Marisa fica onde importa ficar: no coração de Lula

ultima

Só gente muito egoísta acha que não morre, que o mundo só tem sentido poque ele está ali.

Egoísta e pretensiosa, mesmo quando  fantasia a mesquinhez de generosidade do “vou deixar isto para fulano, aquilo para Beltrano.

Deixar coisas frias, para pessoas frias?

A gente tem coisa melhor a deixar nesse mundo.

O exemplo que deu, o erro que depois aprendeu, o carinho que dedicou e aquele que se deixou receber.

O amor, se teve a sorte de tê-lo, ou tê-los.

Marisa fica nos filhos e no companheiro a quem ela se dedicou, por quem  sofreu e, quando pôde, com quem riu.

Homens difíceis, estes tais de líderes.

Não sobra tempo para conviver , passear, sobram olhos vigilantes para tirar a privacidade, cuidados a tomar para que o que seria normal não pareça estranho ou não seja aproveitado pelos adversários.

E correndo, correndo sempre, para um trilhão de compromissos, menos aqueles do casal, que estes atrasam ao sabor dos deveres políticos.

Certa noite, enquanto Brizola seguia revirando papéis, fazendo anotações e despachos em processos que se acumulavam sobre a mesa redonda da saleta que fazia de escritório, D. Neusa, que o esperava para sair, impaciente, me falou:

-Brito, nos outros casais o homem fica impaciente enquanto a mulher fica se arrumando para sair. Aqui eu fico pronta, esperando o Leonel acabar de maquiar a mesa. 

Pois Marisa fica em Lula, gravada para sempre, em suas broncas e em sua serenidade, no seu companheirismo de sempre e na renúncia deter de dividi-lo com o Brasil.

Marisa tinha todo o direito de fraquejar, tantas vezes, desde o câncer que acometeu Lula até estes degenerados que o perseguem por ódio e pedir que, agora, finalmente, tivessem um pouco mais de tempo para viver.

Mas ela deixa a ele a resistência, indignada, mas contida, com que enfrentou tudo isso.

Fica também, por isso, como o travo amargo que não pode nos envenenar, o tempo de injustiças, perseguições, sobressaltos provocados pelo ódio político dos que refocilam a vida privada, desenterrando histórias marotas, quinquilharias e suspeitas.

Mas isso é miúdo, e miudeza a gente logo não sabe mais sequer onde está.

Marisa deixa Lula mais forte, porque ele já não vai sofrer com o que a ela fazem e ela vai sustentá-lo para enfrentar não só o que fizeram, mas que ele sabe que precisa, ainda, fazer pelo povo brasileiro.

Enganam-se os pequenos que acham que ficam nas grandes coisas frias.

Onde Marisa sobrevive e prossegue é onde ela queria ficar e se importa em deixar coisas: no coração de Lula.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. ULTIMAMENTE OS PSICOPATAS ESTÃO SENDO ESTIMULADOS A SAÍREM DA TOCA

    Pouca atenção é dada aos psicopatas. Eles gostam disso.
    Aproveite para entender como eles se comportam!

    Não lutamos, como deveria, pela educação do nosso povo!

    Quem consegue ser médico, advogado, juiz, engenheiro, procurador, defensor, auditor, dotô, no Brasil?

    Há pequenas exceções! Mas, um país justo não se pode construir só com essas exceções!

    https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/762847330539344

  2. Dona Marisa, nasceu, desde menina, trabalhou, de família simples, valorizou o trabalho, a simplicidade, o companheirismo, esteve nas lides sindicais, lutou por um país mais justo ao lado de seu marido, o grande presidente Lula, foi companheira, mãe e esteio de seu marido. Agora vai para outra morada. Pois o Mestre já disse : Há muitas moradas na casa de meu Pai. Uma delas é para Dona Marisa, que por certo escreveu um lindo livro aqui na terra, Ela esteve aqui, veio e marcou lindas histórias e vivências de como é ser um bom ser humano. Ela estará numa das moradas na casa do Pai, capitaneadas por certo por uma grande alma, Dona Lidu. Que Deus proteja e dê forças ao presidente Lula. Que proteja e ampare nossa irmã em humanidade, Dona Marisa.

  3. Brito, faça o favor, retire, exclua essas postsgens asquerosas como a do sr. Everaldo Lopes, ou vc quer se servir de tais ataques como verificação da estupidez humana?

    1. Bestas feras do tipo do “Senhor” Everaldo Lopes tem que ser literalmente Banido do convívio com seres humanos. Mozart, usei o tratamento senhor em respeito a você, pois, causa-me náusea usar tal termo para referir-me a um elemento abjeto como esse.

  4. Fascistas não conseguirão implementar um sistema no qual a riqueza do mundo seja vedada a maioria. Nós, os verdadeiros produtores dessa riqueza, não permitiremos. O dia da batalha final está próximo e somos a maioria. Vocês serão derrotados!

  5. Quando o bom, o verdadeiro JORNALISTA quer ser POETA, não lhe faltam letras nem fórmulas…elas jorram das artérias, embelezando gratuitamente a vida, como chafariz em praça pública.

  6. É noite… Noite na tristeza do meu povo: povo simples e oprimido.
    Nas recordações da luta, uma triste saudade: partiu dona Marisa Letícia… Guerreira e mãe… Companheira de um povo que na dor da fome e no escuro da violência, conseguiu tecer sonhos de libertação.
    Hoje, nosso carinho expresso na lágrima que ecoa silenciosa deste poema:
    Todos esses que aí estão
    Atravancando meu caminho,
    Eles passarão…
    Eu passarinho!
    A poesia de Mário Quintana conversa com o sermão da Montanha, numa oração insurgente nesta hora de sentir e pensar a partida da mulher guerreira Marisa Letícia:
    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.   Oh! Ecos da vida que ousou crer na justiça social.
    Hoje, cacos de sonhos…
    Na convicção de que logo voltará a primavera.
    Ave, Dona Marisa Letícia os que se atrevem fé num mundo de inclusão e solidariedade lhe abraçam com ternura e altivez… Cantando na luta pelo alvorecer de novo tempo: você está presente!

    Dr.Jorge Bichuetti

  7. Bela, recatada e do lar? Esta é dona Marisa.
    Bela, com seus traços italianos, marcados pela história de uma vida e pela história que ajudou a construir.
    Recatada, na presença e companheirismo discretos, mas essenciais à história do marido.
    Do lar, que transformou em cenário para receber protagonistas da luta de um país contra a ditadura e menos desigual.

  8. No coração do Lula e em muitos corações do Brasil. O vídeo feito pelas mulheres do sindicato dos metalúrgicos é um atestado de companheirismo e firmeza. Ali está uma parte da história de Marisa Letícia Lula da Silva.

  9. Dona Marisa, a senhora entra serenamente para a história do nosso povo. Os seus algozes, nas suas infinitas pequenez e insignificância, caminharão celeremente para o lixo da história e breve, muito breve, não passarão de uma mancha negra que será vista por todos apenas como uma mancha negra.

  10. Caso Marisa: a ética da Lava Jato e do PCC
    02/02/2017 – 08:07

    Por ínclito e intimorato jornalista Luis Nassif

    Qual a intenção de Sérgio Moro e dos Procuradores da Lava Jato em denunciar dona Marisa? Do ponto de vista jurídico, nenhuma. Jamais comprovaram que o tríplex era de Lula. Mesmo se fosse, não havia nada que pudesse ser impingido a dona Marisa. Ela não participava de discussões políticas, menos ainda de negócios. Limitava-se a cuidar dos filhos e netos e dar amparo emocional ao marido.
    A intenção foi puramente política, de bater, bater, bater em Lula, até que arriasse emocionalmente.
    Não existe ética na guerra. E não existe a figura do inimigo no direito. A Lava Jato se tornou uma operação de guerra, caçando o inimigo e o direito se tornou instrumento de vingança.
    Não viam a figura da mãe e da avó, mas apenas a mulher do inimigo a ser abatido.
    Divulgaram como prova de crime os pedalinhos que dona Marisa comprou para os netos. Invadiram sua casa, entraram em seu quarto, reviraram até o colchão da cama. Levaram seu marido detido, expuseram incontáveis vezes os filhos no tribunal da mídia.
    Esse exercício continuado de crueldade, mais do que estilo jurídico, é marca de caráter.
    (…)
    No PCC, há chefes sanguinários que não se contentam com assassinatos de imagem e mortes civis: eliminam fisicamente os adversários. (…)
    (…)
    Hoje, na Lava Jato, o juiz Moro e cada procurador colocarão uma marca a mais no coldre virtual de onde empunham suas armas legais. Que pelo menos tranquem a porta antes de iniciar a comemoração.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/caso-marisa-a-etica-da-lava-jato-e-do-pcc

  11. … A honrada senhora Dona Marisa Letícia – e esposa do melhor presidente da história do Brasil – é vítima de múltiplos assassinos(as)!
    Em comum a estes(as) assassinos(as), a covardia, a estupidez, a natureza protofascista, a maldade despudorada… A desumanidade cavalar!

    Viva eternamente em paz, senhora Marisa Letícia Lula da Silva!

  12. Belo texto de Maria Inês Nassif

    03/02/2017 – 14:05

    Postado por André Souza
    Via Luiz Matos

    Maria Inês Nassif ·

    Até sempre. dona Marisa.

    Não sei se um coração chora, mas a tristeza hoje é tanta que se torna lágrima, uma chuva de lágrimas, uma tempestade. É uma ventania da tristeza que atravessa o país, no momento em que Marisa Letícia, morta, ainda não conseguiu morrer de fato. O seu cérebro cansado foi antes, cheio de dor, de sangue, de mágoas. Calou-a. Não fosse o cansaço, talvez ainda ela pudesse dar um sorriso, dizer um palavrão, contar uma história, proteger a prole; e ameaçar inimigos com a promessa de cuidar do marido para que ele, forte por seu cuidado, os enfrente de peito aberto. O último sopro de vida de Marisa Letícia se foi. Os aparelhos ainda seguram os tique-taques do coração, por pouco tempo. Mas o tique-taque não é mais a vida de Marisa Letícia.
    Em dezembro, Marisa, num jantar entre amigos, fez um brinde realista: não a dias melhores, mas à força que deveríamos ter para enfrentar dias ainda mais negros. “Não serão dias fáceis”. Minutos adiante, comentando a perseguição ao ex-presidente Lula, disse que os perseguidores não iriam conseguir matá-lo. Ela não deixaria. “Eu vou cuidar dele e ele vai morrer velhinho”. Uma profissão de amor e fé no marido.
    Não serão dias fáceis os que nos esperam e Marisa Letícia não estará ao lado de seu companheiro. Mas terá deixado o seu recado: por piores que os dias sejam sem a sua presença, Lula deverá ter forças para lutar e vencer seus adversários. Ela cuidará disso, de onde estiver. E, mais tarde, conseguirá, de lá, brindar a nós, que ficamos para trás, e a dias melhores. Tintim, dona Marisa. A dias mais serenos, mais felizes e mais justos, que um dia virão. E que teríamos gostado de compartilhar com você.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/caso-marisa-a-etica-da-lava-jato-e-do-pcc

    1. … O DEMoTucano protofascista ‘mor(t)o’ “é um juiz de piso”, segundo o egrégio, catedrático e impávido jurista doutor Eugênio Aragão!
      “juiz de piso”, viu, assassino sanguinário?

      ***

      Sobre (auto)elogios de um brioso magistrado de piso, por *Eugênio Aragão

      04/02/2017 – 11:25

      (…)

      *Ex-ministro da Justiça da Presidenta Dilma Rousseff, advogado e Professor Adjunto da Universidade de Brasília.

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/sobre-autoelogios-de-um-brioso-magistrado-de-piso-por-eugenio-aragao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *