Os tão falados “sinais de retomada da economia são, como se vem dizendo insistentemente aqui, apenas uma cortina de fumaça.
Aliás, fumaça rala, porque os dados da economia real são absolutamente dramáticos.
A queda de 7,14% em junho ante o mesmo mês de 2015 só não é a maior para o mês que o tombo de 7,38% registrado em 2009, ano da crise mundial que arruinou a economia global.
Está muito abaixo da estimativa usada pela equipe econômica para reestimar o Orçamento Público é é por isso que Henrique Meirelles estava mandando sinais públicos, através de jornalistas, de que a situação do rombo de R$ 170,5 bilhões está longe de ser um problema administrado.
Se o desastre se repetir em julho – e se alguém viu algum sinal de que a coisa ande diferente, avise – a previsão orçamentária estará mortalmente ferida.
O mais irônico é que o “vilão” do déficit, Previdência Social, foi quem ainda “segurou” a queda, porque a arrecadação caiu menos que a derrubada geral.
Ah, claro, o imposto de renda sobre ganhos de capital sobe na mesma proporção que o resto cai, porque o capital raras vezes foi tão bem remunerado como está sendo agora.
Mas, de resto, como diz o presidente interino, a crise é essencialmente “psicológica”.
Deve ser. Fora Temer, tudo vai muito bem.
5 respostas
O juro real subiu 60% em seis meses e a turma do Meirelles pretende mantê-lo desse jeito, ou pior, por muito tempo. Estão ganhando uma fortuna ainda maior do que ganharam nos governos Lula, com os abutres rentistas fazendo a festa. Os impostos sobre ganhos de capital, que os governos petistas não tiveram coragem de criar, agora é que não virão mesmo. É a festa do ultra neoliberalismo aumentando a concentração de riqueza nas mãos de menos gente ainda e os pobres que se explodam. Pobres, classe média, etc. Vai todo mundo pro brejo ao mesmo tempo enquanto sonham com Miami e a turma das “altas finanças” faz a lambança. Estão esfregando as mãos e salivando de prazer à espera das concessões a preço de banana e da abertura do pré-sal. Isso é o que a nossa mídia canalha chama de “melhora das expectativas”. Para eles e seus amigos, claro. Imaginem o tanto que os frias, mesquitas e marinhos não estão faturando em suas contas nos paraísos fiscais com a especulação entre juro alto e dólar mais baixo. Depois vão dizer que nem sabiam da existência dessas contas…hahaha
Beth, explica essa conta do 60% aí para nós, por favor…
Gracias!
Sinais de recuperação ghost. Só quem vê são a Miriam Oda Mae Leitão e outros piguais.
Onde será que Michael Temer vai arrumar 64.5 bilhões para encher os bolsos dos sofridos,enganados,chateados,indignados,e tudo de coitadismo no mundo para o judiciário,MP e aposentados de aposentadoria vergonhosa de 39 mil por mês?
Esse povo sofre tanto no mundo que tenho mais pena deles do que ver crianças na rua pedindo esmola ou aquelas imagens de crianças em pele viva morrendo de fome na África e em outras partes do mundo.
O herói de Higienópolis,Alphaville,Morumbi,Jardins,leblon,Barra da Tijuca e afins,já disse que para compensar esse aumento do injusticiário vai dar em 2017 60% de aumento do salário mínimo para a massa trabalhadora,ou seja,o Brasil vira a Finlândia só depois do golpe e das eleições,igual no tempo do plano Cruzado.
Fora isso,hoje é a sabatina de Martaxa-PFL/SP no SBT Panamericano do Sílvio Enganado por Luiz Sandoval,segundo os caras de pau de plantão e tudo indica que será só conversinha de comadre assim como foi Geraldo Alckmin na tv Gazeta essa semana,onde a entrevistadora achava que tava entrevistando o Papa Francisco e no final da entrevista pediu até para o governador dormir bem e sonhar com os anjos e que reza por ele e pela família dele todos os dias.Ela é devota dele.
Temer, ao chamar a crise de psicológica, cometeu o mesmo erro que Lula, ao falar da famosa marolinha…
Pelo menos dessa vez eu dou risada!