O diagnóstico, correto e demolidor, é do professor da Unicamp Luiz Gonzaga Belluzzo: “assustador aqui é nosso atraso cultural, intelectual, sobretudo nas camadas dos que se consideram acima dos mais fracos e mais pobres. Seria bom que o Brasil tivesse uma elite, mas não tem. O Brasil tem ricos, mas não tem elite.”
Leia a entrevista que retiro do blog do também professor Rogério Cézar de Cerqueira Leite:
A política econômica do governo Temer não parece um arremedo de neoliberalismo, algo mais antigo, ou uma colcha de retalhos, com medidas de supressão de direitos, PEC do Fim do Mundo etc? Como define essa política?
É difícil lidar com nomes, com siglas. Acho que é uma política, mais do que conservadora, retrógrada. Ela tenta fazer um ajuste que não tem nenhum fundamento no funcionamento real da economia, movido por ideias muito conservadoras e precárias. É um desrespeito com os neoliberais mais atilados chamar essa política de neoliberal (risos).
Há uma crise muito profunda da teoria econômica, que está sendo avaliada e contestada por muita gente fora do Brasil. Aqui esse debate ainda não ganhou corpo, porque os economistas brasileiros ainda estão muito resistentes a abrir mão do aparato teórico que adquiriram fora do Brasil, e que não tem mais validade ou vale muito pouco e até os economistas mais atilados deles já estão começando a reconsiderar algumas questões. Quando a economia estava desacelerando, adotar aquele programa de ajustamento (com Dilma) é simplesmente inacreditável. Inacreditável que pudesse passar pela cabeça de alguém uma ideia que só se pode justificar por concepções equivocadas e mesmo ridículas.
O Moro está encharcado de convicções, foi ensinado assim, estudou nos EUA. Percebe-se que não tem cultura mais ampla. Isso faz falta entre operadores de direito e de economia. A gente sempre precisa achar que a gente sabe menos do que acha que sabe
No atual processo, estamos vendo acontecer com a Petrobras o que nem a ditadura – que tinha setores nacionalistas – e nem Fernando Henrique conseguiram…
Isso nasce de uma situação peculiar, que foi a investigação da Lava Jato. Porém, se você examinar os episódios de crimes financeiros nos Estados Unidos, por exemplo, eles procuraram preservar as empresas. Aqui, conseguimos fazer uma coisa muito grave: prejudicar uma cadeia produtiva muito importante, talvez a mais importante num momento de recuperação. Tem algumas coisas que só podem ser explicadas pela indigência mental dessa gente.
Ou estão certas as teorias da conspiração segundo as quais isso tudo foi orquestrado a partir de interesses externos?
Acho que o Sérgio Moro, por exemplo, nem sabe o que está fazendo. Isso é o pior nessa sociedade em que nós vivemos. Tanto ele (Moro) quanto os que deflagraram o ajuste não têm consciência exata do que estão fazendo. Há estudos agora sobre o caráter da informação, da língua, da linguística, dos falsos conceitos, o que tem a ver com a mídia brasileira, escancaradamente de quinta categoria.
O Moro é o que nos anos 1920 ainda se chamava idiot savant, uma expressão psiquiátrica, para falar do sábio idiota, aquele que só conhece a área dele e não consegue fazer uma relação entre a área dele e as demais. Então não acho que o Moro seja um conspirador. Ele está encharcado dessas convicções, foi ensinado assim, estudou lá, percebe-se claramente que não tem uma cultura mais ampla. Aliás, isso faz falta entre operadores de direito e de economia. A gente sempre precisa achar que a gente sabe menos do que acha que sabe.
O Brasil passa por uma conjuntura em que não se sabe se o governo vai cair, se vai haver parlamentarismo ou o que vai acontecer. É possível prever um cenário?
O cenário é muito obscuro, muito difícil de fazer previsão. Acho que a recuperação da economia vai demorar muito, mas esse sistema político que está aí é um obstáculo, não oferece nenhuma possibilidade de solução. Eles se comprometeram muito. Essa “PEC do Fim do Mundo” é uma insensatez. Qualquer pessoa com inteligência acima de dois neurônios se dá conta de que isso é um desastre. É uma coisa de hospício.
No entanto, passou…
Passou. Pois é. A gente tem que buscar a explicação numa região mais profunda da sociedade brasileira. Você está vendo o que está acontecendo com os presídios. Uma vez li no Norberto Bobbio que você pode avaliar o grau de civilidade de uma sociedade pela forma com que trata as crianças, os velhos e os prisioneiros. Quanto mais selvagem e mais bárbara a sociedade, pior o tratamento que dá a essas categorias de pessoas, que são as que estão à mercê do Estado, e deveriam estar sob a proteção do Estado. Você viu manifestações de deputados, secretários de Estado, dizendo que não tinha nenhum santo (nos presídios). Não se trata de santo ou não santo, trata-se de um sujeito que está investido da condição humana.
Há o atraso secular do Brasil, atraso social, moral e ideológico que vem lá do escravismo, e depois vem da desigualdade, e de todas as mazelas das quais esse país não se livrou. Isso tudo está cristalizado hoje em duas coisas: no mercado financeiro e na mídia de massas. Isso é que conforma o imaginário, a compreensão de muitos brasileiros entregues a isso sem nenhum poder de reação e nenhuma possibilidade de se informar alternativamente.
Depois de tanta luta pela redemocratização, o impeachment, como ocorreu, provocou em muitas pessoas um sentimento de total descrença no Brasil, os que acham que o país não tem mais jeito. Qual sua posição, está entre esses?
Não, porque se eu tivesse essa visão eu teria me retirado de alguma forma. Acho que a gente pode juntar forças democráticas e acho que uma parte da esquerda tem que entender que a democracia é importante. A gente está aprendendo que é importante, que as instituições são importantes. A gente está voltando às origens do pensamento de esquerda que era liberal democrático. O liberalismo político faz parte da construção dessa forma de ver o mundo, de organizar as instituições, junto com o controle da economia pelo Estado, sem que você se deixe iludir pela ideia de que o mercado se autorregule.
Não estou falando nada de novo, mas simplesmente voltando ao que disseram e praticaram os grandes estadistas do pós-guerra, como (Konrad) Adenauer (Charles) De Gaulle, (Alcide) De Gasperi, gente que se deu conta de que a democracia só pode florescer enquanto houver segurança econômica do cidadão, senão você desencadeia um processo perverso, como o que a gente está vendo aqui. O que é assustador aqui é nosso atraso cultural, intelectual, sobretudo nas camadas dos que se consideram acima dos mais fracos e mais pobres. Seria bom que o Brasil tivesse uma elite, mas não tem. O Brasil tem ricos, mas não tem elite.
As camadas superiores não querem saber do Brasil. É como se estivéssemos voltando à época do pau-brasil, isso aqui virou um campo de caça. Como se viessem fazer uma coisa extrativista: tirar e ir morar em Miami. Não têm solidariedade com o outro. E isso é fundamental, foi o que cimentou a construção do Estado do bem estar, que hoje está começando a se dissolver também na Europa. Isso é que é terrível. O capitalismo não consegue mais se proteger dele mesmo.
24 respostas
Verdadeira e terrivel analise sobre o Brasil atual ! O Brasil vive um susto, ou seja, um “surto” de demência ! Dificil aceitar o que esta ai, dificil aceitar que aqueles que poderiam ter evitado isso nada fizeram e se uniram aos roteiros de novelas e às aberrações infinitas da midia hegêmonica e da histéria da direita abjeta. Também não entendo e nunca entenderei como pessoas que se “dizem” classe média, com nivel superior, podem chegar a esse ponto de burrice (?). Beluzzo esta certo, não é possivel desistir, é preciso lutar e muito para que esse bando de palermas imundos e destituidos de neuronios sejam colocados fora do jogo do poder. Que o backlash venha logo pois mais alguns meses e não sobrara nada para contar a historia.
A chamada “elite brasileira” na minha opinião herdou a cultura da escravagismo e do preconceito. Aqui praticamos o verdadeiro apartheid, muito mais cruel do que os ingleses praticavam na África e na Índia. A prova são os presídios brasileiros (não há o que comentar). A estupidez a falta de cultura e sensibilidade aos problemas sociais, são percebíveis pelas manifestações nas redes sociais. A Midia impressa e televisiva dominada por um grupo de famílias presta um serviço de destruição do Brasil aliado a um Judiciário inútil, perdulário e faccioso. Sem eleições diretas e discussão constante de como exercer a democracia o Brasil não tem futuro.
… Ainda sobre o infame libanês nazigolpista usurpador decorativo!
Este velhaco é também um…
E desgraçado!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
COM O BRASIL E SUAS OBRAS PARADAS, TEMER CONTRATA AGÊNCIA PARA MUDAR NOME DO PAC
Michel Temer (PMDB) encomendou a uma agência de publicidade um novo nome para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que reúne as grandes obras de infraestrutura do país; pa avaliação do Palácio do Planalto, a designação atual é muito associada aos governos do PT, responsáveis pela criação do programa
17 DE JANEIRO DE 2017
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/275385/Com-o-Brasil-e-suas-obras-paradas-Temer-contrata-ag%C3%AAncia-para-mudar-nome-do-PAC.htm
[Perdão pelo fora de pauta não tão fora de pauta assim!]
NOCAUTE DENUNCIA FILHO DE FHC EM PROPINAS DA PETROBRAS
Quem foi que atravessou o negócio das turbinas e abocanhou a propina de US$ 10 milhões que caberia ao Delcídio? Foi o filho do Lula? Não! Foi o filho do FHC? Sim!
17 DE JANEIRO DE 2017
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.nocaute.blog.br/brasil/perguntar-nao-ofende.html
A diferença de nossas “elites” das outras é a burrice e a su serviência. Entenda pq:
http://novoexilio.blogspot.com.br/2017/01/oligarquia-x-liberdade-o-alvorecer-da.html?m=1
Compartilhe
As nossas elites são burras sim e de péssima qualidade, mas elas sabem o que estão fazendo. Elas querem o saque, o enriquecimento fácil e sem obstruções morais, querem entregar às empresas multinacionais e às potencias do mundo as nossas riquezas porque consideram isso aqui terra de ninguém. Querem demonstrar poder e riqueza, se jactar dos penduricalhos ostensivos que dão forma à sua classe social e detestam ter que enxergar no horizonte o que quer que seja que venha empanar o seu pálido brilho da ostentação de mau gosto. Cada vez mais vejo pessoas que apoiaram o golpe e não conseguem mais convencer ninguém que as coisas estão indo bem, de que não é uma desgraça generalizada, confessar ostensivamente que o golpe era mesmo para acabar com o PT, derrubar a Dilma e prender o Lula. Que ninguém se iluda: esta gente classificada como elites são pessoas toscas, vazias e más. Ficar tentando entender porque fazem isto e classificando-as assim ou assado só faz enfiar a sujeira debaixo do tapete. As pessoas más, vulgares e torpes existem, sabem que são assim e querem continuar sendo assim. Não há elucubrações sociológicas ou psicológicas que as redimam.
Sempre concordei com isso e critico sempre o que os nossos próprios blogs chamam de “elite”. O que chamam de elite é, na verdade, a escória da sociedade brasileira:
http://www.nocaute.blog.br/brasil/perguntar-nao-ofende.html
É por essas e outras que os Marinhos estão entre os oito mais ricos do Brasil, com riqueza equivalente a metade da população brasileira mais pobre. Fazem políticas para eles mesmos. O pobre que se exploda. Os mais ricos vendem cervejas para, principalmente, os pobres. O pobre enche a cara e se sacia com as novelas inúteis da Globo. Enquanto isto estes capitalistas do capeta vão se forrando, deitando e rolando e alimentando o povo com ilusões e esperanças de uma vida melhor que nunca se concretiza. Este é o Brasil perverso que temos, infelizmente.
Detalhe -instigando o povo a odiar o líder que os mais defende citando pedalinhos, barquinhos de lata e aluguéis de prédio para guarda de tralhas como fruto de roubo, por simples convicção. É de dar nojo o que esta Globo faz. Consciência e bom senso é o que mais precisamos no momento.
Senhor Luis Gonzaga.Não lhe escrevo o sobrenome,pois me faz lembrar da ITÁLIA,esse amontoado de GRITÕES IDEOLÓGICOS,que não nos leva a nada e eu descendo deles.Prefiro instigar-lhe ,raciocínios do tipo; com o desmantelamento do CAPITALISMO TRADICIONAL,e o advento do CAPITALISMO ABUTRE INTERNACIONAL, os BURGUESES de todo o mundo,passaram a crer que a solução de seus problemas de LUCROS,bastava que agiotassem, os TESOUROS dos países,que ainda tinham possibilidade de PRODUZIR RIQUEZAS.Como malograram nesse intento,perderam-se em suas predicas e passaram a não ter mais,NORTE IDEOLÓGICO. Os daqui,como não tem TALENTOS SUFICIENTES,já que dependem do que lhes ditam os de fora,confundem ALHOS E BUGALHOS,com a mesma desenvoltura de PRIMATAS.Por isso,não tem talentos,senão os IMPORTADOS DE SEGUNDA.Ainda assim,mercê uma PROPAGANDA SUBDESENVOLVIDA,que se contenta em repetir o que lhes ordenam os SEUS HERÓIS ,esse bando de AGIOTAS QUE SE ADONOU DE GRANDE PARTE DO MUNDO,repetem diariamente,as teses dos ABUTRES.E ABUTRES,vivem de ” CARNIÇAS “! Contudo,as CARNIÇAS estão também,em extinção,por isso,não sabem nem,o que PENSAR.
Em tempos de Poquemom… Nada nos surpreende!
11.000 mi e bilionários repetem o que os anteriores faziam… Odeiam o Brasil! Cospem no país que os enriqueceu! Odeiam a gente, a música, costumes e culturas. É caso psiquiátrico, pois seguirem as ideias da doente Ayn Rand e esquecem que são também daqui. Antes de levá-los ao PAREDÓN, por traição, devemos interná-los!
Mais um artigo esquerdista criticando Moro… Nos traga uma novidade, Fernandinho.
Moro foi denunciado pela ONU , agora ele é réu , isso você não vai ver nem ler na mídia golpista.
Sua mãe é uma vagabunda e seu pai é um bandido filho da puta! Opa, isso não é novidade….
É por isso que o Brasil é o que é. Também sempre discordei dos endinheirados bananeiros americanóides serem rotulados de Elite. Perfeito, Belluzzo.
SP é uma praça de guerra
E quem foi preso foi o Boulos…
publicado 17/01/2017
https://www.facebook.com/MidiaNINJA/videos/802420466582767/
… Um pouco mais acerca da barbárie covardemente perpetrada pelos bandidos nazigolpistas!
https://www.facebook.com/jornalistaslivres/videos/468117923312090/
Moro não é juiz, porque é parcial
Robertson: ele saiu do controle!?
publicado 17/01/2017
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.conversaafiada.com.br/brasil/moro-nao-e-juiz-porque-e-parcial
Janot matou a acusação contra Lula
Você é um jênio, Janot. Bem que o Mineirinho dizia…
publicado 17/01/2017
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.conversaafiada.com.br/brasil/janot-matou-a-acusacao-contra-lula
Na minha opinião , existe sim uma elite no BRASIL , pena que ela seja burra e vagabunda.
A prisão de Guilherme Boulos é recado do Estado a quem quiser resistir
Leonardo Sakamoto 17/01/2017 13:22
(…)
FONTE: http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2017/01/17/a-prisao-de-guilherme-boulos-e-recado-do-estado-a-quem-quiser-resistir/
O Brasil é conhecido por ter a pior elite do mundo. Nem poderia ser chamada de elite, já que não há certeza de que se trata mesmo de brasileiros ou apenas de sugadores do Brasil. Até os remanescentes e empreendedores marajás da Índia têm muito, mas muito mais consideração com seu país e seu povo que estes ricos alienados do Brasil.
“A pior elite do mundo é a brasileira.” Por emérito e intimorato jornalista e escritor Mino Carta
Excelente entrevista. O prof. Belluzzo foi claro em seus pontos: temos ricos predadores, que estão se lixando para o Brasil.