E os “sinais positivos” do 1º trimestre? Arrecadação cai de novo

brasilqueda

A “retomada da economia” segue registrando seus “indicadores positivos de gogó” pelas autoridades e pelos colunistas-governistas.

Hoje, saiu o dado da arrecadação federal de março, que é o que realmente importa na hora de se falar em déficit público, porque despesas, por pior que sejam as maldades, são praticamente inelásticas: delas pouco se pode tirar.

E o registro foi de queda real de 1,54% ante março de 2016, mesmo com um reforço substancial (47% a mais) provocado pela arrecadação dos royalties do petróleo, pois o preço do óleo estava nas profundezas no início do ano passado e, portanto, a parcela arrecadada pelo governo, idem.

O resultado da arrecadação do 1° trimestre, em relação ao ano passado, foi, literalmente, zero.

A única diferença em matéria de política econômica, pra valer, é que agora empresários e mídia, que antes apontavam o caos, acenam com o paraíso.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

7 respostas

  1. 1) Dez trimestres consecutivos de contração;
    2) Grande desemprego;
    3) Grande capacidade ociosa das indústrias;
    4) Uma boa safra em geral, com menor pressão no preço dos alimentos;
    5) Juros reais (ex-ante e ex-post) rodando na casa dos 7%
    5) Pode-se até contar uma ajudinha do prefeito do Rio (que tem grande peso na ponderação do IPCA), pois negou aumento de passagem às empresas de ônibus neste ano até o momento.

    Ainda assim a inflação está rodando a 4,5%. Ora, já era para estar até negativa! Isso demonstra a incompetência do Banco Central, que só é festejado pelos sabujos da Globo.

  2. Uééééé…. mas eu ouvi de uma manada de COXINHAS que era só tirar a Dilma que instantaneamente a economia ia melhorar, os investimentos iam voltar, e blá blá blá….

  3. SÉRGIO AMARAL: A dívida pública dos EUA é de 116% do PIB americano. Conta outra, pois sua “análise” é mais furada que biscoito rosquinha. Coxinha só dá furada.

  4. Um “meio” gaúcho, que exerce a função de secretaria extraordinária informal e incondicional de comunicação e propaganda de sartori e mi$hell
    traz dados “positivos” saídos da CNI. Portanto TUDO sob suspeita.

  5. Caro Fernando, qual seria o resultado de uma pesquisa que perguntasse ao brasileiro se aumentou ou diminuiu a sua confiança nos telejornais e jornalões do País? Cá prá nós, eu acho que uma pesquisa dessas ia fazer a globo descer do salto rapidinho.

    1. Muito boa essa. Tb creio que a perda de confiança nessa emissora ridícula globosta deve ser imensa.

  6. Se eu dependesse do jn para obter informações, eu estaria super feliz com esse país criado ao gosto dos coxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *