Chegou hoje ao litoral do Rio de Janeiro, um dia antes do previsto, o navio-plataforma (FPSO) Cidade de Saquarema, com capacidade para produzir diariamente até 150 mil barris de petróleo e 6 milhões de m³ de gás/dia, e que vai ser completado no Estaleiro Brasa, ao lado da saída Niterói da Ponte. Está ao largo da praia de Itacoatiara e espera a saída de outra plataforma a Cidade de Maricá, de igual capacidade (há pequenas diferenças nas plantas de separação de enxofre) nos próximos dias para atracar.
Vai receber, como sua nave-gêmea recebeu, os módulos de separação de água e gás, além dos de geração de energia e vapor para a operação de extração, estruturas que são montadas em separado e instaladas inteiras sobre o casco do navio. Os dois vão operar no campo de Lula e, somados, representam um aumento de mais de 10% na produção de petróleo, quando estiverem em operação plena, aí pelo segundo semestre do ano que vem o primeiro, e no terceiro semestre o segundo.
Mesmo com a operação-trava-tudo que vem sendo posta em prática pela nova direção da Petrobras – parte justificável pela queda do preço do óleo, parte inexplicável para algo que é uma fábrica de dinheiro para a qual há financiamento no mercado e que, se não houvesse, deveria ser providenciado pelo BNDES, pela incrível capacidade que tem de reproduzir-se na cadeia industrial nacional.
Pelo menos esta linha, a de completamento nacional dos conveses reformados fora está andando. Porque é intolerável o impasse na conclusão da P-74, que está no dique seco do Estaleiro Inhaúma (o antigo Ishikawajima), cujo casco foi reformado aqui e, ao lado dele, a P-77, que já chegou mais adiantada, mas que tem o início de seu completamento adiado há mais de seis meses.
Os dois navios vão para o campo de Búzios (antes denominado Franco), que é exclusivamente da Petrobras e tem um potencial semelhante ao megacampo de Libra. Com os atrasos, a Petrobras vai afretar plataformas para iniciar a exploração da jazida.
Os prejuízos causados pelos ladrões de carreira instalados na Petrobras vão ficando pequenos perto do prejuízo que a crise de confiança provocada pelos seus inimigos está causando à maior empresa do Brasil
9 respostas
O criador do Superman não titubeou em inventar a kriptonita. Senão, Superman seria “inderrotável”.
Fernando, este é mais um dos motivos que temos para nos orgulharmos da Petrobras. Infelizmente muitos estaleiros estão fechando, fruto do processo do desinvestimento exagerado da empresa, com isso contribuindo para o desemprego. Sou petroleiro com quase 30 anos de carreira, infelizmente aqueles gerentes e diretores que nos chicoteavam estavam envolvidos em desvios para proveitos próprios, e não em favor de uma causa., que também estariam errados. Neste momento estamos em greve para defender os direitos conquistados com muita luta. Ocorre que cinicamente a empresa não negocia com os trabalhadores, afirmando querer reduzir drasticamente os nossos direitos.
Será que voltamos ao tempo das trevas de FHC? Só falta mandar o Exército para dentro das refinarias.
Parabéns pelo blog.
Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:
A nova diretoria da Petrobras, sem gente como Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco, ex-diretores pegos pela Operação Lava Jato em milionários esquemas de corrupção, cancelou o patrocínio às transmissões da Fórmula 1 pela Rede Globo a partir de 2016.
Pode ter sido uma decisão técnica devido à audiência da antes todo-poderosa emissora ter despencado. Mas ainda há de se esclarecer se alguma auditoria nos contratos da estatal com a Globo, no âmbito da própria Lava Jato, encontrou algo escuso e que a boa prática administrativa desaconselha, para dizer o mínimo. TAG : Globo- Corrupção- Ex diretores Petrobras-Marim-Futebol- Cunha- Zelotes- tudo a ver e querem culpar o Lula e seus familiares.
Enquanto isso, a Dona Dilma vai “desinvestindo” na nossa maior empresa. Depois das “concessões”, encontraram mais um eufemismo para evitar a pronúncia correta, que deveria ser “privatizando a Petrobras”.
Essas plataformas são afretadas. Se houver, haverá apenas um funcionário da Petrobras.
Na verdade é a terceirização da produção.
Contra o desinvestimento e a privatização que a Dilma está fazendo na Petrobras nós petroleiros estamos em greve. E a Dilma, que ajudamos a eleger, nem sequer nos recebe. E o senhor Bendine tb faz pouco caso dos trabalhadores.
Querem que paguemos pelo que muitos gerentes roubaram.
Pra que tudo isso se o PT voltar a saquear a Petrobras?
“ISSO NÃO VEM AO CASO”… (juiz tucano do Paraná)
:
: * * * * 11:13 * * * * Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: Esses cabras safados, essas ‘coisas’ do que se ‘oculta’ (pero no mucho) atrás do PiG & Cia são totalmente capazes de terem explodido/rompido essas barragens para exatamente abafarem a repercussão da entrevista do Lula e sua tida boa ‘performance’. Não se engane: que teorias da conspiração o quê: e$$es crápulas, esses ‘nadas’ são capazes de tudo. Exatamente quando sai uma entrevista de amplitude nacional com possíveis bons resultados para Lula e os progressistas acontece uma coisa dessas. É muita coincidência: é mais do que simples coincidência. É proposital, a perfeita dissimulação, o álibi perfeito, nada mais ‘natural’ do que uma tragédia a calhar para comover a opinião pública e distanciá-la da reflexão sobre a entrevista, ofuscando-a, e colocando-a em segundo plano ou esquecendo-a completamente. Não se engane: e$$es nadas da direita brasileira e mundial & Cia são capazes de tudo. Até dizerem que deram “uma chance” para o outro lado manifestar-se e não têm culpa se aconteceu o que aconteceu. Será que não ?… Tragédias comovem e costumam deixar o pensamento paralisado, embotado, engessado, a reflexão em dormência, a razão eclipsada pelo imediatismo (mais do que nunca!) da coisa. Se ocorreu antes (ou se foi “eventual”, um incidente do “acaso”), até isso pode ser exatamente planejado por quem se consideram donos e senhores da vida e da morte, do seu destino e dos destinos dos outros.
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
Olha o cha de cogumelos fazendo efeito…