Há apenas quatro meses, Michel Temer escreveu uma carta marota a Dilma Rousseff, a qual mandou vazar na imprensa.
Finório, não rompia, mas despejava queixumes e auto-elogios.
Como, em seu afetado latinismo, abria a carta com um verba volant, scripta manent (as palavras se esvaem, o escrito permanece), e justo que se revisite o texto, comentando o que estes quatro meses revelaram.
“Senhora Presidente,
“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)
Por isso lhe escrevo. Muito a propósito do intenso noticiário destes últimos dias e de tudo que me chega aos ouvidos das conversas no Palácio.
Esta é uma carta pessoal. É um desabafo que já deveria ter feito há muito tempo.
Desde logo lhe digo que não é preciso alardear publicamente a necessidade da minha lealdade. Tenho-a revelado ao longo destes cinco anos.
(Ah, Temer, olha que vergonha. Você – você, porque um sujeito do seu tipo não merece tratamento cerimonioso – pensa que é possível alguém ler isso e não dar uma risada? Que lealdade você poderia alardear? )
Lealdade institucional pautada pelo art. 79 da Constituição Federal. (Aquele livrinho que você quer emendar á mão, não é?)Sei quais são as funções do Vice. (Conspirar?)À minha natural discrição (Ô!)conectei aquela derivada daquele dispositivo constitucional.
Entretanto, sempre tive ciência da absoluta desconfiança da senhora e do seu entorno em relação a mim e ao PMDB. Desconfiança incompatível com o que fizemos para manter o apoio pessoal e partidário ao seu governo. (Desconfiança sem nenhuma razão de ser, não é? O PMDB é mais fiel que cachorro de mendigo, que partilha e sofre a dificuldades dele, certo?)
Basta ressaltar que na última convenção apenas 59,9% votaram pela aliança. E só o fizeram, ouso registrar, por que era eu o candidato à reeleição à Vice.(Como as pesquisas mostram, Michel Temer é um grande líder popular, com seus 2% de intenção de voto)
Tenho mantido a unidade do PMDB (!!!!)apoiando seu governo usando o prestígio político que tenho advindo da credibilidade e do respeito que granjeei no partido. (Pausa para gargalhar, lembrando das pautas-bomba tocadas por Eduardo Cunha)Isso tudo não gerou confiança em mim. Gera desconfiança e menosprezo do governo.
Vamos aos fatos. Exemplifico alguns deles.
1. Passei os quatro primeiros anos de governo como vice decorativo. A Senhora sabe disso. Perdi todo protagonismo político que tivera no passado e que poderia ter sido usado pelo governo. Só era chamado para resolver as votações do PMDB e as crises políticas.(Resolveu todas!)
2. Jamais eu ou o PMDB fomos chamados para discutir formulações econômicas ou políticas do país; éramos meros acessórios, secundários, subsidiários.
3. A senhora, no segundo mandato, à última hora, não renovou o Ministério da Aviação Civil onde o Moreira Franco fez belíssimo trabalho elogiado durante a Copa do Mundo. Sabia que ele era uma indicação minha. Quis, portanto, desvalorizar-me. Cheguei a registrar este fato no dia seguinte, ao telefone.(Perguntem a um carioca o que é ter Moreira Franco como pupilo!)
4. No episódio Eliseu Padilha, mais recente, ele deixou o Ministério em razão de muitas “desfeitas”, culminando com o que o governo fez a ele, Ministro, retirando sem nenhum aviso prévio, nome com perfil técnico que ele, Ministro da área, indicara para a ANAC. Alardeou-se a) que fora retaliação a mim; b) que ele saiu porque faz parte de uma suposta “conspiração”.(e não faz?)
5. Quando a senhora fez um apelo para que eu assumisse a coordenação política, no momento em que o governo estava muito desprestigiado, atendi e fizemos, eu e o Padilha (eu e o Padilha, que só não é uma rima porque o Código Penal exige três ou mais), aprovar o ajuste fiscal. Tema difícil porque dizia respeito aos trabalhadores e aos empresários. Não titubeamos. Estava em jogo o país. Quando se aprovou o ajuste, nada mais do que fazíamos tinha sequência no governo. Os acordos assumidos no Parlamento não foram cumpridos. Realizamos mais de 60 reuniões de lideres e bancadas ao longo do tempo solicitando apoio com a nossa credibilidade. Fomos obrigados a deixar aquela coordenação.
6. De qualquer forma, sou Presidente do PMDB e a senhora resolveu ignorar-me chamando o líder Picciani e seu pai ( seu aliado) para fazer um acordo sem nenhuma comunicação ao seu Vice e Presidente do Partido. Os dois ministros, sabe a senhora, foram nomeados por ele. E a senhora não teve a menor preocupação em eliminar do governo o Deputado Edinho Araújo, deputado de São Paulo e a mim ligado.
7. Democrata que sou, converso, sim, senhora Presidente, com a oposição. Sempre o fiz, pelos 24 anos que passei no Parlamento. Aliás, a primeira medida provisória do ajuste foi aprovada graças aos 8 (oito) votos do DEM, 6 (seis) do PSB e 3 do PV, recordando que foi aprovado por apenas 22 votos. Sou criticado por isso, numa visão equivocada do nosso sistema. E não foi sem razão que em duas oportunidades ressaltei que deveríamos reunificar o país. (Mas quem o dividiu, Temer?)O Palácio resolveu difundir e criticar.
8. Recordo, ainda, que a senhora, na posse, manteve reunião de duas horas com o Vice Presidente Joe Biden – com quem construí boa amizade (” hey, my chap”) – sem convidar-me o que gerou em seus assessores a pergunta: o que é que houve que numa reunião com o Vice Presidente dos Estados Unidos, o do Brasil não se faz presente? Antes, no episódio da “espionagem” americana, quando as conversar começaram a ser retomadas, a senhora mandava o Ministro da Justiça, para conversar com o Vice Presidente dos Estados Unidos. Tudo isso tem significado absoluta falta de confiança;
9. Mais recentemente, conversa nossa (das duas maiores autoridades do país) foi divulgada e de maneira inverídica sem nenhuma conexão com o teor da conversa.
10. Até o programa “Uma Ponte para o Futuro”, aplaudido pela sociedade, cujas propostas poderiam ser utilizadas para recuperar a economia e resgatar a confiança foi tido como manobra desleal. (Mas porque você não discutiu com a outra maior, e muito maior, autoridade do país)
11. PMDB tem ciência de que o governo busca promover a sua divisão, o que já tentou no passado, sem sucesso. A senhora sabe que, como Presidente do PMDB, devo manter cauteloso (!!) silencio (!!!!!!) com o objetivo de procurar o que sempre fiz: a unidade partidária (estimulando a destituição do líder da bancada).
Passados estes momentos críticos (agora, sim, sinceridade: passado com o impeachment, não é?), tenho certeza de que o País terá tranquilidade para crescer e consolidar as conquistas sociais.
Finalmente, sei que a senhora não tem confiança em mim e no PMDB, hoje, e não terá amanhã. (Deveria, Temer, deveria?) Lamento, mas esta é a minha convicção (você não tem convicção, só ambição).
Respeitosamente, Michel Temer.
Sinceramente, Temer, vou me poupar de comentar este “respeitosamente”, está bem. Porque cabem tantas palavras aí…Por exemplo: cinicamente, dissimuladamente, rancorosamente, despeitadamente, cavilosamente, desavergonhadamente…
Ou, talvez, aquela que mais perfeitamente traduza o sentido…
Canalhamente…
24 respostas
Fernando, você me permite, a partir de segunda, colaborar semanalmente com seu blog?
Eu também quero colaborar com o “brog”!!
Eu pensei numa coluna tipo “Rapidinhas do Bronco” onde farei rápidos comentários sobre os mais diversos assuntos no que tange a geopolitica mundial.
Aguardo anciosamente pela resposta positiva!!!!
Ele podia nos deixar participar, Bronco.
Mais uma corriola de alta periculosidade declarara o bandistismo fascigolpista!
E se pique logo, DEMoTucano Gilberto Kassab da ladroeira do José (S)erra, do Geraldo Alckmin do MERENDÃO et caterva!
[O que o honesto povo trabalhador brasileiro ainda está fazendo em casa?
Não diga que boa parte está assistindo ao Jornal ‘NAZIonal’!
Pois muito bem, a partir da segunda-feira pós ‘Domingão Especial do Faustão’ não venha se queixar da supressão dos ‘amanhãs’!]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Kassab informa Dilma sobre decisão do PSD a favor do impeachment
Estadão Conteúdo Em Brasília 13/04/2016 19h03
(…)
CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/04/13/kassab-informa-dilma-sobre-decisao-do-psd-a-favor-do-impeachment.htm
Como é? O Temer mandou vazar a carta? O ilustre bloqueiro não tem limites mesmo… caso perdido.
Nilo. Isso é velho e saiu até nos blogs da extrema.
Mas foi naquela semana. Se eu encontrar cóloco aqui.
A afirmação de que Temer mandou vazar a carta foi DEDUZIDA, originalmente, pelo jornalista Jânio de Freitas na sua coluna da “Fôia” de 20/12/2015:
“ENTREGA
…
Acabou a discussão sobre a publicidade da carta de Michel Temer a Dilma. O vice decorativo se disse surpreso e contrariado com a publicação da carta, insinuando ser coisa da Presidência. Agora, sua nota de resposta ao ataque de Renan Calheiros foi logo divulgada com exclusividade PELO MESMO JORNALISTA (Jorge Bastos Moreno, Blog do Moreno – O Globo) que teve exclusividade da carta. Com destinatários distintos, A ORIGEM das divulgações idênticas SÓ PODE ser a mesma. Temer mentiu”.
Fontes:
http://m.folha.uol.com.br/colunas/janiodefreitas/2015/12/1721219-ferias-sem-direito.shtml
http://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-moreno/post/exclusivo-carta-de-temer-dilma.html
http://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-moreno/post/exclusivo-exclusivo-temer-responde-renan.html
Damous: não há debandada nenhuma
E denuncia: Cunha e Temer chantageiam deputado
http://www.conversaafiada.com.br/politica/damous-nao-ha-debandada-nenhuma
O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional fluminense, em vídeo distribuído à militância, acusou nesta quarta-feira (13) o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o vice Michel Temer, estão chantageando os parlamentares para angariar apoio ao golpe.
“O cabo Anselmo da atualidade, o vice-presidente Michel Temer, e Eduardo Cunha, foi chantagear o deputado Aliel Machado (Rede-PR), que reagiu com muita firmeza e altivez”, denunciou Damous, comparando o vice ao agente infiltrado nos movimentos de esquerda pela ditadura militar.
http://www.netcina.com.br/2016/04/a-oposicao-esta-desesperada-porque-nao-tem-os-votos-para-o-golpe-cunha-temer.html
A oposição está desesperada porque não tem os votos para o golpe Cunha-Temer
13 de abril de 2016
Numa guerra, a primeira vítima é sempre a verdade. Com base nessa máxima, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), alerta para as mentiras que vêm sendo contadas na casa, para alardear um clima de “fato consumado” em relação ao impeachment.
… Muitos dos ratos *prostitutos traidores estão no próprio ‘miniSTÉRIO’ medíocre da presidenta Dilma Rousseff!
(…)
Após participar de reunião com deputados do PSD na Câmara, o ministro das Cidades e criador da legenda, Gilberto Kassab, foi ao Palácio do Planalto nesta quarta-feira (14), comunicar à presidente Dilma Rousseff sobre a decisão da maioria da bancada a favor do impeachment. Apesar da movimentação da bancada, o ministro ainda não informou se entregará o cargo.
Kassab já havia informado há cerca de um mês aos integrantes da cúpula do governo que iria liberar a bancada dos deputados para votarem de acordo com “a consciência” de cada um no processo de afastamento da petista.
[Agora, pasme, escuta mais esta:]
Kassab já havia informado há cerca de um mês aos integrantes da cúpula do governo que iria liberar a bancada dos deputados para votarem de acordo com “a consciência” de cada um no processo de afastamento da petista.
[E o covarde vagabundo arrivista &$ oportunista teve ainda a cara de pau não pedir exoneração sumária do cargo! Adendo nosso!]
Antes de se encontrar com Dilma, o ministro ouviu os parlamentares que cobraram uma posição oficial do partido no dia da votação, prevista para ocorrer no próximo domingo. Na ocasião, Kassab disse que não tomaria partido, mas que a decisão da maioria seria respeitada.
(…)
[E as *putas já estão rodando a bolsinha!
*Perdão às dignas e honradas meretrizes!]
Segundo integrantes da cúpula do PSD ouvidos pela reportagem, apesar do sentimento de que o processo de impeachment deverá ser aprovado, ainda não se iniciaram conversas com o vice-presidente, Michel Temer, sobre uma possível composição num novo governo.
Mais uma corriola de alta periculosidade declarara o bandistismo fascigolpista!
E se pique logo, DEMoTucano Gilberto Kassab da ladroeira do José (S)erra, do Geraldo Alckmin do MERENDÃO et caterva!
[O que o honesto povo trabalhador brasileiro ainda está fazendo em casa?
Não diga que boa parte está assistindo ao Jornal ‘NAZIonal’!
Pois muito bem, a partir da segunda-feira pós ‘Domingão Especial do Faustão’ não venha se queixar da supressão dos ‘amanhãs’!]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Kassab informa Dilma sobre decisão do PSD a favor do impeachment
Estadão Conteúdo Em Brasília 13/04/2016 19h03
(…)
… Muitos dos ratos traidores estão no próprio ‘miniSTÉRIO’ medíocre da presidenta Dilma Rousseff!
Perdão aos dignos – e limpos – ratos!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
(…)
Após participar de reunião com deputados do PSD na Câmara, o ministro das Cidades e criador da legenda, Gilberto Kassab, foi ao Palácio do Planalto nesta quarta-feira (14), comunicar à presidente Dilma Rousseff sobre a decisão da maioria da bancada a favor do impeachment. Apesar da movimentação da bancada, o ministro ainda não informou se entregará o cargo.
Kassab já havia informado há cerca de um mês aos integrantes da cúpula do governo que iria liberar a bancada dos deputados para votarem de acordo com “a consciência” de cada um no processo de afastamento da petista.
[Agora, pasme, escuta mais esta:]
Kassab já havia informado há cerca de um mês aos integrantes da cúpula do governo que iria liberar a bancada dos deputados para votarem de acordo com “a consciência” de cada um no processo de afastamento da petista.
[E o covarde vagabundo arrivista &$ oportunista teve ainda a cara de pau não pedir exoneração sumária do cargo! Adendo nosso!]
Antes de se encontrar com Dilma, o ministro ouviu os parlamentares que cobraram uma posição oficial do partido no dia da votação, prevista para ocorrer no próximo domingo. Na ocasião, Kassab disse que não tomaria partido, mas que a decisão da maioria seria respeitada.
(…)
[E já estão rodando a bolsinha para o cafetão TEMERoso!
*Perdão às dignas e honradas meretrizes!]
Segundo integrantes da cúpula do PSD ouvidos pela reportagem, apesar do sentimento de que o processo de impeachment deverá ser aprovado, ainda não se iniciaram conversas com o vice-presidente, Michel Temer, sobre uma possível composição num novo governo.
CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/04/13/kassab-informa-dilma-sobre-decisao-do-psd-a-favor-do-impeachment.htm
errata desprezível:
Mais uma corriola de alta periculosidade declara o bandistismo fascigolpista!
declara (em vez de ‘declarara’)
Os golpistas estão enfiando a democracia no CU-nha. Devemos fazer um pacto desde já para que estes parasitas traidores sejam varridos da política nas próximas eleições. Para isso temos que nos comprometer a trabalhar incessantemente para o extermínio dos ditos. Só assim faremos ressurgir a decência e a ordem em nosso país. Eles não perdem por esperar. O que é deles está guardado.
Rui. Isso mesmo.
E nas reformas incluir um modo de acabar com golpistas dentro da lei. Penso que todos os países tem esse mecanismo. E nos ainda não
Rui, não temos que esperar até as próximas eleições. Temos é que acabar com eles já! Não vão ter sossego em lugar nenhum. É direito de todo cidadão lutar contra a tirania. Golpistas não merecem respeito. Com eles, não tem acordo, não tem pacto, não tem arranjo. Eles são traidores da Pátria. E, com traidores, não há o que conversar. Se formos esperar até 2018, já era. Temos que partir para cima deles imediatamente. Em todas as frentes e de todas as maneiras. Qualquer forma de luta contra tiranos e golpistas é legítima. Para golpistas e traidores, só cadeia, cadafalso ou baioneta.
Que vergonha do mundo. Que vergonha dos países civilizados. Paris praticando as Noites Despertas e aqui o sindicato de ladrões apoiado por uma TV mundial. Vergonha. Vergonha da Suécia. Temos nosso ISIS tupiniqui . Não falta mais nada. E de direita. E apoiado pelos ricos. Que jabuticaba.
*A mais recente “palhaçada suprema”!
Neste momento crucial em que o Estado Democrático de Direito e a nação brasileira estão em perigo iminente, “reparem” no que estão empenhados(as) “os(as) supremos(as) traidores(as) acovardados(as) em togas IMUNDAS”…
Corte Suprema o Caralho!
[Corte absolutamente] ÍNFIMA, isto sim!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Supremo vai intermediar negociação entre União e Estados
Estadão Conteúdo Em Brasília 13/04/2016 15h45
O ministro Luiz Edson Fachin, relator do mandado de segurança que alterou a interpretação do uso de juros compostos nas dívidas dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, vai intermediar uma reunião entre o Ministério da Fazenda, os governadores e o Supremo. O encontro foi marcado para a próxima terça-feira (19).
Para o governo, o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) a favor de alguns Estados pode influenciar a tramitação do alongamento da dívida dos Estados proposto pela Fazenda. “Obviamente, o que for a situação que o Supremo entender adequada, vai influenciar a tramitação desse processo”, disse o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.
(…)
CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/04/13/supremo-vai-intermediar-negociacao-entre-uniao-e-estados.htm
Repito. Golpistas não terão sossego nas próximas eleicoes. Por baixo, somos hoje 80.000.000 de criaturas contra o golpe (40% – segundo Datafolha) e seremos muito mais ainda, até lá. Querem pagar pra ver, aliem-se aos golpistas e terão o que merecem. Seremos implacáveis contra eles. Todos os que se sentirem traídos, devem se comprometer, desde ja, a refrescarem a memória dos eleitores, na epoca oportuna, sobre o que os conspiradores estao tentando fazer hoje com o nosso pais.
Para ‘desMOROlizar’ ainda mais os BANDIDOS &$ VAGABUNDOS VULGARES FASCISTAS &$ GOLPISTAS!
Além de 18 governadores, até ‘prefeitim’ cometeram as tais ‘pedaladas fiscais’!
E o exemplo que segue é, pasme, TU-CA-NO, TUCANO!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
“Pedaladas fiscais” do prefeito de Belém
Quinta-Feira, 29/10/2015, 07:28:51 – Atualizado em 29/10/2015, 07:28:51
Para piorar a situação da Saúde Pública no Pará, não foi apenas o governador que cometeu irregularidades no setor. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho PSDB/PA), também cometeu atos censurados pelo TCU. Ele é acusado de praticar as famosas “pedaladas fiscais” para conseguir fechar a prestação de contas do seu Governo.
Com base em documentos apresentados pelo Fundo Municipal de Saúde, o TCU identificou que os recursos da contrapartida de responsabilidade da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), não são depositados na conta corrente da assistência farmacêutica. “Dessa irregularidade resultam a falta de transparência e a apropriação contábil incorreta de recursos”, aponta o relatório do TCU. O órgão determinou à Sesma que, no prazo de 90 dias, adote providências para implementar a integralização da contrapartida de sua responsabilidade quanto à assistência farmacêutica.
A Sesma recebeu do Governo Federal, via Fundo Nacional de Saúde, o montante de R$ 16,5 milhões, para a compra de medicamentos, entre os anos de 2013 e 2014. Mas o TCU concluiu que os recursos da assistência farmacêutica básica não são geridos com eficiência pelo prefeito de Belém. “O desperdício não é evitado”, afirma o relatório. Para responder pelas irregularidades, estão sendo responsabilizados o ex-secretário de Saúde do Governo Jatene, Hélio Franco de Macedo Júnior, a atual secretária, Heloísa Maria Melo e Silva Guimarães, e o secretário municipal de Saúde de Belém, Sérgio de Amorim Figueiredo.
FONTE: http://mobi.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-348917-%E2%80%9Cpedaladas-fiscais%E2%80%9D-do-prefeito-de-belem.html
Ei, Portugal, o que significa exatamente “acabar com golpistas dentro da lei”?????
Kkkkkkk
Lançamento da semana:
NÃO PERCAM! COLUNA DOS TRÊS PATETAS, SOMENTE AQUI NO BLOG DO BRITO.
Pouca informação, nenhum conteúdo e muita, muita diversão para quem tiver coragem de ler.