Brasil: mais e melhor petróleo; mais dependência energética e industrial

comperj

Quem quiser ter uma panorama do “crime continuado” que se está fazendo ao país com a reorientação da Petrobras neste governo (um aprofundamento intenso que vem, aliás, desde antes, com a crise de liquidez em que a empresa foi mergulhada) e do que significa a renúncia a ter o controle da exploração do pré-sal deve ler a reportagem de Marta Nogueira, da Agência Reuters.

Alguns trechos já nos dão uma ideia:

O crescimento da produção de petróleo no pré-sal brasileiro, mais leve do que a média do Brasil, permitiu à Petrobras, monopolista no refino no país, aumentar o uso do óleo nacional em suas refinarias para mais de 90 por cento, reduzindo seus custos operacionais e logísticos.(…)Em dezembro de 2016, 32 por cento da produção brasileira foi de um petróleo considerado leve, contra 7 por cento um ano antes, sob influência da extração do pré-sal, que garante um produto com menor concentração de enxofre e menor acidez, proporcionando maior rendimento de derivados de maior valor agregado, como gasolina, diesel e querosene de aviação.

Com isso, a participação do petróleo importado, que é necessário para que o perfil do refino se adeque ao perfil da demanda de derivados – pois cada tipo de petróleo produz um espectro diferente de refino – caiu ao mínimo. Logo, diminui nossa necessidade de importação e diminui, também o custo do óleo, que não precisa atravessar longas distâncias até as refinarias

Mas, tendo petróleo para refinar, teremos refinarias para fazê-lo? Só por enquanto, porque a crise econômica reduziu o consumo de combustíveis e outros derivados.

Apesar dessa situação, entretanto, o Brasil deverá seguir dependente de importações de combustíveis no futuro, em meio à lentidão no aumento da capacidade brasileira de refino em volumes necessários para atender a crescente demanda esperada, com vários projetos de refinarias, como a Abreu e Lima, em Pernambuco, e Comperj, no Rio de Janeiro, atingidos pelo escândalo de corrupção, o que atrasou as obras.

O especialista Alexandre Szklo, professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro, disse à Reuters que a pressão por maior capacidade de refino no Brasil reduziu nos últimos anos, por causa da retração da demanda interna por combustíveis, mas que irá retomar assim que a economia reagir.

A atual gestão da Petrobras, no entanto, já afirmou que não está disposta a investir em novas refinarias sem parceiros, após amargar prejuízos com obras que não foram finalizadas.

Só que, ao contrário dos poços do pré-sal, onde há várias petroleiras de boca aberta atrás de um petróleo de boa qualidade e que jorra em proporções gigantescas, não há estrangeiras para investir em refinarias. O motivo é simples: o investimento á alto e o retorno é lento e baixo. Esperar a retomada da economia para retomar investimento em refino significa, por baixo,dar ao país por seis ou sete anos a insuficiência na produção de derivados. Porque a construção de uma refinaria leva, no barato, quatro a cinco anos para ser executada e há os tempos de projeto, antes e testes e comissionamento depois, processos lentos e delicados.

A outra questão, tão importante quanto: o impacto causado pela paralisia da empresa que, na prática, acaba eternizado pela redução das exigências de conteúdo nacional fere de morte não só a industria naval como toda a cadeia de fabricação vinculada à exploração de petróleo: dutos especiais, tanques, válvulas, compressores, e até as montagens industriais. Não é apenas o fechamento de empresas e empregos, mas a perda da curva de conhecimento que o país ia lentamente construindo, que os tão admirados coreanos levaram meio século para levar ao ápice.

Gerir a Petrobras como uma quitanda, onde o importante é vender o máximo para aumentar a féria do dia é pior do que uma cegueira negocial, é um crime contra o desenvolvimento brasileiro.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. O Brasil à venda pela bagatela de 317 bi

    Por jornalista Esmael Moraes

    18 de fevereiro de 2017

    “Governo de quinta categoria!”. Eis a definição de Gleisi Hoffmann (PT-PR), líder do partido no Senado, acerca do ilegítimo governo Michel Temer (PMDB).
    A parlamentar se indignou neste sábado (18) ante a informação de que o golpe pretende vender o Brasil pela bagatela de R$ 371 bilhões.
    A fórmula de venda dos ativos (patrimônio) dos brasileiros é muitíssima parecida com a que vendeu até ilhas da Grécia. Ou seja, o berço da democracia abriu mão de seu território e de sua soberania para garantir a especulação dos mais ricos.
    Dito isto, Gleisi tem razão de protestar contra o que ela chama de “governo de quinta”. Aliás, ela foi muito gentil…
    A proposta de Temer é vender as terras nacionais aos estrangeiros; desfazer-se do que sobrou do pré-sal; doar ativos às teles; restringir o crédito ao Minha Casa Minha Vida; antecipar concessões de pedágio e portos, etc.
    Abaixo, leia o protesto de Gleisi Hoffmann:
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.esmaelmorais.com.br/2017/02/o-brasil-a-venda-pela-bagatela-de-317-bilhoes/

  2. Mo fio no prédio aqui do meu lado na rua está a maior festa de adversário com música de carnaval. O povão está feliz não se incomoda de ser roubado. Não perca seu tempo.

  3. A Globo quer passar a população o êxtase de poder sacar o seu FGTS como um presente de Papai Noel do governo Temer. É inacreditável como se esforçam os seus brilhantes jornalistas para fazerem o povo acreditar que este governo por eles avalizado é um poço de bondades e só quer o bem da população. A Globo mais uma vez mostra quem é:. Um desastre a serviço de poucos e que só sabe enganar os que a assistem.

  4. Alguém lembra a capa do the Economist – Brazil Takes Off, ali entrou as forças contra o Brasil, não poderia dar certo e aqui temos a Globo, CIA, Moro, Psdb e um povo ignorante, que nem sabe do que estamos falando. O Brasil para dar certo é como ganhar na mega sena; algo impossível, aquele que nasce a cada 500 anos e no Brasil é preso.

  5. FORA TEMER VIRA GRITO DE GUERRA NO CARNAVAL PAULISTA

    No primeiro dia do período do carnaval de rua em São Paulo, o Bloco Soviético puxou seu trio com o hit ‘Fora Temer’ neste sábado; protesto contou com o incremento de um boneco em alusão a Michel Temer; ‘Nossa luta é por respeito’, gritavam os foliões

    18 DE FEVEREIRO DE 2017 ÀS 20:09

    https://www.youtube.com/watch?v=EwRw5N8CCTE

  6. Ninguem verá em uma revista internacional de economia uma reportagem como no período Lula, Brazil Take off, ( O Brasil decola) , em TODOS os governos que tivemos no Brasil governado pelos partidos escravagistas, o Brasil sink (afunda), e esse governo só reproduz o que eles sempre fizeram com esse pais. Eles só querem vender o que temos aqui e cair fora.

    1. concordo contigo. alias,vão devolver o brasil quando o mesmo for humilhado e falido pelos”Dorias-Dolar”da vida. o temer representa a elite de são paulo assim feito josé serra e o futuro presidente Aécio Neves. pois eu não sou trouxa. pensar em eleições com essa gente(sobretudo com Aécio Neves)no poder,passa um atestado de inocência. como o lula passou recentemente ao não concordar com a demissão da médica que vazou os exames do sírio libanês.

  7. Mas, ha uma montoeira de coxinhas/trouxinhas que segue acreditando, piamente, que a Petrobras é uma merda e deve ser entregue aos estrangeiros. Compactuam do pensamento de um dos maiores vendilhões que já nasceram neste país, o Roberto Campos.

    De tão antinacional e vendilhão que era, ele passou a ser chamado de Bob Fields. Para Campos, a Petrobras deveria ser entregue de graça às petroleiras estrangeiras. Felizmente, conseguimos resistir a sua tara pela entrega de nossas riquezas, resistimos ainda à tara tucana, de FHC, pela doação do que é nosso. Espero que resistamos à tara da banda podre do Temer/Parente.

  8. FORMANDOS FAZEM JURAMENTO INUSITADO EM SANTA CATARINA: FORA TEMER

    Formandos de uma turma da Universidade do Estado de Santa Catarina fizeram um improviso inusitado no juramento de sua profissão; “Entendemos que o processo educacional se fundamenta no pensar”, dizia o orador da turma quando deu a deixa; “Portanto”: ‘Fora Temer’, gritaram os colegas em uníssono; assista

    18 DE FEVEREIRO DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/281081/Formandos-fazem-juramento-inusitado-em-Santa-Catarina-Fora-Temer.htm?utm_source=social_monitor&utm_medium=widget_vertical

  9. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:

    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;

    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;

    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;

    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;

    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    SARTREANA

    Maldita seja toda esperança
    que faz continuar o mal
    do bem que só se alcança
    no viver sempre (des)igual

    ………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    DE VERSOS

    A dor de passar pelas pessoas
    e depois deixá-las me consome:
    Como viver tantas coisas boas
    só para alimentar de saudades essa fome?…

    É infinita essa fome de amar
    e ser feliz fazendo outros felizes
    Mas, um, como pluralizar
    em frutos diversos as nossas raízes?…

    ………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    NÓS

    A tv me promete
    o leite da moça,
    o prazer em pó,
    líquido,
    instantâneo,
    integral…

    Que faremos de nossos olhos,
    de nossas mãos?

    ………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    CEM RIMAS
    ( para o PT e o PSTU )

    A vida passa de graça
    e fica ainda mais rica
    nos olhos de esperança
    que às mãos multiplicam

    ………………………………..………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    KWY

    P
    …e
    …….n
    …………s
    …………….o
    …………………logo(S)
    …………………………………..p

    …………………………………..e

    …………………………………..s

    …………………………………..o

    ……………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    B……………………………A
    …I………………………I
    …….S………………C
    ………..T………N
    …………….Â
    tele……………………..visão

    tele……………………..vazão

    tele……………………..vazio

    ………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    O fetiche da mercadoria
    Ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………………………para o Poetamigo e Doutor em Comunicação Professor Laerte Magalhães

    ……………..……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………..………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ………….……………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ

    …………………………………………………………………………………………………………( Cláudio Carvalho Fernandes )

    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    .:.
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante

    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita

    …………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
    ::
    .:.
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.

    Penso
    Logo(S)
    ReXisto

    …………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
    ::
    .:.
    Sempre

    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
    ::
    .:.
    Tão duro mas tão terno

    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma

    …………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
    ::
    .:.
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história

    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver

    …………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
    ::
    .:.
    ReXistência

    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    :
    Diga “NãO” à Rede Goebbels

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    Globo

    PATRÃO
    PADRÃO
    LADRÃO

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    massa

    a cidade cr…e………s……………………..c…………………………………………..e
    e a gente
    …………………desa

    …………………par

    …………………ec

    …………………e

    ……………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    capitolismo

    predadores à espreita
    muito mais que esperto
    tem-se que ser sempre vivo

    preço da evolução
    lei da sobrevivência
    juras de (h)a-mor
    juros e mais ou menos valia

    antenas atentas
    vigiam os espaços
    (e o tempo)
    da vida
    mínima
    nas promoções do dia-a(-)dia

    é isto o que vinga:
    a morte é hereditária…

    …………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    foi ou é ou será

    não o feito
    nem a coisa por fazer
    ou o imperfeito perfeito
    :
    o que me anima
    é a magia lógica das possibilidades

    ……………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    ReXistência

    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    :
    Diga “NãO” à Rede Goebbels

    …………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
    ::
    .:.
    ::
    Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.

    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.

    …………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )
    ::
    .:.
    ::
    Se você não for cuidados@

    “Se você não for cuidados@, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.

    …………………..………………………………. ( Malcolm X )
    ::
    .:.
    ::
    ( En la lucha de clases )

    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas

    …………………………………….( Paulo Leminski )
    ::
    .:.
    ::
    ( Não é a beleza )

    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………….( Salamah Mussa )
    ::
    .:.
    ::
    A existência precede a essência.

    …………………………………….( Jean-Paul Sartre )
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *