Toca o telefone na casa da professora Elika Takimoto e pedem um minuto para transferir a ligação:
-Alô, Elika. Oi, querida. Aqui quem fala é o Lula.
Imaginem a incredulidade da simpaticíssima moradora de Madureira, professora de Física da minha querida Escola Técnica, que os “modernos” chamam de Cefet, embora eu prefira continuar chamando de Celso Suckow da Fonseca, que já teve, no ano passado, um de seus textos “sequestrados” pelo Tijolaço.
– Mas o quê? Como?! Lula!!! Não acredito!!!!!
Pois é, era Lula.
Havia chegado a ele um texto da Élika, publicado em seu blog, onde ela trata da sua promessa de não falar de política.
E cumpre.
Fala só da vida, do que faz e dos seus filhos Hideo, Nara e Yuri, a “tropa” aí da foto.
Quando você ler o texto vai entender porque eu já virei fã da menina Nara, que pensa mais ou menos como eu. Minha escola foi tão boa para mim que eu queria uma escola assim pra todo mundo.
De volta à ligação: a Élika achou que era trote, pegadinha, treta de quem sabe que seu ouvido lhe prega peças.
– Mas quem me garante que não é um imitador? No Brasil inteiro tem gente que imita o Lula!
– Deixe de bobeira, companheira. Sou eu.
Aí, pronto, a Dona Élika desmontou. Como assim, o Lula, ligando para dizer que a leu, que agradece o que ela escreveu e que ela siga em frente?
É, deixa de bobeira, Élika, que a política de verdade é isso, é a vida das pessoas.
O que a gente lê nos jornais, vê na TV e acompanha e até escreve nos blogs é espuma. A água profunda é a vida real.
É por isso que o cidadão que telefonou, quando você perguntou seu ele acreditava ainda numa mudança, respondeu:
– Companheira, acredite que há muita coisa boa para acontecer. Estou animado e muito otimista.
Ele também sabe que a espuma pode cobrir a água profunda, mas a água ainda está lá. É ela a memória, a sabedoria coletiva dos povos.
Prometo não tocar no assunto
Élika Takimoto, em seu blog
Fui orientada por várias editoras que entraram em contato comigo a não falar de política nas redes sociais caso queira ser uma escritora vendável. Perguntei: e sobre o que posse escrever? Disserte sobre seu trabalho, Educação, ouvi como resposta. Ou sobre os seus filhos, sugeriram.
Pois muito bem, trabalho no CEFET há dez anos como professora de física e há um ano como coordenadora. Cheguei lá pouco depois de Lula ter sido eleito presidente. No dia de minha posse, o diretor falou que ali eu não iria encontrar professores infelizes. Achei estranho, pois vinha da rede estadual e da particular onde professor que não reclama nunca havia visto.
O tempo passou. De fato, nunca vi ali professor reclamando das condições de trabalho. Vi as salas ganhando projetores multimídia e quase todas serem climatizadas. Tudo o que pedimos para que nosso laboratório de física ficasse mais moderno e atualizado conseguimos. Fiz meu doutorado com redução de carga sem redução de salário. Viajei para congressos e simpósios pelo Brasil inteiro tudo bancada pelo CEFET. Jamais, em tempo algum, lembro-me de querer fazer algo ali dentro para os alunos e para meu crescimento intelectual e ser freada.
Há quatro anos, minha sala viu a diversidade. O sistema de cotas foi implementado no meu CEFET. Se ganharam os cotistas com a oportunidade, ganhamos muito mais os professores por entender que capacidade intelectual nada tem a ver com a nota de uma prova de seleção e mais ainda enriqueceram os outros alunos por testemunhar o esforço de quem vive em outra realidade.
Sempre quis dar a melhor educação para meus filhos. Nara se formou ano passado pelo CEFET e ontem, depois de chegar da rua e ter visto o quão alienante é uma escola particular me disse: o CEFET deveria ser obrigatório para todos. As escolas particulares deveriam ser proibidas. Exageros à parte, ela quis dizer que lucrar com educação (e saúde) deveria ser, no mínimo, digno de vergonha.
Moro em Madureira, Yuki tem amigos na escola em que estuda (todos brancos) e, para equilibrar esse universo, levo meu filho sempre no Parque onde a diversidade impera.
No Parque Madureira, semana passada, Yuki conversava com um menino da idade dele (dez anos) que mora na Serrinha. O coleguinha viu a mãe ser estuprada e estava contando para a gente como foi. Ele estava acompanhado do irmão mais velho que estava “andando de skate não sei onde” enquanto ele brincava no parquinho. Disse o menino que o irmão vai matar quem fez isso com a mãe.
Hideo, meu filho mais velho, se formou agora em música. Está doido procurando emprego – assim como seus amigos que se formaram em engenharia, psicologia e ciências socias. Os editais para cultura estão fechados. Sabe Deus com que idade eles vão se aposentar.
Desde o meio do ano passado, recebo orientações de meus chefes imediatos para ajudar na contenção de despesas. Vi professores querendo ir a congressos e impossibilitados por falta de verba. Vai piorar, avisaram.
Temos toda a liberdade para usar metodologias diferentes para ensinar não só no CEFET como em todo o Brasil como já garante a Constituição. Mas essa nova reforma do Ensino Médio engana e toma para si esse discurso que ‘agora’ as escolas vão poder trabalhar de forma mais livre sendo que, em breve, veremos o aumento da dificuldade dos pobres chegarem às universidades como deixa claro o texto dessa Reforma.
Pronto. Falei do meu trabalho, sobre Educação e sobre meus filhos. Seguirei a orientação e continuarei dissertando sobre esses temas. Trarei números de quantas escolas técnicas foram criadas em dez anos e quantas universidades novinhas em folha visitei. Falarei também sobre a quantidade de amigos que tenho concursados e sobre Lucimar, minha empregada, e suas colegas de trabalho que estão felizes recebendo tudo o que tem direito.
Mas evitarei falar sobre política. Prometo.
Quem quiser ler a narrativa da Élika sobre o telefonema, acha aqui. Aproveita que ela foi ali enfartar, mas já volta.
21 respostas
Elika, tu é demais ” garota ” ; é isso mesmo, garota com essa cabeça jovem, este pensamento ventilado, este espirito social , essa alma fraterna e solidária. É uma Brasileira que sobe às alturas com seu coração de mulher e mãe, levando nosso povo a ver a importância da Boa Escola , incentivando a todos ao aperfeiçoamento intelectivo e à firme vontade de lutar por um Ensino de Qualidade. Essa é uma mulher lutadora que não deixa a bola baixar, exemplo a ser seguido e orgulho de todos nós. Parabéns, continue na luta , ofereça suas vitórias aos que precisam de animo e leve a bandeira do progresso a todo lugar onde a esperança necessite do retângulo verde e do losango amarelo. Que a ordem e o progresso saiam da tarja e ganhem dinâmica em cada coração Brasileiro. Valeu M U L H E R Brasileira e em primeiro lugar, como diz Benito de Paula.
Vida longa com saúde, paz e Amor. Que a física , a filosofia e a arte medrem no território Brasileiro, pois uma boa semente se multiplicará a 100 por 1.
Sigo esta professora nas redes sociais há um tempo. Sempre tive a impressão, ao lê-la, de que estávamos batendo papo, tomando um café na sala, tal é sua leveza e autenticidade criativa.
Ela fala de uma Brasil que não morreu: está apenas esperando o tsunami passar. Ele vai passar.
Lula, liga pra mim!
Muito legal,Bruno Ferreira.
Bom saber, Fernando, que ainda souo capaz de chorar.
Obrigado, Fernando. Obrigado, Élika. Obrigado, Lula.
Afirmar,que a despeito do que lhe sugeriu o SR.LUIS INÁCIO,ala somente falou de POLÍTICA.Política da vida,que é o que todos nós fazemos,em qualquer tipo de ato que praticamos.Não confundir POLÍTICA,com PARTIDARISMO POLÍTICO,que também é o que fazemos diariamente.Política ,são relações humanas em sociedade.Eu acho que somente não fazemos POLÍTICA,no vaso sanitário,desde que sós.Ainda assim,desde que não pensemos enquanto estamos ali
Élika, nao deu pra manter os olhos secos, não.
obrigado, por jogar e tão bem no nosso time, o time que insiste em sonhar.
quando encontro algum estrangeiro aqui, e o tema ”Brasil” cai no assunto, digo a ele que o fato ocorreu no tempo do ” cafe”, e que a escolha mais inteligente que o pais oficial fez em toda a Historia foi a decisão de atrair imigrantes japoneses. a familia da Elika não me deixa mentir.
Li o Blog da Elika, e a conversa com Lula, impossível não se emocionar. São essas ocasiões que dão forças de se acreditar no Brasil e não desistir.
Parabéns, Élika!
***
VÍDEO SENSACIONAL
Na Globo, especialista chama governo Temer de ilegítimo – e ‘DESmoroLIZA’ a ‘pena amestrada’ dos mafiosos Marín(ho) e o outro convidado escolhido a dedo IMUNDO!
https://www.youtube.com/watch?v=Zkj0_gkuLRk
MAIS UM EXEMPLO DO ESTRAGO QUE O GOVERNO USURPADOR TEM FEITO NO PAÍS. EM NOME DO AJUSTE. RIDÍCULO; COMO VAI HAVER UMA CPI DA PROVIDÊNCIA DEVERIA TAMBÉM HAVER UM DO DEFICIT FISCAL E DA DÍVIDA PÚBLICA. CERTAMENTE HÁ MUITA COISA ENCOBERTA NESSAS ÁREAS E OS AJUSTES DEVERIAM COMEÇAR POR RESGATAR O QUE FOI TIRADO AO LONGO DOS ANOS ARA PAGAR JUROS EXORBITANTES E NÃO FAZER CORTE S NA EDUCAÇÃO E SAÚDE. MAIS UM DESAFIO PARA LULA EM 2019. PARABÉNS PROFESSORA ÉLIKA; PARABÉNS AOS MESTRES QUE PENSAM E TRABALHAM EM NOME DO BEM ESTAR DE TODOS; PARABÉNS LULA PELO TELEFONEMA DE APOIO.
Ainda podemos ter orgulho do barsileiro(a) e ainda podemos manter grandes aspiraçoes para o Brasil. Volta Lula.
Elika maravilhosa ! Ainda bem que podemos ainda contar com pessoas integras e verdadeiras. Parabéns !! Adorei conhecer mais esse blog da Elika que nao conhecia !!
Lula é um ser iluminado. Meu eterno presidente. O melhor que esse país já mereceu. 2018 Neles!!!! É Lula!!!
Querida Érika: Os verdeiros brasileiros emocionam-se com o conteúdo dos seus relatos. Porque na verdade é esse o comportamento que deviria portar-se todos as pessoas de bem. Com retidão, honestidade, sensibilidade cívica e a cima de tudo simplicidade. Você mostra o caminho ao qual palmilhou, obtendo todos os ingredientes necessários ao desenvolvimento profissional e intelectual por você alcançado. Você promete que não falará em politica, mas o Brasil precisa saber quem foi o personagem que em oito anos não só a você mais a quarenta e nove milhões de brasileiros. foram beneficiados não com esmola coma fala uma porção insensíveis e alguns que desfruta o requinte das mordomias sustentadas com o dinheiro surrupiados do erário público que durante 500 anos tem sido á pratica dos detentores do poder. Entretanto, não tenhamos medo de pronunciar o nome deste extraordinário homem chamado Luis Inácio da silva. LULALA…
Sigo ela no Twiter,e la vi sua espiritualidade,sua inteligencia e coragem,sou um admirador desta mulher.
Bons exemplos devem ser conhecidos e espalhados. Lula ! Maior presidente que o país já teve. Espalhem essa notícia !
Lula é muito especial, mesmo! Um ser humano e um brasileiro de verdade!
A verdade salva e liberta dos grilhões da Globo q mantém o povo preso na caverna na sua pós verdade. Nada como um choque de realidade. EriKa deu esse choque. Pena q grande parte do povo brasileiro esteja cego pelo ódio alimentado pela Globo. Brizola, como sempre, tinha razão. Prometia em seu primeiro ato como presidente acabar com a concessão da Globo. Brizola sabia: a Globo é a saúva. DNA golpista. Incompatível com a democracia. Estará sempre conspirando contra governos eleitos q trabalharem em prol do povo pobre. Delendas Globo. Para o bem do Brasil e do povo brasileiro.
Lula e Dilma não ouviram Brizola. Deu no que está dando….
O gde Brizola teria sido engolido ainda mais rapido. Eh so pensar um pouco! Facil dizer e prever qdo não se tem o poder de Presidente. Cansa demais esse tipo de comentario, sempre diminuindo os vivos em nome de um fantasma. Viva Lula e Dilma que conseguiram muitos feitos que Brizola nem sequer tinha sonhado !!!!