Celso Amorim e as acusações a Lula: “de onde vem o dinheiro do Clinton?”

amorim

O ex-ministro das Relações Exteriores do Governo Lula, embaixador Celso Amorim – como faz falta…alguém sabe o nome de nosso atual chanceler? – dá hoje uma excelente entrevista à edição brasileira da BBC, em Londres.

À parte a natural diplomacia de não fazer críticas diretas à forma de condução da política externa brasileira, Amorim dá um testemunho sem covardia sobre a atuação de Lula na promoção dos interesses do Brasil no exterior.

Com duas frases desmonta todas as armações que procuram fazer com as famosas palestras pagas por grupos privados:”alguém pergunta de onde vem o dinheiro da Fundação Clinton (do ex-presidente americano Bill Clinton)? Obviamente não vem dos pobres do Harlem (bairro de Nova York).

Separei duas perguntas e respostas. A entrevista, na íntegra, está aqui.

Celso Amorim deveria ensinar a muita gente, no Governo, a ser diplomata sem tirar os sapatos.

BBC Brasil: O que o sr. considera das suspeitas sobre tráfico de influência envolvendo o ex-presidente Lula.

Amorim: Acho ridículo. Primeiro, porque o presidente Lula – e eu testemunhei inúmeros encontros dele –, nunca o vi favorecer uma empresa em detrimento de outra empresa brasileira.

Ele favoreceu as empresas brasileiras como qualquer governante europeu e o presidente dos Estados Unidos favorecem suas empresas, em geral. Dentro daquilo que é feito legalmente. Nunca vi nenhuma alusão a qualquer tipo de ação que não fosse correta.

O fato de ele, depois de ser presidente, apoiar esta ou aquela empresa, ser contratado para dar palestra, também é uma coisa normal. Alguém pergunta de onde vem o dinheiro da Fundação Clinton (do ex-presidente americano Bill Clinton)? Obviamente não vem dos pobres do Harlem (bairro de Nova York).

BBC Brasil: O sr. acha que há um esforço para associar o ex-presidente Lula a qualquer crime?

Amorim: O problema é o seguinte, e isso não é para justificar ou deixar de punir as ações que sejam de corrupção. Mas evidentemente que esses assuntos ganham muito mais destaque na mídia, nas elites, quando se trata de governos que procuraram diminuir a desigualdade e aumentar a autonomia do Brasil.

Você vê na história do Brasil em vários momentos, você tem o período (Getúlio) Vargas, as questões aumentam enormemente.

Eu não estou dizendo que essa é uma justificativa. Devem ser perseguidas, devem ser continuadas as ações, e as pessoas que cometeram ilícitos e crimes devem ser punidas.

Agora, o uso político que é feito de eventuais desvios de comportamento e atos ilícitos é muito maior quando se trata de governos que têm essas duas características.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. Sobre uma alienada e hipócrita “suprema” que ousa indigitar o eterno presidente Lula – e a sabedoria do honesto povo trabalhador brasileiro!
    A Carmen Lúcia, e tendo como *coadjuvante outro “supremo”, o Celso de Mello, “um juiz de merda”, segundo o jurista Saulo Ramos…
    STF de mambembes togados(as) e picadeiro de horrores!
    Ah, qual foi o diretor do Projac que dirigiu a cena grotesca e canalha?!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Carta aberta à ministra Carmen Lúcia, do STF

    Por *DOM ORVANDIL

    26 de Novembro de 2015

    Prezada Ministra Carmem Lúcia,
    (…)
    Nesta carta singela desejo lhe dizer que me senti ofendido e desrespeitado como cidadão com seu discurso ao justificar seu voto a favor da prisão de Delcídio do Amaral, nesta manhã.
    A senhora disse que antes nos fizeram acreditar que a esperança venceu o medo. É evidente que a senhora se referiu à campanha eleitoral e eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem citá-lo.
    E vencemos mesmo, ministra Carmem. Milhões de brasileiros fomos ameaçados com o…
    (…)
    Como cidadão e como povo me sinto ofendido e agredido em minha esperança e em minha fé com essa sua fala, para mim irônica e sem nenhuma relação com o mensalão da mídia, com muitos casos dúbios e influenciados pela opinião publicada.
    A senhora carregou sobre a ironia sem nexo ao afirmar que “agora o escárnio venceu o cinismo”.
    Qual a relação do possível crime do Senador Delcídio do Amaral, nem investigado totalmente e, muito menos julgado e condenado, com a vitória da esperança em 2002?
    A senhora quer nos envolver em todos os possíveis crimes de Delcídio? A senhora falou pensando em investigação e condenação do ex-presidente Lula, o candidato a respeito de quem se usou o slogan “a esperança venceu o medo”? A senhora já sabe, mesmo sem julgamento, que o Senador Delcídio do Amaral é criminoso, até mesmo antes da manifestação da casa onde ele é parlamentar?
    Na fundamentação de seu voto a favor da prisão do aludido senador a senhora asseverou que ” agora o escárnio venceu o cinismo”.
    (…)
    A senhora ameaçou quem ao afirmar posteriormente que “criminosos não passarão sobre a justiça”, alertando a todos do mundo da corrupção?
    (…)
    A senhora não disse nada sobre André Esteves foi pelo fato de ele ser banqueiro e rico? Haveria na senhora algum senso de seletividade, como o há na mídia que reforçou com grande destaque as suas palavras?
    (…)

    *Editor do blog Cartas e Reflexões Proféticas, bispo cabano, farrapo e republicano, presidente da Ibrapaz, bispo da Diocese Brasil Central e professor universitário, trabalhando duro sem explorar ninguém

    FONTE [LÍMPIDA]: http://www.brasil247.com/pt/colunistas/domorvandil/206879/Carta-aberta-%C3%A0-ministra-Carmen-L%C3%BAcia-do-STF.htm

  2. Que pena que a Dilma quer se diferenciar tanto do Lula…certas pessoas, ou o que elas representam, fazem uma falta danada! Celso Amorim, com certeza, faz parte destas.

  3. É bom ouvir alguém com essa lucidez avaliar de maneira clara a atual conjuntura política.
    É impressionante a aventura da chamada ‘grande mídia’ na floresta da contradição.
    Cada vez mais aumenta a distância na maneira como os fatos são noticiados, ou até mesmo omitidos, conforme a coloração partidário-ideológica dos atores envolvidos.

  4. Resposta a De Vá Marchioli.
    Caro De Vá,

    Bem e importante todos nos dedicarmos a combater a corrupção. Eu tenho combatido pela verdade sempre um inclusive no Paraná onde o senhor vive.
    Sei de vários detalhes de Maringá e Londrina. Sem contar Curitiba.Este local parece ter um karma não acha?
    Abraço,

  5. Ministra Cármen Lúcia, mestra estilista e rigorosa
    POR SERGIO SARAIVA
    QUI, 26/11/2015 – 10:23
    A ministra Cármen Lúcia do STF, atrás de sua figura de mestra sábia e rigorosa, parece ser alguém que nutre o gosto pelas frases de efeito. Conquanto dê sabor aos seus pronunciamentos, não a afasta de mal-entendidos. Riscos do estilo.
    (…)
    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/blog/sergio-saraiva/ministra-carmen-lucia-mestra-estilista-e-rigorosa#comment-789100

  6. ALÔ, ALÔ, DEMoTUCANA “suprema” Carmem Lúcia…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Jornal do Brasil: Delcídio, em gravação, diz que primo do senador José Serra está por trás de Fernando Baiano; leia o oitavo capítulo de “A Privataria Tucana”

    publicado em 26 de novembro de 2015 às 12:23

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/jornal-do-brasil-delcidio-em-gravacao-diz-que-cunhado-do-senador-jose-serra-esta-por-tras-de-fernando-baiano-leia-o-oitavo-capitulo-de-a-privataria-tucana.html

  7. O atrapalhado Celso Amorim piora a situação de Lula.
    O Brasil não conhece os bastidores das palestras de Clinton, até porque é outro país, até porque não devemos nos preocupar com a vida pública ianque… ou seja não ser e como parâmetro.
    O Brasil conhece ao vivo e à cores os bastidores das palestras de Lula (que nunca deixou a presidência, já Clinton foi substituído pelo seu adversário Bush). Lula recebeu milhões de empreiteiras rés no petrolão, empreiteiras que se beneficiaram de contratos ilícitos envolvendo na trama o próprio Lula enquanto presidente da República.
    No mais, Amorim não tem competência para avalizar, para absolver ninguém de acusação de crimes; no máximo pode ser testemunha do seu antigo chefe camarada no processo que está tramitando contra Lula por tráfico de influência internacional.
    E não é de assustar que isso alcance talvez o Amorim, afinal, há uma participação indevida do Itamaraty nessa estranha mercância.

  8. A ministra Carmen Lucia quis em sua manifestação recente torpedear a famosa frase “a esperança venceu o medo” lema da 1ª vitoria do presidente Lula. Diz ela que no mensalão o “cinismo venceu o medo” e, agora , com a prisão do Senador Delcídio, o “escarnio venceu o cinismo”. É uma tentativa medíocre de jogar, no presidente Lula, essa baba suja provinda das bocas desses julgadores falastrões tendenciosos como vimos no mensalão: “não tenho provas, mas condenarei José Dirceu porque a literatura do direito me permite”. Como classificar esta frase? cinismo ou escarnio? ou os dois ? Mas não é somente aí nesse recinto mofado onde impera a pantomima dos capas pretas que exala o cheiro dos flores do mal. Também em palestra em encontro empresarial, ilustre ministra sugeriu que “os brasileiros deveriam ter a ousadia dos canalhas”. novamente como classificar??? cinismo? escarnio? ou os dois?. Mas o mais importante é reafirmar que a “esperança venceu o medo sim”. É preciso dizer algumas verdades. Recorde-se que na era FHC dizia-se que o Brasil era a “Belindia” ,isto é, uns poucos usufruíam o padrão de vida da Bélgica e a grande maioria vivia como os antigos páreas da Índia. Hoje somente o contingente populacional de estudantes universitários é maior que a população da Bélgica. O Brasil saiu do mapa da fome da ONU. Os apagões da energia elétrica foram eliminados e em seu lugar veio o ” luz para todos” em especial para o meio rural. Na era FHC, o Brasil faliu, 3 vezes recorreu-se ao FMI. Na era Lula o Brasil quitou a dívida com o FMI e, atualmente, as reservas chegam 300 bilhões de dólares aproximadamente. Foram implantadas 12 universidades federais em áreas carentes como Vale do Jequitinhonha, Vale do São Francismo, Sertão do Cariri, para ficar em alguns exemplos. Os investimentos em pesquisa e prospecção resultaram no pré-sal, ou seja, a maior reserva de petróleo descoberta no mundo nos últimos tempos. Na era FHC milhares de menores abandonados vagam pelas grandes cidades dormindo debaixo das marquises, hoje, graças ao “bolsa família”, as crianças estão, ou nas escolas ou nas creches. Não é necessário continuar aqui descrevendo indefinidamente as realizações dos últimos 12 anos, mas somente os cegos, seja pela inveja, seja pelo ódio, não vêem que a “esperança venceu o medo”.

  9. Sempre me ensinaram que Getúlio Vargas, João Goulart e Brizola, eram “coisa de velho”.
    Sempre foram apontados pela mídia como caudilhos, ultrapassados, populistas etc.
    A ironia é que quanto mais nossa elite (a mesma que lutou contra os 3 acima, e derrubou pelo menos 2) resiste ao governo do PT, querendo apear a presidente, mais eu constato que aqueles políticos estavam décadas e décadas à frente.
    Impressionante.

  10. Lula palestra com o dinheiro do BNDES a tiracolo. Por que ele deixou de palestrar após a Lava Jato se afirma ser lícito seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *