Dilma fala na Al Jazeera. E por que (ainda) não na TV Brasil?

aljazeera1

Publica Lauro Jardim que a entrevista de Dilma à TV Brasil ainda não foi ao ar por pressão de servidores da empresa.

Não sei se é verdade, espero que não. Verdade, no Lauro, desde a estreia, não tem garantia.

Porque seria o absurdo dos absurdos uma corporação de  jornalistas não querer que algo que é notícia aqui, como é em qualquer parte do mundo, deixe de ir ao ar porque o entrevistador é fulano ou sicrano, ainda mais quando é um profissional com o  respeito que deve merecer o competente Luís Nassif.

Como é um absurdo que se esteja “por definir” a data de exibição de uma entrevista assim.

É a triste situação a que chegou o Brasil.

Todos têm medo.

Medo é incompatível com a prática do jornalismo.

Quem quiser ser medroso vá ser auxiliar de administração, e olhe que conheço muitos deles que não são.

Jornalismo implica em brio.

De que adianta lutar por uma empresa pública de comunicação se a liberdade de informação, nela, fica sujeita a uns camaradas que fizeram concurso e por isso se julgam no direito de dizer o que é notícia.

Goste-se ou não de Dilma, uma entrevista sua é notícia, batam-se panelas  ou batam-se palmas quando ela falar.

É notícia na CNN, é notícia no Russia Today, é notíciacomo você pode ver no vídeo abaixo, publicado hoje pela Al Jazeera.

Se as nossas emissoras comerciais, por razões políticas, não querem fazê-las, é isso o que deveria estar sendo questionado, não o fato de uma TV pública realizar este óbvio dever jornalístico.

Se alguém está pondo obstáculos à entrevista da presidente afastada, estas pessoas não são melhores que os censores.

PS. Por um problema qualquer, o vídeo não havia “subido”. Agora vai.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. Pronto!… Eis a prova que o Caiado queria para latir na comissão de impedimento: “Dilma é terrorista! “.

  2. Deve ser porque os ratos do Palácio Jaburu estão invadindo a dispensa do Planalto e devorando tudo….

  3. A televisão Al Jazeera, está em uma boa parte do mundo, inclusive se a pessoa estiver em qualquer pais europeu, pode-se sintoniza-la e assisti-la. Ela tem correspondente em diversas partes do mundo, portanto é uma TV presente. Em minha modesta opinião, foi um grande erro do PT, não ter trazido esse grande órgão de comunicação para nosso pais, esse, e outros. A legislação não permite Tvs estrangeiras chegarem aqui, através de TV ou redes abertas, mas, TV fechada a legislação não proíbe. Para exemplo nosso, hoje nós temos duas Tvs estrangeiras de esporte de canal fechado, que competem com nossas redes. Acho isso salutar, no mundo todo isso existe. Se nós tivéssemos outras redes de TV estrangeiras aqui, não teríamos esse apagão de informação que está ocorrendo no Brasil, o véu está sendo levantado, graças a internet, aos blogueiros progressistas e aos correspondentes estrangeiros, que vão municiando os jornais e Tvs de fora do pais. Um pais só se encontra na sua madureza democrática, quando há infinitas formas de informação para seus cidadãos. Em tempo: Pode-se ter uma lei de regulação e democratização da mídia, pode-se ter uma TV pública, mas, um governo que entra, isto vale para qualquer pais que ainda não chegou a sua plenitude democrática, se ele tiver vontade e maioria parlamentar ele põe no chão as duas. Isto é muito fácil em qualquer pais que ainda não chegou a um estágio de democratização mais avançado. Mas, para um governo qualquer envergar e quebrar uma grande Tv estrangeira, ele vai pensar duas vezes, pois isso implica um custo político altíssimo.

  4. Li não lembro onde que a entrevista não iria ao ar de imediato porque o contrato Nassif-EBC havia sido suspenso quando o cupincha do Cunha assumiu.

  5. Ótima entrevista. Dilma como sempre clara em sua posição e na sua luta pela democracia. Ela respondeu muitas das nossas perguntas tb, principalmente no final, quando assumiu sua culpa de não ter enfrentado os absurdos e as distorções provocadas pelo sistema politico de coalizão. Com sua volta o debate para a reforma política deve ganhar força. Teremos estão Lula na próxima semana como entrevistado; vai ser interessante escutá-lo nesse momento.

  6. Se funcionários da emissora não querem que façam uma entrevista com Dilma, é porque estão tentando evitar uma armação contra a presidenta. Um novo desenho para a TV Brasil com certeza já tinha sido feito pelos golpistas. A recondução ao cargo do chefe da EBC não terá tido tempo para reajustar a situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *