O site Defesanet, que espelha, informalmente, o pensamento da alta oficialidade das Forças Armadas – em geral com boas matérias sobre as necessidades tecnológicas do Brasil na área de defesa – publica hoje um editorial que joga por terra a tentativa que se fez de intrigar o ex-Ministro Jaques Wagner com os militares, por conta de uma suposta tentativa de controlar promoções e currículos militares.
Jaques, sobre quem disseram ter más expectativas, soube “reverter esta impressão”, afirma o texto, demonstrando interesse, compreensão e apoio ao desenvolvimento dos programas militares brasileiros, inclusive na hora de administrar os cortes impostos pela equipe de Joaquim Levy ao setor, ao qual tecnocratas não costumam se atentar. Wagner, diz o editorial, “enfrentou dignamente vários Boards (comitês de direção), mais do que em pé de guerra, oferecendo publicamente as desculpas pelo governo brasileiro aos atrasos no fluxo financeiro de inúmeros, se não com todos, os parceiros estrangeiros”
Leia o editorial:
“A breve passagem do Sr Jaques Wagner como ministro da Defesa, exatos 10 meses, entre indicação e nomeação para outro posto na Administração Federal deixou percepções variadas.
Sobre a sua pessoa pairavam muitas dúvidas, quase certeza da má escolha.
Porém, coube ao próprio Sr Jaques Wagner, mesmo que, em muitos momentos travestido de Conselheiro Político Presidencial, antes de ser ministro da Defesa, reverter esta impressão.
Foi épica a sua primeira visita a um Projeto Estratégico de Defesa Brasileiro, que coube à Marinha do Brasil, exatamente no Complexo Industrial de Itaguaí (RJ), do Programa de Obtenção de Submarino (PROSUB). O seu background de indústria tornou fácil o entendimento, ao neófito Wagner, a complexidade e a magnitude do empreendimento, que rompe etapas e aproxima conquistas tecnológicas.
Deixou ao Almirantado a esperança de ter um defensor do PROSUB, na Administração Federal e fóruns internacionais.
Este mesma posição passou em visitas no exterior, quando valorizou e soube quantificar as conquistas tecnológicas, aos seus interlocutores, dos inúmeros programas em curso.
E enfrentou dignamente vários Boards, mais do que em pé de guerra, oferecendo publicamente as desculpas pelo governo brasileiro aos atrasos no fluxo financeiro de inúmeros, se não com todos, os parceiros estrangeiros.
Mesmo preso a compromissos políticos regionais, na formação de seu staff ministerial, que o fizeram em momentos perder o foco.
Sua última missão como Ministro da Defesa foi a visita ao Complexo Militar de Santa Maria (RS). O maior e mais potente Grupamento Militar abaixo do Rio Grande (divisa México – Estados Unidos).
Com atenção em algumas horas inteirou-se da complexidade de criar, manter e operar a Arma Blindada no Século XXI. Entre inúmeros briefings e visivelmente interessado, o tilintar do telefone com impacientes chamadas de Brasília, para que voltasse urgente, porém respondidas com sinal de que só iria após cumprir o intenso programa.
Agora, transformado em uma Amélia, para realizar operações limpeza, dos desatinos de outros, tem sua carreira ascendente abatida por interesses desses mesmos, Exatamente, os que sentiram que sua aeronave começava rolar pela pista para a decolagem.
Ficou a certeza para quem o acompanhou, além das manchetes, de que Jaques Wagner era o Ministro que poderia ser o Ministro da Defesa.
24 respostas
Me arrepiei! Um civil – que por grande parte dos militares é mal visto – sendo tratado dessa forma mostra o que foi a passagem de Jaques Wagner pelo MD: brilhante!
As forças arnadas no Brasil devem ser modernizadas para defender nossa nação e o Pre Sal. e para tanto os militares devem ter educação de alto nível, que os habilite ao uso dos sofisticados armamento que estão sendo adquiridos. O uso de militares e do judiciário para golpes de estado é o programa Lacerdista do DEM e PSDB próprio de quem não vence no voto e na democracia, aos quais os coxinhas são adeptos.
Concordo!!!
Concordo.
Acredite quem quiser nas Foças Armadas brasileiras……não me enganam…..somos pra eles o inimigo……somos tidos como reféns…..não como cidadãos…..
Pergunta para os professores, médicos e policiais, servidores qual foi a passagem dele pelo governo da Bahia por exatos 8 anos….!
Você perguntou a todos eles? És bahiano, meu rei?
Só a greve dos professores foram quase seis meses de duração…. metade do ano letivo… acha pouco?
Até PM fez greve, quase duas semanas e o pânico se instalou no estado, chacinas, assaltos, roubos intensos nesses dias em que família baiana não pôs cabeça no lado de fora. E o que fez tão magnifico e simpático democrata: convocou a Força Nacional de Segurança para debelar os grevistas e prendeu o líder Marcos Prisco, hoje deputado pelo PSDB.
Interessante é que quando a oposição Wagner insuflava a PM a fazer greve contra o governo de Cesar Borges.
Na saúde até os médicos pararam, dezenas de pessoas morreram por fala de atendimento.
Dizem é da turma do Aécio.
Também da turma do Lula em ‘bons hábitos’ e predisposição para o trabalho…kkk
Potencial candidato de Lula para presidência em 2018, não dou muito tempo para estrelar na Operação Lava-Jato….
Como explicar a reeleição de Wagner e a eleição de Rui, no primeiro turno, por larga margem de votos?
Como explicar a Bahia ter dado a Dilma uma das maiores diferenças de voto para seu opositor.
Francamente, Klaus, vá agasalhar sua rola!
Sua pergunta já trás a resposta….
Compra de votos, chantagem da bolsa-família e atraso.
Dilma ganhou nas faixa do sem-escolaridade.
Perdeu na de ensino médio para cima.
As forças armadas existem para defender nossa soberania. Por isso começo a achar que os militares deveriam mobilizar uns tanques, levar uns ônibus-camburões junto e botar a ferros a oposição, além dos entreguistas infiltrados em outros setores do estado, da mesma maneira que o exército venezuelano fez quando os golpistas apoiados pelos EUA tentaram derrubar Chavez. Não acredito mais na possibilidade de resolver a situação pacificamente. Os golpistas queimaram todas as pontes de diálogo.
Brito, uma sugestão do seu fiel leitor.
Ao invés da notinha de rodapé de praxe pela falta do que fazer nas ociosas casernas você bem que poderia linkar o julgamento das contas da Dilma ao vivo direto do TCU… não acha?
Militar queria dar pau em Wagner e Dilma, que eram subversivos, queriam derrubar o poder legalmente constituído pela luta armada… isso sim que é golpe!
Mas comenta aí vai. STF dando pau no governo, TCU dando pau no governo o o próprio governo dando pau nele mesmo…total auto-imolação.
Parece ser uma pessoa admirável o Jacques Wagner, pois por onde passa deixa só boas impressões. Tem tudo pra reverter as trapalhadas que Mercadante aprontou na Casa Civil.
Wagner começou muito bem na articulação… sua primeira derrota foi hoje.
Precisaríamos de mais Jacques Wagner pra ocupar mais ministérios. Também seria um brilhante presidente.
Duro de fato acreditar qque ao fundo seja mesmo isso. Sinto muito.
Os altos escaloes de nossos militares estão desde as negras agulhas… acostumados demais a pensar pentagonalmente para descobrir quem sao seus verdadeiros aliados dentro de nosso espectro politico.
queria saber o que um dos nossos tres ou mais estrelas no peito pensa da guerra síria. Onde o show russo continua e a humilhação americana só aumenta. Vai ser preciso talvez oferecer a estes ultimos logo adiante um bote inflável/um colete “salva.aparências”., sacou?
1) O site defesanet não reflete o pensamento da alta cúpula militar. É mais um, dentre alguns outros, que noticiam o meio militar no Brasil. São civis que noticiam o meio militar e ponto.
2) Jorge Wagner, por mais que seja um ideológico, é um homem carismático, pragmático e comunicativo. Em que ele foi bom para a pasta da defesa? Em um ponto que é inerente a sua pessoa, ou seja, dar voz às necessidades da pasta. Fez alguns contatos importantes, se interessou pelo conteúdo da pasta e mostrou a presença do MD nas forças, negociando, nessa crise atual, a manutenção de alguns programas essenciais para o Brasil em detrimento dos cortes.
3) Por mais que seja um político interessante, Wagner escorrega em seus ideias. Poderia ter feito muito melhor se não se cercasse de pessoas tão medíocres. A primeira escorregada foi ter levado a senhora Chiavon para ser sua Secretária Geral. Um cargo de tamanha importância nas mãos de uma mulher completamente comprometida com a esquerda. Não deu outro. Se indispor com os militares na atual situação é completa burrice. E fez isso duas vez na sua curta passagem. Na primeira quando adquiriu o Siroco para a Marinha sem o aval de seu comandante. Segundo quando deu apoio à ação de sua secretária geral retirando o poder de gestão de pessoal dos comandantes das três forças, tendo, ainda, aparentemente, forjado a assinatura eletrônica do comandante da Marinha.
De qualquer modo senhores, é propaganda pura dizer que ele foi brilhante. Foi um bom ministro, principalmente comparando-se com seu antecessor. Entretanto, poderia ter sido muito melhor, principalmente se tivesse mais tempo e um ambiente menos conturbado.
De qualquer forma, a pasta da defesa é uma das pastas mais importantes para o Brasil, pois além de ter um papel constitucional de extrema importância, tem uma função social enorme, gerando empregos e desenvolvimento tecnológico para o País. Deveria ser uma das áreas de maior prioridade em consonância com a ciência e tecnologia. Entretanto, é uma pena que nos governantes não vejam assim, pois mais uma vez optam por um jogo político burro nomeando um comunista de carteirinha para ser titular da pasta. Vão se indispor com os militares e atrapalhar os projetos da pasta, mais uma besteira feita pela gestão atual.
Claro que o site não é da alta cúpula militar, mas reflete, sim, muito do seu pensamento, aliás bem crítico com a esquerda. Nem se disse aqui – nem se disse lá – que Wagner foi brilhante, apenas que foi correto. E concordo que é muito delicado para um civil ser ministro da Defesa. Não acuso ninguém pelo que parece ter sido apenas um ato de estupidez. E não tenho problemas em defender gastos militares necessários, sem a demagogia de dizer que não se tem de gastar com aviões, mísseis, carros de combate e outros equipamentos tecnológicos sobre os quais tudo o que a gente quer é que seja “dinheiro jogado fora” porque jamais será usado. Mas que é vital para que o Brasil mantenha sua independência e não seja presa dos interesses que controlam o mundo. Quanto ao Ministro Aldo, civil e do PCdoB, vai se entender melhor com os militares que um hidrófobo de direita. É um homem razoável, do diálogo e absolutamente nacionalista. J´faz tempo que os militares brasileiros deixaram de lado a tolice do alinhamento automático. A esta hora estão mergulhados no problema de como configurar uma Defesa Nacional que conjugue o máximo de eficiência dos meios e a máxima extensão de presença física.
Não tinha pensado nisso, Wagner passar pela defesa na hora do ajuste foi fundamental para garantir a credibilidade do governo com as forças armadas no corte dos custos.
Para mim Fernando Brito, Jaques Wagner ainda é o nome para presidente em 2018. Pois tem chance de manter as vitórias no Norte e no Nordeste, além de claro vencer no sudeste ganhando em Minas,Rio e até no espírito santo. E se o lula der força a ele, ele vence o Alckmin no primeiro turno!
Willian, ninguém ligado ao PT ganha mais nada a nível nacional. A não ser que exista uma reviravolta muito grande nos fatos, o que não parece que vai acontecer.
Infelizmente esse militares seguem uma cartilha do medo bate até continência a civil saudades dos brilhantes militares antigos exército é pra servir o povo na comptua com esses idéias Sre militares o povo espera e confia em voçes será que Evo morelares assustou vocês bom quero crê que não assim como o povo Brasileiros