Vou esperar que alguém com um francês melhor que o meu, ginasiano, para traduzir os detalhes da entrevista de Lula ao francês Liberation.
Mas a chamada, “Os pobres são a solução”, que seria parte de suas declarações, traz-me à mente uma divertida e sábia história que ouvi algumas vezes de Darcy Ribeiro.
Dizia ele que o Japão, no século passado, reuniu suas elites para imaginar o que poderiam fazer para que um país mal-saído do feudalismo, pudesse desenvolver-se.
Reuniram-se os “principais’ em torno de uma mesa e um deles perguntou:
– Nós temos muita terra?
– Não, responderam todos, que sabiam ser o Japão uma pequena ilha e, para piorar, montanhosa, o que reduz muti a área agricultável.
O mesmo cidadão insistiu:
– Temos muito minério?
A resposta, claro, foi negativa, porque a produção mineral do país é uma titica. O petróleo produzido por lá representa 0,5% do que é consumido. Isso mesmo, meio por cento.
Então, um dos integrantes da reunião pergunta: mas afinal, o que é que temos com fartura?
E um de olhinhos puxados, quietinho lá no fundo da reunião, diz: o que nós temos em grande quantidade é japonês.
– É, japonês.
E o Japão saiu das ruínas de 2a. Guerra para ser, nos anos 70, a grande expressão emergente da economia mundial.
Só perdeu protagonismo por conta da China até porque, afinal, tem muito mais chinês que japonês.
A elite brasileira continua enxergando o povo como uma problema: quer comer demais, que comprar demais, que ter saúde, educação, serviços públicos, aposentadoria.
Se fizerem uma reunião igual à dos japoneses aqui, é bem capaz que, se perguntarem qual o grande problema do Brasil, há de ter um que, lá do fundo diga: tem pobre demais.
10 respostas
… Já passou da hora de o honesto povo trabalhador brasileiro ocupar aquele antro/covil senatorial!
E ‘vazar’ fezes humanas, esterco, estrume… Nas dependências daquela sala IMUNDA onde funciona a tal “Comissão Inquisitorial do ‘golpeachment’ mais vagabundo, descarado &$ safado da história mundial”!
Afinal, quem paga os altos salários daqueles(as) moleques/molecas [supostos(as)] senadores(as) nazigolpistas?!
Sem contar “a licença” para ‘elles/ellas’ roubarem milhões do erário, além de sacanearem com a nossa cara de otário!
NOTA:
dileto(a) leitor(a), por favor, não me repreenda pelas palavras chulas!
Ou aceitarás que aqueles(as) cretinos(as) respeitam alguma coisa!
E com a ‘Jana da Jararaca R$ 45.000,00 do PSDBosta Paschoal’!
E com outro DEMoTucano, o “Miguel Reale ‘Senior'”, filho de um fervoroso Integralista, ou seja, filho de um fascista!
Às favas os eufemismos!
… Por coincidência, observe o que eu acabei de ler agora:
Os autores do pedido de impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff entregaram nesta terça (12) as alegações finais da fase intermediária do processo de afastamento dela à comissão do Senado que analisa o caso; no documento, os juristas Hélio Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior voltaram a afirmar que Dilma cometeu crime ao editar decretos de crédito suplementares e ao praticar pedaladas fiscais; documento ignora assim o parecer do Senado e o documento emitido pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal, que atestam inocência de Dilma
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/243584/Em-novas-alega%C3%A7%C3%B5es-finais-acusa%C3%A7%C3%A3o-ignora-pareceres-da-inoc%C3%AAncia-de-Dilma.htm
NOTA:
estamos lutando contra BANDIDOS(AS) INESCRUPULOSOS(AS) da pior espécie ou não?
“E ‘vamo’ deixando!”
Aqui, se houver uma reunião do Temerrato – o Governo dos Corruptos para elaborar planos para as novas jogadas, o diálogo será:
– Temos bandidos suficientes?
– Temos (coro)
Sem querer tirar o mérito destas genialidades, queria acrescentar, também com muita simplicidade: precisa fazer contas?
E o DESGOVERNO INTESTINO DA EXCLUSÃO SOCIAL segue cambaleante com suas pautas retrógradas e entreguistas. País estranho esse Brasil, enquanto temos uma discussão dogmática e quase doentia de tão obsoleta sobre a questão do aborto, esses EXCLUDENTES DE MENTES TÃO PEQUENAS estão se lixando (para não usar outra palavra) para os VIVOS e tão pobres que não mais que sobrevivem. Por isso : FORA TEMER!
Jose Carlos Silva a elite brasileira é incompetente, ignorante e boçal. Compare o comportamento recente do pulhazinha herdeiro da folha num seminário sobre a imprensa brasileira em londres. Essa oligarquinha paulista é tão boçal que chega a ofender uma jornalista inglesa extremamente profissional e tão competente que demonstrou conhecer o brasil mais que o próprio vigaristazinho que, sem querer fazer trocadilho, entrou numa fria. Com a costumeira falta de profissionalismo e excesso de boçalidade respondeu como um filhinho de papai burro. Esse imbecil num caso antigo fartamente conhecido encheu o saco do lula num jantar em que ele, o lula, era convidado do pai dele, o pulhazinho, porque o lula não falava inglês. Pois, neste seminário mostrou o quanto o inglês dele é constrangedor.
O outro exemplo foi o jagunço das “relações internacionais” da quadrilha ds fiesp. Esse então foi mais vergonhoso que o vigarista da folha.
Compare agora o comportamento interno e externo do LULA e um banho de educação e inteligência. Essa é a razão do ódio desses boçais contra ele. Lula expõe o nível de inteligencia baixíssimo desses ignorantes.
Um dos sujeitos lá do fundo da sala que diria que o Brasil tem pobre demais seria o presidente da república do Paraná, o sr Moro.
Esse é o ovo de Colombo dos países escandinavos e do Japão. Investe-se no povo e o retorno é alto em produtividade, coesão social, segurança. De quebra, economiza-se em penitenciárias, policiamento, arame farpado e vigias.
Nossa plutocracia não entende que a sociedade não é um jogo de soma zero. Se os menos favorecidos tiverem acesso a educaçã, saúde e saneamento, vão ajudar aos mais favorecidos. A plutocracia ganharia se investisse numa tributação progressiva, no apoio aos mais pobres e em saltos qualitativos em educação e saúde. Infelizmente comportam-se como seus ancestrais, os senhores de engenho no século XVIII. Acha que quanto mais pobre o povo, mais barata a mão de obra no engenho de cana de açúcar.
Tudo que falo da globo como agente destruidora das instituições e do país poderia ser exemplificado pelo ódio que ela sempre teve do Lula, do Darcy e do Brizola.
Se estivessem fossem mais recentes também Oedro II e Joaquim Nabuco também estariam sendo caluniados.
A entrevista …
http://www.brasil247.com/pt/247/poder/243634/Lula-ao-Libération-os-pobres-são-a-solução.htm
Lula é uma figura mesmo, ele manda ver e não foge de nenhuma pergunta. No final ele conta como na sua primeira reunião do G8 em 2003 ele disse ao Amorim que não ia se levantar para receber Bush que havia chegado e que todos tinham se levantado (ele diz que pensou que era Deus que estava chegando). Disse ao Amorim que iam ficar sentados e que Bush que viesse lhes comprimentar. E de fato Bush assim o fez ! Esse Lula é mesmo um cara arretado ! Se todos brasileiros assim se comportassem, com dignidade e sempre se valorizando em vez de lamber as botas dos gringos, acho que ja seriamos uma das primeiras potências mundiais hoje. So’ o Lula mesmo pra levantar o moral. E ele vai à luta como sempre, além de dizer que confia que Dilma tem chances de voltar !!! Oh la la … Muito Axé !!!