Fracassa o golpe na Turquia. Quase 200 mortos até agora

turc

O brigadeiro Umit Dundar, escolhido chefe provisório das Forças Armadas durante a noite general Hulusi Akar, chefe do Exército turco, ser detido  pelas forças do golpe, fez um pronunciamento, minutos antes das seis da manhã,  dizendo que fracassou a tentativa de deposição militar do Governo do país.

Segundo o The Guardian , referindo-se a quatro golpes anteriores da Turquia nas últimas décadas, Dundar afirmou que  “irreversivelmente se fechou o capítulo de golpes militares.”

“As pessoas tomaram as ruas e expressou seu apoio à democracia. Turquia exibiu uma cooperação histórica entre o governo e as pessoas. A nação nunca vai esquecer essa traição. A Turquia  irreversivelmente fechou o capítulo de golpes militares (…) Vamos continuar a servir o povo. Eu gostaria de agradecer a todos os partidos políticos e os meios de comunicação por  seu apoio à democracia. Aqueles que traíram  seu país não ficarão impunes”.

Dundar teria apresentado, segundo  jornal, um balanço de 194 mortes: 41 policiais, dois soldados,47 civis e 104 pessoas descritas como “golpistas”. Há no site diversos vídeos, alguns bem fortes, de soldados sendo detidos por civis e policiais, vários deles  sofrendo espancamento, mesmo depois de renderem-se e estarem dominados.

O primeiro contem imagens impressionantes de uma multidão avançando apara retomar o controle da ponte sobre o Bósforo e se lançando ao chão, quando são ouvidos disparos. Duram pouco, mas não se sabe ainda precisar o que produziram em mortos e feridos.

Várias testemunhas, ouvidas pelos jornais internacionais dizem que a reação popular só ocorreu depois que o presidente Recep Erdogan apareceu na televisão (veja  o post anterior) e disse estar no comando do governo, apesar do aparente domínio golpista sobre Ancara e da detenção do seu comendante militar.

O CENÁRIO

Para ajudar a compreender o quadro na Turquia, transcrevo abaixo a tradução-resumo, feita pelo professor Nilson Lage, de um artigo no Asia Times:

O país vive o que pode ser descrito como “bolha de consumo” comparável à bolha do ponto-com do início do século e à bolha dos derivativos, em 2008, nos Estados Unidos: o crescimento do Produto Interno Bruto vem sendo mantido graças ao endividamento das pessoas em um nivel tal que não poderá ser sustentado por muito tempo.

Uma crise étnica aponta para a divisão do país. O crescimento acelerado da população de etnia curda, que aspira à independência, contrasta com a redução da natalidade entre os da etnia turca (turcos e aculturados): à medida que os hábitos ocidentais foram sendo introduzidos e as mulheres conquistaram posições de independência financeira, cresceu a rejeição à estrutura tradicional da família muçulmana nas principais cidades turcas e muita jovens optaram por não casar e não ter filhos: é o que mostram os dados. (Obs: há vários gráficos sobre isso no  Asia Times)

O governo muçulmano moderado enfrenta a dupla oposição dos de religião mais tradicional e dos que aderiram ao modo europeu de vida. A politica de apoio disfarçado ao califado islâmico no Iraque e na Síria foi rompida, sob pressão da União Europeia e diante da crise dos refugiados – ruptura que se evidenciou em recente atentado de radicais muçulmanos em Ancara.

No plano político, a integração à Europa tende a reduzir o papel do Exército, que desde o golpe de 1980 ocupa espaço importante na vida turca. A resistência civil ao golpe deve-se, provavelmente, tanto à memória da melhoria das condições de vida em anos recentes quanto à motivação religiosa da base popular, de maioria muçulmana. 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

38 respostas

  1. ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM

    A Turquia de hoje poderá ser o Brasil de ‘amanhã’!

    … E se os nazigolpistas, digamos, ‘light’ daqui – literalmente ‘desMOROlizados’ – resolverem recorrer às armas?
    E os milicos verde oliva já estão sendo cooptados, e até mesmo por razões ideológicas!

    NOTA FÚNEBRE:
    ninguém de sã e liberta consciência imagine que a QUADRILHA mafiosíssima que usurpou o poder interinamente irá respeitar qualquer resquício de preceito democrático e/ou civilizatório!
    Preparemo-nos, pois!

  2. Da Série ‘Somente não é tragicômico porque é golpe’!
    E o golpe mais vagabundo &$ descarado da história universal!
    Infelizmente, a notícia somente não é mais alvissareira porque o LIBANÊ$$$ usurpador decorativo TEMERário/TEMERo$o do ‘CU(nha)’ não está acompanhando a delegação dos nazigolpistas na Turquia sob um análogo golpe de Estado!
    SINISTRO da ‘CUrtura’ está bebendo do mesmo veneno que a QUADRILHA ‘delle’ destilou aqui na “Republiqueta do ‘CU(nha)’ do Mundo”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    MINISTRO DA CULTURA E EQUIPE DO IPHAN ESTÃO ISOLADOS EM HOTEL DE ISTAMBUL

    O ministro da Cultura do governo interino, Marcelo Calero, está em um hotel de Istambul, na Turquia, sem poder sair; uma equipe do Iphan (Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional) está com o ministro; eles estão lá para uma convenção da Unesco; o país é alvo de um golpe militar

    15 DE JULHO DE 2016 ÀS 19:52

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/244276/Ministro-da-Cultura-e-equipe-do-Iphan-est%C3%A3o-isolados-em-hotel-de-Istambul.htm

  3. TESTE INCRÍVEL!

    “O governo brasileiro insta todas as partes a se absterem do recurso à violência e recorda a necessidade de pleno respeito às instituições e à ordem constitucional”.

    Quem tem a capacidade transcendental de adivinhar o nome do sujeito que assina a nota acima?

    A resposta:
    o chanceler interino, DEMoTucano *José (S)erra, em comunicado divulgado pelo Itamaraty, defendendo respeito às instituições
    *nazigolpista – e um dos mais irresponsáveis diretos pela infame tentativa de entrega do nosso pré-sal aos gringos, crime hediondo de lesa-pátria

    E o nosso nariz de palhaço padrão Itu?
    No leito da morte prostrado em um maca de UTI de algum Serviço de Urgência e Emergência em Otorrinolaringologia enquanto houver SUS!

    1. Esse safado disse em Portugal naquele palestra que Gilmar Mendes compareceu que o golpe no Brasil precisaria das forças armadas.

      1. Somos um povo frouxo sem auto-estima e não sabemos tratar como se deve golpistas que p/ mim na bala ou facão.

  4. A Turquia fez escola em como tratar os golpistas. Só aqui que golpista sai como heroi, ou como diz os coxinhas “meu malvado favorito”

    1. [Na Turquia] Soldados que tentaram o golpe se rendem

      ***
      … Aqui, no Brasil, corruptos que perpetraram o golpe se assanham e destroem a nação e o povo a reboque!
      E nem um badogue para incomodá-los!
      Nem um traque de massa!
      (…)
      Os algozes estadunidenses estão certos: ‘nois’ somos uma legião de cucarachas (baratas)!
      O que explica, pelo menos em parte, a ousadia infame da dupla ‘TEMer-Cunha’ e restante da QUADRILHA!
      Que porra de Globo: falta-nos é vergonha na cara!

    2. [Na Turquia] Soldados que tentaram o golpe se rendem

      ***
      … Aqui, no Brasil, corruptos que perpetraram o golpe se assanham e destroem a nação e o povo a reboque!
      E nem um badogue para incomodá-los!
      Nem um traque de massa!
      (…)
      Os algozes estadunidenses estão certos: ‘nois’ somos uma legião de cucarachas (baratas)!
      O que explica, pelo menos em parte, a ousadia infame da dupla ‘TEMer-Cunha’ e restante da QUADRILHA!
      Que porra de Globo: falta-nos é vergonha na cara!

    1. Temer será julgado por Tribunal Internacional pela Democracia na próxima semana

      Jornal GGN – O Rio de Janeiro recebe, nos próximos dias 19 e 20 de julho, o Tribunal Internacional pela Democracia no Brasil. O evento, marcado para acontecer no Teatro Oi Casa Grande, contará com sete juristas vindos de todo o mundo para debater o impeachment que levou ao governo interino de Michel Temer (PMDB).
      (…)
      Os convidados do Tribunal Internacional, juristas e intelectuais de vários países, julgarão o processo de violação do regime democrático e da Constituição. A sentença final será encaminhada ao Senado e ao Supremo Tribunal Federal.
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/temer-sera-julgado-por-tribunal-internacional-pela-democracia-na-proxima-semana

  5. Erdogan: “A Turquia não é um país sul-americano”. E por aqui o Lula e o PT se associam aos golpistas em mais uma manobra equivocada de governabilidade, negativa neste caso, mas que só acabou por fortalecer os golpistas. Se algum dia este povinho de merda que é o brasileiro resolver dar um basta nisso tudo e assumir o “que se vayan todos”, não poderão esquecer de colocar entre os expulsos da vida política o pt, a Dilma (que pretende manter o Meireles se voltar… Bah, é melhor que fique fora mesmo!) e o Lula, esta cavalgadura cheia de prestígio que ainda está por se explicar.

  6. O que os turcos têm que os brasileiros não têm?

    16 de Julho de 2016

    O golpe turco era muito mais ameaçador que o brasileiro.
    O golpe turco veio com tanques nas ruas, helicópteros sobrevoando a capital, militares ocupando o aeroporto e a TV estatal.
    (…)
    Analistas já preparavam arrazoados acerca do futuro do mundo se o governo democrático de Erdogan caísse.
    Teoricamente acuado, Erdogan lançou um comunicado nas redes sociais ao povo turco: vão para as ruas.
    Parecia loucura. Na rua estavam os tanques, os soldados em uniformes de guerra, apoiados por helicópteros.
    No entanto, o povo atendeu ao apelo de seu presidente. As pessoas foram às ruas armados somente com seus celulares.
    (…)
    Quem assistiu aos acontecimentos pelas TVs da Europa deve ter ficado estupefato: como é que o povo turco aborta um golpe sob ameaça de armas e o povo brasileiro não consegue abortar um golpe sem tanques, sem helicópteros e sem soldados, comandado por um grupo de políticos decadentes e fichas-sujas?
    O que os turcos têm que os brasileiros não têm?

    Por emérito e impávido jornalista Alex Solnik

    FONTE [LÍMPIDA!: http://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/244311/O-que-os-turcos-t%C3%AAm-que-os-brasileiros-n%C3%A3o-t%C3%AAm.htm

  7. Messias, há algo mais poderoso que aviões e balas; é uma mídia golpista, hegemônica,de mão única,aliada a um sistema político apodrecido que pariu cunha e temer e aécio , e à instituições ( MP, Judiciário,PF) totalmente seletivos. E o prêmio especial de ignomínia vai para…T C U .

    1. Concordo plenamente. Só não esqueçamos no papel dos EUA por trás de tudo.

      Serra é o inimigo público nº1. Detestável. Pelo menos está em idade avançada. Ficaremos livres dele um dia.

    2. Prezados e conscientes James e Heitor,
      em relação ao Poder ‘Judi$$$iário’ ‘braZ$&leiro’, destaque para o STFede!
      STFede acumpliciado no golpe que chafurda desde o antanho do criminoso julgamento de exceção do Mentirão!

  8. “irreversivelmente se fechou o capítulo de golpes militares.”
    Logo, logo eles entrarão na era dos golpes jurídico-midiáticos-legislativos, basta que algum interesse dos EUA seja beneficiado por um golpe bem sucedido.

  9. YURI COXINHA SEM NOÇÃO posta site da IstoÉ como prova de que a filha da Dilma tem 8 carros de luxo blindados. Sou portoalegrense, moro aqui e asseguro que é mais um factóide, dentre os milhares que já fizeram, desta revista horrorosa e golpista. Esse tipo de mídia criou esses seres idiotas vulgarmente chamados de coxinhas. É triste ver que algumas pessoas ainda são manipuladas por essa imprensa podre, criminosa e golpista.

    1. Caro Luiz, não me imagino nem por um segundo pensando como esses coxinhas. São de uma leviandade e imaturidade tamanha. Verdadeiros idiotas manipulados, com prepotência assombrosa.
      Meu sentimento por eles é um misto de pena e ódio.

  10. Não é de um dia para o outro que se faz essa resistência turca. Não ha comparação com o Brasil. Estude a historia maravilhosa da Turquia e sua revolução. Primeiro pais a dar voto às mulheres e etc.

    Mas podemos começar a construir isso.

    ( a mídia não fala dos hospitais de Hadad . Como estão as obras?)

  11. O Golpe turco não é para comentaristas. E para especialistas . Tem a ver com Síria, Rússia, UE ISIS, EEUU, França, e tem a ver com a falência do ultra capitalismo europeu e dos bancos. E com a depressao mundial.

    Viram quantas variáveis? Mas vai ter coxinha escrevendo tratados.

  12. kkkkkkkkk…….. A CIA, a OTAN e o Obama se deram mal na Turquia porque lá tem “aquilo roxo” (como diria o Collor) aqui?, bem aqui é mimimimimimi.

    1. Honestamente? Erdogan não é flor que se cheire. É amiguinho da UE, aqueles brancos que querem, se não barrar a entrada de imigrantes na Europa (e a via terrestre é dominada pela Turquia), usá-los como mão de obra barata, amiguinho dos EUA com seus planos para a Síria, e um tiranete à sua própria maneira. É excelente a aposta do povo turco na democracia que, afinal, levou o mesmo Erdogan ao poder em 2003. Mas a situação na Turquia está longe de ser ideal. Duvido muito que o golpe na Turquia favorecesse os EUA. Cabe lembrar que grande parte dos ditadores sanguinários nos países muçulmanos eram líderes nacionalistas e laicos. Erdogan é laico, por certo, os extremistas se opõem a ele. Mas será que é nacionalista? Se o país, como diz o texto traduzido pelo professor Lage, foi imerso em uma cultura de consumo, penso que não. A criação de uma sociedade de consumo cria uma sociedade passiva aos interesses estrangeiros, e mais preocupada com seu novo aifône, como são os trouxinhas daqui, que por muito tempo restringiram seus agravos com o PT a impostos de mercadorias gringas importadas.

  13. Turquia pós-golpe será claramente eurasiana ?
    16/7/2016, Andrew Korybko, tradução coletivo Vila Vudu
    ?http://katehon.com/article/post-coup-turkey-will-be-distinctly-eurasian
    ?
    Entreouvido na Vila Vudu:??
    O que não se sabe é se e como, algum dia, os ‘analistas’ das empresas de mídia no Brasil-2016 conseguirão explicar tudo isso ao Sardemberg ou à D. Eliane Cantanhede ou ao Merval Pereira ou à Leilane Neubarth inter alia. ??
    O problema é que, como se sabe, para toda essa gangue udenista-tucano-jornalística brasileira NÃO EXISTE HIPÓTESE de a hegemonia dos EUA plus Wall Street & CIA-do-Aluysio and Moro vir algum dia a sofrer qualquer percalço [Pano rápido] _________________________________

    ?O resultado do golpe fracassado, dirigido pelos EUA e inspirado em Gulen, já começa a aparecer bem claro, com o primeiro-ministro Yildirim declarando que a Turquia pode reinstaurar a pena capital para punir os conspiradores. É declaração tão simbólica quanto substancial, não só porque esvazia alegações de que Erdogan teria planejado “tudo”, com algum objetivo maquiavélico, mas, também, porque indica que Erdogan decidiu aumentar a distância entre ele e o ‘ocidente’. A União Europeia opõe-se estritamente à pena capital e, se for reinstaurada na Turquia, marcará o fim de décadas de discussão com vistas a admitir o país no bloco.??

