José Roberto de Toledo diz, em sua coluna de hoje do Estadão, que há dois governos Temer.
O primeiro, é o da área econômica, técnico, “montado à imagem e semelhança do mercado com um só objetivo: aplicar o modelo econômico que, na campanha eleitoral de 2014, era defendido pelo candidato derrotado, mas que, após a eleição, acabou adotado verbalmente por Dilma Rousseff – o que ajudou a consumir a pouca credibilidade que restava a ela.”
O dono desse governo é Henrique Meirelles, em sistema de porteira fechada: ele nomeia, prende, solta e não dá satisfação a ninguém.
Toledo está certíssimo, embora a presença de Romero Jucá no Ministério do Planejamento signifique seu recurso para, querendo, criar alguma resistência ao antigo presidente do BC, agora Ministro da Fazenda.
O segundo Governo, diz Toledo, ” é o “político”, montado à imagem e semelhança do Congresso Nacional”, no qual abundam espectros de toda ordem, desde o chanceler-candidato José Serra até o pastor da Industria e Comércio que confunde planta industrial com algo do reino vegetal.
De comum, os dois até agora nada fizeram exceto demitir, anunciar “revisões”, desfazer ou destruir políticas de governo e, na área econômica, preparar um diagnóstico de caos absoluto que justifique propostas de cortes de direitos e aumento de impostos.
Mas há, que me permita Toledo, um terceiro governo. É o governo do “posso ou não posso fazer, a que tempo e a que preço”na Câmara dos Deputados.
E este é de Eduardo Cunha, como informa, expressamente, em O Globo, o colunista Ilimar Franco: “havia um acordo anterior entre Michel Temer e Eduardo Cunha sobre a liderança (do Governo na Câmara)”. Franco não usa outro nome: Temer preferia alguém mais “apresentável” que André Moura, mas recebeu um “ultimato”
A velocidade de aprovação das medidas propostas por Temer é de Cunha e, talvez, dependa do que seja possível fazer para salvá-lo na Justiça.
É por isso que o ministro primeiro de Temer, escolhido antes de todos os outros, é Alexandre de Moraes, da Justiça.
O que ele vai poder fazer, não se sabe. Mas podendo, fará.
Se você acha que Temer se meteu em trapalhadas até hoje, quando se completa a primeira semana de sua usurpação, espere para ver quando as tarefas estiverem sendo cumpridas para além das vinganças políticas.
16 respostas
Eu queria saber o seguinte, cadê o plano de mobilizações da presidente afastada? Cadê a convocação de atos, a confecção de cartazes de denúncia, a organização e a contestação permanentes? Será que falta conteúdo? Não, conteúdo não falta. Só com o desmonte anunciado e parcialmente concretizado por esse governo a presidente afastada e seu partido já têm vasto, amplo, abrangente conteúdo. Mas vão ficar quietinhos? Cadê o Lula? Cuidando do próprio rabo pra 2018? O Lula não fez nada após o impeachment passar na Câmara. Por quê? Vão deixar blogueiros como o Fernando Brito falando sozinhos? Essa, aliás, foi a causa do golpe, e agora parece que querem que seja a causa da consolidação do golpe.
Concordo Juliano.
Pergunto mais, onde está o Stedile, a CUT e os movimentos sociais?
Os petroleiros que iriam parar o Brasil?
Lula sumido, o PT mudo e a Dilma dentro do Bunker.
Tudo muito estranho no Brasil.
O Senado ainda não julgou o afastamento definitivo de Dilma…
Não há um governo no Brasil, existe uma marionete a serviço do Império do Norte, pode-se até chamar de governo de usurpação, mas trata-se de um representante do GOVERNO DE OCUPAÇÃO YANKEE, obviamente mancomunado com tudo de pior que existe no Brasil, de pastores fundamentalistas e hipócritas , passando pelos latifundiários escravagistas e contumazes ladrões e parasitas do Estado até chegar aos mais importantes de todos no processo de desfazimento da Pátria, os entreguistas privatistas.
Para fazer cumprir o roteiro do desmonte da Pátria, vale tudo, de juízes venais e cínicos aos carreiristas de direita ( pois aderem sempre aos mais fortes ) que alçados a ministros do governo de ocupação, como no sinistro governo de Pétain, propõem sempre penalizar os mais pobres e criminalizar todo e qualquer movimento de contestação ao regime.
Mas se esquecem que o Cérberus só pode ser contido nos portões do Hades, onde restava acorrentado, depois de solta a besta, seus atos são imprevisíveis, talvez por isso, regimes como o que propõe Temer podem até durar, mas não se sustentam, na verdade quase sempre enfrentam um tremendo processo de autofagia dada a inoportuna junção de hienas, abutres , serpentes, crocodilos e lobos em espaços pequenos para seus ferozes e insaciáveis apetites.
Nem a mídia, tão crítica e partidarizada , engajada na tarefa primeva de destruir o PT, poderá por muito tempo esconder ou escamotear a podridão reinante do “governo” de ocupação, até mesmo pelo fato da economia não dar sinais de recuperação e com o que se espera de medidas recessivas , prevê-se mesmo um recrudescimento da crise de produção e consumo, agravada ainda mais com uma previsível crise cambial , bancária e financeira.
Aliada a esse quadro desolador , a crise de representatividade do Congresso Nacional e o total descrédito do poder judiciário, dos juizinhos justiceiros de primeira instância até os supremos ministros do supremo tribunal de cinismo federal.
Na salada venenosa, ainda estarão a insatisfação da classe média pão com ovo, aquela que acredita no mercado vendido na Rede Golpe como solução para todos os males, além da classe média tradicional que deve continuar empobrecendo e sentir-se-á traída junto com o povão, que terá que sair da toca quando sentir a lambada nas costas, no bolso e sobretudo , na mesa.
Esse é o xadrez do atraso que cada coxinha terá que encarar olhando nos olhos de seus filhos ! Onde chegam os interesses do Império só há choro e ranger de dentes.
Como é uma máfia que se articularam em torno do poder , todos estão armados e no momento atual estão se protegendo, mas já iniciaram as desconfianças e a tendencia será a de se destroçar pela cobiça.
Rigorosamente falando, mergulhamos no mais pleno desgoverno. Motivo de chacota internacional. E ainda vai piorar.
Análises sobre esse governo, qualquer uma, será sempre uma falácia. O Brasil sofreu um golpe de milícias incrustadas em todas as instituições. Milícias tem por objetivo fazer dinheiro a qualquer custo, principalmente com violência. Um bom exemplo é a loira do sopão do STF ter notificado a presidenta Dilma por solicitação de milicianos da câmara..
O BRASIL TEM ESSES TRES GOVERNOS. ESTAO RECLAMANDO QUE NAO EXISTE UM NEGRO NO MINISTERIADO. EM COMPENSAÇAO O CHEFE GERAL E UM NEGRO BASTANTE CONHECIDO E TAO CANALHA QUANTO OS MINISTROS BRANCOS. CHAMA-SE BARAK OBAMA
Seria uma comédia de erros se não fosse essa tragédia que nos angustia com tantas incertezas, apesar das promessas dos exterminadores de tudo chamados ministros (interinos por enquanto). Como explicar a junção de ministérios de finalidades tão distintas como o da Fazenda e da Previdência Social? Seria mais realista dar o nome mais adequado de Ministério do Mercado Global. E o ministério da Ciência e Tecnologia fundido com o Ministério das Comunicações? Pode ser que um dia seja conhecido como laboratório de inovações, custos e preços a serviço das telefônicas ou talvez uma filial da agência de informações norte-americana. Já a terrível união do Ministério da Educação e com o da Cultura foi a mensagem mais exata para o novo episódio brasileiro “De volta aos anos 1950, um retrato em vários tons de cinza de um novo-velho Brasil “.
“Temer ainda é vice. O presidente é Cunha.”, disse ontem com muita propriedade o dep. Paulo Pimenta.
O link em seguida é interessantíssimo.
http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2016/05/19/erick-vidigal/
O pilantra Michel Temer foi guloso para o pote, achando que ele comeria todo o doce sozinho. Este canalha não terá um só minuto de tranquilidade diante das gangues de marginais que ele nomeou ministros e nem dos bandidos que ele está colocando no segundo escalão do governo.
Michel Temer, canalha, seu lugar é no lixo da história.
A luta mais esperada do UFC, promovida pelo PMDB, e sem sombra de dúvidas,. Cunha X Renan. Temer depende muito do resultado deste confronto. Haverá mortos e feridos e poderá sair cobras e lagartos..Façam suas apostas. Vencerá quem menos TEMER. Terão outros embates, mas, por ora, tá de bom tamanho.
PETIÇÃO PÚBLICA HISTÓRICA
Supremo Tribunal Federal: Suspenda a nomeação dos ministros de Temer alvos da Lava-Jato!
https://secure.avaaz.org/po/petition/Supremo_Tribunal_Federal_Suspendam_a_nomeacao_dos_ministros_de_Temer_alvos_da_LavaJato/?baQHqkb&v=76716&cl=10029241676
NOTA: neste momento tem-se 389.262 assinaturas. Vamos chegar a 500.000
Com um pit bul na justiça, você quer um banho de sangue agora? Pense que eles também estão se perguntando onde está a reação. Se prepararam para decer o cacete, estão prontos mas até agora nada? Calma, tudo no seu tempo. Deixa o povo sentir na pele, independente da globosta e aí teremos um campo forte para a reação.
Sabe aquele coxinha amigo, que trabalha numa grande empresa há muito e por isso já tem um bom salário (que dá pra ter casa própria, carro do ano, vez sim vez não viajava pra “fora” naquelas excursões chamadas pacotes internacionais) e acha que é rico, e que se preparava pra se aposentar daqui a três ou quatro anos, que batia panela, batia penico, batia bumba contra Dilma?
Queria ver a cara dele agora que sabe que vai ter que trabalhar mais dez ou doze anos, e que o maravilhoso salário teto do INSS não será mais corrigido pela inflação. Que vem aí um tarifaço. E que, com o desmonte das grandes estatais e a terceirização indiscriminada seus, deles e nossos também, filhos vão ter empregos precários, de segunda linha. Ou em terceirizadas (até mesmo quarteirizadas), onde atravessadores são donos dos contratos. Ou, mesmo com diplomas e etc, serão CNPJotizados, ficando assim sem nenhuma cobertura trabalhista.
Parabéns coxinhas!
Ah, ia esquecendo. Pode fazer manifestação à vontade à favor do governo junto com o pato Skaf. Já contra, quero ver se tem coragem com esse novo governo.