Não creio muito nesta história de Dilma estar atrás de uma conversa com Fernando Henrique Cardoso.
Não porque não deva ser vista como normal uma conversa entre figuras públicas, ainda mais uma Presidenta e um ex-Presidente da República.
Ao contrário, ela deveria ser sempre possível e eu próprio vivi muitas situações deste tido, com Leonel Brizola. Nuca houve, fora das “patrulhas ideológicas” nenhum problema em conversar com Figueiredo, Collor e Itamar, quando era governador do Rio.
Recusa, mesmo, só com Sarney, a quem chamava de “energúmeno” pelo nível criminoso de discriminação que este assumia em relação ao Rio de Janeiro.
(Para que se tenha uma ideia, nem os recursos dos royalties do petróleo eram pagos, embora já aprovados legalmente. Sarney empenhou-se em que o pagamento só se desse após o termino do primeiro governo de Brizola, com a posse de Moreira Franco).
Mas o que está por trás desta história da conversa de Dilma com Fernando Henrique Cardoso, tão alardeada nos jornais?
Lula desmentiu que estivesse intermediando encontros e FHC disse, com certos “maus bofes”, que Lula tem seus números de telefone.
Tudo indica ser obra de gente “muy amiga”, que usa sua proximidade ao Governo para produzir suas intrigas canhestras.
Essencialmente, um jogo de esperteza, não de sinceridades.
Se, de fato, emissários de Lula ou da própria presidência procuraram alguma forma de contato, eles ou aqueles que foram procurados já fizeram o primeiro gesto de quem não está preocupado com as eventuais consequências positivas para o País ao vazar a possibilidade da conversa.
Se não, é apenas uma “saia-justa” para a Presidente; se desmente, está e recusando ao diálogo político, se confirma seu interesse passa por quem anda a mendigar apoio da oposição, em seu estado de fraqueza.
É parte, apenas, do quadro de dissimulação comum nas crises, que os gaúchos resumem muito bem em um de seus ditados: “em tempo de guerra, boato é como terra”.
28 respostas
A Presidente Dilma tem que conversar é com seus eleitores. Como bem lembrou
Ciro Gomes
Pelo jeito, Dilma nao anda querendo falar é com ninguém. Aliás, ela detesta falar. Para mim, tanto faz ela falar ou nao com fhc, porque a decisao de mudar os rumos do governo continua sendo dela; só ela nao dá sinais de que quer mudar, nao. Ela fechou com o Levy e nao tem prá ninguem. E o ajuste foi só nas costas do trabalhador.
Espero que ela, pelo menos, escute alguém que a quer ajudar. Espero que escute Ciro Gomes, troque idéias com ele, porque com o eleitor Dilma perdeu a sintonia faz tempo.
Ela precisa, como disse Ciro, mudar os rumos do seu governo e se reaproximar do povo e dos movimentos sociais. Dialogar é fazer política, como nao?
Se ela insistir em manter-se isolada, calada, e continuar com essa política economica do ajuste do Levy, a oposiçao nem precisará se esforçar muito para agravar a situaçao, porque do jeito que a recessao está aumentando nao demora muito o povo irá para as ruas, afinal, quando se perde o emprego sem prespectiva de recolocaçao, além de bater um desespero bate também desesperança.
né naum, ela abraçou o mercadante e é isso que dá o sujeito é um tiro no pé!
Vai conversar o que com alguem que mente num dia e desmente no outro?!!
FHC é o motorneiro do golpe, e o faz à mando de seus chefes no exterior. Com esta gente não se conversa. Se enfrenta.
A única conversa com golpista, é alojar uma azeitona na maneira de pensar dele!
Concordo. E agora são os chamados articulistas políticos do PT que estão com esse mimimi. Afinal, quem deveria estar conversando, argumentando, trabalhando para diminuir o golpe da oposição? E Lula vai acreditar no FHC? É ruim, hein? Lula é muito bom de negociação e FHC é muito bom, é mais do que isso, é PHd em traição. Essa é a distância real entre os dois.
pô + é só lembrar q o fhc tá tão preocupado(com o País) q saiu de férias e só volta na metade de agosto/15
Férias de que? Férias são pra quem trabalha!
ôu! ô kara é ex-presidente meu, é nata!
Vou mais longe: se Dilma se dispuser “dialogar” ( o que?) com FHC, cairá no meu conceito, com certeza. Que não valha nada prá ela o que pensa quem, eu, sempre a apoiou, porém é indiscutível que milhões pensam também dessa mesma forma. E aí… De 90% de desaprovação, chega aos 99% facilmente!
já pensou! tá no1/2 de uma crise e vai falar com quem tá torcendo pra que vc e quem te aoia se f…! masoquista é pouco.
Esta é mais uma noticia mediúnica vinda direta do firmamento para o terreiro do Pai Frias,e o que querem os caboclos?
Essa é facil,mostrar mais ainda uma imagem fagilizada,desesperada e a beira da degola da pres. Dilma,é o chamado arregou geral pra salvar a péle.
Agora aqui no terreiro de umbanda que eu frequento,a pomba gira falou que a FSP vai falir. :|
Governinho desprezível.
né naum! vamo somar é o nosso País!pensa o que tem que ser feito em nosso País vendo o q acontece com a Grécia, mesmo com todo apoio popular(democrático???) tiveram que engolir pior que acordo proposto. Acredito no ser humano e penso que o passo para frente é realmente acreditarmos.
Dilma tem que conversar com os tucanos sim, eles possuem muito mais experiência na aprovação e implementação de pacotes neoliberais e processos de privatização, inclusive de subsidiárias da Petrobrás.
PT pró-capital e anti-trabalhador.
Burgueses do trabalho alheio. Mendigam a FHC para se safarem do impeachment que nem no mensalão.
Xô petebada maldita!
Sempre lembrando o ditado “diga-me com quem andas e te direi quem és”. Nesta hora é muito mais proveitoso conversar com Ciro Gomes e com Lula-para marcar posição- do que com FHC (ainda mais depois do que falou e publicou desse governo onde o dele foi muito pior. Ele é um vaidosão, nunca pediu conselhos ao Lula, por que procura-lo?
Lembrando que o FHC naquela época,tinha como conselheiros o pessoal do FMI. E como ficava alegre ao tirar uma foto ao lado do Bill Clinton. É isso que o Frias deseja, a volta do PSDB e o Brasil retornar ao Neoliberalismo que como sabemos quebrou a Europa, mas enriqueceu o capital financeiro.
OBAMA, EM PLENO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA, FAZ LOBBY PARA EMPRESÁRIOS DENTRO DA CASA BRANCA:
http://www.redebrasilatual.com…
É mesmo interessante a situação.
Um governo eleito a partir de movimentos sociais, de um partido de esquerda, “esqueceu” a disputa eleitoral e rendeu-se num “ajuste levyano” que qualquer dono de boteco saberia ser nocivo: reduzir os recebimentos – via travamento da economia/menos impostos – para reduzir a dívida, com o auxílio luxuoso do BACEN e seus juros vergonhosos e inoperantes – salvo para bancos e a turma da bufunfa, os tais de 1% – é torturar a realidade. Aliás essa turma do ajuste “domina o fato” muito bem: mais desemprego, mais juros e governo sob ataque.
Assim é preferível “falar” com FHC – vai dizer o que ? – diretamente ao invés de usar o meio de campo Levy. Ao menos o “príncipe da privataria” domina mais o fato . . .
Conversa já esta havendo, mas é com os governadores. Os nove governadores do Nordeste assinaram a chamada Carta de Terezina, mais o apoio declarado do governador Marcelo Miranda, do Tocantins já somam dez. Dilma Rousseff vai convidar todos os 27 governadores para uma conversa geral no Planalto. Provavelmente, todos estarão presentes. Aguardem para ver e constatar.
O governador Pimentel (PT-MG) é claro que vai, o governador Pezão (PMDB-RJ) vai, Geraldo Alckmin (PSDB-SP) já está colado na fila, e se Alkmin vai, acho que o governador Perillo (PSDB-GO) também vai. O governador Raimundo Colombo (PSD-SC) também vai, e assim por diante.
Acho ridícula essa ideia de conversar com FHC. Se for boato, a presidenta Dilma e Lula tinham que declarar formalmente que não estão procurando conversar com FHC. Se não for boato, considero mais um desgaste desnecessário para o governo Dilma e para o PT. Dilma, Lula e o PT teriam que fazer um esforço para se aproximar é dos 54 milhões de eleitores que deram a vitória ao PT. Mas, para isso teriam que mudar os rumos dessa política neoliberal que está gerando desemprego, redução de salários, cortes de direitos dos trabalhadores, alta de tarifas e recessão. E não me venham dizer que não havia outra alternativa. Um país gigante como o Brasil, com suas riquezas e enorme mercado e potenciais sempre tem alternativas às políticas de choque. O PT, infelizmente, se curvou à falácia da direita e seus especialistas, que fazem política para os de cima. Conversar com FHC é garantia de péssimos conselhos, sempre contra os interesses do povo brasileiro.
Esses canalhas do psdb estão perdendo o pé da situação e estão querendo dar uma de salvadores da pátria. Devem ter visto nalguma “pesquisa ” que a pecha de golpistas està colando no psdb, o partido do quanto pior melhor. Então inventaram essa canalhice pra dizer que na merda o governo apela pra eles. Se a Dilma tiver o minmo de dicernimento na reunião com os governadores põe a faca no peito do psdb com os governadores do nordeste. O nordeste que saiu do atraso e miséria a que estava condenado por sao paulo dos canalhas há seculos nos governos do PT tem que pular na jugular desses vampiros canalhas golpistas do grande paraguay: sao paulo-curitiba. Aliás alguem sabe o que significa “curitiba” em lingua indigena? O sufixo “ritiba ” significa do mundo. Infelizmente acho atualmente que a unica maneira do Brasil virar um pais desenvolvido é expulsando sao paulo da federação. Não são eles mais que querem sair é o Brasil que quer expulsá-los. Vigaristas.
São muitas as intrigas, vem de todos os lados os golpes baixos, muitas opiniões controversas até entre os que votaram e apoiaram a presidenta eleita. Li outro dia alguém que destacou o machismo presente nas desqualificações dirigidas a Dilma. Mas, só hoje me dei conta do que isso significa. Uma pessoa da família me disse que eu perdia tempo preocupada com o golpe, que ainda não me convenci de que não vai haver golpe, porque o golpe já houve. O golpe é isso, deixar Dilma isolada, sem voz, sem força política, sem importância até 2018. Agora à noite vendo um documentário sobre movimentos feministas e as mudanças ocorridas de 1980 até nossos dias, incluindo até a negação dos feminismos, a palavra que define isso em relação a uma presidenta é sabotagem. A mídia é mestra nessa área. Os ataques foram sim, bem sucedidos.Afinal, ela é uma mulher. Dilma não mudou, trabalha incansavelmente, é responsável, mas não é milagreira nem tem carisma para isso. Vejam nas fotos, se existe alguma mulher destacada entre os golpistas. São todos homens. Quando a voz é feminina, vem das histerias coxinhas e do apoio dessas a seus ‘homens fortes’. Basta lembrar dos panelaços gourmets para mostrar o lugar da mulher, mesmo das esnobes.Parecem saídas de um filme dos Monthy Python. É um belo símbolo do retrocesso. Aí, a gente vê uma nova campanha pela mulher e outra pelos direitos dos homossexuais dizendo no final sobre o direito existir para todos, se um/uma não tem, então ninguém tem.
essa história de conversa com FHC não passa de balela, como se o governo pedir que esta impeça de alguém pedir a cabeça da presidenta a prêmio( sendo ele o mentor do golpe; pois não se conforme do Lula ter mais procura em suas palestras que a dele) ou então argumentar que a presidenta fugiu do debate. Eles querem é criar confusão.
O que se queria com essa palhaçada é o que a canalha da subquadrilha do aébrio ja começou a fazer na quadrilha da “imprensa” associada. Ja foi um tal pestana bostejar nos jornais dizendo que agora é tarde. Que só quando se viram atolados na lava jatos é que foram procurar o psdb. Ou seja, de canalhas do quanto pior melhor inventaram uma reviravolta para sairem como os unicos capazes de salvar a patria. Viram que a população (fora e claro a fascistada de praxe) já começou a perceber a manipulação da canalha tucana que, não tenham dúvidas, é preparada pela cia via uma empresa de marketing politica conhecida por esse tipo de serviço. Imaginar que os descerebrados enquadrilhados em torno do miolo de pó seria capaz disso é risivel.
Goebbels era amador….
Depois q a Dilma garantiu o apoio de todos os governadores do nordeste, lá vem essa excrescência paulistana com essa casca de banana de conversar; isso é para fazer sombra à Carta de Teresina, assinadas por 9 governadores se não me engano