Vejo pipocarem, aqui e ali, artigos de companheiros da esquerda que pregam que, “agora, temos de fazer uma política sem conciliação de classes”.
Perdão, mas ouço esta história desde o movimento estudantil e nunca vi sair dela qualquer avanço para o nosso povão.
Todas as vezes que, na história, conseguimos caminhar em direção ao desenvolvimento e à justiça social foi, ao contrário, quando conseguiu-se estabelecer um pacto, verdade que informal e avalizado pela figura de um governante com propósitos firmes, visão de Estado e de Nação.
Foi assim com Getúlio Vargas, como foi assim com Lula.
O fato de o primeiro ter tido um fim trágico só confirma que era um personagem incomum, que usou a própria vida para impedir o golpe e continuar o nacional-desenvolvimentismo por outros meios, com o governo JK, que aliás seguiu em sua política conciliatória, já agora com a inversão da divisão de forças, que passou a pender mais para o lado empresarial.
A deposição de João Goulart e de Dilma Rousseff resultaram do fato de que ambos, cada um em sua época e com suas circunstâncias, não souberam ou puderam manter os pactos de seus antecessores.
Nossa bandeira primeira e mais importante é a manutenção das liberdades e do voto popular, contra a evidente onda autoritária que se ergue e os ameaça.
Luís Costa Pinto, com sua habitual lucidez, publica hoje no Poder360 o que poderia ser um “programa mínimo”, necessário e indispensável a estes tempos:
“Não há saída fora da política. Necessário agarrar-se a isso de forma inarredável.
Todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido. Logo, eleições regulares. No calendário, as próximas eleições devem ocorrer em outubro de 2018. É recomendável mantê-las no horizonte –ou antecipá-las.
Todos aqueles que estiverem em condições de se candidatar podem e devem competir. O resultado eleitoral tem de ser respeitado. Depois das eleições assegura-se à minoria derrotada seus direitos, posto que estes são premissas do Estado democrático. Mas conceder-se-á à maioria condições de governabilidade.
Pronunciar alto e bom som, com todas as letras, a última premissa não é chover no molhado. Chegamos até aqui porque o veredito das urnas de 2014 foi desrespeitado.”
O resto é wishful thinking, ou “borzeguins ao leito”, como dizia a minha avó. Vá vivemos os “não são só 20 centavos”, o “padrão fifa”, as blackblocagens e vimos quem saiu vencedor destas histórias.
Sonhar com uma radicalização do processo democrático, numa hora em que a democracia, (mesmo formal) ameaça não parar de pé, é levar água ao moinho do autoritarismo. É ele, no Brasil quem se veste de “pureza absoluta”, de intransigência, de “verdades absolutas”.
Como este blog já pontuou, não sou udenista. Nem creio em “udenismo de esquerda”.
57 respostas
Já sabemos quem deu o golpe ,para ,como e quem pagou.
Parece piada,mas cabe uma acão popular para anulacão do que aconteceu no Congresso,justamente para envolver o Judiciário e fazê-lo se pronunciar?
Cabe juntar um milhão de pessoas do lado de fora do STF com tochas na mão, kkkkk
Também concordo. O meu voto foi cassado sem nenhum crime. Não perdôo golistas.
A democracia foi enterrada a exatamente um ano atrás e ainda não ressuscitou.
A culpa não é do povo que esta pagando o preço da crueldade dos barões elitista. A final quem deu o golpe foram as elites.
O povão já perdeu tudo que havia conquistado. Não tem nem mais emprego, renda, perspectiva, nada.
Os poderosos insistem na manutenção do poder paralelo com a mesma classe de atores de golpes anteriores. As instituições não respondem, muitas estão infestadas de golpistas.
O fascismo está dando as cartas. Entregando as riquezas e demolindo o pouco de proteção social que havia.
Vamos esperar a miséria e morte chegar?
Não. A constituição foi aviltada. Sem perdoa para golpista.
Claro que não ! Você ainda não se preparou para a greve geral ? Não é o FB que vai organizar a resistência. Ele participa a sua maneira dando espaço para todos discutirem. Você está se organizando com a família e amigos sobre a participação de vocês na resistência ? É assim que os humanos desse planeta fazem qdo existe golpe e tiranos. À luta !!!
E se não tem eleições em 2017 nem em 2018? Concilia como?
Daniel, só nos resta a luta ! Às ruas ! Greve Geral ! Resistência !
Parece que a palavra “conciliar” provocou uma pane na cabeça de muitos ! Será o efeito primata troglodita da direita que se espalhou feito vírus ? Tem gente até misturando regimes totalitários com democracia. Calma gente ! Vou ter um acesso de riso …. Aquele riso bem no.meio do drama … hahahahahaha
Brito, eu nunca esqueço de quando eu tinha menos de 20 anos e, depois de passar o início da noite agitando na escola, ia com alguns companheiros até a Cinelândia, e ficava escutando as conversas em algumas mesas, daqueles a quem, anos mais tarde, passei a chamar de revolucionários de botequim. Em plena ditadura, gente morrendo, gente sumindo e o povão completamente alienado pela propaganda burguesa, quase toda vez a conversa acabava em uma unânime (ou quase) conclusão de que “as condições objetivas e as condições objetivas para a Revolução estão dadas” e a qualquer momento o povo se levantaria em rebeldia revolucionária e o socialismo finalmente se implantaria no Brasil.
Dez anos depois, muitos desses revolucionários de botequim eram jovens senhores acomodados em suas carreiras e famílias, e hoje são, na maioria, velhos reacionários, “vivendo como seus pais”. Esse radicalismo fácil não vive nem convive com o povão, com sua ignorância alimentada pela tv, pelas igrejas mais que reacionárias, por uma máquina que, desde sempre, associa revolucionarismo a baderna, bandidagem, molecagem, sem-vergonhice. É claro que o pobre sente que há algo errado. É claro que ele tem desejo de mudança. Mas não tem consciência de classe e nem uma razoavelmente forte organização de luta, acha que tudo vai se resolver se receber uma benção divina qualquer, na forma de um Gugu, Luciano Huck, Celso Portioli.
Quando a maturidade revolucionária está nesse nível, é preciso antes que haja uma verdadeira revolução burguesa, é preciso que, antes do golpe final, se assegure ao Proletariado as liberdades básicas indispensáveis ao desenvolvimento de sua luta emancipatória. Sem isso, sem uma plena democracia burguesa, cuja fronteiras sejam mais e mais forçadas pelo avanço da democracia proletária, até que o confronto seja inevitável, sem assegurar isso, tudo o que se consegue é a antecipação da contrarrevolução, é a reação fazendo, como tantas vezes aqui se fez, desaparecer as lideranças, desorganizar as poucas formas de aglutinação dos trabalhadores, e retroceder a História 20, 30 anos, após o que novos cadáveres serão oferecidos à aventura pequeno-burguesa moralista de esquerda…
Assino embaixo se vc me permitir.
É a esquerda de ocasião, vi funcionários públicos de postos de saúde vestidos de preto em apoio a moro no início do “combate à corrupção” , alguns dizendo o clássico “já fui petista”.
Entender o que passa na cabeça do povo, no imaginário popular parece não interessar a essa esquerda.
Que haveria um golpe da “direita” todos já sabiam . Mas que deixariam um cara incompetente e corrupto, como o Temer tomar conta do Brasil, isso era inaginável…
Sei não talvez seja hora de repensar e fundar novos partidos de esquerda.
Mais democracia partidária.
Perfeito!
Parabéns, Fernando. Texto de uma exatidão profunda. Isso é a utopia real. O resto é mas turbação psicológica com diria o finado tucano e privatista Sérgio Motta.
A “elite branca” não quer conciliação. Mais concessões do que Lula e Dilma fizeram seria possível? Tanto criticam o Lula por não ter “partido pra cima” da Globo & Cia Ltda, agora a conversa é de que é preciso conciliar?
Pode-se fazer várias concessões, mas no caso da Globo deveria ser algo inegociável. O Brasil só vai se desenvolver quando essa máquina de fazer lobotomizados perder seu poder monopolístico.
Fechar a Globo é dever do Lula em 2018. Ou Lula ou Globo.
O texto parece dizer que não existe solução fora da política. É preciso conciliação dentro do processo político democrático. “Todo poder emana do povo e em seu nome sera exercido”. Isso significa uma constituinte exclusiva, eleições gerais diretas, reforma política e respeito do voto. Todos devem fazer política, povo e governantes juntos respeitando os eleitos e a Carta Magna. Essa deve ser a única narrativa que deve ganhar o coração e as mentes de todos nós. Essa é a narrativa de Dilma (ver suas palestras) e a narrativa do Lula. Lula que entendeu a importância desses valores que devem ser conquistados todos os dias na luta; isso não vai cair do céu, brasileiros e brasileiras devem construir a nação juntos. Não é simples e nunca será perfeito mas é o único caminho alternativo à barbárie. Aliás essa narrativa é a mesma de Gleisi, de Requião, de Nassif, de Mino Carta, etc. Não dá mesmo pra ficar só estarrecido com tanto absurdo e não se organizar na luta. Qto a elite branca: sabemos que ela está pela primeira vez exposta à uma crítica que ganhou o mundo. Seu poder não é mais o mesmo e ela sabe (tem o poder do dinheiro mas não tem o poder das mentes lúcidas). Daí a fúria desses seres no mundo todo. A pós-verdade é um dos dispositivos sintomáticos da fúria da besta, precisamos enfrenta-lá, aqui e agora.
As sugestões de Leonardo Boff para que não haja um golpe dentro do golpe …
http://www.brasil247.com/pt/colunistas/leonardoboff/290605/Para-evitar-um-iminente-novo-golpe-de-Estado.htm
O nós contra eles parece ser o seguinte: economia produtiva (empresários + trabalhadores), desenvolvimento nacional, nacionalismo, soberania contra os entreguistas, rentistas e parasitas do estado. Assim a coisa anda, mas o que vimos foi que o estúpido empresariado “produtivo” ficou ao lado dos entreguistas, rentistas e parasitas. Bem feito que muita pequena e média empresa está indo pro vinagre. A questão ideológica tem sua importância, mas tanto um governo de esquerda quanto um governo de direita (não este bando de corruptos e enganadores que temos no comando da direita atual) só vão conseguir governar se existir com o que governar. A situação é grave. Em mais alguns meses não vai sobrar nada. Aí não vai fazer diferença quem será o governante, porque não haverá mais país pra ser governado, apenas uma republiqueta de bananas totalmente loteada entre grandes grupos econômicos estrangeiros.
100 bilhões para as empresas de telecomunicações
25 bilhões de impostos para o banco
Dezenas de bilhões do pré sal a preço de banana.
Desmonte da Petrobras.
Desmonte do BNDES,
Desmonte da Caixa.
Fim do minha casa minha vida.
Fim do ciência sem fronteiras.
Escolas sem merenda.
Fim do programa mais médicos.
Fim dos direitos trabalhistas.
Fim da aposentadoria.
13 milhões de desempregados.
Pedalada do temer 165 bilhões.
Classe empresarial deve bilhões ao fisco.
Divida ruralista é de quase um trilhão de reais.
Sonegômetro de 2017 chega a 200 bilhões em 2016 passou de 500 bilhões.
Direita radical, Pau no lobo do povo.
Muito bom, já copiei pra esfregar na cara dos paneleiros !
Meu jovem você tem um futuro brilhante.
Talvez com números agente possa conseguir mudar um pouco a mentalidade dos analfabetos políticos controlados pela mídia corrupta em especial Globo e BBB.
No meu caderno misturado com recortes de jornal diz que a dívida ativa da união é de de mais de 1 trilhão de reais,350 só de previdência social,120 bilhões não tributados,etc,etc.
O estado campeão de devedores é o eficiente e bem governado São Paulo onde se tem a empresa modelo no mundo a Lide,Paulo Skaf,paneleiros,Patos,mbl,mpl,vemproolhodarua,São Paulo da garoa com 400 bilhões.
Aí já estão computados o rombo do Panamericano/Sbt 4.2 bilhões, mais não o do Itaú da semana passada de 25 bilhões.
Os prejuízos da Farsa Jato fica pra depois,quando estiver para acabar essa novela e estreiar a próxima de Aguinaldo Silva e Irineu.
1.522 mortes e 497 estupros em Pernambuco 2017.
Massacre de Eldorado do Carajás – 21 anos de impunidade.
#UmAnoDeGolpe
Luccio , Pernambuco vive a “revolução” criativa de Eduardo Campos através de seu pupilo, um tecnocrata sem sal que o POVO ( sempre essa anomalia brasileira ) resolveu incensar.
Como sempre , na vida e na história cumpre-se a máxima – a semeadura é livre, já a colheita….
Os progressistas podem e devem conciliar, desde que, mantenham suas espinhas dorsais eretas
Existe limite para tudo. E negociar com fisiologistas da pior espécie, é suicidio
A questão é prática, chega-se primeiro ao poder , depois se escreve a história. Parece que o PT conseguiu chegar ao PODER, mas permitiu que a Globo continuasse a escrever a história…..
Se o Putin tivesse uma Globo na Rússia a Grande Mãe já seria uma neo-colônia yankee ………..em outras palavras, conciliar como se o POVO entra com o pescoço e a elite financeira entra com a navalha ???
Que joguem fora a navalha e repactuamos as forças…………mas até isso o PT não soube exigir. Quanto a Dilma, tendo a pensar como o Ciro, deixou-se imolar e agora vive perambulando o mundo a chorar sua tibieza…
A Dilma sempre foi mal acessorada. Mercadante, Paloci , Zé Eduardo. Qualquer macaco cai do galho se contar com este três porquinhos.
Perfeito Iskra!!os pts são “conciliadores”,deu no que deu.
Conciliação os cambau!. Estamos sob um golpe de estado, dos piores, com política de terra arrasada mesmo. Vai conciliar o quê, com quem?
Há uma doença grave, e que não aceita paliativos, pois tende a voltar. Só mesmo uma revolução para cortar o mal pela raíz.
Não pode falar Renan Calheiros?
Nogueira vc esta correto ,não se negocia com ladrões,o golpe de 2016 foi um exemplo disso.
Esse blog poder 360 é o antagonista são blogs financiados por grandes grupos econômicos, é portanto não tem credibilidade nenhuma.
Discordo do Fernando Britto,porque discordo do MALDITO JOGO DE CINTURA DO BRASILEIRO,em lugar de fazer frente ao problema acha um jeito de contorna-lo (ainda que chegar ao ponto desejado leve décadas).
Quando mais a gente se abaixa ,mais aparece o rego,de tanto fazer jogo de cintura ,a coluna quebra.O povo bundão(e o brasileiro é) merece tomar na bunda. Não existe o direito de ser um coitado ao ponto de permitir que os bandidos metam a mão no teu bolso.
Esquerdista brasileiro tem a tendência de vitimizar o povão,mas esquece que o povão de outros países vai a luta,leva porrada e continua indo.
Reforma administrativa do estado ,espalhar o poder e educação política (de todas as correntes do pensamento político) nas escolas ,é por ai que vamos a começar a mudar o jogo,por quê os pts não o fizeram???porque pensam como o Britto.
E vc esteve nas ruas durante os vários atos de protesto ? Ja comprou suas armas ou não faz parte do “povo” ? “Os brasileiros” são os outros ? Você tb se considera “bundao” ou só considera “bundao” os outros brasileiros que não pertencem a tua nacionalidade ? Você não mora mais no Brasil ? Sabia que hoje é o aniversário de 21 anos da chacina dos MST; eles continuam na luta, nunca pararam de lutar. Aliás, continuam sendo perseguidos e mortos. Aqui nesse blog não se fala dos movimentos de resistência, é verdade, mas a resistência nunca esteve tão viva, é só dar um surfada para se informar. Vale comprar armas tb, cada um que carregue a sua e sinta “incluido na categoria povo” (se este for o teu caso, não sei se vc é oligarca?). Algum oligarca que frequente esse blog ? Speak Up ! Abraços de povo guerreiro que não foge à luta !!
EU TENHO AS MINHAS COMO AS TIVE OUTRORA E VOCÊ ME PARECE FAZER PARTE DO GRUPO MONTADO PELA DIREITA QUE SE FAZ PASSAR POR ESQUERDA E SUA MISSÃO(PAGA) É AMANSAR QUEM LUTA DE VERDADE!
De jeito nenhum, vc sabe que brigo direto com o FB quando ele fica do lado do pha ou fica com conversa de derrotado. Por favor junte-se ao MST URGENTEMENTE; eles precisam de gente corajosa e pronta pra luta ! Va em frente Luiz ! Precisamos de heróis para lutar na linha de frente. Se vc está pronto então melhor ainda.
Hocus, agora falando sério. Concordo contigo sobre o “jeitinho brasileiro”: é horrível e tem raízes na “cordialidade” que na verdade é um traço do mundo rural patriarcal de dominio e opressão da classe trabalhadora (Sérgio Buarque). O FB se refere à DEMOCRACIA ! Esse regime está sendo destruído, é vero, mas é exatamente por isso que temos que lutar para que ele resista e seja de fato realizável (jamais será perfeito). Fora essa alternativa é barbárie, entende ? Entendo tb sua frustração e divido contigo a mesma aflição. Vamos vencer ! Acredite e não abandone a luta. Lute como vc achar que deva lutar mas não jogue a culpa no outro. Somos todos parte e cúmplices desse horror. Vero ! Abraços.
Em contrapartida da NÃO RADICALIZAÇÃO ,a DEMOCRACIA PRODUZIU NOS ÚLTIMOS ANOS,o IRAQUE,O AFEGANISTÃO,O PAQUISTÃO,A SÍRIA,O EGITO,que já nem existe mais,A PALESTINA,OS BUSHs,O BISÃO,!E então,até quando vamos aturar a tal DEMOCRACIA? Não estão cansados,de tanta hipocrisia,fruto da COVARDIA? O BRASIL,A ARGENTINA A FRANÇA,onde a candidata FASCISTA ,vai ganhar as eleições.A INGLATERRA,quem mais? O Temer ?
Outra observação.A direita,já é RADICAL.Não precisa ser estimulada por nada e ninguém.Está no DNA da DIREITA.
Na “conciliação de classes”, a elite entra com o chicote e o povo com o lombo.
Não quer dizer que não possa haver negociações. Até na guerra há negociações.
O que precisamos agora é um governo que não tenha “aliados” corruptos e traíras.
Ponderado e realista !
Grato, Lenita!
Excelente comentário, Roberto!
Obrigado, Nina!
QUE NÃO ME PERDOE BRITO MAS ONDE ESSA MERDA DE CONCILIAÇÃO NOS LEVOU/EU PREGO É O ROMPIMENTO,A GUERRA DE CLASSES A REVOLUÇÃO.VOCÊS JORNALISTAS SÃO MUITO ACOELHADOS PRO GOSTO E NECESSIDADE DO BRASIL.COMO ROMPER COM 500 ANOS DE ESCRAVIDÃO FÍSICA MORAL E CULTURAL NO BATE PAPO?
Já comprou as armas ? Ja estas organizando a guerrilha ? Partilhe essas informações por favor para que todos possam participar ! A luta tem que ser bem sangrenta, somos muito fortes e temos todo o dinheiro do mundo para nos armar ! Oras bolas, passa aí o endereço das guerrilhas que estão sendo organizadas ! Era pra ontem né ? Todos à guerra ! F…. a democracia, credo ! Coisa de progressista mole, isso é pro “povo frouxo” !!!!
LENITA FROUXA É VOCÊ QUE VIVE TENTANDO DESMOBILIZAR QUEM QUER LUTAR,TERÁ SUA RESPOSTA EM CURITIBA POIS VOCE NÃO CONHECE O MATO QUE PROVOCA. E POR FALAR EM MST SABES QUANTOS COMPANHEIROS FORAM ASSASSINADOS ESSE ANO? SABE QUANTOS ESTÃO NA PRISÃO?VC FALA O QUE É NOTÍCIA JAMAIS CONVIVEU COM OS “POUCA ROUPAS”,VOCÊ NÃO VALORIZA SEQUER OS QUE TOMBARAM PORQUE JAMAIS OS CONHECEU ,JAMAIS COMEU COM ELES,FORAM COVARDES QUE NOS LEVARAM A 30 ANOS DE DITADURA E FORAM COVARDES QUE NOS LEGARAM ESSE ARREMEDO DE DEMOCRACIA,POIS NA ANISTIA OS COMPANHEIROS QUE CA ESTAVAM PRESOS ERAM CONTRÁRIOS POIS SABIAM QUE NÃO EXISTIRIA A JUSTIÇA A ELES ESTES ERAM OS VALENTES QUE CUMPRIAM PENAS.,SEU POSICIONAMENTO É UM ACINTE E UM DESPREZO AOS FAMILIARES DOS QUE DERAM A VIDA CONTRA A DITADURA,FLORES,MENINA JAMAIS VENCEM CANHÕES E DIANTE DO PRIMEIRO ESTRONDO A TEORIA É A PRIMEIRA A CORRER E A VISÃO DA MORTE FAZ OS COVARDES A TODOS ENTREGAR..
Luiz Mattos, esse post que te deixou raivoso é uma piada, estou rindo da cara das pessoas que falam que o povo é frouxo ! Luiz vc tem certeza de ler todos os comentários aqui ? Sempre defendi o MST, tenho orgulho deles e me emociono muito com a luta deles. Participei recentemente de um trabalho sobre eles feito por estrangeiros. Gente que admira o Brasil e admira muito a luta do movimento negro e do MST. Luiz, vc escreve em caixa alta e “determina” quem é o seu interlocutor virtual sem prestar atenção no que o outro diz ou na sequência dos fatos. Sempre tive alergia da elite e classe merdia brasileira. Só não sabia que eram muito pior do que eu sempre tinha imaginado. Estou de teu lado. Abraços.
E tem mais Luiz Mattos: na luta contra o golpe para que Dilma ficasse foram as MULHERES e os JOVENS brasileiros que estiveram na linha de frente lutando e apanhando da polícia. Os machos de plantão aqui passavam o tempo todo falando do “povo frouxo”. Deu pra entender ? Se cuida cara !
Essa Lenita é ativista de facebook Luiz , deixa essa demência pra lá………….deve desmaiar quando corta o dedinho e enxerga uma gotinha de sangue.
Luta pra ela é com o pescoço dos outros na linha de frente. Vamos nós mesmos fazer o enfrentamento, não pelo PT , essa farsa esquerdolóide , vamos derrubar a Bastilha na unha e ponto.
Este comentário é uma ironia exagerada dos comentários repetitivos daqueles que acham o povo frouxo. JÁ disse várias vezes aqui que o povo não é frouxo pois estão nas ruas e estão lutando como sempre lutaram: MST, Povo Sem Medo e muitos e muitos outros ! Todos unidos na Greve Geral !
Interessante FB, este texto teu é lúcido e responsável, mas veja que realmente com uma ala progressista assim quem precisa de direita, não é mesmo ? Eles fazem o jogo direitinho e os direitistas agradecem. Na França de fato, Le Pen ganha espaço por causa dos progressistas moles do partido dos socialistas que estão rachados e colocando o país na berlinda. Só que nos tivemos um golpe e nenhum dos machos de plantão que zurram por aqui teriam aguentado um dia em posição de poder como Dilma e Lula enfrentaram e tudo fizeram para transformar esse país. Bom, pelo menos dá pra entender do porquê termos chegado a essa barbárie. Seria bom ve-los organizando a revolução sangrenta e homenageando Erdogan, por exemplo: este quer a pena de morte na Turquia. Um ídolo daqueles que amam o sangue desde que seja o sangue deste “outro povo brasileiro”, ficando assim bem alinhados as suas perfeitas análises sobre o momento no mundo. Cada umbigo uma sentença ! Eles não precisam de democracia e o Tio Sam tb agradece a participação destes para seu projeto de destruição exatamente do único (imperfeito, sem dúvida) regime capaz de organizar a sociedade e o estado de forma mais justa e cidadã.
Concordo, FB. Udenismo de esquerda é, também, um mal terrível, além de uma ilusão sobre como as coisas são na real.
Não se tratasse de um drama, seria de dar gargalhadas o recente editorial do Globo fingindo ser um defensor zeloso da democracia e – riamos todos – condenando o uso de agentes públicos para atender interesses privados. O artigo de Joaquim Carvalho hoje no DCM arrasa com esta mentira cínica que só parvos coxinhas engolem. Traça com maestria um breve e, eu diria, incompleto histórico das relações umbilicais da Globo com os donos do poder, aquém ajuda e/ou pressiona para que seus interesses sejam atendidos.
* a quem
Nelson Jobim: corruptores passaram a ser fonte da verdade com a delação premiada
Por Diario do Centro do Mundo 18 de abril de 2017
Publicado na Zero Hora.
POR NELSON JOBIM, ex-ministro do STF.
O Supremo Tribunal Federal instaurou inquéritos em relação a 8 ministros, 24 senadores e 39 deputados. Os inquéritos indicam corrupção ativa/passiva e/ou crime eleitoral. O Supremo Tribunal Federal enviou para o Superior Tribunal de Justiça os pedidos em relação a 12 governadores. E, para o primeiro grau, aqueles relativos aos que não têm foro especial.
Vejamos os números. O Senado Federal se compõe de 81 membros. A Câmara dos Deputados, de 513. Dos senadores, 57 (70%) não foram objeto de pedido de inquérito. O mesmo em relação 474 deputados (92%). Dos 27 governadores, 15 (55%) não são objeto de pedidos de inquérito. Apesar dos números, a mídia logo afirmou que o sistema político ficou “em ruínas”. As redes sociais passaram a destilar ódio e prever o “fim do mundo”.
Há dois pontos que chamam a atenção. Primeiro, a afirmação enfática que o sistema político está em “ruínas” — acabado. Os inquéritos abrangem 12% da totalidade dos membros do Congresso Nacional, composto de 594 (deputados e senadores). Está-se, com aquela afirmação, pretendendo que o sistema político seja integrado somente por políticos com mandato e que 12% destes sejam o todo. Estamos diante do erro lógico da generalização empírica, apontado por Karl Popper.
Segundo ponto. Do fato de terem sido instaurados inquéritos concluem, desde logo, que todos são culpados. Em programa de notícias da TV, jornalistas disseram que, não obstante o conteúdo enfático das delações, os políticos continuam a negar tudo. Aqueles, que visaram vantagens com suas delações, passaram a ser fonte da verdade absoluta(!!!). [Os corruptores passaram a ser fontes de certeza (!!!)].
Os números e a forma institucionalizada (processual) de tratamento do assunto, não autoriza a afirmação de catástrofe. Por que essa necessidade de ver e afirmar, sem maiores indagações e responsabilidade, que nos encontramos em estado de calamidade universal? Pretende-se, com isso, viabilizar o aparecimento de um “caudilho” redentor? Um golpe?
Os problemas que hoje vivemos demandam lucidez para o seu enfrentamento. As percepções catastróficas levam a querer soluções “heterodoxas”, que nada são do que a substituição de um problema por outro. Nossas instituições têm como tratar de questões agudas. São aparelhadas para o tratamento da questão, que diz com responsabilidades individuais e não coletivas ou universais.
Devemos enfrentar a crise do momento, sem pretender desqualificar o momento político. A criminalização da política serve a impostores e déspotas. Crise política se resolve pela política.