem para a grande maioria da população brasileira. E sobre isso, todo mundo, com um pouquinho de senso crítico, já fala há muito tempo. O que intriga é que nesse governo, que já tem mais de 12 anos, não se faça nada para a população ficar sabendo.

  11. Repito aqui o que postei no Nassif. Se essa crise fechar a tampa do caixão da veja, época, isto é, estadao e rbs. E se reduzir à esqualidez a Globo, folha e meia dúzia de montadoras, estarei satisfeitíssimo!!

  12. A Globo é o dragão da corrução brasileira onde se deve enfiar a espada, e CIA deu o roteiro. Alô PF e ministro da Justiça.

  13. Não tem como comparar um país já desenvolvido como os EUA com o Brasil. O Brasil tem que se comparar com OUTROS países em desenvolvimento, os BRICS, ou o Chile…
    Os EUA e a Europa tem problemas diferentes dos nossos, eles atingiram um patamar máximo e tem dificuldade de manter esta vantagem.

    1. Alex, não há comparação. o importante é mostrar o que o PIG esconde, que existe uma crise mundial com reflexo no Brasil

  14. Além de tudo, a comunicação do governo federal é uma lástima.A Pres. Dilma precisa entender que um porta-voz ou secretário de Comunicação é, às vezes mais importante que o Min. da Fazenda ou Planejamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *