Eleição é golpe?

egolpe

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.  Artigo 1º. Parágrafo Único da Constituição Brasileira.

Michel Temer corre a acusar de “golpe” uma eventual proposta de eleições diretas para um novo Governo.

Logo ele, que não acha golpe que um marginal que preside a Câmara dos Deputados seja seu cúmplice na escandalosa decisão de abrir e fazer admitir um processo de impedimento de uma presidenta eleita diretamente, a qual o carregou, “na aba”, ao posto de vice-presidente.

Novas eleições presidenciais, até a metade do mandato presidencial (portanto, 31 de dezembro de 2016) são previstas na Constituição, no Artigo 81: “vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga”.

O que impede seja praticado contra Temer o mesmo processo de impeachment que ele estimulou e dirigiu? Neste caso, será golpe, se diz que contra Dilma não é? Há, na Câmara, inclusive, pedido igual, por ato igual que, por um vazio legal, o STF interpreta que pode ficar “na gaveta”, para ser ou não “sacado” por Cunha quando este desejar.

E se as ruas se encherem, exigindo que ele renuncie, será golpe?

Podemos pensar até numa improbabilíssima hipótese, a de lhe restar alguma consciência (!) e caráter (?!!) que o façam perceber sua ilegitimidade popular, sua rejeição pública e sua falta de sustentação política não lhe permitem governar?

Mesmo depois de transcorrido o prazo de dois anos, a partir do qual a Carta prevê a eleição pelo Congresso Nacional, o que impede de, premido pela opinião pública, o mesmo Congresso renuncie às eleições indiretas – ou reduza sua aplicação a razoáveis seis meses, digamos, do final do mandato, como falar em golpe se quem representante decide devolver o poder aos representados?

O exercício da função pública não é “direito pessoal adquirido”, como está provando o processo de impedimento com a vaga e não-provada acusação meramente contábil.  Se não é para ela, será para ele?

Novas eleições não serão fruto de processo judicial e muito menos de uma simples proposição parlamentar. Mas podem ser, sim, uma saída para um quadro de gravíssima crise institucional e econômica, que inviabilize o funcionamento do país.

Aí, seu “dono” – que é o povo – poderá pedir os cargos de “gerente” dos que já se tornaram incapazes de dirigi-lo, porque a  soberania popular “será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos”.

Isso pode ser golpe, se o que está sendo feito não é?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

31 respostas

    1. Olá Fábio! Eu também só não vou embora porque tenho uma mãe de 89 anos para cuidar, senão já estaria buscando outros ares mais democráticos para viver… como no Uruguay, quem sabe! O que nos resta mais a fazer nesta republiqueta de bananas?

    1. STÉDILE: GLOBO DEVE DESCULPAS AO POVO BRASILEIRO

      “Está na hora de vocês pedirem desculpas para o povo brasileiro. Tratar de ser isento. Por isso que a juventude protesta contra a forma com que vocês estimularam o golpe no Brasil. E o povo brasileiro não aceita nem o golpe, nem o preposto que vocês inventaram, que chama Temer, Cunha. Então, trate de se redimir perante o povo brasileiro”, disse João Stédile, líder do MST, a jornalistas da Globo

      27 DE ABRIL DE 2016 ÀS 07:16

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/228496/St%C3%A9dile-Globo-deve-desculpas-ao-povo-brasileiro.htm

  1. … O STFede agora emite parecer!
    Seria cômico se não fosse golpe!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Para ministros do STF, antecipação de eleição presidencial seria ilegal

    Por jornalista Mônica Bergamo

    26/04/2016

    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]: http://www1.folha uol.com.br/colunas/monicabergamo/2016/04/1764973-temer-escala-emissarios-para-sondar-stf-sobre-eleicoes-antecipadas.shtml

  2. Marcelo, concordo com gênero e número, eleição levanttada por parte daqueles que fazem parte da luta pela democracia, os nivela com os golpistas. Geralmente são pessoas que estão fazendo campanha para Requião (PHA), para Luciana Genro ou para Marina.
    Diria que é além de tudo uma forma de enfraquecer o movimento de resistência, logo, como os outros, são golpistas, aventureiros e oportunistas.

    1. Se é legal que se peça. Que a direita corra atrás de candidato. Eu não creio que Marina tenha esse índice. E ela é tao ruim quanto Temer para a esquerda
      Portanto não interessa torcer por ela.

      Devíamos fazer o movimento “limpa”

      Limpa tudo, a começar da Câmara. Eu não quero nenhum presidente com esses picaretas, só as exceções.

  3. Eu tô dizendo. A roda por aqui gira ao contrário. Deixar o povo de quatro, sem voz, sem vez, sem direito de escolha é golpe. A cogitação de novas eleições passa a ser golpe para a pretensao deles, e claro, porque nas urnas eles são uns bolas murchas, se acabam no primeiro round.

  4. Sabia que não demoraria vc fazer coro com PHA, Fernandinho. Mas um detalhe: novas eleições precisam ser por PEC, que demandam dois terços dos votos… Essa é a tentativa tola de manter Dilma presidente e fazer de Lula ministro… Quáquáquá

  5. Evidentemente, se o presidente Temer renunciasse ou viesse a sofrer impeachment, a realização de novas eleições não seria golpe, pois elas estariam, como o próprio impeachment, previstas na lei. Golpe é querer tirar um presidente legitimamente instalado no cargo e que não cometeu nenhum crime porque não se gosta dele ou porque se julga que seu governo não está bom. O PT não gostava do Itamar e quis até sabotar o Real, que o FHC iniciou ainda como seu ministro. Mas nem por isso ele deixou de cumprir o seu mandato e começar a vencer a hiperinflação que o PT gostaria de manter. Querem o poder agora? Querem eleições? Esperem 2018 e tentem ganhar.

    1. “Golpe é querer tirar um presidente legitimamente instalado no cargo e que não cometeu nenhum crime, porque não se gosta dele ou porque se julga que seu governo não está bom”, by Ernesto.
      Não é isso que o Temer e cia estão querendo fazer com a Dilma? Tirar uma presidenta que não cometeu crime algum? Então meu caro Ernesto, isso é GOLPE!

  6. Alisson, por favor……
    Dilma se afasta e antes entrega a PEC….como é que VC acha que ela vai ficar? Se ela ficar não precisa eleição meu caro. E para o caso de ser afastada, sacou? Leia msis. VC conhece os outros blogs? VC lê……tem artigos explicando isso.

  7. “A Constituição” que o STFede se preocupa em preservar!
    Ademais, para os(as) mesmos(as) “supremos(as)” golpe é Legal!
    E toda a patifaria suprema sustentada com o sangue e o suor do honesto povo trabalhador brasileiro!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    LEWANDOVSKI TENTA APROVAR REAJUSTE DO JUDICIÁRIO

    Em reunião com líderes de todos os partidos da Câmara, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, obteve apoio ao reajuste dos servidores do Judiciário; segundo o Ministério do Planejamento, a proposta aumentaria os gastos em R$ 5,3 bilhões em 2016 e R$ 36,2 bilhões até 2019

    27 DE ABRIL DE 2016 ÀS 05:54

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/228490/Lewandovski-tenta-aprovar-reajuste-do-judici%C3%A1rio.htm

    1. … A propósito,
      a quantas anda o processo que o governo federal anunciou iria ingressar contra o crime hediondo perpetrado pelo “juiz” ‘vazador’ do golpe?

      1. BRESSER PEREIRA: DILMA ROUSSEFF É VÍTIMA DE CONSPIRAÇÃO DOS RENTISTAS

        “Eu digo há muito que o problema é político. Que o Banco Central mantém uma taxa de juros real tão alta devido aos interesses dos rentistas e dos financistas que administram a riqueza dos primeiros. E que esses rentistas não são apenas os muito ricos. Há uma grande classe média rentista, que está muito satisfeita com os juros altos. Mais do que isso, exige que os juros sejam altos”, diz Luiz Carlos Bresser Pereira, ex-ministro de FHC; “Isto ficou muito claro em 2012, quando a presidente Dilma Rousseff logrou baixar os juros para 2% reais. A meu ver foi esse o fato principal que fez a classe média tradicional se voltar contra ela, e sua popularidade cair verticalmente em 2013”

        27 DE ABRIL DE 2016 ÀS 07:49

        FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/228505/Bresser-Pereira-Dilma-%C3%A9-v%C3%ADtima-de-conspira%C3%A7%C3%A3o-dos-rentistas.htm

  8. O mandato de Dilma pertence ao povo; só o povo pode decidir seu destino. Tudo mais é pura canalhice.
    Respeitem a Presidenta. Respeitem a mulher. RESPEITEM O POVO QUE VOTOU EM DILMA.

  9. Hoje, Le Monde publica um artigo de Laurent Vidal, professor da Universidade de La Rochelle, cujo título é muito significativo: “Destituir Dilma Rousseff não resolverá nada”. Nada mais verdadeiro. Os defensores do impeachment desencadearam uma crise política grave que já prejudicou muito a economia brasileira. Um novo governo saído desse golpe parlamentar nada resolverá.
    Por Luiz Carlos Bresser Pereira – Professor emérito da FGV onde ensina economia, teoria política e teoria social. Foi Ministro da Fazenda, da Administração Federal e Reforma do Estado.

    FONTE: https://www.facebook.com/bresserpereira/?fref=ts

    1. REAGE, BRASIL DO BEM

      GREVE GERAL JÁ passou da hora!
      E em paralelo o honesto, leal, sapiente e impávido povo trabalhador nas ruas…
      Do contrário, ‘nois’ não mais teremos ‘amanhãs’!
      Complexo assim!

  10. Eleicao e golpe? blasfemia dita por Temer traidor oportunista e ele sim GOLPISTA (citado vinte e sete vezes na Lava Jato) e esse sem adjetivacao que quer sentar na cadeira da estadista Dilma inocente e honesta, esse conspirador comparsa de Cunha e dos trezentos bandidos da Camara, e esse oportunista sem a minima condicao de ser presidente, jamais seria eleito, quer ser presidente no golpe? va as ruas oportunista, nao passa de um conspirador que sempre viveu nas sombras nos conchavos das propinas, invejoso, machista ate a filha professora de direito nao concorda com o pedido de impedimento de Dilma. Eleicao e golpe so na cabeca desse maluco oportunista, ao fazer tal afirmativa ja demonstra sua incapacidade esta desesperado, precisa ser presidente para fugir da Lava Jato, igual ao Cunha se agarra na Camara para fugir as punicoes.PGR, Moro e principalmente o Supremo a ultima trincheira da cidadania, que pelo jeito esta ausente, inerte dormindo porque sera?…Estamos esperando reacao do Supremo para salvar o Brasil desses bandidos!

  11. REAGE, NACIONALISTAS, NAÇÃO DO BEM

    UM POUCO DO QUE SERIAM AS OLIMPÍADAS SOB O (DES)GOVERNO DO COVARDÃO TRAIDOR-MOR &$ O RESTANTE DA CAMARILHA TERRORISTA &$ FASCIGOLPISTA &$ [MEGA]CORRUPTA

    Ao desembarcar nos aeroportos, cada turista estrangeiro(a) receberá uma caixinha de fósforo entulhada de fezes [e nada de esterco! Fezes humanas!]…
    A caixinha abarrotada de fezes envolta por duas fitinhas:
    uma verde e outra amarela!
    E a inscrição:
    “Bem-vindo(a) ao ‘CU(nha)’ do mundo!”

  12. DA SÉRIE ‘SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE GOLPE’!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    CAI O PRIMEIRO MINISTRO DE TEMER: MARIZ NÃO IRÁ MAIS PARA A JUSTIÇA

    O motivo foi a entrevista concedida pelo advogado Antônio Claudio Mariz, em que ele criticou o modelo de delações premiadas usado na Operação Lava Jato; segundo Mariz, o preso não tem vontade, pois sua única vontade é sair da prisão; possível escolha de Mariz foi também criticada pelo procurador Carlos Fernando Lima, que apontou eventual descompromisso do PMDB com o combate à corrupção; incomodado com a repercussão da entrevista, Temer já busca um novo nome para a Justiça

    27 DE ABRIL DE 2016 ÀS 09:08

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/228524/Cai-o-primeiro-ministro-de-Temer-Mariz-n%C3%A3o-ir%C3%A1-mais-para-a-Justi%C3%A7a.htm

    1. NOTA DO MATUTO:

      o covardão AÉTICO TRAIDOR-MOR da nação em frangalhos, Mimimichel TEMERoso, deveria nomear o “juiz” sérgio ‘mor(T)o’ (DEM-PSDB/PR) para o ‘miniSTÉRIO da “Justiça da [IMUNDA] Casa Grande nativa &$ da Plutocracia genocida”!

      Falando a sério!

  13. Ou Dilma FICA ou ela combina com os Brics e chama as Forças Armadas na parada. Essa zorra está indo longe demais. O Brasil perdendo empregos com pautas bombas sendo aprovadas para prejudicar a população e esses Canalhas achando que são donos de votos que nunca tiveram. Nunca vi situação tão absurda, só tem bandido de todos os lados. Requião e PHA estão errados pois não conseguem avaliar a importância de defender a Constituição e o Estado de Direito. PHA dizendo que se a PEC passar Renan negociaria mais poder (?). ACHO que PHA pirou mesmo depois do dia 17, perdeu o tino, entrou no jogo de “mudar tudo pra ficar tudo igual”. DILMA FICA ! É essa a luta justa. Se não der pra DILMA ficar teremos guerra e luta todos os dias até a vitória. PONTO.

  14. Tenho dúvidas se novas eleições agora seriam uma solução para esse terrível golpe. Essa possibilidade só seria válida se fossem eleições gerais, porque se forem só para presidente, não vai mudar muita coisa. O presidente teria dificuldades de governar com esse congresso. E outra, diante da última pesquisa, é bem capaz de inviabilizaram a candidatura do Lula e corremos o risco de ter a Marina ou o Aécio na presidência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *