O artigo de André Singer, hoje, na Folha, joga luz sobre algo que desaparece nos números brutos da pesquisa Datafolha sobre intenção de voto presidencial em 2018, para as quais me chama a atenção meu amigo Hayle Gadelha, publicitário especializado em questões eleitorais.
Lula passa de 30 para 39% entre os eleitores com renda até dois salários mínimos, que representam quase a metade da população (45%, exatamente), entre duas pesquisas do instituto (dezembro e abril).
O único outro candidato a crescer, Jair Bolsonaro, dá um impressionante salto de mais 16% entre os eleitores com renda superior a 10 salários, passando de 12% para 28%, mais de um quarto dos eleitores mais bem remunerados, que representam 4% do eleitorado.
Arredondo o número de eleitores brasileiros para 100 milhões, para facilitar o que se vai demonstrar.
Lula ganha 9% de 45 milhões de eleitores mais pobres. Ganhou, portanto, mais 4 milhões de votos, desde a última pesquisa: agora são 17,55 milhões que tendem a lhe dar o voto, neste universo.
Bolsonaro tem mais 16% entre os 4 milhões de eleitores mais abastados, um ganho de 640 mil votos, o que lhe dá um total, nesta parcela, de um milhão e cem mil votos.
Contrastando: o eleitorado de Lula cresceu 4 milhões; o de Bolsonaro, o “mito”, em 640 mil.
Claro que há outros 50 por cento do eleitorado a disputar e Bolsonaro revela uma musculatura cada vez mais preocupante.
Mas há, como observa Singer, sinais de que os mais ricos agora não se mobilizam pelo PSDB.
Embora eu não creia na viabilidade política do adiamento das eleições, o “jabuti” colocado no mais alto galho da política, creio que isso pode ser o caminho de uma configuração da disputa política.
Não é possível “cravar” a aposta, mas não acho que o desequilíbrio destas forças que se reorganizam vá deixar de testar o risco da prisão de Lula.
Ou que João Doria, como preveem os muitos anos de janela política do jornalista Luís Costa Pinto, possa deixar os tucanos amarrados a um naufragante Temer e tentar uma aventura “solo”.
A “falecida” classe média ascendente pode ditar o destino do processo eleitoral. Pode pretender voltar à vida com um “eu era feliz e não sabia” ou pode, na sua mesquinha morbidez, agarrar o país e nos conduzia ao inferno que lhe povoa a mente.
A mídia construiu um exército de zumbisachandi que este lhes serviria obedientemente.
Serviu, sim, mas ameaça agora ter vida própria.
37 respostas
isso porque os tucanos e os economistas que o cercam se acham o supra sumo do conhecimento e da sabedoria, uma espécie corte da renascença florentina a acompanhar um príncipe esclarecido e maquiavélico. Não passam de tolos criminais, de uma horda, um bando de piratas movidos por um apetite e uma arrogância sem paralelo na história.
Armando papagaio174 junte todas as provas e leve para o Moro. Mané!! Kkkk
Antônio Carlos corretor de cereais (kkkk), vai lamber o saco da família Bolsanaro. Midiota!!!
Ou um sujeito é analfabeto político de pai e mãe até come merda se a veja mandar, ou tá levando algum pra dizer tanta asneira contra Lula e o PT.
Lula e Mujica no 6o. Congresso do PT, 5 de maio de 2017. Lula diz se sentir como um garoto de 30 anos …Os marinhos e o morinho piram …
https://youtu.be/pMSyH_64xow
VÍDEO COM LULA E MUJICA NO 6o. CONGRESSO DO PT …
https://youtu.be/pMSyH_64xow
Faço parte do 1% mais rico da sociedade mas votarei Lula se me derem oportunidade. Prefiro Veneza a Miami.
Paulo, imagino o mundo com visão semelhante, mas Veneza , Firenze, Praga, Modena, Milano, Viena , para os brasileiros, só farão sentido quando aqui tiver alguma cerveja ou novela com esses nomes.
Como bem escreveu um camarada aqui, temos uma classe média ( ??? ) tão obtusa que se o cidadão ganha 4 mil reais mês , se acha o Eike Batista, já sonha com uma Ferrari e quer o PT destruído.
Tenho o mesmo orgulho de me enfileirar entre os abolicionistas e não entre os escravocratas, mas prefiro os Fiordes noruegueses. Também não vejo ninguém se espelhando em Miami nesse desgoverno, que é também uma ótima cidade, mas sim em um país que tenha a desigualdade como lema.
Boa tarde,
vejo diferente essa questão de classe. Nós brasileiros temos que entender ( foi visto por alguns empresários, mas se cegaram de ódio.), que quanto mais gente comprando vendendo (Eu) empresário lucro. Não importa a classe cor, bairro, religião ou voto de ” A ou B”. Se é capitalismo vamos lucrar, e quem deu essa condição de crescimento foi o LULA querendo ou não, odiando ou não.
Precisa desenhar para-o negro e pobre que escreveu acima.kkkkkkk
É uma tese interessante, conheço muita gente que engordou negócios e patrimônio durante a ERA LULA, começam a desmilinguir agora, oscilam entre o VOLTA LULA e as promessas vãs de reformas antes para crescer depois.
Falta LEITURA a nossa burguesia e pequena classe média. Considero, sim, um risco real de mergulharmos num abismo, Lula é uma incógnita enquanto as asas do Moro não forem definitivamente cortadas, parece que até agora, do staff GOLPISTA, só o Gilmar percebeu.
Camaradas,
Gleisi é uma MULHER fantástica, mas é por isso que considero o Farias o cara para ser Presidente do Partido dos Trabalhadores.
https://www.conversaafiada.com.br/politica/lindbergh-radicaliza-o-pt
Lindbergh apoiando Gleisi à 100% mostra o qto ele é inteligente e capaz de reconhecer o valor de uma verdadeira mulher política. Viva Gleisi Presidente do PT !
Digo, PresidentA ! :-)
Viva Gleisi, sim. Viva todas as companheiras de Partido dos Trabalhadores !!!
Viva todas as anônimas mulheres trabalhadoras do Brasil, que não se rendem e seguem na sua luta diária, construindo uma vida MAIOR.
Se a maioria vai de Gleisi, ótimo, é uma grande escolha, mas me permita PENSAR, que o melhor para o PT nesse momento é o Lindbergh.
Manipulação e PATRULHAMENTO aqui NÃO !!!!
É Gleisi na cabeça ! É só uma questão de respeitar opinião diversa ! O contraditório é livre ! Cada um com sua opinião !
Sim, contraditório LIVRE é diferente de patrulhamento. Por tocar na questão, deixa de reclamar dos coxinhas do face, afinal, contraditório dev ser invocado em favor de todos, senão não passa de HIPOCRISIA.
Não entendi nada tua indignação ?! Você fica com tua opinião e sorry se vc não gosta que não concordem com você. Eu tn nem sequer leio a turma do faceburro e me admiro muito que muitas pessoas consigam ler e ainda comentar. Não tenho faceburro e não leio a parte de cima do faceburro aqui do Tijolaco. Continuo sem entender sua raiva gratuita ?! Qto a hipocrisia, entendi ainda menos? Nem sei do que falas?…
Ah ! e o patrulhanento tb não entendi ?! Desde qdo não concordar com alguém é patrulhamento ? Tem algo ai que não bate.
Raiva ? Não !!! Estamos do mesmo lado, não há raiva. Nem dos coxinhas devemos cultuar tal sentimento.
Dá uma lida nesta reportagem do DCM que vais entender melhor o que chama de “indignação”.
Seja Feliz, sucesso e vamos à LUTA !!!
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/linchando-elika-takimoto-por-wilson-gomes/
Legal Ulan :-) Eu ja tinha lido essa notícia sobre a linda Elika ontem. Fazer a diferença entre contraditório x abuso e desrespeito é importante. Ela não é a primeira e nem sera a/o última/o a ser atacada na selva das redes sociais. Por essas e outras defendo a destruição do faceburro. O Brasil poderia criar sua própria rede social com regras de ética e de cidadania. Mas isso, é claro, so poderia ser feito num governo Lula e Dilma, digo progressista.
Ulan, reli o texto da Elika. Não foi eu que partiu imediatamente para o ataque pessoal em classificando o outro (de patrulha) só porque este outro discordou de maneira firme e imperativa do que eu penso. É um direito de todos de discordar, assim eu exerci o meu direito. Não preciso justificar nem explicar nada, é minha opinião mesmo ! Além do que, uma discussão deve sempre ficar no âmbito do assunto discutido e jamais extrapolar para um julgamento pessoal. Considero tb muito desrespeitoso ridicularizar o dito “povo” através de categorias ou estigmatas como pobre, negro, sem dentes, ou fanático de futebol. Não considero ninguém mesmo melhor só porque não é pobre, negro, sem dentes ou corintiano. Mas tenho que aceitar que tem gente que se fixa nesses elementos. Entendo qdo o Betinho esbraveja palavrões de indignação porque expressa nossa impotência diante do horror. Fora isso, acho triste o denegrir do outro de maneira desprezível e sem a menor necessidade, pois sequer acrescenta ao debate. Além do que o fato de ser progressista não nos coloca todos isentos dos mesmos preconceitos (racismo, homofobia, machismo, misoginia, etc.) que permeiam a sociedade brasileira. E não somos todos “camaradas” … Não me identifico com papos de “companheira/o” ou a mulher ter que ser MAIOR (?) Maior no quê? As mulheres JÁ são há milhares de séculos GIGANTES ! Continuaremos a discutir sobre a pertinência dos fatos que aqui nos reúnem com civilidade e respeito. Abraços.
Se Lula ganha entre os pobres e OS POBRES SÃO A MAIORIA, então em tese ele estaria eleito! O juiz DE PISO terá, portanto, que correr contra o tempo para conseguir uma mísera prova q seja contra o ESTADISTA, q possa justificar uma condenação.As delações combinadas já não enganam o povo como antes. A população já percebeu o circo q é a FARSA A JATO, e mtos já não engolem as estorinhas inverossímeis contadas pelos bandidos delatores sem um fiapo de prova. Mas voltando à pesquisa, o problema são os pobres que não se enxergam como pobres. É o pobre de direita, aquele coxinha burro e alienado que se acha “elite” só pq ganha 4 mil por mês. É aquela classe méRdia imbecil batedora de panela, que , apesar de assalariada, acha q joga no time dos ricos só pq conseguiu comprar (nos governos lula e dilma, é bom frisar): uma TV de led de sei-lá-quantas-polegadas, um carro popular financiado em 60 vezes e/ou a casa própria, depois de pagar aluguel a vida toda.
Pois é , mas mesmo essa classe mèrdia tá sentindo no lombo, acabou o financiamento para casa própria pelo FGTS, acabou a época do emprego farto, crianças gordinhas e branquinhas estão voltando pra escolinha pública onde antes só os mais pobres entravam.
Mamães estão perdendo a “mamata” do plano de saúde, simplesmente por perderm o emprego ou não conseguirem mais arcar com os custos do produto.
Essa classe mérdia burra está tendo que devolver os imóveis para os bancos, perdendo o que investiram e ainda ficando endividados. Automóveis , idem.
Aquela viagenzinha pra Orlando, vai ficando sempre por ano que vem…ou aquelas férias no norrrrrdeste.
Os babaquinhas dos profissionais liberais, médicos odontos, fisios, advogados, fonos, corretores de seguros que eram corrente majoritária no bate-panelas, estão vendo seus antigos clientes ( quase todos pobres ) minguarem a cada dia e com isso a renda indo pro espaço.
Conheço um corretor de seguros que hoje está sendo frentista de posto, crítico ferrenho do PT e da política de Rousseff.
Então, Betinho…..quando a fome chegar esse povo grita. Pode esperar.
Quando a fome chegar manda bater palmas na porta do tucano Cerra .
Uma crítica à novela Novo Mundo
Novamente a novela de ouro age como um chamariz para ver como age o estado quando quer terminar com uma manifestação pacífica. Avillez age na surdina contra d. Pedro e encarrega Thomas de contratar pessoas para se infiltrar entre os manifestantes apoiadores de D. Pedro e assim demonstrar força diante do estado. Também tem batedor de panela favorável ao regime. A multidão exulta o Brasil apoiando d. Pedro. Até que aparecem os infiltrados jogando pedras na vidraça do Príncipe. Na sacada ele e a princesa se assustam e entram. A balbúrdia toma conta da manifestação, mas Joaquim reage e sai em busca dos culpados. Logo o Partido Português será desmascarado e o Príncipe vencerá Avillez tornando o Brasil independente de Portugal, a gente sabe disso.
Quem serão os autores deste Folhetim? Estarão demonstrando ao vivo e a cores o que fazem os vilões de atualmente para frustrar as passeatas em favor de Lula e da democracia brasileira? Estará a Globo frustrando seus próprios planos de tomar o Brasil a rodo? Como no caso dos índios trazem um tema caro ao brasileiro atual. Quem serão os nossos Thomas, os Avillezes? Quem serão os infiltrados, os que jogam pedras nas vidraças dos bancos, da Fiesp? Precisamos de Joaquins, não acham?
Ela está sendo didática em alguns pontos e este é um deles, como no caso dos índios. Pena que lá não acontece como aqui, demonstrando a realidade dos fatos. Lá os índios são tratados por d. Pedro como gente e Joaquim descobre quem mandou os infiltrados e resolve o problema de d. Pedro. E aqui? Pena que a rede Rede Globo não demonstra quem é, a grande vilã deste golpe.
…
Ao tempo do ocorrido na Esplanada dos Ministérios quando toda a nação indígena ali presente foi vergonhosamente mal tratada pelo staf brasileiro no poder, escrevi o seguinte:
Hoje a Rede Globo deu, através dos autores da novela Novo Mundo, uma ideia do que teria sido se Rodrigo Maia, em vez de escarnecer da presença indígena em Brasília, tivesse dado uma lição de civismo. Mas não deu, portou-se como um coadjuvante nesta nossa história real. Ignóbil, para dizer ao certo. Poderia e deve oferecer, se possível ele, uma oportunidade aos índios de colocarem suas reivindicações a todos quanto os queriam ouvir.
Teria sido uma postura à altura de um representante do poder executivo no Brasil. Em Novo Mundo, d. Pedro reagiu com a dignidade de príncipes ao ser apresentado a outros iguais, tão príncipes quanto ele em suas aldeias. Em cenas belíssimas, fomos presenteados pela Rede Globo com um diálogo pertinente ao primeiro contato entre índios e a nobreza lusitana instalada nas terras brasil após a rendição indígena no contexto do delicioso folhetim.
É um folhetim mas tem raízes históricas. E bem que poderia ter sido assim ontem. Civilidade, teria sido uma glória para toda nação indígena ali presente.
…
Hoje, 05 de Março, após o massacre dos Gamela e a torpeza de ter visto Renato Duque oferecer a cabeça de Lula ao vivo na ordem do dia do Jornal Nacional, relevo o que falei sobre o bem estar que um Folhetim que nem este pode trazer a quem o assiste. Não sei se teria sido bom fazer um boicote total à rede, o que teria sido muito bem vindo dado o mal que esta emissora faz ao país.
À Rede Globo de Televisão
Ainda tem gente se perguntando se deve ou não boicotar essa excrescência ? Não sei o que é isso em minha casa há muitos anos. Admiro pessoas que ainda permitem suas casas serem invadidas por tal mídia abjeta. Difícil até de acreditar.
Se nao for pra lula ou ciro levarem, prefiro que leve o bolsonaro. Ja avisou que pretende baixar juros, eh anti privatizaçao… a globo o odiaria e isso me garantiria um pouco de satisfaçao
Sim Lula e Ciro são quase iguais ao bolsoasno … ???!!!!! toim toim toim Tem fumo estragado invadindo a praia …
Tento entender ( eu juro que tento), quem ainda acredita que Bolsonaro seja uma “nacionalista”.
Vamos aos fatos, o parlamentar em questão votou A FAVOR da “flexibilização” do regime de partilha de produção sobre o Pré-Sal, na Câmara, ainda no ano passado. E ainda fez coro com a base governista, afirmando que a empresa não tinha condições financeiras de suportar ser a operadora única dos poços licitados sobre o regime. Em suma, ainda por cima ajudou a afundar o sistema de compras preferenciais no mercado interno, para peças e equipamentos nacionais.
O parlamentar em questão, se absteve na votação pela Reforma da Terceirização geral e irrestrita do trabalho, enquanto que seu filho (também Deputado Federal) votou favoravelmente.
Bolsonaro ainda, para colocar a cereja em cima do bolo, foi capaz de se pronunciar em uma palestra registrada em vídeo, no YouTube, favorável ao acordo com os norte-americanos para exploração comercial da Base Espacial de Alcântara nos termos legais DELES !! Ou seja, aquela área importantíssima para pesquisa e desenvolvimento aeroespacial de nosso país, seria transformada em propriedade americana, onde as leis vigentes lá dentro, seriam as deles.
Não sei, sinceramente, por onde anda esse tal nacionalismo do parlamentar. A não ser que você considere que corporativismo militar rasteiro, seja qualquer exemplo de amor à Pátria.
Como o rico brasileiro é um idiota perfeito, parasita profissional e apátrida, sendo somente uns 10% da população, então podemos ficar tranquilos que os beócios eleitores do BOLSINHA/GLOBINHO,vão tomar uma lavada histórica, que jamais esquecerão, seja Lula ou Ciro o candidato do brasileiro que trabalha e é patriota.
Por enquanto, ainda há quem bata palmas pra maluco dançar, bancos e burguesia financeira ainda lucram com a derrocada da economia brasileira provocada pelo GOLPE dos canalhas.
Mas o GOLPE é polifásico, muito em breve até os bancos ( e banqueiros ) vão estar choramingando pois com o desmonte total das salvaguardas de nossa economia, brevemente os americanos, ingleses e franceses chegarão e dominarão tudo, serviços, comércio, defesa, construção leve e pesada, agricultura, petróleo e gás, ensino, portos, aeroportos, geração de energia, distribuição de energia e claro, telecomunicações, cultura e entretenimento.
Indo pro saco, Itau, Bradesco, Natura, BRFoods, Odebrecht, OAS, Camargo Correia, Rede Golpe, Unimeds, Amil, Porto Seguro, Braskem, Embraer, enfim, tudo.
Os brasileiros terão serviços mais baratos , grassará o desemprego, pobreza, violência e seremos o cassino americano do Atlântico Sul, uma espécie de Cuba Gigante da era Fulgêncio Batista.
Hoje ainda riem os coxinhas e a velha e gorda burguesia brasileira, em breve, sem os meios de produção, sem terras, sem tropas, sem garantias para ganhos financeiros, vão chorar junto ao POVO que espoliaram a perda da nação que contribuíram para destruir.
Nesse cenário, sim, ou uma revolução ou um Bolsonazi surgirá.
Deputados perdoam suas milionárias dívidas tributárias federais através da MP 766. São bilhões sonegados aos cofres públicos e à Previdência Social:
http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2017/05/parlamentares-legislam-em-causa-propria-para-escapar-de-dividas-com-a-uniao
É inacreditável. Não há razão plausível para que os ricos enlouqueçam a este ponto.
Ulan Bator, desejo de coração que te concilies com a companheira (boa de luta, acredite!) Lenita, assídua leitora desse site. Ela não é de fugir à uma boa causa. Muita fibra, podes crer! Mas o motivo maior que me levou a entrar nos comentários foi apenas por suas duas colocações. Oportunas, necessárias à reflexão, inteligentes, esclarecedoras, e vão no sentido de visualizarmos um futuro bastante incerto ao Brasil e toda nossa população. De fato, após a implementação de todas essas (des)regulamentações, essas reformas totalmente pró-escravismo, esses perdões de dívidas bilionárias (meu IR tá parcelado em 8x e não tem anistia…) a quem não precida deles, o desmantelamento da rede de proteção social, enfim, o conjunto da obra temerária, ficaria horas enumerando o pacote de maldades ora em curso (e tem muito mais!) o Brasil voltará a ser o que sempre essa plutocracia oligárquica almejou: uma nau à deriva. Uma lástima! Estivemos “quase lá”. O meu partido, porém, e aqui me incluo, não soubemos mensurar a força do capitalismo selvagem. Ele não conhece e não respeita fronteiras! Pelo contrário, demos asas a quem já sabia voar e bem melhor que nós…Principalmente a águia norte-americana. Muito difícil um pardal escapar de suas poderosas garras. Não! Não estou jogando a toalha. Assim como você Ulan (e milhões de outros bravos brasileiros e brasileiras) estou sonhando que a reversão desse ataque desproporcional à nossa incipiente democracia (soberania?) ainda seja possível. Mas temo que teremos que amargar por muito tempo esse fel que inocularam em nossas consciências, de forma sutil e contínua. Que esperança deixaremos para as gerações futuras? Que cada um de nós procure essa resposta, independente de posições político-ideológicas, credos ou diferenças de classes. O barco está a deriva e TODOS e TODAS somos seus tripulantes…Quiçá possamos retomar o comando e alcançar a terra firme antes que nos trucidem. A luta continua!!!
João Volmar, permita-me responder ao teu comentário muito instrutivo. Uma raridade que um homem levante as questões de gênero e de classes sociais de maneira tão clara nesse espaço. Gostaria de esclarecer tb que nunca fui filiada a nenhum partido político, nem sequer conheço alguém que o seja, ou que milite politicamente em um partido.
Muito bom mesmo saber que podemos contar com pessoas saudáveis e lúcidas. É muito importante o Brasil que assume seus conflitos sem ficar no limbo das aparências cordiais. Acredito que a conciliação sirva somente para amigos ou para pessoas que tenham interesse em argumentar. Desde que não haja agressões gratuitas, a vida segue.
SALVE João por este teu ato de integridade e civilidade.
Abraços :-) Temos que alcançar a terra firme !