    Erdogan calculou, corretamente, que a UE nada quer ter a ver com seu país, e que a Turquia não mais conseguiria ordenhar o bloco para obter vantagens extra, depois do referendo pró-Brexit. Assim sendo, recalibrou a política externa de seu governo para mudar de lado e alinhar-se ao mundo multipolar. ??

    Por isso as notícias recentes de a Turquia ter afinal declarado a Frente al-Nusra organização terrorista e de ter iniciado conversações secretas de reconciliação com a Síria, apesar de, para assegurar para si alguma saída honrosa, ainda repetir que “Assad tem de sair”. Mais importante, a Turquia põe-se como parte da nascente coalizão da Rússia de potências regionais em oposição à tentativa ousada dos EUA de criar uma “segunda Israel geopolítica” do “Curdistão”. E não só isso.??

    Turquia e Rússia estão novamente trabalhando na direção de reimplementar o megaprojeto do Ramo Bálcãs [ing. Balkan Stream], o qual, quando integrado à ferrovia para trens de alta velocidade da Rota da Seda dos Bálcãs chinesa, de Budapeste ao porto de Pireu, será talvez o mais ambicioso avanço multipolar na direção da Europa que jamais foi tentado.??

    Os EUA perdem muitos de seus ganhos estratégicos da década passada, se qualquer dessas contraofensivas a favor do multipluralismo for bem-sucedida. E nem se fala de todas elas serem bem-sucedidas, motivo pelo qual os norte-americanos desesperadamente tentam essa última cartada para salvaguardar sua hegemonia em mundo unipolar. Seja como for, já era óbvio demais o que os EUA estavam fazendo, e até o Irã, aliado muito próximo da Síria – que se poderia pensar que, noutro contexto, teria relativo interesse na derrubada de Erdogan – emitiu por Twitter do ministro Zarif de Relações Exteriores, seu apoio aos turcos e à sua “valente defesa da democracia”. ??

    Por mais que soe quase como um oxímoro, é a prova de que o mais ativo aliado em campo do governo sírio compreende claramente os interesses mais altos que estão em jogo nesse caso. Assim, o Irã se põe como apoiador ativo de Erdogan (por chocante que soe a muitos ouvidos), porque opera dentro do quadro maior que expus acima.??

    Para concluir com uma previsão, é muito possível que a Turquia acelere seu movimento de pivô na direção do projeto multipolar, e finalmente abrace seu próprio destino eurasiano. Mas nada acontecerá sem iminentes desafios de Guerra Híbrida que os EUA tentarão improvisar – uma guerrilha curda fortalecida, terrorismo de esquerda, mais uma Revolução Colorida, ataques do Daech, hostilidade marítima ‘por procuração’ via Grécia, provocações construídas com outros vizinhos da Turquia, uma guerra civil e/ou mais alguma tentativa (fraca) de golpe –, para lançar o estado turco cada dia mais islamizado e inspirado na Fraternidade Muçulmana em tal caos, que se torne impossível para seus novos parceiros multipolares fazer qualquer uso substancial do território da Turquia, no esforço conjunto deles todos para desmantelar a ordem unipolar capitaneada pelos EUA.*****

    1. Turquia. Um dos primeiros tuítos:

      General Durindana: Continuamos a servir ao povo. Quero agradecer a todos os partidos políticos e à mídia pelo apoio que deram à democracia. Fora Temer!

      Mais: “Temer, vai tomar no Cunha”

      5:57 AM – detidos 10 membros do Conselho de Estado, mais alta corte, supostamente por relações com tentativa fracassada de golpe. Cunha: ”No Coment”.

  14. Enquanto isso, na Brasília dos oportunistas, nada se divulga, nada se comenta. A Globo e mídia associada voltou suas lentes para qualquer foco que envolva incidentes fora do Brasil. Por aqui o estupro anti Democrático corre solto e vai muito bem, Obrigado. Nada a comentar, nada a declarar. O governo interino marcha sossegado rumo a vitória dos espertinhos. O grande acordão de abocanhamento anti Democrático do golpe envolveu, principalmente, a benevolência e conivência da mídia ultra golpista.O capitalismo é sábio nas suas proposições. Parabéns, Globo e associadas.

  15. Brasil terra de frouxos, covardes e alienados! Por dois moribundos (A)morais
    Entenda mais uma prova cabal!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Se a presidente Dilma Rousseff vencer o impeachment, Gilmar a derruba no TSE

    SAB, 16/07/2016 – 15:29

    Mesmo que Dilma Rousseff consiga derrotar o impeachment no Senado com, por exemplo, a proposta de plebiscito para a escolha de um novo presidente, ainda restará uma cartada final contra a petista: a cassação da chapa eleita em 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral, comandado por Gilmar Mendes.
    Há alguma semanas, Gilmar reportou à imprensa que as investigações da ação de impugnação de mandato de Dilma estão em fase de conclusão, com resultados até setembro. O ministro do Supremo Tribunal Federal autorizou procedimentos que atestariam fraudes cometidas pelo PT na última disputa eleitoral, embasando a ação do PSDB.
    Segundo informações do jornalista Paulo Henrique Amorim, no TSE, Gilmar contaria com a ajuda dos ministros Henrique Alves, Luis Fux, Herman Benjamin e Napoleão Maia Filho para fazer a cassação de Dilma e do interino Michel Temer sair do papel antes de 2018.

    Por Paulo Henrique Amorim

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/politica/em-construcao-o-golpe-do-gilmar-no-tse

  16. Na Turquia os conspiradores (golpistas) foram presos e o governo pensa em restabelecer a pena capital para aplicá-la nos líderes da conspiração. Enquanto isso aqui no Brasil os conspiradores estão no poder fazendo o que bem entendem:

    https://blogdoalok.blogspot.co

  17. Aqui no Brasil um monte de bandidos no congresso nacional, no senado federal e no STF fazem e deixam de fazer o que querem é o povo não tem coragem de por exemplo invadir as casas acima citado!!!

  18. E o MAINARDI e seus ANTAgonistas deram o “furo” de que Erdogan teria fugido para Londres após o sucesso do golpe militar. Eta crápula bem informado. Kkkkkkkkkk. Este imbecil só é lido e ouvido por coxinhas que costumam ser “bem informados” pelo lixo da Veja e pela Globosta. E ainda pagam por esta (des)
    informação. É constrangedor saber que ainda existam criaturas acéfalas.

  19. A grande lição que fica para o povo brasileiro é, que o povo tem que ocupar as ruas e enfrentar esses políticos devassos e o poder judiciário que é o mais corrupto, e com o pulso firme botar esses crápulas que tramam contra o Brasil cometendo crime de lesa Pátria tudo na cadeia, vejam o exemplo da turquia que já botou na cadeia mais de 2700 juízes e procuradores na cadeia, aqui essa corporação que se julga dona da situação legitima o crime e nós brasileiros ingênuos pagamos a conta.

  20. barra golpe é dessa forma ,é no pau mesmo , com violencicia a ou sem violencia, o resto é conversa fiada, esse bando de covardes dessa dita esquerda do covarde nao muda nada. é ocupandodo espaço e marcando territorio. conversando em salas fechadas nao muda nada. a liçao o povoda turquia nos deu precisa desenhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *