A direita brasileira, agora que seu pragmático amor por Eduardo Cunha se tornou um estigma posto à sua testa, está de novo amor.
Em lugar do decaído Presidente da Câmara, que pôs em marcha um processo de impeachment que o lamaçal em que está metido seu autor deixou a manobra com evidente imundície e exalando seu odor fétido, o coração tucano suspira por dois novos personagens: Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
Explica-se: os dois são as chaves da estratégia de continuar mantendo em aberto o processo eleitoral de 2014 e, afinal, levar o PSDB ao poder contra o voto da maioria do povo brasileiro.
Ontem à noite, quando o Estadão começou a circular, tratou-se disso.
Hoje – e nada casualmente – a Folha embarca no tema.
Que, para não ser injusto, já há uma dezena de dias tinha sido antecipado em O Globo.
(se você quer saber dos males de se ter um partido único, pense na mídia brasileira)
O objetivo inicial é antes manter o país em um clima de incerteza e, com isso, incapaz de reagir na economia.
O segundo, de mais difícil consecução, é chegar ao poder sem os votos da maioria do povo brasileiro, sobretudo da multidão de gente pobre e trabalhadora que o compõe e que, quase instintivamente, sabe que são seus inimigos, mesmo debaixo de uma tempestade midiática.
Há, claro, um toque de humor imperdível na especulação da Folha. O advogado do PSDB diz que, “apesar de a jurisprudência em tese beneficiar Aécio, o grupo defende a realização de nova eleição em caso de cassação de Dilma e Temer”.
É de gargalhar: Aécio devolvendo a faixa? Ou envergando-a e dizendo “eu não queria que fosse assim, mas já que veio….”? O doutor advogado tucano inicia 2016 como forte candidato a piadista do ano.
Isso, porém, não é o alvo imediato.
É verdade que mesmo que Mendes e Toffoli – com os ódios tão evidentes que se estampam em seus rostos, perceptíveis a qualquer um que lhes assista a suas falas – consigam construir uma maioria no TSE para o golpe judicial, será mais, muito mais difícil que pensem, hoje, que isso possa repetir-se no plano do Supremo Tribunal Federal, no óbvio recurso de uma decisão impensável como aquela.
O alvo primário é a política, para que não se consiga sair da espiral crise-ajuste-arrocho, sem a qual golpe algum prosperaria.
10 respostas
Sendo que a acusação via TSE, que deu origem à reabertura do processo de aprovação das contas de campanha (isso mesmo: reabertura por Gilmar Mendes, pois as mesmas já haviam sido aprovadas pelo Tribunal), consegue ser ainda mais ridícula do que as alegações via Cunha.
Que é a de que as contas de campanha terem sido financiadas com dinheiro das empreiteiras advindo da corrupção da Petrobras
Ora, e por qual motivo Dilma teria sido financiada por grana suja, e a chapa de Aecio que recebeu dinheiro das mesmas empreiteiras, não ??
Aliás, como provar contabilmente que a origem desses recursos era ilegal ?!?!
Por acaso Gilmar “Dantas” leu em um livro-razão dos empreiteiros, que aquela fonte era proveniente de obras superfaturadas ? Faça-me rir
O Mendes é manjado: FFHH vive no STF. O Toffoli parece prepúcio:vai e vem.Agora, o quê vou levar para o túmulo (sem pressa) é uma mágoa da PRESIDENTA:Indicar para o STF um tal de Fucs. Uma expressão nova:ninguém merece.
No final de fevereiro se o Cunha colocar o impeachment em votação, essa história terá terminado. Será que o Cunha fará isso pois terá gasto a sua munição e a corda no seu pescoço se apertará. Como o programa da oposição é o impeachment, findo essa etapa, o governo deverá se voltar p/ melhorar a economia. Pode a imprensa tramar com a oposição com Gilmar , Toffoli, etc, essa história da bruxa malvada do impeachment encheu o saco. Tem que fazer a economia andar colocar dinheiro em obras e dar emprego ao povão e até 2018 para o que der e vier.
Ainda acho que vai dar pano pra manga.
Por mais que já tenha enchido o saco para nós, para estes dois palhaços no TSE, o vale-tudo continua.
Até porque, tanto o retorno político na mídia, quanto as promessas na oposição são atraentes demais para quem joga com os interesses pessoais acima do espírito público.
Nesses momentos, falta a mesma veia de “Realpolitik” a ela que há em outras lideranças. Sabotadores, por bem ou por mal, vão para trás das grades
Penso que o governo não deve baixar a guarda; na oposição e no PIG há maus brasileiros e pessoas cuja hipocrisia é notória. Não vão parar com as bobagens que vêm falando há mais de 4 anos. Não ganharão eleição assim e sabem disso mas, como não têm ideias, bandeiras e planos de governo para corrigir o que eles dizem ser errado é mais fácil ficar cultivando a semente do ódio e do golpe para ver se pega.
Penso que o artigo da Presidenta na FSP deve ser a pá de cal na tentativa de ter um relacionamento produtivo com o PIG; não há como. Seria prudente em nome da austeridade parar de anunciar nestes órgãos de imprensa e enfatizar os atos do governo na Voz do Brasil, na rede Brasil, na TV do executivo e, principalmente nos Blogs além de multiplicar as informações pelos mecanismos populares através de sindicatos, entidades estudantis, associações e igrejas, como era na época da ditadura. Não há outro caminho e crer no PG é ilusão. Eles não são republicanos e muito menos confiáveis.
“O ex-presidente Lula é conhecido pela capacidade retórica de vergar a realidade ao sabor de seus interesses.” (Luiz C Brito ou Kurt Cobain?)
–
Lula, o onipresente, o onisciente, o onipotente. Enfim, o super poderoso.
–
Tomado pela cegueira que o ódio lhe confere, o Sr Brito já não se dá conta das tremendas bobagens que tem escrito.
Capacidade retórica de vergar a realidade ao sabor de seus interesses? Cara, nem a globo tá conseguindo mais isso. Você dá mais poder a Lula do que ele realmente tem.
Nelson ou Luis C Brito, que é tudo a mesma sopa, por que nao vao vomitar a merda que abunda na cabeça lá no site da veja do reinaldo azevedo, esse lixo de jornalista que criou gente acéfala como vcs?? Aliás, parem de criar perfis e assumam que sao a mesma pessoa.
Ai..ai..ai o país nao merce brasileiro tao igorante assim..
Falando em crise, estou pasmo com a “crise” propalada diáriamente pela Globo… No litoral de Santa Catarina, as rodovias e ruas de municípios estão congestionadas por tantos veículos, hotéis registram a mais alta taxa de ocupação em décadas, aeroportos cheios, locação de veículos bombando, supermercados intransitáveis de tanta gente, etc. Que crise é essa, Rede Globo? Será a crise de desinformação, praticada todo santo dia por um grupo que, definitivamente, só faz mal ao país?
Eu só queria saber quem é do governo que indica candidatos “quinta coluna” aos tribunais superiores: Barbosa, Tofolli, Fachin e vários outros.