O IBGE divulgou o desemprego do segundo trimestre do ano, metade dele já passado sob o Governo Michel Temer.
Claro, subiu em todas as regiões do país: dos 10,9% do primeiro trimestre, está agora em 11,3%, com destaque para o Nordeste, com 13,2%, contra 12,8%.
Também a renda média caiu: menos 1,5% em relação ao trimestre anterior.
Queda na renda e apreciação do real para segurar a inflação não são saída para a crise.
Com o risco adicional do aumento do endividamento das empresas brasileiras em dólar, espremidas pelos juros altos aqui, pagando juros em dólar que não se acham no mundo.
16 respostas
Na conta do desemprego estão prestadores de serviços -autônomos, free-lancers, micro empresas, etc- que também estão ficando sem trabalho? E os calotes que muitos destes prestadores estão sofrendo por conta da situação das empresas? A coisa é muito mais grave do que as estatísticas demonstram. A falta de serviço atinge primeiro este tipo de trabalhador (e não são poucos) antes do desemprego atingir os funcionários regulares das empresas, mesmo aqueles que poderiam estar trabalhando sem registro. Os pequenos negócios que geram milhões de postos de trabalho direta ou indiretamente não vão se sustentar.
Perfeito, Carlos!
Será a maior quebradeira da historia do mundo. Terra arrasada econômica.
E os macunaímas sem instrução loucos pra ser patrões de escravos para imitarem os patrões de verdade. Mas não haverá consumo. Não haverá nada.
Governos estaduais idiotizados ou espertos não se mexem. Acham que terão vantagem.
Pelo que estou vendo e avisando ha seis meses, não haverá nem pra juizes.
(leram sobre a quebradeira de pequenas empresas no México provocada pelo NAFTA?)
Trouxinhas midiotas, aq no condomínio q mora tds sumiram. Filhos de p… porquê não estão batendo panelas?
FIM DAS PENSÕES;
DESINDEXAÇÃO ( REAJUSTE ABAIXO DA INFLAÇÃO) DO MÍNIMO E DAS APOSENTADORIAS;
CORTE DE 30% SALÁRIO MÍNIMO;
DIMINUIÇÃO DO REPASSES DA UNIÃO PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO.
O QUE FALTA MAIS?
VAMOS ANDAR PARA TRÁS FEITO CARANGUEJOS.
Risível atribuir a questão do desemprego ao governo Temer; não que eu tenha procuração para defende-lo. Quando o sr. Lularápio assumiu o governo, no inicio da tragédia brasileira sob o governo petista, alardeava aos quatro cantos que havia assumido a herança maldita do governo anterior, discurso esse prontamente aceito e reproduzido pelos estatizados. As mazelas causadas pelo desgoverno Dilma não configuram uma herança maldita, ou isso só vale quando o governo não for do PT? Por que será que eu já sei a resposta né?
A diferença é que Temer contribuiu e muito para chegarmos a este ponto com as pautas-bomba que combinou com o seu amigão CUnha para golpear a Dilma e o Brasil…mas o Temer não ia fazer milagre?
Quem disse que faria milagre foi a Dilma durante a campanha eleitoral, lembra? Prometendo um país lindo e maravilhoso, onde tudo funcionava.
Pelo visto o Temer concordava…tanto que não renunciou à candidatura de vice…mas agora ele vai ser Prisidente…decorativo como sempre, capacho do golpismo nacional e internacional, mas com prazo de validade curto.
Seu Temer era chapa de Cunha é tanto que colocou ele como líder do PMDB na câmara.
Se tava ruim, porque ele lutou pra tomar o poder. Ele não é aquele cara que disse que tinha que economizar e saiu gastando?
Estão querendo “tocar o terror” para cima dos brasileiros com estas mudanças de aposentadoris, etc, para não resolver bulhufas. O máximo que pode acontecer é o que se sucedeu durante a reforma no desgoverno FHC. Muitos professores e funcionários qualificados se aposentaram e o Brasil ficou acéfalo em várias áreas…querem isto novamente, pelo visto. Se as coisas não forem negociadas e graduais, não funciona! Ainda mais sob um desgoverno ilegítimo.
Eis o Brasil dos golpistas, o Brasil da casa grande: Desemprego e inflação bombando, supressão de direitos trabalhistas , aposentadoria só aos 70 anos, cortes na saúde, no fies, prouni, fim do mais médicos, etc. Parece até que entrei numa máquina do tempo e desembarquei na década de 1990, durante o desgoverno de um certo sociólogo afrancesado almofadinha…
Luciano e Fabio, xo daqui, vão para a Veja e Grobo, chega lacaios.
Essa série de desastres econômicos que evidenciam o colapso do país não melhoram em nada a imagem do governo dilma….