O desabafo de Jô Soares contra a intolerância fascista a Zé de Abreu e Chico Buarque. Veja

joabreu

Ontem à noite, em seu programa, Jô Soares tomou a palavra, emocionado, para defender o ator Zé de Abreu e o compositor Chico Buarque de Hollanda das provocações que eles – e muitos outros, inclusive o próprio Jô, que teve a rua em frente a seu apartamento pichada com ameaças de morte – têm sofrido nas ruas por parte das hordas fascistas que foram despertadas neste país.

“Esse episódio que aconteceu com o José de Abreu é constrangedor. Um cidadão não pode sair com sua mulher para jantar que é obrigado a ouvir insultos terríveis. Disseram horrores sobre a mulher dele. A reação dele foi levantar e dar uma cusparada no casal, que também é uma reação movida por um ‘não aguentar mais’.
“O Chico Buarque não pode sair de casa sem ser agredido ou ofendido. O Chico é um patrimônio deste país. Eu fico comovido e com vergonha. Feliz o país que tem um Chico Buarque. Um cara que deveria ser reverenciado, mas ao invés disso sai de casa com os amigos e é agredido de uma forma mesquinha”.

Obtive um trecho de sua fala e o reproduzo abaixo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

35 respostas

  1. Ainda se julgam as “pessoas de bem’ deste país. Incentivam o ódio, o fascismo, a intolerância religiosa, de gênero, de raça e classe social. Agridem crianças, cadeirantes, até animais que vestem camisas vermelhas ou bicicletas. Querem a proscrição do PT e a exterminação dos petistas, dos movimentos sociais e centrais sindicais . Defendem o uso de arma, querem impor censura na internet.
    De outro lado o “mal’ está em quem quer mais democracia, mais liberdade, mais igualdade de gênero e social, mais participação nas decisões políticas, mais distribuição de renda, eliminar a pobreza e a fome do país, ter mais educação de qualidade, mais sustentabilidade no desenvolvimento econômico, mais proteção à natureza. Menos guerra, mais amor.

  2. quem provocou isso foi a Globo e a Mídia brasileira.
    Um presidente da câmara de deputados que transaciona na Suíça 441 milhões de reais roubado. Ninguém é punido, mas Dilma é destituída do cargo pelo gangster, por que o STF mandou.
    Tenos vários deputados votando o impeachment pela família e telefonando p/ amante.
    Agora em SP o casal que agrediu Jose de Abreu e levou uma cuspida, não pode processá-lo sabem porque?
    Um grande jornal paulista explica a perda de ímpeto militante desse casal fascista após o ímpeto agressor inicial. O tal “advogado” que agrediu José de Abreu estava no meio de uma traição à esposa, que não pode saber que que ele jantava com outra mulher a ex-modelo chamada Anna Claudia del Mar.no dia em que ambos decidiram dar vazão ao próprio fascismo.

  3. A intolerância é uma moléstia latente em algumas pessoas, que se manifesta ante certas circunstâncias, como, por exemplo, a ineficiência das instituições cujas atribuições é inibi-lá e não fomenta-lá, como vêm fazendo a imprensa, o Judiciário e parcela do MP.

    1. Gilberto vc está corretíssimo é imoral mas vale a comparação, é como uma briga entre torcidas, é incrível, já deixei de falar com várias pessoas por causa de futebol, as pessoas perderam completamente a noção do que é um diálogo, do que é humor e do que é ofensivo.

  4. A hipocrisia do Jô é maior do que ele!
    Desde a metade do primeiro mandato do Lula toda quarta-feira ele e suas meninas não pararam de criticar o governo petista.
    Agora quer limpar a barra para não ficar mal na fita!

  5. O PT prega para convertidos…. Isso é o óbvio ululante! No caso do lixo de abreu o que ficou para a grandíssima maioria é a de um descontrolado que cospe em uma mulher sentada. Agora ou ele janta em casa ou janta com a turminha da seita. Pq ele terá problemas de norte a sul.

    1. José, José…. Você está equivocado, o PT luta pela sua liberdade, acho que você deveria ter um pouco mais de respeito pela pessoa. Não vi, nem vou ver o que aconteceu, leio os comentários somente, a vídeo já está posto, é feito para provocar petistas ou pessoas de alguma tendência de esquerda, provocativos e com alguém sempre com uma câmara a postos para filmar, foi assim com o José de Abreu, com o Chico Buarque (cara o Chico Buarque é o maior patrimônio que nós temos, não é o Neymar não, é alguém que pensa em um país melhor), deputados e petistas como ex-ministros, enfim, tem um monte, veja quantos vídeos deste tipo vc consegue ver ao fazer uma busca rápida no youtube. Acho que o José de Abreu perdeu a paciência, pois ser insultado em um país “dito” democrático, ao estar em um restaurante. Pense, reflita, o que você faria se fosse com você? Eu, agora calmamente viraria as costas para a pessoa e a deixaria falando sozinha, porém no momento o sangue pode esquentar e de repente você dar uma cusparada em uma pessoa, que já foi além do seu direito, essas pessoas deveriam simplesmente votar em outros partido (tem um monte por aí) e deixarem petistas e esquerdistas em paz. Na próxima eleição a gente vê como é que fica, só que tem que saber perder e ver que existe uma maioria de pessoas que enxergam o mundo com outros olhos, enquanto você vê corrupção (que todos os partidos e governos praticaram/praticam e irão praticar) nós vemos mais pessoas fazendo parte do povo, podendo comer carne, ter celular, TV digital, carro , escola para os filhos, faculdade, enfim, oportunidades. Acredite, você nunca irá conseguir nos tirar de nossa visão, para nós ela é muito clara e nem venha com esse papo de que somos corruptos, somos o mesmo tanto que você é, porém queremos viver em um mundo melhor, sem fascismo, sem gente normal que foi abduzida por uma TV gritar impropérios em nosso ouvidos. Somo tão corruptos quanto você, e o nosso partido combate a corrupção, coisa que o seu não faz.

    2. Uma noite dessas, eu vou te encontrar em um restaurante e vou começar a te chamar de filho da puta, a chamar tua mulher de vagabunda e por aí afora, sem cessar, e vou pedir para minha mulher me acompanhar no teu esculacho.

      Não preciso te dizer que espero que tu fiques bem quietinho, “na tua”, pagues a conta e te mandes. Afinal, é isso que você esperava do Abreu.

    3. É claro, porque a cusparada veio do nada, é um evento não provocado, suspenso no vácuo. Típico do ideário do pensamento único: errado é cuspir na cara dos fascistas, agora abordar pessoas em público e xingá-las por suas opções políticas não tem problema, né?

  6. Francisco Costa, você disse tudo. O Jô Velhaco e suas Meninas Velhacas fomentaram ataques a petistas e simpatizantes durante anos a fio. E agora, que a violência ataca a todos sem distinção, tentam tirar os seus da reta. As agressões estão acontecendo há muito tempo, mas a reação apenas começou. Vai piorar. E as confrontações serão frequentes. Quero ver quando essas mesmas velhacas passarem a receber sobras da ira que alimentaram.

  7. O óbvio para nos da esquerda é que os convertidos são vocês, pela mídia. Até o jeito que escreve.

  8. Hoje o Alexandre Maluf Garcia disse em seu comentário que vende para as rádios que todos os ministros desonestos da Dilma serão enviados de volta para a vara do ” MINISTRO MORO”. eu nem sabia que o MORO era ministro. oução seu comentário de hoje. Disse ainda que DILMA já arrumou e limpou as gavetas, ele já destituiu a DILMA primeiro que o senado, realmente o BRASIL, o STF, o CONGRESSO a PF e todos nós somos uma concessão da GLOBO, é triste, mas é pura verdade. A GLOBO destilou o ódio e criou um país intolerante e pago tudo por nós.

  9. Realmente, gosto muito do Programa do Jô, mas quando ele passou a colocar aquelas coxas ridículas, deixando que comentários fascistas ficassem em evidência, desisti de ver o programa. Estamos vivendo uma era de repugnância mútua. Que Deus tenha misericórdia desse país.

  10. A propósito, por onde anda o casal agredido?? Vcs nao acham estranho que até agora a globosta não achou eles pra levar ao JN? Será que estão guardados para o Faustão?? Será que era mesmo um casal casado???

    1. … A dona loura que acompanhava o “advoGADO” parece que é amante do sujeito fascista!
      E, aí, é melhor que a patroa não tome conhecimento do barraco!…

  11. É a geração da inveja facebookiana! É mais fácil ser chamado de “Heroi” sendo um BBB, graças aos poemas do bardo global Pedro Bial, exultando a nobreza de valores e de caráter dos “guerreiros” de sunguinha que aparecem em sequência de “selfies” aplaudidas nas redes sociais como a que mencionei, do que sendo aclamado como um dos mais profundos e imprescindíveis trovadores da língua portuguesa, com sua consciência e visão de mundo translúcidas e com talento inquestionável.
    Quanto mais medíocre, mais se corrobora o “direito” de ser “celebridade” de quem, em situação normal, não seria notado nem pelos seu círculo social mais íntimo. Ninguém quer passar pelo mundo em brancas nuvens. Todos querem deixar sua marca, mesmo que seja um chiclete grudado num monumento, uma garatuja pichada numa construção famosa, uma pose sensual montada sobre uma máquina de lavar ou dentro de uma bacia de lavar roupa. O mundo é grande demais pra se contentar em ser verdadeiramente importante ao próximo, ao mundo que te cerca. É preciso ter “likes”, é preciso sentir-se alguém para este sistema que nos rouba tudo, até o senso de ridículo, e nos dá em troca apenas o sorriso sarcástico de quem te expõe às piores situações, te desqualifica te incentiva a ser um boçal e te exulta pela falta de bom senso, pelo desgarramento de seus vínculos afetivos. Enfim, que te liberta de tudo que possa ferir a liberdade individual e te priva do direito de ser alguém, mesmo que este alguém seja um néscio, já que a possibilidade para tal está aí e, se você não “aproveita” é porque é recalcado, atrasado, aprisionado, moralista, trouxa. Aqueles que são mais permeáveis ao discurso da liberdade – a liberdade de ter o cabelo alisado de acordo com a moda, como mostra aquele comercial com a namoradinha do Neymar – vão igual gado em direção ao maravilhoso reino da demência condicionada. São, sobretudo, a classe média deslumbrada com a vida suburbana norte americana, com o lavar carro de luxo no fim de semana e azarar a vizinha com rádio ligado (tem gente que não transa sem fundo musical desde a década de 80), com a família doriana e as “aventuras” de um universo burguês tão vazio e escatológico quanto um filme B de terror adolescente.
    Toda uma geração foi educada pra viver um universo que não existe, que não lhes pertence. O resultado disto é a inércia social que os torna paradoxalmente insípidos em relação a sociedade que os cerca, enquanto aparecem, para o delírio de seus controladores, como primatas acéfalos, pagando mico para a alegria geral. A compensação desta vida vegetativa é o “causar”, destruindo-se reputações, dando asas à crueldade e à perversidade intrínsecas dos que são logrados pelo mundo ilusório em que se afundaram. É preciso mostrar-se relevante, irreverente a tudo, “revolucionário” em seu niilismo. É preciso resistir ao sentimento de irrelevância. A melhor forma de se fazer isto é desconstruir a credibilidade de quem, por inteligência e por coragem, nunca se deixou deslumbrar pela “vida loka” do mundo artificial e alienante. Matam-se dois coelhos com uma só cajadada: destroi-se quem expõe sua irrelevânciapor análise comparativa e, ao mesmo tempo, torna-se notável por ter feito algo que ninguém, em sã consciência, faria. É assim que se constroi uma “celebridade”. Um ideal de ser humano plenamente adequado aos interesses dos que pretendem controlar a humanidade e impedir qualquer reflexão séria sobre a destruição que causam. O resultado final desta distopia é o que temos: a morte da consciência, de forma limpa e indolor. Mais eficiente que a produção em série de câmaras de gás e fornos crematórios. Bem vindo ao apocalipse zumbi.

  12. ATENÇÃO PARA OS TENTÁCULOS CRIMINOSOS DO PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

    Hoje pela manhã, compareci à sede da ‘Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicação’, Feira de Santana, Bahia.
    Falei para um dos responsáveis pela área de jornalismo das rádios Sociedade AM 970 e Princesa FM 96.9.
    – Senhor, há muito tempo eu deixei de ouvir emissoras de rádio, provincianas e tendenciosas que são!
    Também não assisto as merdas da TV Globo, Bandeirantes &$ o escambau resto da camarilha!…
    No entanto, em função do momento agudo do golpe, passei a novamente acompanhar um pouco a programação jornalística de vocês…
    E pude constatar que o jornalismo que vocês produzem continua medíocre, capcioso e golpista!
    Vocês falam o tempo todo na palavra ‘impeachment’, e nem de longe pronunciam o termo ‘golpe’!
    – Senhor, eu também não concordo, mas se eu manifestar uma posição destoante, serei perseguindo em várias frentes: aqui na rádio, em parte da comunidade, no meio empresarial, no meio político… Por exemplo, a cada eleição eu trabalho numa agência de publicidade… Se eu for a favor da presidente Dilma, no dia seguinte eles cortam o meu nome, e nunca mais trabalharei nestas campanhas partidárias…
    – Eu compreendo a situação profissional do senhor.
    E entendo que este depoimento demonstra cabalmente que há censura ostensiva no meio jornalístico!
    Cumpre esclarecer que eu não estou propondo que o senhor e outros jornalistas se posicionem contra ou a favor do impeachment, concordem ou não com a tese de que a presidente Dima Rousseff cometeu crime de responsabilidade.
    O que estou ponderando é que os programas jornalísticos apresentem aos/às ouvintes as várias vertentes do processo, no sentido de possibilitar às pessoas mais subsídios para analisar os fatos, para que, democraticamente, possam elaborar o juízo de valor.
    Ademais, as empresas de Comunicações somente funcionam/operam por conta de uma Concessão Pública outorgada pelo Estado brasileiro.
    Portanto, a população merece respeito, lembrando também que a maior parte da audiência de vocês procede das pessoas menos abastadas e que serão as mais prejudicadas caso os fascigolpistas consigam concretizar os intentos malévolos deles..
    – Certo, senhor, na próxima reunião, encaminharei as suas demandas.
    – Muito obrigado pela atenção e paciência!
    Ah, irei acompanhar a cobertura jornalística de vocês por mais alguns dias.
    Constatando a persistência da linha editorial facciosa e antipovo, irei ingressar com uma Ação no ministério público – e outra junto ao Ministério das Comunicações.

  13. Muito bonito o desabafo do Jô. Mas de certa forma ele , numa parcela pequena, tem participação desta intolerância em que vive o país, pela sua omissão. Eu deixei de assistir o Jô há muitos anos, só o vejo quanto citado como foi o caso agora. A própria criação destas tais ‘meninas do Jô’ é um destes acontecimentos que ajudaram, pelo seu grau reacionário que é.
    O Jô é um exemplo tipico de quem envelhece e resolve se arrepender do desvio que fez em sua carreira. Acho que chegou tarde demais, o golpe está dado, agora estão só tratando de sua formalização no senado e a seguir no STF.

  14. Gostei do desabafo do Jô. É lamentável essa onda de intolerância que vem assombrando o nosso país. Infelizmente o próprio Jô junto com essas pseudo jornalistas tiveram uma pequena parcela de culpa. Hoje em dia, o que tem de admiradores de Bolsanaro e Donald Trump….

  15. Vídeo com indignação antiga, porém super atualizada neste 2018. Parabéns, Jô. Pena que você esteja fora da mídia para voltar a nos ajudar.

    1. Esse FDP ajudou a chocar o ovo do autoritarismo… Esqueceram do tribunal de inquisição que ele formou com as denominadas ‘meninas do Jô’?!
      Agora que os alvos dos reaças são seus amigos ele vem aparentar indignação… Um FDP!!!

  16. Você podia ter feito muito pela democracia e preferiu ficar brincando com Derico e companhia. Omissão não tem desculpa.

  17. Levanta Jô e ajuda a acabar com essa patifaria de “combate a corrupção”, que dissemina a corrução e premia os corruptos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *