Helena Chagas: blindando Moreira, Temer vai à luta contra Lava Jato

temoreira

Helena Chagas, n’ Os Divergentes, com delicadeza, escancara o obsceno:

A pancadaria que o governo Michel Temer está levando por causa da nomeação ministerial de Moreira Franco não chega aos pés daquela que caiu sobre Dilma Rousseff quando tentou nomear o ex-presidente Lula para a Casa Civil. A mídia bate, e lembra que o agora ministro com foro privilegiado foi mencionado 34 vezes nas delações da Lava Jato, mas acolhe o argumento de que ele já era da copa e da cozinha do Planalto e que foi apenas formalizado no primeiro escalão. Nada indica que o episódio terá o mesmo desfecho do anterior, quando Lula foi proibido pelo ministro do STF Gilmar Mendes de assumir o cargo. Dilma ainda está sendo processada por tentativa de obstrução de justiça.

O clima hoje no establishment político, jurídico e econômico é muito diferente. E, no Brasil, isso muda tudo. Se depender de Michel Temer, então, nem Moreira e nem ninguém vai perder o cargo quando aparecer na delação da Odebrecht, que já entrou em estado de vazamento e, mais dia menos dia, terá seu sigilo suspenso.

Michel embalou a nomeação de Moreira num pacote reluzente de boas notícias, em meio às comemorações da vitória nas eleições para as mesas do Congresso, à nomeação do tucano Antonio Imbassahy e, finalmente, à entrada de uma mulher negra no primeiro escalão, na politicamente correta pasta dos Direitos Humanos. Obviamente, não escapou ao desgaste – e o que muitos aliados dizem nesse momento é que a posse de Moreira acabou empanando o brilho do resto da agenda positiva da semana.

Mas nesta sexta Michel deu, acima de tudo, uma sinalização aos navegantes da política e ao distinto público: já que é inevitável, que venham as delações da Odebrecht, pois o Planalto está disposto a enfrentá-las sem piscar, ou piscando o mínimo possível.

A estratégia governista é reforçar a narrativa de que delação não é prova, e por isso não se justifica tirar ninguém do governo por ter sido mencionado. Até porque o próprio Michel Temer, sabe-se, figura nos depoimentos. Se ele demitir ministros por causa disso, é natural que, em dado momento, alguém apareça para perguntar se ele também não tem que sair.

Vamos ouvir muito dos governistas a frase de que investigado não é condenado, que servirá também como reação à muito provável abertura de inquérito contra integrantes do governo, a pedido do Ministério Público. E, embora a palavra “celeridade” esteja cercando o noticiário sobre o novo relator, Edson Fachin, é bom não alimentar ilusões: todo mundo conhece o ritmo de investigação,denúncia e julgamento do STF nesses casos. Com Teori, Fachin ou quem quer que seja. Dá tempo de acabar o governo Temer e, quem sabe, o do seu sucessor, antes que algum desses políticos seja condenado.

A estratégia está montada. Se vai dar certo, são outros quinhentos. O governo pode até controlar o Congresso, e ter razoável confiança no ritmo lento do Judiciário, mas há um fator que está sempre fora de controle: a opinião pública e sua reação às revelações mais cabeludas das delações.

Pode ser. Mas se as revelações não forem, como antes foram , tratadas em clima de campanha, se surgirem num dia e forem para a sombra no outro, como tem sido agora , não haverá opinião pública, que nunca esteve fora de controle, que dê jeito.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Não interessa aos golpistas a queda de Michel Temer. Nem aos EUA, promotor oculto do Golpe pois turbulência política poderia atrapalhar seus planos de colocar as patas sujas da “águia” sobre as reservas petrolíferas brasileiras. Portanto, a única chance de Michel Temer cair é uma revolução popular. Ele não está preocupado com a “Lava-Jato” pois sabe que Sérgio Moro e seus procuradores-talebans são fantoches dos EUA. O que pode acontecer é o adiamento das eleições de 2018 caso exploda a revolta popular quando ficar próxima a votação da reforma contra a Previdência pública. A Ditadura ficará escancarada. Ler estratégia militar é importante. Poderemos precisar de tal conhecimento logo alí, na esquina.

      1. ELES, os de sempre, contam com a passividade, a humildade, o egoismo e a má-memória induzida pelo PIG, dos cidadãos
        para cometerem toda sorte de estrepolias.Agora a atitude swine de mi$helll e angorá: Swine angorá, a nova espécie
        criada pelo capeta.

  2. “No golpe de 1964 os golpistas eram golpistas, mas não eram ladrões!
    No golpe vagabundíssimo continuado de 2016 ainda ora em curso, os golpistas além de golpistas são ladrões!
    O golpe de 2016 é um golpe obsceno!”
    Por ínclito e intrépido jornalista e escritor Paulo Henrique Amorim
    2016 VS. 1964 – BLINDAGEM DO ANGORÁ FAZ DO GOLPE UMA FARSA!
    https://www.youtube.com/watch?v=MfKe-gbYQQo

  3. Quem será que foi mais manipulado pela mídia, os fiscais do Sarney, os eleitores do Collor ou os paneleiros?

    1. Andei vendo pelas ruas uns velhos tontos fantasiados com camisetas do neymar e ridículas bandanas azuis amarradas nas cabeças. Isto me leva à seguinte conclusão: muitos idiotas foram fiscais do sarney, depois caíram no conto do caçador de marajás e agora, já no início da terceira idade, se tornaram paneleiros. Quem nasceu para fazer papel de idiota, na maioria das vezes continua fazendo papel de idiota até a morte.

  4. “Dona Marisa foi injustamente perseguida por Sérgio Moro”, diz nota de advogados

    Em emocionante nota, advogados da ex-primeira-dama Marisa Letícia lamentaram que ela não poderá ver triunfar o reconhecimento de sua inocência por um juiz imparcial [que não é Sérgio Moro, considerado “parcial”].

    03 de fevereiro de 2017

    D. Marisa não poderá, lamentavelmente, ver triunfar o reconhecimento de sua inocência por um juiz imparcial [que não é Sérgio Moro, sobejamente considerado parcial].
    A consequência jurídica do seu falecimento nesta data (03.02.2017) será a extinção, em relação a ela, das duas ações penais propostas – de forma irresponsável – pelo Ministério Público Federal.

    Os advogados dizem ainda que Dona Marisa sofreu danos insuperáveis quando teve sua casa invadida por um “exército de policiais” e viu sua vida e intimidade, assim como a de seus filhos e netos, expostas na mídia nacional e internacional.
    “Foi com muito orgulho que atuamos na defesa de uma pessoa digna e honesta, que foi injustamente perseguida e vítima de falsas acusações”, declaram os defensores de Marisa.
    Nesta sexta (3), por volta das 19h, o ex-presidente Lula informou a morte de sua companheira por quase 43 anos.
    Abaixo, leia a íntegra da nota dos advogados:
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.esmaelmorais.com.br/2017/02/dona-marisa-foi-injustamente-perseguida-por-sergio-moro-diz-nota-de-advogados/

  5. A estratégia já foi toda montada com o STF , vide a escolha de Fraquinho para relator da Lava Jato , Quem ? Quem ? Quem será o revisor da Lava Jato , o indicado novo ministro por MT . Dizem que o novo relator vai dar prioridade para os que já estão presos. Objetivo soltar o CUNHA , principal medida profilática do ACORDO COM O STF , a partir daí e o fim dessa porra . Faltando apenas o Dr. Moro completar o serviço.Vai aí minha contribuição a ele.
    ACHEI DR. MORO A “BALA DE PRATA” PARA PRENDE LULA , CIRCULANDO COM CARRO SEM EMPLACAMENTO . ( FIAT 147 SEM PLACA). AVISAR AO FRAQUINHO NOVO RELATOR E TOME SUAS PROVIDÊNCIAS. TÁ AÍ O QUE VOCÊS QUERIAM A PROVA FINAL.
    ACHEI DR. MORO A “BALA DE PRATA” PARA PRENDE LULA , CIRCULANDO COM CARRO SEM EMPLACAMENTO . ( FIAT 147 SEM PLACA). AVISAR AO FRAQUINHO NOVO RELATOR E TOME SUAS PROVIDÊNCIAS. TÁ AÍ O QUE VOCÊS QUERIAM A PROVA FINAL UMA FOTO DO LULA PUBLICADA NO CONVERSA AFIADA E NO CAFEZINHO , COM A FAMÍLIA NA FRENTE DE CASA E AO LADO MAIS AO FUNDO UM FIAT 147 SEM PLACA . ELE CIRCULAVA SEM EMPLACAMENTO . TENHO FÉ A PF VAI CONCORDAR COMIGO PRINCIPALMENTE A PRF. DECURSO DE PRAZO NÃO VEM AO CASO.

  6. Bandidos querem atuar nas sombras, liberdade para roubar o cidadão, para roubar o país.
    O Brasil quer o fim dos sigilos.
    O fim dos foros privilegiados
    O fim das celas especiais para a elite de bandidos.

  7. A pergunta é simples: só existem juízes, procuradores, desembargadores, etc ativistas do lado dos golpistas? Não tem um pelo menos isento e íntegro pra tomar uma atitude? Ou será que o medo de represálias, especialmente por parte da mídia, é maior?

    1. Carlos, o império midiático, manobrado pela classe dominante, junto com as “fraternidades”, impõe o jogo atual. Só levante popular incontrolável é o que muda a situação.

  8. Vejam mais uma “barbaridade” do Temer:

    Temer antecipa ‘pacote do veneno’ e proíbe Anvisa de se manifestar sobre agrotóxicos.

    Ministério da Agricultura assume controle das informações sobre venenos já registrados. Pasta dirigida por Blairo Maggi vai excluir Anvisa e Ibama e controlar sozinha registro de novos agroquímicos

  9. A Dra Luislinda, como tucana tal qual tem direito de ser, é ave em cativeiro, vem a calhar e deve ser boa de figuração.
    Aqueles que dizem assim, ”vieram para enxugar a máquina” tem agora dois novos ministros.
    Uma, ela, para proteger.
    Outro, ele, para ser protegido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *