Os dados da Petrobras divulgados hoje e relativos ao mês de junho, comparados aos divulgados semana passada pela Agência Nacional do Petróleo, referentes a maio, permitem estimar que a produção do pré-sal deve ter saltado de 37% para 40% do óleo produzido no país.
O pré-sal passou, segundo informa a Petrobras, de 1,146 milhão de barris de óleo-equivalente (petróleo + gás natural) para 1,24 milhão, crescimento de 8% em um mês.
Isso representa quase 42% do petróleo e gás produzidos pela Petrobras no Brasil (descontada a produção dos poços no exterior) que respondem, por sua vez, por 94% da produção nacional.
No segundo semestre, novos poços entrarão em produção na área central do campo de Lula, com a ligação ao navio-plataforma Cidade de Saquarema, que começa a operar ainda este mês, com a sucessiva inteligação de poços sendo feita ao longo dos próximos meses, até atingir sua capacidade de 150 mil barris diários e a do Cidade de Caraguatatuba, que liga em agosto o seu primeiro poço na área de Lapa – que entra em exploração comercial, com um sistema com capacidade para até 100 mil barris diários.
Isso significa que, no último trimestre de 2016, o pré-sal ultrapassará a marca de metade do óleo produzido no país.
E a um custo ínfimo de produção, que já ficou abaixo, no primeiro trimestre de 2016, de 8 dólares por barril.
É o que vão surrupiar ao Brasil.
7 respostas
8 dolláres o barril, na Arábia Saudita com poços em terra com pequena profundidade 5 dollares e é o mais barato do mundo.
Vi agora os resultados da Transpetro, faturamento bruto de 9,5 bi em 2015, lucro líquido 1 bi. Querem vender por 10bi a empresa que é estratégica na cadeia do petróleo para fazer frente as bondades com as castas de elite no Brasil. Com o aumento de produção pelo pré-sal com certeza o faturamento vai acompanhar nos próximos anos. Abrir mão de um patrimônio nacional por um preço que em poucos anos ele é levantado pelo lucro é má fé destes que golpearam o poder.
É estarrecedor ver o que estão fazendo com o Pré-Sal.
À luz do dia, querem doar uma riqueza de 9.000.000.000.000 de dólares que pertence ao povo brasileiro e os “homens de bem” do país aplaudem.
Será que não passa pela cabeça da pretensa elite do país que o dinheiro que vai se embora seria bom para toda a população e não só para os pobres?
A visão de predador da elite financeira do país é ainda a mesma dos primeiros portugueses que chegaram aqui: dilapidar, levar o que der e que se danem os outros, que se dane o país.
Entregam o Pré-Sal em troca de favores e migalhas.
Além de querer entregar o pré-sal, Serra continua dando vexame no exterior. A Venezuela vai assumir a presidência do Mercosur, de acordo com o tratado que o rege, mesmo com a oposição da “chancelaria” interina e golpista de Serra que é acusada de desconhecer as normas fundacionais do Mercosur. Mais uma derrota para a coleção de gafes internacionais de Serra:
http://mundo.sputniknews.com/americalatina/20160711/1061819831/venezuela-mercosur-presidencia.html
É bom lembrar que o petróleo do pré-sal no Brasil foi descoberto e explorado nas gestões de Lula e Dilma, apesar da tentativa da oposição demo-tucana de inviabilizar essa iniciativa. FHC quase privatizou a PetroBRAX. Foi preciso que Lula recomprasse as ações vendidas pelo entreguista. Portanto, é justo dizer que somente nos últimos 10 anos, graças a Lula e Dilma, a Petrobras, via pré-sal, duplicou a produção de petróleo e gás do país. E que o escândalo de corrupção, que deve ser combatido, de maneira alguma pode empanar este feito positivo alcançado pelo esforço de milhares de trabalhadores da Petrobras e pela vontade política e estratégica dos governos do PT. Que agora a direita golpista e sua mídia quer entregar (doar) para os grupos estrangeiros. Fora Temer!
Se precisar dou meu sangue para proteger o Pre sal destes plutocratas alcoviteiros; Se isso é ser “terrorista” prefiro ser chamada de cidadã Honesta, NACIONALISTA, COM eterno amor ao PAIS.
Como tem ignorantes na turma do Facebook.
A Petrobrás já confirmou o baixo custo e a alta rentabilidade do pré-sal, mas os trouxinhas vira-latas mas aceitam.
Bom mesmo é a Chevron poluidoras.