Como Temer ajudou-me a compreender Getúlio. Por Paulo Metri

get

Tem um único ponto em que sou obrigado a reconhecer que Temer me ajudou: consegui entender o Brasil de 1930,  quando Getúlio Vargas assumiu o poder. Como poderia Getúlio fazer o Brasil evoluir rapidamente, estando este ainda na fase da revolução industrial? Assim, não é por acaso que, nos dias de hoje, um empresário propõe uma jornada de trabalho de 80 horas por semana, bem próxima da jornada da época da revolução industrial, 16 horas por dia. Esta jornada gerou um grande número de mutilados devido a acidentes de trabalho. Dormia-se por estafa, durante o trabalho, esquecendo-se a mão embaixo da prensa, por exemplo.

A partir daí, muitas das ações de Getúlio, até então inexplicáveis para mim, passam a ser entendidas. Enfim, Temer explicou-me o porquê de Getúlio ter agido com pulso, em muitos casos. O país estava entregue a bandidos. A oligarquia dominante à época, bandida, não se contentava unicamente com a exploração do povo. Estava disposta também a entregar riquezas do país a grupos estrangeiros. Assim, associava-se a grupos estrangeiros para ter pequenas participações nos assaltos ao patrimônio público. Getúlio tinha bem em mente, para felicidade nossa, um projeto de nação para o Brasil, que não permitia a participação subalterna do nosso Estado nacional e da sociedade brasileira. Não havia a possibilidade, naquele passado, de se explicar ao povo o que estava acontecendo. Havia dominação da comunicação de massa, aliás, não muito diferente de hoje. Como consequência, havia uma alienação induzida da grande massa, tal qual existe nos dias atuais.

Retornando ao drama atual, Temer está trazendo para o país escuridão análoga ao período da revolução industrial. Trata-se de um obscurantista, incentivador de propostas de massacre da classe trabalhadora e do povo em geral. Conquistas sociais que custaram lutas de muitas gerações que nos antecederam estão sendo perdidas. Imaginem o constrangimento quando tivermos que dizer para nossos filhos e netos: “Pioramos a vida para vocês!” Plagiando JK, o slogan do governo Temer poderia ser: “50 anos (de retrocesso) em dois!”. E o orgulho de ser brasileiro? De possuir uma das empresas que mais descobre petróleo no mundo! De ser um dos países com uma matriz energética invejável pelo pouco uso de combustíveis fósseis! De ter mananciais de água gigantescos! De ser um país miscigenado sem conflitos raciais e religiosos. E mesmo quando levamos em conta o abissal desnível de classes, sem conflitos sociais maiores! Temer se esmera em destruir a nação brasileira, passando por destruir nossa autoestima.

Como na República Velha, o Brasil está ameaçado como nação. Querem nos subordinar à hegemonia externa, abolindo nossa soberania. Querem-nos só exportadores de minérios e grãos, e importadores de produtos industrializados para a grandeza do Império. Muito no passado, abrimos nossos portos a “nações amigas” e permitimos a remessa do nosso ouro, que acabou por abarrotar os cofres ingleses. Hoje, querem abrir nosso petróleo para “nações amigas” para acarretar o entupimento de cofres alheios.

Precisamos, urgentemente, no Brasil de hoje, de um Getúlio, pois ele demonstrou saber soerguer o Brasil. Como a história não se repete, mas os dias atuais podem ter grande semelhança com situações do passado, quem poderia ser o novo Getúlio?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. Nao sei se seria uma boa opcao, mas seria de um pulso como o que parece ter o Ciro Gomes que precisaríamos.

    1. Raquel, minha simpatia pelo Ciro ficou reduzida. A ultima dele foi de arrepiar. Ele ofere ceu apoio ao candidato do pé frioeito 100pæx. Um cara que disse ter sido briga de marido e mulher a violência que prati cou contra uma dama. Pasm em, defendeu-com socos e po ntapés quebrando dentes e fa sendo hematomas. Uma sim ples lutinha UFC em plena igu aldade de forças e condiciona mento. Pobrezinho, teve um fio de cabelo arrancado com extrema e desproporcional vi olen cia. Foi até internado co mo o zé Pinocheo, em que um a bolinha de papel avariou ma is um pouco a cachola Mernis tro das Ré Lações Esteris orro res.

  2. Ciro Gomes já entendeu isso a muito tempo, mas não estamos mais em 30. Ele precisa de um partido, e os paulistas petistas nunca lhe darão. Ele precisa conquistar, e então virá a tona o que boia quando um político faz política: as aparentes contradições de alianças, não apenas partidárias. Ou como “Um Getúlio” vai governar um país sem judiciário e legislativo? E o integralismo, e Carlos Prestes, vocês lembram? Um homem que olhava para os grupos de seu país e não contra eles, mas com um ideal longínquo que chegou até nós. Precisamos levar o que foi construído adiante, mas desejo uma democracia, mas não de fracos e vendidos.

  3. Precisamos de alguém com culhões pra mandar fechar a globo e todos os veículos de mídia que participaram do golpe em 64 e que estão fazendo o mesmo agora. Alguém que tenha a coragem de rever a absurda lei da anistia a torturadores e assassinos do estado. Alguém que tenha a coragem de enfrentar os golpistas e, se necessário for, mandar executá-los por traição à pátria. Chamem um Putin urgente pra cá

    1. Assim, os direitistas vão deitar e rolar. Uma coisa é pulso firme, outra é pulso fascista. Julgamento por traição a pátria e seu povo com certeza, mas sem execuções, por favor.

      1. Discordo. Tem que executar sim, não há diálogo com traidores. O Putin jamais permitiria essa putaria que estamos assistindo. Vide o que ocorreu na Criméia. Infelizmente temos o povo mais frouxo e covarde do mundo, todos que participaram direta ou indiretamente desse golpe deveriam sentir medo de saírem de suas casas. Mas aqui eles fazem o que fazem e andam tranquilos pelas ruas, shoppings e restaurantes.

        1. E pior, ainda vêm em blogs como esse despejar sua ignorância e subserviência aos traidores. Ou seja, esses FDP golpistas conseguem ter coisas ainda piores que elesos defendendo. Haja esgoto pra tanta merda.

    2. +1
      Concordo.
      Acho que o problema maior é o nazifascismo que assola e esta infiltrado
      na plutocracia, nos partidos da direita, em parte do estado e em parte da sociedade.
      Tem que eliminar ou seremos eliminados.
      Não será pelo voto que salvará este quadro de horror. Ilusão achar que
      a democracia e o voto pode limpar estes vermes parasitas.
      Não temos os recursos que os nazifacigolpistas tem, estamos condenados.

  4. disto cansei de gritar, e repetir o que escreveu algum blog destes, como PHA, TIjolaco ou Nassif, HÁ SEIS ANOS OU MAIS, ainda vamos eleger um Berlusconi. E sempre culpei também Lula, pelo republicanismo e pior ainda Dilma, por que aceitou ao seu lado e conselhos sabe de onde, que a levou a este caos politico, arrastando o Brasil para as trevas…Não façao e não sou politico, apenas tenha formação superior e procuro viver informado..Tenho pouco meno que tua idade FB…
    E precisamos mesmo de um novo GETULIO urgente….

  5. Getúlio contou com as forças armadas, caro Fernando. Nós temos o Etchegoyen falando pelas tropas. A situação é ainda pior de que na época de Getúlio.

  6. Precisamos é usar a internet para levar informação às pessoas. Hoje em dia é raro quem não tenha pelo menos uma pessoa na família com acesso à internet.
    Enquanto as pessoas sentarem na frente da tv para saberem o que está acontecendo, continuaremos com o problema: os ingênuos saem às ruas para protestar contra si próprios e não percebem.
    A internet é o único meio viável.
    Uma pessoa que por um dia na vida tenha lido com atenção matérias de alguns blogs progressistas, nunca mais será massa de manobra da mídia. Precisamos multiplicar conhecimento e pensamento crítico.

  7. Roberto Requião seria um bom começo, mas ainda insuficiente, e sinônimamente, Ciro Gomes. um governo com estes dois nacionalistas, locupletaria nosso país ao projeto de nação, mas francamente, assim como ocorreu com o PT e Lula, seria por ser a “única esquerda possível” e não a necessária.

  8. Nossa classe média é uma merdia. Nossa burguesia é entreguista e muito burra. Principalmente em São Paulo, onde o atraso impera há muito tempo.

    O novo Getúlio Vargas não virá de São Paulo, pois São Paulo só produz classse média merdia e burra, além de termos uma elite pilantra, entreguista e reacionária. Seria necessário alguém de fora de São Paulo, fora do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais.

    1. Ainda pagamos pelo fato de Getúlio não ter feito com a elite paulista o que fez com a elite gaúcha das charqueadas de Pelotas (talvez o quisesse mas não tenha tido a força para tal, pois a aliança com o integralismo o atrelou à parte da elite paulista).
      O poder da oligarquia escravocrata da elite pelotense foi dobrado quando Getúlio a quebrou economicamente encampando o Banco Pelotense, que era o seu ator de domínio político – aliás os rebotalhos daquela oligarquia que se ergueu sobre o suor e sangue escravos ainda hoje choram o fim do Banco Pelotense, e por consequência seu fim político. O único lugar no sul do Brasil em que a escravidão foi de larga escala é exatamente na região de Pelotas e cercanias.
      Com o fim daquela oligarquia abriu-se espaço político e econômico para que colonos alemães e italianos transformassem as regiões “coloniais” em vetores do desenvolvimento do estado, com forte processo de industrialização no vale do Rio dos Sinos e na Serra Gaúcha e que alcançou a capital onde grandes contingentes de alemães e italianos haviam se radicado numa primeira migração interna.
      Em São Paulo, Getúlio deixou intacto o poder financeiro da oligarquia cafeicultora, tambem ela erguida sobre o suor e sangue escravos. Esta foi a obra incompleta de Getúlio. Diferente de seu Rio Grande nativo, os imigrantes italianos, que capitanearam a industrialização paulista, não construiram seu próprio espaço político e econômico, ainda que tenham relevância, entregaram-se à oligarquia num primeiro momento (e o efifício Itália é o simbolo deste casamento) e conforme foram adquirindo poder político, por força de seu poder econômico, transformaram-se eles próprios em porta-vozes da oligarquia com que estabeleceram matrimônio.
      É um traço característico da oligarquia paulista a coptação de novos agentes econômicos. Depois dos italianos, cooptaram os árabes (os japoneses ainda se mantem afastados desta suruba oligárquica).
      Um governo democrático, desenvolvimentista, de compromisso popular e nacionalista, tem obrigação de destruir a máquina financeira desta oligarquia, que alem de servir como fonte de poder corrupto, antinacional e autoritário, age principalmente como sugadora voraz de recursos públicos. Fazendo isto, acaba tambem com seus mecanismos de “legitimação” principalmente na midia corporativa, nas instituições de estado e na dinâmica econômica (ou melhor a falta dela).

  9. Têm uns palhaços que que aparecem em todos os blogs e fazem parecer que são politizados, mas não passam de infiltrados amoedados com o objetivo de fazer parecer que eles são a “voz contraria” democrática, mas são agentes pagos para ofender e desestimular debates sadios.

  10. É tanta imbecilidade que vou resumir?
    1. Como vocês faram para acabar com o PT? Mesmo que, criminosamente, cassem a sigla, sobrarão os PETISTAS.

    2. GETÚLIOdeu um golpe? Mas o TEMER não?

    3. Pasadena dá lucro. Existe uma coisa chamada Google, por isso não precisam ficar tão mal informados.

    4. Continuem defendendo o Temer. Se acham que bater panelas e ir para as ruas vai derrubá-lo, sentem e esperem. Ah, e se forem prás ruas pedindo que ele saia, ELE não vai bater panelas. Vai mandar baixar o cacetete em vocês. E eu vou dar risada, pois burro teimoso tem é que apanhar. A criatura vai apanhar do criador.

    O coxinhada burra e analfabeta política.

  11. Impressionante o efeito de bipolaridade da esquerda progressista !!!! O passado pertence ao passado; o futuro precisa ainda ser construido, aqui e agora, no presente. Anos 30 não tem mesmo nada a ver com ano 2016: os séculos não são os mesmos a as civilizações também não são as mesmas. O problema é o homem mesmo, pois esse não muda ao longo dos séculos (terrivel !). O que precisamos é que Lula e Dilma consigam (como estão fazendo sem arrego) desmarcarar os oligarcas até os seus ossos para que não haja mais duvida de Quem é Quem nesse pais. Não vejo ninguem melhor do que Lula, mas creio que Ciro Gomes apoiado por Lula e por Dilma, pelo PT e toda a esquerda, poderia ser uma otima opção. Um gorverno formado por progressistas que possam entender o momento atual e não ficar divagando entre passado e futuro, além de ficar trazendo fantasmas de um Brasil ainda em estagio primario de formação. Nos brasileiros precisamos urgentemente parar de achar que se não da’ certo no tempo que queremos é porque somos frouxos ou defeituosos. Nunca vi uma nação tão viralata e auto-boicotada. E não me refiro aqui ao povo mais humilde, porque esse tem que pensar todos os dias se vai ter o que comer, se vai ter onde morar, se vai existir um dia como cidadão respeitado. Qto ao PIG, é claro que ajudou demais, mas no UK não tem PIG e isso não impediu que a classe media fosse ludibriada por uma parcela da midia; o que foi o suficiente para fazerem uma besteira de gente ignara e racista. Enfim, vivemos agora, NAO VIVEMOS NEM NO PASSADO, NEM NO FUTURO, LOGO, TEMOS QUE LUTAR no “AQUI E AGORA” reunindo e reconstruindo esses anos impressionantes que Lula e Dilma conseguiram construir dentro de um projeto democratico altivo e soberano. Esse chororo é muito chato. O mundo sempre foi assim e a pergunta que não cala é : COMO FORTALECER A ESQUERDA PROGRESSISTA SEM SE TORNAR TIRANO TOTALITARIO E NAZIFASCISTA ? Devemos começar pela Carta Magna e uma Assembléia Constituinte para a reescritura da Constituição Republicana. O STF não podera JAMAIS ter o poder absoluto dessa forma ! Esse STF é o proprio FASCISMO E A MAIS ALTA PERVERSIDADE DO BRASIL NESSE MOMENTO ! Getulio Vargas ja teria dado um tiro no peito de novo diante desse STF.

  12. Não há saída institucional pra isso. Corromperam tudo a tal ponto que só uma revolução com muito sangue derramado poderia retornar o país no rumo certo… Triste… Como somos pacíficos, ponhamos o rabo entre as pernas e lamentemos no Facebook com muita vazelina…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *