A escuta de Lula x Dilma não vale, mas vale. Moro usurpou competência, mas tudo bem

teori3

A decisão do Ministro Teori Zavascki, desqualificando como prova o diálogo gravado entre Lula e Dilma em interceptação telefônica determinado por Sérgio Moro e por ele divulgado remete a algumas questões bastante cartesianas.

A primeira é que está obrigado o STF a declarar nula a decisão, ainda em vigor, de Gilmar Mendes que impediu Lula de tomar posse na Casa Civil quando nomeado por Dilma, pois se baseou em elementos que não têm, como se viu, validade jurídica.

Igualmente, se o STF tivesse algum compromisso com a Justiça, estaria derrubada sua nova “jurisprudência” de que não cabe Habeas Corpus contra decisão monocrática de um de seus integrantes, porque isso permitiu que, apesar da “fumaça do bom direito” e do perigo na demora de seu exame, se causassem prejuízos irreversíveis, como está evidente que se causou.

Ministros que fossem pessoas de bem estariam agora angustiados com o mal que causaram com sua omissão ou, ao menos, procrastinação.

Como não parecem estar nem um pouco angustiados, deixo ao leitor o julgamento sobre que tipo de pessoas são.

Segunda questão é a devolução do caso a um juiz que não teve pudor em cometer uma grave violação, usurpando a competência de uma corte superior, para conseguir o efeito midiático de uma divulgação escandalosa de diálogos entre o ex e a atual presidente.

Foi um “erro material”, um “ligeiro deslize”, uma “impropriedade”?

Ora, é evidente que o que se fez foi feito com um objetivo político, a partir de uma conclusão já pré-formada, de que a nomeação visava uma suposta “blindagem”  de um Lula culpado, na iminência de prisão, mesmo antes de ser, sequer, declarado réu.

Nada impede que o Dr. Moro, querendo, acolha  “com as devidas vênias” a manifestação de Teori Zavascki e mande prender Lula com base nas mesmas razões que foram desqualificadas pelo STF, desde que não o escreva explicitamente.

Desvios procedimentais desta natureza deveriam implicar, de imediato, no desaforamento do inquérito para outra Vara Criminal, onde o juiz não estivesse maculado por algo que é uma evidente “armação” para comprometer o investigado, que nem réu é, aliás.

Ou alguém tem dúvida que o juiz Moro já considera Lula um criminoso, ao ponto de divulgar seus diálogos telefônicos,  sem que haja acusação formal ou, sequer, apresentação de defesa?

Se um juiz não hesita em expor-se a divulgar uma gravação duplamente ilegal – pois a escuta já havia tido a interrupção determinada por conta da avocação pelo STF do processo e porque envolvia pessoas fora do  alcance de sua jurisdição – está claro que o fez por ter convicção formada e contar com o impacto público que isso traria.

Este juiz é isento?

Achar que sim é uma conclusão possível apenas para os idiotas. Ou para os que os fingem ser, para encobrir o que são, de verdade: cúmplices covardes do partidarismo judicial.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

33 respostas

  1. Se algum dia Dilma tiver acesso à TV e a deixarem falar alguma frase até o fim, ela terá de falar uns bons cinco anos ininterruptamente para conseguir explicar o seguinte:

    “Como é que uma presidente recordista de popularidade, com dezenas de obras importantes para a maioria pobre do país, nas vésperas de serem inauguradas, com diploma de economista (algo inédito num presidente brasileiro) conseguiu ficar numa situação pior que a da maioria dos traficantes procurados pela policia no país?”.

    Essa pergunta… Como é que ela conseguiu…

    1. essa é de estarrecer a principio.
      Mas a rigor nao é misterio, nem dificil explicar:
      Havia “fora” uma coisa chamada Fed, juros da economia desse Fede, e movimento livre de capitais internacionalmente.
      Havia ”dentro” uma esperança de melhora, e de apaziguamento a midia nativa com republicanismo e dinheiro, somada ao medo de investir forte numa TV propria do governo federal.
      So isso, que absolve Dilma, foi o suficiente.

  2. A questão é onde não tem organização criminosa nesta republiqueta de bananas ? Tá tudo dominado. Homens da lei que ignoram as Leis são piores que bandidos.

  3. Welson,
    Fique mais esperto, não seja um propagador de fofocas mervais. Adjetivo novo para a Academia de Letras.

  4. Logo, logo, dileto blogueiro, você, que passou de bater em Cunha e começou a bater em Temer, vai parar de bater em Temer e passar a bater em Moro. Blog previsível esse seu!!!

    1. Sé previsível por que lês? Estás todos os dias aqui. Vai ler a Veja que é muito imprevisível… hehehehe. E o blogueiro está batendo em políticos de extrema-direita: Cunha, Temer e Moro.

      1. Pergunta que dá nó na cabeça dos esquerdóides: como uma presidente de esquerda teve por dois mandatos um vice de “extrema-direita”?

  5. Segundo interpretacao do texto de Esmael,
    Pode se esperar novo show na Globo estrelado por Moro, para estimular a votação do senado para confirmação do golpe. Assim como foi feito na votação da Camara.

  6. A desmoralização e acumpliciamento a atos criminosos por parte do tribunal do Moro e desse stf é de uma clareza de luz solar, portanto não devemos respeitar decisões desses órgãos aliados ao golpe e a implantação da ditadura midiatica-judicia-parlamentaristas contra o povo brasileiro.

  7. Está claro, que o vasamento da escuta telefônica entre Dilma e Lula, foi propositadamente, se Lula assumisse o ministério, Dilma se fortaleceria, vários deputados iriam desistir de votar a favor do golpe. Foi tudo jogada de mestre.
    Um homem que fez tanto pelo Brasil, como o Lula, ser tratado como bandido e, pior, sem prova.
    O plano e conspiração para o golpe, já estava sendo arquitetado por todos eles.

  8. A coisa tá na seguinte situação: todo o poder judiciário precisa ser dissolvido. Agora, depois que o vazamento do grampo ilegal fez todo o estrago pretendido me aparece ministro do stf com conversa mole? “Nosso” judiciário não vale nada. A gente nem pode chama-lo de “nosso”, porque, na verdade, o judiciário é “deles”. Só uma revolução autêntica, que poderia ser feita através do voto caso o eleitor fosse esclarecido e não apenas zumbis descerebrados que a mídia manipula como quer, pode colocar o país nos trilhos.

  9. … Ou seja, o STFede reconhece o crime hediondo perpetrado por um juizeco de primeira instância, e a sanção aplicada é remeter as investigações insustentáveis contra o eterno presidente Lula para o mesmo tirano seletivo e (ir)responsável pela ‘Guantánamo do Paraná’!…

    Lá isso é suprema corte, siô?
    corte absolutamente ÍNFIMA, isto sim!
    “Os supremos ‘beiços do Cão’ que o digam”!

  10. … Sim
    Teori,
    e sobre a prisão
    do ‘CU(nha)’,
    do ‘Jucá(i)’,
    do Réunan,
    &$ do “santo” José SAIney?

    Ou o senhor vai esperar a brevidade (sic) anunciada do resultado da ‘Comissão de Inquisição do golpeachment’ mais vagabundo &$ mais descarado da história universal?
    Ou ainda, “não vem ao caso” da prisão do ‘CU(nha)’ versão antro/covil senatorial?

      1. … “supremo” Teori Zavascki, caso o senhor respeitasse a história do melhor presidente da história do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva… Caso o senhor respeitasse a maioria do povo trabalhador brasileiro, a parcela trabalhadora honesta e hígida da nossa sociedade… O senhor mandaria o fascista “juiz” sérgio ‘mor(T)o’ [DEMo-PSDBosta/’Guantánamo do Paraná’] tomar no ‘CU(nha)’!…

  11. É mais uma das tantas aberrações jurídicas que estamos presenciando. Alguém tem dúvida que o Lula deve ser preso ainda no decorrer da semana? Vamos aguardar.

  12. … E agora “supreminho” ‘gilMAU [seletivo!]’ do *octadelatado ‘Aécim’, o [eterno] presidente Lula já pode ser ministro do governo da presidente LEGÍTIMA Dilma Vana Rousseff?
    *ou já será, por enquanto, decadelatado?…

  13. Moro me lembra uma criança mal educada e mimada, que todo mundo passa a mão na cabeça. Sua atuação profissional se afeiçoa mais a um feitor do que a de um um magistrado.

  14. Prezado Fernando, seu post se mostra coerente com valores de justiça, oportuno, e de coragem impar face ao revanchismo ora instalado nas hostes jurídicas que se mostram desprovidas de qualquer pudor para atingir quem conteste qualquer de seus atos. Inclusive aqueles que estabelecem o pernicioso corporativismo mercenário, em busca de remuneração extravagante para funcionários públicos brasileiros. Sou totalmente solidário com este post, entendi como criminosas a divulgação de sigilosa conversa com Dilma e quebra de sigilo de assuntos não relativos a lava-jato de Dna. Marisa.

  15. AFRÂNIO, concordo plenamente con você. Já imaginou entrar para a história por ter prendido o Lula? Seria a glória para qualquer togado. Mas, lá na frente., quando toda a verdade vir à tona, a vergonha de ter sido enganado por políticos ladrões, aos quais nunca investigou, apesar de inúmeras denúncias, vai ser muito maior que a glória passageira. E nossa mente é o nosso maior juiz. Resta saber se os togados terão capacidade de auto crítica.

  16. parece me que acessaram o Ministro Teori . Até então dormiam em suas gavetas e em cima da mesa e continuam dormindo , primeiro o afastamento de Cunha meses antes da votação na câmara , depois o pedido de prisão feitos pelo procurador da republica dos canalhas do PMDB e inclusive Cunha já a bastante tempo .
    Com menos de uma semana um pedido do procurador para devolver o processo de Lula para Curitiba , foi atendido prontamente , rapidamente . Teori sabe o que tá fazendo . Estão muito enganados Jucá , Renan e Sarney ou nós fomos enganados .

  17. Sr.Fernando.Não li a matéria,somente o titulo.Para mim já basta,desde que mencione algo relacionado a atitudes do STF.O S.T.F.,é um partido político da DIREITA,e remunerados às custas dos pobre,maioria do país.E são nababescos salários,que servem somente para alça-los às ante-salas dos PALÁCIOS DA BURGUESIA,DONDE NÃO SAEM JAMAIS.Adentrar aos outros cômodos,não lhes é permitido e somente estão satisfeitos,quando vêem um BURGUES SORRINDO.Isso lhes basta,são a escória dos PUXA SACOS.Trata-los de outra forma,é INGENUIDADE!

  18. Inauguram no país,essas figuras,o fenômeno do TRUMPTISMO,nova ideologia nascida ao norte do território estadunidense,na América do Norte.

  19. Vamos, no mínimo, ser técnicos: o grampo e o vazamento da conversa do Lula com a presidenta da república interdita o sr janot e o sr moro de processar o Lula, já que se mostraram tão parciais quando da gravação criminosa.
    O Lula já não pode ser julgado por um destes dois.
    Mas se grampeamento da presidenta é crime, se vazamento é crime, se tentar de maneira ilegal prejudicar um cidadão em um processo é crime: então estamos falando de que? Quem deve ser levado às barras?

  20. BRASILEIRO, SE VC ESTÁ CONTENTE COM QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PAÍS, FIQUE EM CASA ASSISTINDO A GLOBO E SEU CARTEL. NÃO VAMOS FICAR PARADOS. O GOLPE ESTÁ SENDO FINALIZADO, SÓ FALTA A VOTAÇÃO NO SENADO E DEPOIS DESTRUIR A CLT. TRABALHADORES, VAMOS MOBILIZAR, GREVE TOTAL, GREVE GERAL.
    A PÁTRIA DOS TRAIDORES É O DINHEIRO SUJO DERIVADO DE PROPINAS, RESULTADO DO ENTREGUISMO, POLITICOS EGOCÊNTRICOS QUE SE AUTOVALORIZAM SEM MERECIMENTOS, JUÍZES SABOTADORES DA DEMOCRACIA, BANQUEIROS LADRÕES E MÍDIA CARTELIZADA, CAUSANDO O EMPOBRECIMENTO E VASSALAGEM DO POVO DO BRASIL.
    GREVE TOTAL. GREVE GERAL. FORA GOLPISTAS TRAIDORES. “BRAVA GENTE BRASILEIRA!…” O hino da independência do Brasil tornará realidade. Temos que ficar livre dos inimigos, e agora nossos inimigos estão também dentro de nosso país, são GOLPISTAS. Este hino que deveria ser o hino nacional https://www.youtube.com/watch?v=tB2sAZQu8v0. VAMOS COLOCAR OS BLOCOS NAS RUAS! VAMOS OCUPAR NOSSOS ESPAÇOS. Agora estamos dependentes de GOLPISTAS, todos envolvidos em crimes e ENTREGANDO NOSSA SOBERANIA E DIGNIDADE. A pátria tem de ficar livre de golpistas e traidores. BRASILEIROS LEVANTAI-VOS. FORA TEMER. FORA CONGRESSO DE TRAIDORES.

  21. Agora os procuradores aecistas e fanfarrões e o juiz da Guantánamo brasileira vão recomeçar a odiosa perseguição ao Presidente Lula. Os deslumbrados procuradores vão querer se vingar com a denúncia de Lula ao CNMP e o juizeco vai querer provar que é homem bastante pra prender o consagradíssimo ex-Presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *