O jornal O Globo confirma hoje o que a CartaCapital publicou no final de semana, como ainda secreto: o ministro José Serra prepara a entrega, como gesto de boa-vontade para Donald Trump, da base Aérea de Alcântara aos Estados Unidos, e nas condições que eles sempre exigiram e, até hoje, foram negadas, expostas pelo jornal, sob o mais do que expressívo título de “Brasil assume de vez negociação espacial com americanos“:
(…)o Palácio do Planalto está pronto para negociar o uso da base com os Estados Unidos. A ideia é oferecer aos americanos acesso ao centro de lançamento, cobiçado por sua localização rente à Linha do Equador, que diminui o gasto de propelente em cada empreitada especial, para, em troca, utilizar equipamentos fabricados pelos potenciais parceiros.
O uso dos modernos sistemas espaciais dos Estados Unidos, jamais obtidos pela indústria nacional, porém, não significará transferência tecnológica ao setor privado brasileiro. Pelo contrário: para que a negociação avance, o Brasil terá que aprovar uma lei que indique de forma técnica e pormenorizada a proteção que será dada a todo componente tecnológico manipulado em solo brasileiro. O mesmo texto precisa ser avalizado pelo Congresso americano. Se parte das exigências dos EUA forem alteradas pelos parlamentares do Brasil, e as mesmas forem consideradas insatisfatórias pelos congressistas americanos, não tem negócio.”
Vai se completando o plano de emasculação da defesa nacional brasileira, iniciado com a ajuda da Lava Jato na Eletronuclear, estendeu-se para a semiparalisia do projeto de submarinos militares, para a alienação do programa de desenvolvimento de mísseis de defesa aérea e chega, agora, ao sempre sabotado programa de desenvolvimento de foguetes (se quiser, leia aí mísseis de médio-grande porte).
E, agora, na forma de um enclave territorial e tecnológico em pleno território nacional.
O projeto dos destruidores do Brasil para as Forças Armadas não vai além de serem postos a perseguir traficantes de drogas nas fronteiras e de servirem de guardas de presídio, como disse ontem J. Carlos de Assis, no GGN.
41 respostas
Faz tempo que nem comento nesse espaço, mas sempre aqui estou pra beber numa fonte limpa, que contém ética e moral. Oque tem me preocupado e deixado estarrecido é o nível de alguns comentários, que beiram a insanidade mental, valores como solidariedade, bondade, Amor, caridade, fraternidade, indulgência, perdão, perderam-se pelo caminho.
Outro ponto que me chama a atenção é a entrega dos bens naturais e tecnológicos que pertencem ao povo brasileiro serem entregues sem nenhuma indignação. Bens como Nióbio, petróleo, projeto de centrífugas de enriquecimento de urânio, uma das mais modernas do mundo, Base de Alcântara depois de ter sido explodida com todos os cientistas dentro. É a pergunta que fica: temos homens com H pra barrar esse desmonte, quem pode determinar essas insanidades? Há pessoas que acham lindo os militares de volta, não é meu caso filho de preso político, mas cadê os militares pra defender a soberania nacional?
Infelizmente, os militares que defendiam a soberania nacional, se é que havia alguns, ficaram pra trás…..o que restou são espantalhos subservientes ao interesses norte-americanos. O nacionalismo dos militares brasileiros é defender o pentágono, Wall Street e seus interesses !
Concordo plenamente com você Marcos, hoje infelizmente não há pra quem recorrer, rui Barbosa disse que “a pior ditadura é a do judiciário, pois não há pra quem recorrer”, militares de brio e nacionalistas não têm voz e são minoria, FHC deve estar em êxtase, vendo se concretizar o seu sonho, “Dependência ao Norte!!!”. Mas eu sei que tudo isso resultará em transformações profundas na sociedade, todo lixo produzido em décadas se torna um excelente adubo a fertilizar futuras colheitas. Fiquemos firmes em nossas posições, pois só os que lutam pelo coletivo são capazes de suportar dores e se manterem de pé. Abraço a todos os caminhantes que buscam um mundo mais justo.
Jose, perguntei ao meu pai, ex-petroleiro que participou da resistência à entrega da Petrobras na era FHC, por que os petroleiros de hoje não organizam uma paralisação ferrenha para barrar este absurdo? Ele, que ainda frequenta o sindicato, disse que a maioria não tem a chamada “estabilidade” superior a 10 anos ou sequer são sindicalizados (o que era uma forma de estabilidade) e, portanto, estão com medo…o medo de virar mais um desempregado nas estatísticas paralisou o brasileiro, mas antes foi uma trama bem construida: creio que assim fez-se a “coxinhizacao” do brasileiro médio, que inclusive se voltou contra os sindicatos, este vestiu-se de verde e amarelo para entregar nossas riquezas ao estrangeiro: agiram como ratos encantados pelo som da flauta, como no conto do flautista de Hammelin!
Digo com “conhecimento de causa”, pois já servi como Sargento, egresso da ESA pelo Exército, há uns bons 11 anos atrás:
O Alto Comando é composto, na sua maioria, ou por carreiristas de baixo vôo (que estão ali apenas estudando para área melhores do Poder Público), ou por politicamente afetados pela eterna síndrome da Guerra Fria.
Contam-se nos dedos de uma mão, aqueles cuja inteligência geopolítica é digna de sua posição como Oficiais, pois pensam o país e sua posição na distribuição de poder global, sem desvarios.
Ainda durante a elaboração da Estratégia Nacional de Defesa e do programa Espacial repaginado, no gov. Lula, uma das últimas coisas que meus superiores discutiam, quando entravam em assuntos políticos, era sobre a recapacitação da indústria de defesa.
Quase sempre, começavam e terminavam com corrupção petista, ou pior, “comunismo” institucionalizado.
Ficava me perguntando, de que servia a ESG (Escola Superior de Guerra), se nosso Comando aparentemente emburrecia estrategicamente, ao passo que melhorava operacionalmente.
Nai e Leo F. é isso mesmo, todos passaram a olhar pro próprio umbigo, deixamos de pensar estrategicamente e globalmente, não há articulação entre os poderes e sim uma autofagia por cargos, salários e verbas.
Vc deve ter visto o sr. golpista temer, junto com o sr. tucano gilmar e um dos entreguistas corruptos sr. moreira franco, como diz o dito popular, “em conversa ao pé dos ouvidos” logo após o velório do Teori. Uma cena patética que zomba abertamente da nação brasileira. Em bate papo com um amigo que mora nos E.Unidos, ele se disse revoltado com a passividade dos brasileiros. Ambos concordamos que os golpistas entreguistas, aliementam generosamente com verbas o PIG capitaneado pela famigerada globo, para que manipulem os fatos e enganem os que eu chamo de amebianos. Enquanto golpistas e o PIG comem pão e brioches, o povo otário, que está cada vez mais desempregado, se diverte com o circo.
nosso povo é MIDIOTIZADO! só vai pra rua caro Gersier,se a imprensa mandar! quero ver até quando.
simples caro José: o nosso povo é MIDIOTIZADO! além de despolitizado e tem orgulho disso. NÃO TEMOS HOMENS COM H. temos maricas que se dizem Homens. e nem temos forças armadas para defender o país dessa entrega pura que o PSDB vem fazendo. o que vão fazer é”tirar o temer”.pois o temer se queimou.
Desde o golpe venho defendendo que deve haver uma guerra civil. É inadmissível o que esses bandidos estão fazendo. As FFAA não podem ficar quietas!
Cade os militares que viviam informalmente criticando o PT e os ex presidentes Lula e Dilma.
Com os bandidos do PMDB e PSDB os senhores militares ficam pianinho não é mesmo e nem se importam com o entreguismo desse governo de bandidos.
Minha nossa!
Para os que estão preocupados com uma possível futura guerra com os EUA eu garanto: perderíamos igual, e rápido. Nós, a França, a Austrália, a Alemanha… para encarar uma superpotência militar só estando aliado a outra. Mas essa guerra é hipotética, pois é óbvio que nessas alianças nós devemos ficar, como o restante do mundo civilizado, ao lado dos EUA, país comprometido com a democracia e com o qual temos laços culturais muito mais fortes que com outros.
Para nós isso não parece tão importante porque não estamos como os europeus, também aliados dos EUA, próximos da ameaça de outra superpotência. Mas é justamente porque temos essa vantagem que devemos ampliá-la. Lembrem que os imbecis bolivarianos da Venezuela queriam montar uma base militar russa em seu país e outros imbecis têm ideias semelhantes em países vizinhos, inclusive no Brasil. Que grande “vantagem” teríamos, trazendo conflitos mundiais para o nosso quintal. Nós devemos fortalecer a parceria natural com os americanos e dissuadir a presença de outros poderios militares na região para mantê-la distante de possíveis guerras.
??????? Alguém aqui falou em guerra com os EUA? Pare, pense, reflita no que escreveu, veja se faz algum sentido, mesmo que mínimo. Caro amigo, você nasceu nas terras do cruzeiro? Habitas o Brasil? Tem sentimentos por esse povo e por essa terra? Tu pemitirias que se apossasem de alguma riqueza que lhe pertence ou a defenderia contra os ladrões do pão da vida?
Só há sentido em se preocupar que a sua tecnologia militar seja conhecida por outro país se ele um dia virar seu inimigo. Militarmente, o Brasil, como a imensa maioria dos países, não tem condições de enfrentar as maiores potências e deve se aliar a uma delas. E é justamente por pensarmos no bem-estar da nação que devemos evitar que pessoas movidas por interesses escusos e ideologias tacanhas, aqui ou nos países vizinhos, se aliem a potências de fora da região e importem conflitos mundiais dos quais até hoje conseguimos nos manter afastados.
” Só há sentido em se preocupar…” Cara, tu num é burro não! Teu caso já é pra degeneração de caráter. Por mais que o Brasil seja ” aliado natural” dos EUA, ele não é os EUA (pra gente como vc é preciso ficar dizendo obviedades), seu asno. Municípios vizinhos não comungam de objetivos ou interesses iguais, que dirá países. Todos, todos, absolutamente todos sabem que um país só tem de fato soberania se houver instrumentos de dissuasão. Tua burrice já atingiu o paroxismo, tu já virou paradigma do perfeito idiota. Vou dá mais moral pra ti não, tu é um idiota. E como diria o Boechat: – Vá procurar uma rola!!!!!
Aí Fernado Brito, se tu num bloquear esse asno do Ernesto bem aqui vou parar contigo também. Tolerância tem limite!!!
Ai, ai, essa turma do grêmio estudantil não pode ouvir falar nos EUA sem ranger os dentes. Quem disse que o Brasil é os EUA? Vou resumir, quem sabe dessa vez você consiga entender. Instrumentos de dissuasão só são efetivos contra gente do seu tamanho, numa possível briga entre os grandões você deve escolher um lado que, de preferência, lhe permita passar ao largo do problema. Entre as potências, nós, como os europeus ocidentais e outros, temos muito mais afinidade com os americanos, isso é indiscutível. E mantendo nosso continente a salvo da presença militar de russos ou chineses (coisa defendida por alguns idiotas) nós também o manteremos mais distante de possíveis conflitos envolvendo os grandes.
“Instrumentos de dissuasão só são efetivos…” Deve ser por isso que os EUAs, que amam qualquer coisa que se declare comunista, envia toneladas e toneladas de alimentos para “manter o regime de Pyongyang.” Deve ser porque a Coréia do Norte é “do tamanho dos EUAs”. (OBS: mais uma vez tenho que dizer óbvio pra o asno não me azucrinar: tamanho aqui é poderia bélico). Ô seu filho de uma égua, a partir do momento que caiu a primeiro bomba em Hiroshima e foi deflagrada a corrida armamentista o mundo já não “dorme sossegado”. E qualquer idiota sabe – menos aquele cuja demência derivada da sífilis congênita de uma vagina farta e promiscuamente utilizada(VC) – que só um mundo multipolar (bélica e economicamente) trará alguma estabilidade. No entanto, seu estrume coxinha, jamais teremos a paz desarmada de outrora. E os elementos de dissuasão que falo não servem contra só os EUAs não, servem contra todos, inclusive contra Rússia e China, pois caso haja algum tipo de hostilidade entre ambos a quem vc imagina que eles vão atacar? Atacarão a superpotência militar e bélica ou ao seu “aliado natural” dilapidado em seus instrumentos de defesa? E aí, será que a superpotência vai querer comprar essa briga ou vai sair-se com um ” é… foi um ataque a um aliado, mas não foi um ataque direto à soberania americana”. Vê o que tá acontecendo hoje na Síria e o que aconteceu na Geórgia. O que se está falando aqui é de nacionalismo, coisa que tu nunca entendeu e nunca entenderá, Jumento.
Responda por que então os EUA protege todos seus medicamentos, invenções tecnológicas com patentes e multas trilhonárias de tudo o que é produzido lá?
Americano é tão bonzinho!!!! Pede a eles liberarem para o Brasil e o mundo as fórmulas dos medicamentos que salvaria milhões de pessoas!?
Você é um filho da puta cretino que merecia ser executado como traidor, junto com a adela vadia da sua mãe e o verme arrombado do seu pai. Além de uma fascista traidor do próprio país, ainda é burro como uma porta. Desde quando os EUA é um país comprometido com a democracia seu estúpido? Vá trabalhar na zoa com sua chocadeira seu palhaço!
cadela*
Não consigo entender a necessidade das ofensas machistas e homofóbicas…
Olha o viralatinha enrustido aflorando. Que “parceria natural” aquela de que vc entra com a bunda e eles com o pau?
Ali será territorio DELES legalmente, coisa extra territorial. E durará 30 anos ou sei la quantos.
E os crimes dos americanos ali NAO estarão sujeitos a nossas leis e juizes.
Como fazem em bases e locais semelhantes em outros paises -igualmente sabujos – do mundo.
Tô pasmo!!!!!
Como consegue associar tanta canalhice, burrice, falta de vergonha?
Cria vergonha na cara, imbecil.
Ninguém quer guerrear ou ser inimigo natural dos EUA não,seu Trouxa. Só não queremos entregar nossas riquezas estratégicas e queremos nossa independência tecnológica. Chega de ser capacho.
Vc não tem dignidade nem moral
VAZA
Erneste, ernesto…
” E mantendo nosso continente a salvo da presença militar de russos ou chineses (coisa defendida por alguns idiotas) nós também o manteremos mais distante de possíveis conflitos envolvendo os grandes.”
Tu tens medo dos vermelhos?
O engraçado é que os eua é que se intrometem aqui, estimulam golpes de estado, querem levar tudo a troco de banana e devemos ter medo da China, de Cuba e da Rússia? Tu és um PATETA GOLPISTA MENTECAPTO E DE MUITA MÁ FÉ. Sabujice e burrice ao quadrado num corpo e mente de asno.
Que bobagem, estamos falando de defesa, a Alemanha tem bases militares americanas e uma economia fortíssima. Quanto a quem das potências militares é melhor, pergunte aos países da Europa Oriental ou do Sudeste Asiático, loucos para escapar da “proteção” russa que já conheceram ou de um cada vez mais possível imperialismo chinês. Além disso, que vantagem a região ganharia se os bolivarianos trouxessem para cá uma base russa e um possível conflito entre duas potências? Felizmente, no Brasil, essa possibilidade é apenas teórica, pois, como bem disse alguém aí em cima, nossos comandantes militares ainda são adversários da tirania comunista (entendendo-se por essa palavra todos os descendentes dessa ideologia nefasta, inclusive os que não conseguiram ir muito longe em seus anseios totalitários e foram derrubados antes de censurar a imprensa ou formar “conselhos populares”).
Tá bom, tá bom, Ernesto. Já mereces o soldo de hoje. A CIA, a NED, USAID ou coisa que o valha não vai te deixar “pelado”. Já fizeste o trabalho que te encomendaram. Assim, pode “calar o bico” e deixar de nos encher o saco com esta tua ideologia surrada e barata.
Tá bom, tá bom, Ernesto. Já mereces o soldo de hoje. A CIA, a NED, USAID ou coisa que o valha não vai te deixar “pelado”. Já fizeste o trabalho que te encomendaram. Assim, pode “calar o bico” e deixar de nos encher o saco com esta tua ideologia surrada e barata..
Quer dizer então que vc é desses amebianos que prefere ser capacho dos americanos do norte. Pra vc é normalíssimo os imperialistas norte americanos terem base ao redor do mundo, mas a Rússia e a China NÃO. Pra vc é normalíssimo a “democracia” norte americana sabotar países em desenvolvimento como o Brasil, a Venezuela, a Bolívia nossos vizinhos, ou países europeus que lhes dão uma banana, dar um golpe e invadir Honduras, fazer do Panamá um fantoche. Vc acredita mesmo que os E. Unidos seja páreo para a Russia ou a China? Os valentões com toda sua tecnologia, com o diz vc, sairam correndo do Vietnã, até hoje são massacrados no Iraque, no Afeganistão e em outros países em que se intrometeram. Vá pra lá lavar latrinas e limpar a bunda dos norte americanos, quem sabe vc não será recompensado com um tremendo pé no traseiro dado pelo trump? Pra tipos com o vc “seria a glória”, não?
Gersier: fracassou mais uma tentativa de golpe na Venezuela. e pelo visto o Maduro será reeleito já que o mesmo está trabalhando pela diversificação da economia além do barril do petróleo que vem subindo. já o brasil,bem: esse ai já era!
O PSDB é isso aí! Entregam tudo aos ianques! Não sei o que vai sobrar para o Brasil, talvez só o buraco do que era o Pré-Sal.
Pata quem não lembra, os americanos sempre quiseram operar seus lançamentos de foguetes de Alcântara. Duas coisas impediram isso: a eleição do Lula (contra o mesmo Serra que agira quer entregar a base) e a exigência dos EUA de que Alcântara passaria a ser “território norte americano”. Seria o mesmo que decretar Miami como território brasileiro. Eles topariam? E do Careca eu não duvido nada.
JOSÉ NETO: não espere comentários lógicos do (des)Ernesto. Ele está fora da casinha faz muito tempo. Essa de guerra com os EUA foi de doer. Veja o que a mídia consegue fazer com pessoas despreparadas!
Mas a forças armadas estão com o Temer…
E quem defendia os militares, nos chamavam de entreguistas bolivarianos, agora nao falam nda
E o pior que os próprios militares esquecem do que ocorreu na era do fgagac, quando as Forças Armadas, assim como as empresas estatais brasileiras, foram sucateadas. Lembram que até no desfile de sete de setembro, data que o entreguista fgagac disse ser uma idiotice comemorar, viaturas NÃO desfilavam porque sequer tinha combustível para elas? Esquecem que a “tropa” era dispensada às 15 horas para economizar a janta? Esquecem que o fgagac propôs até acabar com elas alegando que “a guerra fria” tinha acabado, ou seja, para os entreguistas o exército brasileiro seria mais uma vez a bucha de canhão dos norte americanos, caso ocorresse um conflito entre eles e a Rússia ou a China. Resumindo, vivemos numa república onde até nas forças armadas os que deveriam ser patriotas, se acomodam ou tem o espírito da viralatice aguda.
Em São Paulo também tem bananas. O prefeito gari/pedreiro/lavador agora virou (22/01/2017) prefeito cadeirante. É muita asneira prá minha cabeça. Vai ser “criativo” assim na PQP.
Se fosse o Haddad a fazer essas coisas, o que o PIG diria? Que é demagogo? Sem noção? Palhaço? Hipócrita? Sacrilégio!
Espero que em um momento não muito distante seja instaurado um tribunal de guerra para julgar e CONDENAR os atos desses entreguista, nascido no Brasil, por traição à Pátria brasileira.
A feição de políticos brasileiros entregando o patrimônio aos gringos, como já vi em várias fotos, me faz lembrar de cachorrinhos que voltam correndo , abanando os rabinhos, para entregar o pedaço de pau que foi atirado pelo dono.
O que esperar de um país em que a coxaiada vai para a academia e, exatamente às 20:30 h, passam quase uma hora na esteira, em frente a um aparelho, babando de ódio, a cada matéria do jornal nazional