Acusações na base do “ele me disse”, “ela sabia”, “nós conversamos” são, claro, apenas versões que carecem de provas para que gerem efeitos judiciais.
São versões, não são, obviamente, provas.
Não sendo provas, mas declarações, têm de passar em dois testes: o da verosimilhança e o da lógica.
Este é o ponto comum de incongruência dos depoimentos de Léo Pinheiro, sobre Lula, e do casal de marqueteiros João Santana e Monica Moura, sobre Dilma.
Vamos pular o primeiro teste, o da verossimilhança, porque é subjetivo, embora eu não veja Lula, muito menos Dilma, travando diálogos desta natureza: o primeiro por “macacovelhice” e a segunda por talhe pessoal.
Passemos ao segundo, o da lógica.
Ambos tratam de supostos diálogos travados ao final de 2014, após as eleições.
Após, também, a publicação do panfleto eleitoral da Veja, com o título que resume o que hoje é o núcleo da acusação contra ambos: “Eles sabiam“.
Ora, se nenhum dos depoimentos se referem a tratativas expressas de destruição de provas de propinas ou de ciência de recebimento via “caixa 2”, antes – e os três foram claros sobre isso – porque depois de uma capa de revista, obviamente plantada pela Lava Jato, Lula e Dilma iriam procurar empreiteiro e marqueteiros para dizer, expressamente, que sabiam, mesmo?
E mais: se tudo aquilo de que os acusam foi tratado por outros, por intermediários, porque não mandar os intermediários dizerem ou perguntarem e, ao contrário, expor-se pessoalmente?
A versão que Léo Pinheiro e o casal marqueteiro apresentam padece desta fragilidade lógica, que supera mesmo o sopesamento prudente que deveria ter um juiz sobre o fato de estarem dizendo isso “de olho” numa redução de pena.
O que eles procuram apresentar como um “testemunho” está, todo o tempo, marcado pelo fato de que não são testemunhas, mas réus. Se dizem a verdade, são cúmplices que denunciam para “aliviar” suas situações, o que é próprio da fraqueza de caráter humano.
A empresa do Sr. Pinheiro e a do casal – eles, portanto – ganharam fortunas, muito mais que qualquer coisa que possam acusar Lula e Dilma de terem recebido, porque ambos, embora hoje sem funções públicas, têm suas vidas devassadas, seus bens expostos, seus hábitos acompanhados pela mídia.
E certamente vivem com muitíssimos mais modéstia que o empreiteiro e os marqueteiros.
Por isso, o que dizem, além de não ter lógica, também não tem ética.
É apenas mais um negócio, do tipo que o casal marqueteiro conhece bem: diz-se o que as pessoas querem ouvir.
Mesmo que não faça sentido, é música para os chacais.
18 respostas
Os três não tem ética. Isso é fato.
Mesmo ética ainda tem os procuradores e o juiz da Lavajato, porque mesmo sem lógica isso VEM ao caso. Perseguição política. Na cara de pau.
Interessante é que em um dia onde um terremoto de mais de sete graus atinge Santiago;
O PSB decide praticamente romper com o Temer e com suas “reformas”;
O PSoL questiona no STF a manobra escandalosa do Maia para aprovar a urgência do fim da CLT;
Macron torna-se a esperança contra a virulência de Le Pen na França;
A imprensa marrom e venal brasileira preocupa-se tão somente com Lula e Dilma , na base do “sabiam tudo”……..sempre dito pela boca apodrecida de detentos e criminosos.
Sem esquecer a verdadeira psicose em atacar o Governo Eleito e Democrático da Venezuela, que busca tratar um bando de baderneiros insurgentes com civilidade já impossível de manter.
essa psicose em querer de todo jeito derrubar maduro, está fazendo a direita de lá fracassar em todas. eles partiram pro desespero. pois querem entregar o petróleo(296 Bilhões de Barris)aos Estados Unidos. lá eles brigam pelo seu povo. aqui é um bando de MIDIOTAS que aplaudem essa imprensa imunda de pé.
É isso mesmo. A Globo bate na Venezuela a mando dos EUA, que querem abocanhar o petróleo venezuelano.
A Globo não vale nada.
É que a rede golpe transformou o mundo em núcleos do BBB e editam tudo pelo seu filtro deturpado. O dia em que derrubarem o sinal da maior inimiga do país eu acredito que as coisas realmente vão mudar!
Enquanto isso já vão para dez dias sem uma maneira citação a Aécio Neves no site do G1. Pesquisei e nada e quando aparece citação, fora as “recentes “, são sempre favoráveis. José Serra enão, só está dodói tadinho.
Sem uma mínima citação. ..
parabéns por você ser um forte. pois aguentar aqueles idiotas do g1,não é para fracos. a ideia É ESSA. ESSES CARAS DA IMPRENSA,AECIO,SERRA SÃO TUDO A MESMA SOPA!
A imprensa ficou muito pior agora que na ditadura…………matar a Globo e salvar o Brasil, não há outra saída.
Brito.
Enigmática mesmo foi a fala de Palocci em seu depoimento ao Juiz Sérgio Moro. Se ele se diz inocente, porque delatar fatos (necessariamente criminosos) ligados ao sistema financeiro? E quem teria cometido estes crimes? Se ele sabe com datas, nomes, locais, etc, trata-se de uma confissão de culpa. Os outros só podem ser aliados. Então, conclui-se que Palocci tem algum envolvimento com fatos já investigados – e que, diz ele, não envolvem as planilhas “Italiano”. O que seria, pois devem existir provas as quais ele não pode desmentir. Senão, a declaração final seria pura insanidade. E louco ele não é. Conclusão: Vem aí uma Tsunami. Para o sistema financeiro, o PT e seus aliados. Quem será que ela vai levar?
Ele também citou a imprensa, meu caro!
Grande imprensa e do mundo financeiro…. http://jornalggn.com.br/noticia/delacao-da-odebrech-tera-jornalistas-nomes-do-judiciario-e-800-anexos-diz-ministro-do-stf
Querem achar a raízes de equação, porém, os valores apresentados são dos quadrantes da instabilidade. Variam r’s, jwL, jwC… Nada! Só circuitos instáveis. Querem burlar a equação de qualquer maneira.
… Os espíritos de Alan Kardec e Chico Xavier depõem na sede da ‘Polícia DEMoTucana Aecista Federal’, e confirmam pra o regozijo do ‘mor(t)o’ &$ do restante da ‘PORCA-tarefa’ do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA recheado de concurseiros arrivistas abilolados fura-teto:
O eterno e absolutamente honrado presidente Lula já teve alguns pesadelos – inclusive em vigília – por conta da mansão triplex de propriedade da OAS (‘Obrigado Amigo Sogro’- “que roubava, mas fazia”, DEMoTucano ACMalvadeza!
NOTA:
de vez em quando, eu me belisco para ter certeza de que ainda estou vivo sob este pesadelo pra lá de surreal!
… Será que no final deste mês de abril, o golpe vagabundíssimo continuado do MT do CUnha dos Marín(ho) já baterá o recorde dos 14 MILHÕES de desempregados?
Ah, [mais] esta prova, digamos, consistente “não vem ao caso”!
Canalhas!
Perdão!
Aos canalhas!
Apareceu mais um coxinha para latir aqui? Façam como eu: não dêem a mínima para esses escrotos babacas. O máximo que eles conseguem fazer é relinchar e comer alfafa transgênica. Otários.
E o mais notório nisso tudo,são AS AUDIÊNCIAS POPULARES.Sabe o que são,sr.Fernando? Claro que sim,mas não custa repetir.São milhões de malogrados na vida,cuja única distração em suas vidas,é olhar ARGUEIRO NO OLHO DO VIZINHO.E se confortam com apenas,isso.INVEJAR OS QUE OBTÉM SUCESSO.E são facilmente convencidos,do que querem ouvir,OS PRÓPRIOS UMBIGOS.
É uma DITADURA disfarçada! Judiciário fabricando acusações, em parceria com a Rede Golpe! Só teremos verdadeira democracia quando acabarmos com a Rede Golpe, e reinventarmos o judiciário, restringindo profundamente seus despóticos poderes que ilegitimamente (sem votos!) acumularam. Afinal, só servem para perseguir a esquerda viável, deram as costas para o povo e a Constituição!