Presente neoliberal: 5 milhões de desempregados a mais em 3 anos

ibgedez

O desemprego, medido pelo IBGE, chegou a 12% no último trimestre de 2016 (contra 11,8 no trimestre anterior), o que torna certo que a taxa subirá mais no início de 2017, pelo menos. Dezembro é um mês de dispensas, normalmente e, segundo o Ministério do Trabalho, passou de 400 mil o número de pessoas que perderam a carteira assinada no mês passado,  sem contar os “bicos” de Natal.

Pode parecer pequena a variação, mas isso significa que, de 2014  para 2016, passamos de 6,7 milhões de pessoas aptas ao trabalho mas sem emprego para 11,7 milhões. Isto é, mais cinco milhões  de pessoas ao desamparo , desde que  voltaram as políticas neoliberais do “afunda que levanta”. Na verdade, o número já é maior que 12 milhões, porque os cálculos do IBGE são feitos com as médias anuais e não com o resultado mais recente, quando chegou a 12,3 milhões.

O número de desocupados cresceu, portanto,  perto de 80% em três anos.

E o de trabalhadores regularizados, de carteira assinada, caiu 6,5% no mesmo período, ou seja, 2,3 milhões de brasileiros deixaram de ser contribuintes regulares da previdência e não contam tempo para se aposentar com 30 ou 35 anos, que dirá para os 49 anos que Michel Temer quer que se tornem obrigatórios.

A massa de rendimentos habitualmente recedidos de todos os trabalhos caiu abaixo dos níveis de 2013.

E chamam a isso de sanear a economia brasileira.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. Eu chamo isso de dois movimentos: Emporcalhar a economia, escravizando os trabalhadores, e rapinar as riquezas dos país. Ahhh.. o segundo movimento eles são especialistas.

  2. Até quando o Brasil vai aguentar a anarquia desses golpistas? Chamem o Lula para resolver! (já resolveu uma vez…)

  3. O setor de engenharia, fundamental para um país se desenvolver, está em pânico. Milhares de empregos desaparecendo, o número de engenheiros sendo demitidos não para de crescer, e os estudantes das universidades se formando sem nenhuma perspectiva, quando aparece uma vaga, são enviados centenas de currículos. Sendo que alguns anos antes no governo do PT havia falta de mão de obra qualificada. A política do golpismo destruiu em pouco tempo a infra estrutura do Brasil.

  4. Percebe-se claramente o boicote a partir da eleição da Dilma. Agora, os coxas que se virem. Estou aderindo ao boicote econômico a esse governo e reduzindo ao mínimo o consumo.

    1. Idem.
      Esfregando as mãos para ver o dono da Riachuelo-Confecções Guararapes pedir o penico.
      Nunca tinha entrado nessa rede de lojas, agora mesmo é que não passo sequer na calçada em frente.

  5. A política econômica desta gente, do Estado mínimo e da destruição criativa, seja lá o que venha a significar isto, só pode levar a este resultado perverso. Cito isto, pois como diz Lula a política vem antes da economia…sem projeto de país, esta turma do golpe continuará rodando feito barata tonta e não chegará a lugar algum…quem sabe ao fundo do poço…quem sabe!

    1. pra piorar,o brasileiro em grande maioria tem horror de política(prefere as futilidades do facebook e da imprensa),o resultado é esse.uma destruição de um país. pena que esses midiotas(e os não midiotas)serão humilhados por essa imprensa mais cedo ou mais tarde.

  6. Do site BBC Brasil
    O drama das 12 milhões de pessoas que hoje estão sem trabalho no Brasil é bem conhecido. Mas pouco se fala dos efeitos do desemprego para quem fica nas empresas. Com 3 milhões de demitidos nos últimos três meses de 2016, segundo o IBGE, quem continua contratado pode virar um “funcionário-polvo”, acumulando funções de ex-colegas, além de precisar lidar com o medo do desemprego.
    Para manter o ritmo,, empresários ficam com os subordinados considerados mais versáteis, que podem aprender novas tarefas rapidamente. São os mais propícios a tornarem-se “funcionários-polvo”. Muitos em um
    Vendedor em uma loja de roupas na região metropolitana de Porto Alegre (RS), Jorge* virou caixa, estoquista e responsável pelo crediário depois que outra funcionária foi demitida. Hoje exerce dez funções em um expediente que ficou mais longo. “Quando minha colega saiu, tudo o que ela fazia foi para mim”, diz. Com mais funções, funcionários têm trabalhado até mais tarde – e diminuído almoço. O advogado Leonardo* também está trabalhando mais. Além das petições, ficou encarregado de tarefas que caberiam a um estagiário, como tirar cópias e cuidar da correspondência. Para fazer tudo, diminuiu o almoço. “Antes comia em uma hora, e agora almoço em trinta minutos. Uso o resto para agilizar.” As pessoas se tornam máquinas de trabalho.

    1. O “Neo-Liberalismo” brasileiro é assim mesmo… ele é liberal apenas na propaganda… um tipo de pseudo-liberalismo midiático inaugurado no Brasil por FHC.
      Basicamente ele une o pior no liberalismo com o pior do kenesyanismo numa merda só. Vamos às suas características:
      -ANUNCIA DIMINUIÇÃO DO ESTADO MAS SÓ FAZ PEQUENOS CORTES NO COMEÇO PARA SER MANCHETE DE JORNAIS, DEPOIS VAI AUMENTANDO O ESTADO AO LONGO DO MANDATO E CALANDO A MÍDIA COM $. FOI ASSIM COM FHC, AÉCIO, SERRA… TODOS ELES INCHARAM O ESTADO EM SUAS GESTÕES.
      -AUMENTAM AS DÍVIDAS SEM CONSTRUIR NADA! ESSA É DEMAIS… ELES SÃO CONTRA O ESTADO INTERVIR NA ECONOMIA E FAZER OBRAS… LOGO, NÃO FAZEM NADA… MAS O DINHEIRO QUE DEVERIA SOBRAR POR NÃO FAZEREM NADA VIRA PURA ROUBALHEIRA E SOME… ASSIM FHC TRIPLICOU A DÍVIDA E NÃO CONSTRUIU NENHUMA FACULDADE, ESCOLA, FERROVIA, ETC… NADA… NÃO EXISTE UMA OBRA DEIXADA POR FHC! COM O MESMO ORÇAMENTO LULA TRANSFORMOU O BRASIL NUM CANTEIRO DE OBRAS.
      -PRIVATIZAM, VENDEM TUDO… MAS O DINHEIRO VIRA PÓ… MAIS UMA VEZ, ALÉM DE NÃO FAZEREM NADA… VENDEM O POUCO QUE TEMOS E O DINHEIRO VIRA AUMENTO DO JUDICIÁRIO E AJUDA PARA AS TELES DA VIDA…NÃO TEM NENHUM PROJETO DE PAÍS EM ANDAMENTO… E A DÍVIDA DE TODOS OS GOVERNOS DITOS LIBERAIS SÓ AUMENTOU!
      -A PRIVATIZAÇÃO NÃO IMPACTA NOS IMPOSTOS: ESSA É ÓTIMA, QUEM ACHA QUE PEDÁGIO VAI REDUZIR IMPOSTOS PARA RODOVIAS? QUEM ACHA QUE PRIVATIZAR HIDRELÉTRICAS VAI TER REDUÇÃO DE IMPOSTOS? DEVERIA… MAS NUNCA ACONTECEU NA HISTÓRIA DESSE PAÍS! NEM IMPOSTOS DAS EMPRESAS PRIVADAS SÃO PAGOS… A VALE DEVE 18 BILHÕES E NÃO VAI PAGAR NUNCA… AS TELES DEVEM BILHÕES AO ESTADO E VÃO RECEBER AJUDA… É O LIBERALISMO EM AÇÃO!

      ESSE É O PSEUDO-LIBERALISMO BRASILEIRO!!! SÓ ENGANA OS TROUXAS… PENA ELES SEREM TANTOS.

      1. Sério mesmo que vc não vai colocar o Lula e a Dilma nessa mesma turma que “inchou o estado em suas gestões”?

        Ok vc ser contra tudo e todos que não concordam com Lula e Dilma, mas esquecer destes 2 na citação foi um pouco de cegueira (para não dizer má fé).

  7. Os coxinhad perdem o emprego, mas não perdem a pompa. Quando eles acordarem, já será tarde, muito tarde.

  8. Até quando a culpa será do PT? Ano de 2100? 2500? Ou até o próximo milênio?
    Gostei dos neurônios dos coxinhas:

    P – Persuadidos
    T – Trouxas

    1. Lucio de Castro foi estranhamente posto pra fora daquela imunda ESPN.é outra emissora que apoiou esse golpe de estado. pena que tem muitos retardados aplaudindo aquela imundice lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *