Três dias depois de iniciada, a “onda” criada a partir do boato – publicado pela Folha – de que o ex-presidente Lula estaria fazendo sondagens para uma conversa entre Dilma e Fernando Henrique Cardoso, produziu-se o que qualquer pessoa de bom-senso sabia que iria se produzir.
Nada, a não ser mais uma demonstração de arrogância do decano do tucanato, que publicou uma nota grosseira dizendo que “o momento não é de aproximação com o governo” e que “qualquer conversa não pública com o governo pareceria conchavo na tentativa de salvar o que não deve ser salvo”.
Grosseira porque se serve de uma especulação para dar foros de verdade ao que ele próprio não é capaz de afirmar que aconteceu: a sondagem para um contato. E porque recusar-se a uma conversa com a Presidente da República significa, na prática, negar-lhe a legitimidade de Chefe de Estado que as urnas lhe deram.
E isso não se faz na democracia, embora não se precise ou nem mesmo se deva concordar com o que diz o governante maior do país.
Fernando Henrique, ele próprio, no final de 2002, convocou para uma conversa os principais candidatos à sua sucessão, para anunciar-lhes que iria, de novo, ajoelhar o Brasil diante do FMI. Todos compareceram, ouviram o então Presidente e suas explicações sobre a “terceira quebra” do país e, mesmo discordantes, reconheceram seu direito de agir como lhe parecia adequado, a alguns meses apenas de sua saída do cargo.
Ninguém lhe disse que não iria a uma “tentativa de salvar o que não deve ser salvo”, talvez tenha esquecido o desmemoriado da Sorbonne.
Mas o fato – ou factoide – tem algo mais preocupante do que o jogo-de-cena tucano.
É a autoria desta historieta, que tudo está indicando ser de algum dos “geniais” articuladores políticos de Dilma, que não entendem que há um processo golpista – e não uma mera crise política – em curso e que nele os tucanos estão metidos até a alma.
E, além dela, a atitude de gente que deveria ser politicamente responsável mas que – perdoem a palavra, mas é um gauchismo do qual o caso não permite fugir – se comporta como “cabaçudo”, com declarações cobertas de rapapés sobre a especulação lançada com o único objetivo de deixar Dilma e sua disposição de conversar com todos – o que nada tem de errado – com uma imagem de pedinte abandonada e ser “esnobada” pelos tucanos.
Nem mesmo inteligência tiveram para sair com uma declaração formal, do tipo “a Presidenta dialoga com todas as forças políticas que desejem m dialogar, mas não recebeu, até o momento, qualquer manifestação neste sentido do ex-presidente”.
Tudo indica que a “ideia genial” proveio de gente que faz de tudo para intrigar Lula com Dilma e que viu na possibilidade de “plantar” esta informação uma forma de atribuir a Lula a covardia com que encara os fatos, foge do combate político e a crença, furadérrima, de que o clube da elite vai ter condescendência com o governo eleito.
33 respostas
Prefiro ressaltar a consolidação dos tucanos como golpistas, dada pelo fhc “cada vez mais minúsculo”. Todo mundo sabe: uma vez golpista, sempre golpista. Declaração da Presidenta seria dar mais destaque aos golpistas. Já sabemos quem são. Eles sempre existirão.
esse tem sido um erro constante do pt. é preciso analisá-lo, penso, além do pt. diz respeito a um segmento de classe, de quase-esquerda, que tem uma relação de ideal de ego com valores hoje mais do que nunca hipócritas, cínicos, como o tal do republicanismo, o da racionalidade-inteligência-cultura-ocidententais, valores tidos como civilizados. o pt tem certa síndrome de ser periférico; de não ser civilizado. de alguma forma identifica esses valores ( e não é circunstancial porque é neles que o psdb se apoia) nas figuras proeminentes do psdb, incluindo principalmente o fernando henrique cardoso. tais valores são como devíamos saber uma farsa. sempre foram usados para nos subjugar. o ciências sem fronteiras, um bom programa de governo, sofre desse erro, pois se concentra em países que se autoapresentam como depositário de tais valores. o erro básico é entregar nossos jovens a “esses valores” porque é por meio deles ou por meio da incorporação deles que eles voltam pro brasil imbuídos de mais preconceitos, vendo-nos como ‘bárbaros’, não sendo obviamente circunstancial aquela cena de um jovem brasileiro que entrou na comitiva brasileira para xingar a dilma. um jovem do ciências sem fronteiras. se se observam, no âmbito acadêmico, os perfis de pesquisadores e professores que recebem bolsas do governo federal para liderarem projetos do governo, fica evidente o mesmo equívoco. tais projetos ficam “nas mãos” de perfis humanos que se acham a encarnanação de tais valores. dilma devia recuperar a sua paixão pela antropofagia, revelada quando trouxe para o Brasil o quadro “Antropofagia” , da pintora modernista tarcila do amaral, para mostrá-lo ao obama,quando esteve no brasil… dilma enfim devia reaprender o conceito de antropofagia, desenvolvido pelo poeta modernista oswald de andrade, pois necessita urgentemente entender de que se trata de um conceito de afirmação da brasilidade, positivando o que os eurocentrismos veem como barbárie, ignorância, anacronismos. talvez assim ela mesma assumisse a tarefa de desmentir os boatos de que desejasse conversar com fernando henrique cardoso, dizendo com todas as letras que o tal príncipe da privataria é em si mesmo uma caricatutura das oligarquias periféricas do mundo – um bufão disso que podemos chamar de espírito europeu ( ou ocidental), espirito que sempre foi o verdadeiro lugar da barbárie para os povos colonizados do mundo.
O Petista que teve a brilhante idéia de reunir Dilma e FHC, merece o prêmio “Pateta” do ano. O que tem FHC para repassar para quem quer seja, como idéia de governo? Merecem o que tão passando, o Brasil não, mas o PT sim.
Não acredito que pessoas experiente dentro do governo tenham aventado tal encontro, bastaria observar a conduta do FHC, nos últimos anos, tem uma mágoa e uma inveja mortal do Lula, é entorno dele e de seus amigos da Mídia que nasce a articulação do Golpe. O Lula tem seus informantes e sabe que tal encontro era uma arapuca e como dizia Brizola tem que ser “passarinheiro”, e ficar atento. Lula é daquele que conhece o “rengo sentado e o cego dormindo”. Jamais iria compartilhar as forças do governo com o inimigo, pois sinalizaria que as calças estariam arriadas para 2018.
Cabaçudos fazendo cabacisses. Mas até que serviu pra FHC passar recibo de golpista.
Acho que é pior, apostam que o impeachment vai dar certo. Com O TCU e Cunha….
Péssimo.
O governo precisa conversar com o centro e a esquerda, não com a extrema direita, o lugar ocupado hoje pelo demotucanato e seus satélites e a ala cunha do pmdb. Esperar republicanismo destes achacadores é querer demais. Outro post você lembrou como os royalties foram negados ao Brizola que preparava uma revolução na educação do Rio para prejudicá-lo. Gostaria que os blogueiros relembrassem as atitudes antirrepublicanas dos governos demotucanos no repasse de verbas para prefeitos de esquerda quando estiveram no poder central e mesmo nos estados. Erundina sofreu com bloqueio de verbas, Lula perdeu 50bi da cpmf, Haddad teve que arcar com o congelamento da tarifa de ônibus e reajuste do iptu. Nossa direita sabota o país quando está no poder e na oposição.
Nada de espanto, FHC é um notório escroque. Espantoso é Dilma se cercar de gente que vem do mesmo esgoto.
mais é dificil ver pessoas chamando os outros de desinformados e burros e o cara vem e diz que o camarada foi grande e quebrou o brasil tres vezes e não foi o articulador do plano real como toda história esta contando é a coisa tá dificil mais eu ainda guardo um certo respeito ao FHC mais é um escracho de homem é só lembrar disso esqueça o que escrevi ou o meu lado agora é o outro kkk
Eu acompanho o Lula de perto e muito interessadamente desde mesmo antes da fundação do PT. Posso afirmar que é perfeitamente plausível e de acordo com o seu caráter que ele esteja sim orientando a Dilma para falar com o fnc. O Lula tem um complexo de inferioridade em relação às pessoas e instituições que ele considera “senhoriais” que determina todo o seu comportamento. Vamos no popular: Lula é puxa-saco de gente que ele considera grande e importante. Espirito primário e vassalo, agiu sempre assim e por medo de ocupar espaços necessários de poder para enfrentar essa corja da oposição é que ele, a Dilma e o PT levaram o Brasil a essa situação.
Quando o Obama veio a presidente chamou esse senhor, quando o grande Mandela morreu a presidente convidou novam,ente esse senhor, coisa que eu não faria em nenhum dos casos, se fosse presidente já o consideraria adversario desde o primeiro dia de mandato e qo quereria bem longe, mas o tal republicanismo desse governo é que vai derruba-lo.
Naldo, Dilma e republicana e uma estadista, acho ate que agiu certo,mas eu nao o teria convidado e tem mais isso e prova de que e muito melhor que esse presidente vergonha para nos brasileiros que se abaixou tres vezes diante do FMI e levou um puxao de orelha do Clinton na mesa de negociacao sem responder( aos jovens pesquisem e se enrubeceram como nos brasileiros a epoca ) , esse ficara na historia aquele que comprou a reeleicao, o presidente estroina, vendeu as joias da familia e nada construiu, nao pos um tijolo sobre o outro, o maior desemprego do Brasil, vejam os jornais da epoca, e deixou uma divida escandalosa, e nada fez e por pouco doava a Petrobras, agora resolveu se achar porque contou que o povo esquece, e os jovens nao ficariam sabendo, esqueceu da internet, vamos comparar sim, lembrar o horror que foram os oito anos de nao progresso, nao educacao, nao saude, nao emprego, temos que lembrar os que os que eram crianca e nao lembram.No governo do PT foram 2230 operacoes da policia federal, e do FHC 48, porque tudo ia para embaixo do tapete tudo abafado, nisso o PSDB e especialista, FHC e vaidoso, nao e patriota, o que ele armou com o maluco do Aecio, sabotando o Brasil, tentando rasgar a constituicao nao aceitando o resultado legitimo das eleicoes nao tem moral para falar do PT, e um escroque.
quer apostar que é inicativa do sujeito que manda ssaudações para folha de sp…como é? gen oliva né…
Já espalharam, em passado não distante, que FHC andou de namorico com a Dilma. Vale tudo para a mídia. O vaidosíssimo gajo alcunhado de príncipe (da Privataria Tucana 1) como soe acontecer, ficou com o EGÃO de dinossauro super massageado. O surpreendente é como Brasil se tornou o lugar ideal de impunidade dos aliados da Casa Grande, blindando aqueles que o traem de todas as formas, especialmente ao venderem o patrimônio da nação, o qual não lhes pertence, ao predador estrangeiro, em troca sabe-se lá de que. Quando o Brasil estava sendo dirigido diretamente de uma sala do Departamento de Estado pelo secretário do Tesouro americano, Robert Rubin, o risonho entreguista FHC regalava-se com uma massagem nas costas como a que o Clinton aplicou-lhe, como mostrado em foto de encontro. Ademais, Menem e Fujimori se perguntam até agora por que somente eles tiveram as suas máscaras arrancadas, já que faziam parte de uma trinca de traidores das respectivas pátrias, FHC o primogênito deles. Trinca com relações carnais com os predadores imperiais e da qual somente um deles flauteia livre e encabeça novos golpes no pais que traiu. Uma coisa é certa, no entanto: somente incompetência em alto grau da parte de “conselheiros” dos quais a Dilma cercou-se, para que se chegasse em resultados politicamente nefastos, a ponto de deixar que a mídia inimiga do povo, mídia canalha, bandida e corrupta tomasse o espaço das comunicações e destruísse o imenso capital politico das vitorias eleitorais populares e inclusivas.
Jose Medeiros, essa historia da tal conversa ainda nao esta esclarecida se foi da parte da Dilma ou se foi conspiracao do PSDB, quanto a namorico o que eu li e que o FHC andou de namorico com Helen Grace andando de maos dadas no shoping Higienopolis, quando lhe perguntaram se estaria namorando disse que nessa idade nao existia namoro, uma resposta deselegante. FHC nao passa de um sabotador do Brasil, irresponsavel, tentando rasgar a constituicao nao aceitando o resultado legitimo das eleicoes, apoiando o maluco do Aecio que ainda hoje nao digeriu a derrota, e com a cobertura da midia canalha nao tem moral para posar de superior, com um historico vergonhoso nao passa de um escroque
Lula estará longe de Dilma, ainda que defenda a presidente.
Até 2018 o Brasil e o mundo passarão por muitos abalos.
Tomara que Lula chegue até lá em condições de disputar a eleição.
Presidenta muito obrigado pelo seu comportamento durante a ditadura o esforco que a senhora fez pra que muitos manes hoje que na epoca surfafam na praia de copacabana e hoje e idolos de coxinhas que nao nem ai com pais so preocupados com roupas de griffe tao nem ai com povo mas pobre mas presidente aqui entre nos nos estamos batendo de frente com politicos profissionas esses caras sao barra pesada com o esse nucleo duro eles tem seguidores no pais todos em todos os orgaos publicos estatais policias federal procuradorias tribunais todos presidente nao e com esses minintros e assesores que a senhora tem que paressem freiras novicas a senhora vai se ferrar bota bandido que eles tem.Presidenta a imprensa quer derrubar a senhora com certeza eles nao tao sozinhos mesmos as empresas que ganharam muito dinheiro nos ultimos anos que ferrar a senhora ele nao aceitam e nunca vao aceitar a acensao dos pobres isso ta no sangue.Presidenta com todo respeito para com esse negocio de ser republicana nos estaos enfrentado bandidos com grana.
Conversar o quê? Lula é “o cara” que defende o Brasil! FHC é o sujeito que entrega o Brasil pros ianques, assim como o Serra, que entrega o pré-sal. Não há o que conversar com traidores e vendilhões da Pátria.
Aqui do Alto Xingu, os índios consideram que o cartel midiático criou o factóide para enaltecer o defunto, na esperança de que, com a repercussão da desinformação, este pudesse ressuscitar das tumbas, qual um novo “El Cid”, a fim de criar uma auréola de importância à sigla de seu partido golpista e, por isso, desacreditado. Blogs como este não podem ser tão ingênuos a ponto de atuarem como caixas de ressonância e coadjuvantes nessa farsa já tão “manjada”.
Concordo em gênero, número, grau e radiano.
O que mais se pode esperar de um canalha como FHC?
Quanto mais velho mais canalha se torna.
Concordo plenamente com tua visão da incapacidade política do círculo mais próximo de Dilma. Essa da reunião com ex-presidentes é digna de um prêmio à estultície da assessoria. Estava na cara que a oposição – leia-se fhc – aproveitaria a ocasião para se promover – como se isso fosse novidade . . .
Essa “cagada” vem somar-se ao ajuste extemporâneo, mal conduzido e sem coordenação.
Apenas somaram perdas ao Tesouro: queda na atividade econômica e aumento da SELIC e politicamente bateram apenas no trabalhador, a classe endinheirada apenas lucrou: com o rendimento gentilmente proporcionado pelo BACEN, o episódio CARF sumido do noticiário – o governo deveria ter um grupo para acompanhar e publicizar a bandalheira e largar legislação para endurecer a elisão fiscal e promover a cobrança de impostos sobre as grandes fortunas.
Mas os geniais preferiram a rendição pura e simples, dando após pompa e circunstância a fhc e sua magalonoma canastrice verborrágica.
FHC, não passa de um sabujo canalha.
Querer dialogar com FHC é pra fuder, mesmo!
Por que essa criatura, fhc, atualmente inútil, desonesto, cínico, que derrubou o país três vezes, que nos lesou, que (ven)deu muitos bens do Brasil em benefício próprio, que é um entreguista, “cara de pau”, não sente um pingo de constrangimento, e se faz de idiota, tirando “onda” fazendo crer que o LULU/DILMA iriam querer falar com ele. Vá para casa, senta naquele sofá e pare de falar idiotices.
Vá de retrum satanás.
Deixa o Brasil em paz.
É LAMENTÁVEL QUE UMA NOTINHA DA F E L H A SEJA SUFICIENTE PARA DEFLAGRAR TANTO BLA-BLA-BLA, ALEM DE PLATÉIA PARA O FAROL DE ALEXANDRIA. TODOS DOUTOS CONHECEDORES DO QUE SE DEVE FAZER NUM PAÍS DA POLÍTICA MAIS TORPE QUE SE POSSA IMAGINAR.
A notinha da FSP cumpriu seu papel de casca de banana aos aprendizes encastelados ao redor de Dilma.
Como no futebol, entraram ligeiro e levaram um balãozinho. Mas dirão que a culpa é do gramado, do vento, da torcida do juiz, etc.
São uns néscios.
Será mesmo,que teve uma ANTA,que teve esta idéia de conversar,com um entreguista,que quebrou o PAÍS,viu LULA,três,e não duas vezes,FHC,é o pior Presidente que o Brasil já teve.
A única crise que eu vejo é a roubalheira sem fim nos governos MUNICIPAIS, ESTADUAIS e FEDERAL. Os últimos acontecimentos têm demonstrado que “Financiamento de campanha” e “Cargos Comissionados” Têm por denominador comum a CORRUPÇÃO.
Que tal propor que todo cargo comissionado vá direto p/ malha fina da receita federal?
Tanto o comissionado como seus parentes diretos, quero ver se a crise sobrevive a esse policiamento do dinheiro público.
A presidenta Dilma deveria conversar com om movimentos sociais, os sindicatos, a igreja católica, os evangélicos, os espiritualistas, com a UNE, etc. ou seja, com a sociedade brasileira. Jamais convocar um traidor da pátria ( príncipe da privataria) para conversar. Até porque esse sicário não tem nada para acrescentar ao governo, e muito menos ao povo brasileiro.
O JUMENTO que teve essa ideia é um VIRA-LATA com DNA tucano!
RETIFICAR “conversar com os movimentos sociais…”
Desculpem!
A Dilma está cercada de petistas coxinhas, traidores com alma de tucanos e querendo a todo custo afunar o governo dela.
Problema maior disso tudo,ela gosta.
Dilma, estar checada de incompetentes, falar com a múmia do golpe, só sendo ideia de jerico.