A ameaça da besta não é mais um delírio

LABETE

Um exagero aqui, uma redução lá, fato é que a pesquisa divulgada hoje pelo Poder360 mostrando que Jair Bolsonaro circula em torno dos 20% de intenções de voto, em tendência de alta, mostra que a ameaça da besta assumir a liderança da direita brasileira não é um delírio.

Os mais velhos se recordam quando o grotesco Jean-Marie, pai da mais burilada Marine Le Pen era apenas um sujeito “folclórico” que dizia sandices como chamar as câmaras de gás de  “um detalhe da Segunda Guerra Mundial”.

O domingo passado mostrou que, embora perdendo, arrastou um terço da sociedade francesa.

Não é impossível que surja aqui um equivalente, do tipo “a ditadura deveria ter matado mais”, na esteira do ódio político que se instalou no país.

Mesmo suas versões mais (e não tanto) amenizadas, como o bufão paulistano, que se habilita ao posto de Bolsonaro chique – não, chique não é cult – não parecem ter fõlego diante da brutalidade em estado puro.

Não parece plausível que ambos possam ser substituído por uma “aventura Moro”: o seu desempenho pessoal é muito fraco, o olhar vazio, inconvincente e os métodos, primários.

Lula – que a pesquisa registra seguir na frente e sem quedas por conta da ofensiva acusatória dos últimos dias- é maduro o suficiente de não “embarcar” numa polarização com Dória, Bolsonaro (que o desejam ardentemente) e sequer com os tucanos.

Só os ingênuos e os temerários podem querer adotar uma estratégia de enfrentar 2018 com uma esquerda “pura” e, com isso, abrir mão da repulsa ao horror que a direita real – agora, a mais feroz – vai despertando, à medida em que se consolida.

Ao mesmo tempo, é preciso “fechar a porteira” do campo popular que o sustenta e que mostrou, depois de dois anos de massacre midiático, a força da memória popular.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

    1. Morro de vontade de achar um culto enquanto o pastor berra que tem que matar, tem que descer porrada nos outros e perguntar: “Isso aí pastor, do jeitinho que Jesus falou! Jesus mandou a gente odiar os inimigos! E quando ele tomou tapa na cara, devolveu com um chute! Não, pera, Jesus ensinou o contrário, amar os inimigos e oferecer o outro lado do rosto… Engraçado, né?”

      1. Nao ha nada mais errado do que um pastor se meter com politica,ele deveria estar pregando a palavra de Deus que e a salvacao e a unica esperanca nesse tempo

  1. Vou pedir mais de uma vez. Deletem esse tal de Jony Diaz!!! O troll mandado é mal educado, ofensivo e grosseiro. Não respeita ninguém e escreve com caixa alta. Tudo bem, e saudável lermos críticas, mas ofensas não. Chega!!!!

    1. Nina, tem um local ao lado direito do comentario, basta acessar e colapsar, que deleta. Acabei de faze-lo.

      1. Marque como spam, em seguida clique outra vez, e então diga pq não gosta da postagem e aí sim, vem a opção bloquear.

  2. Vamos deixar ele começar a abrir a boca, falar besteira, afinal, tem muitos que ainda não o conhecem…se conhecerem…

    1. O problema é justo o contrário. Bolsonaro e qualquer outra figura mais radical à direita (até de cunhos fascistas), crescem quanto mais se expõem atualmente.

      Pois encontram eco em uma quantidade cada vez maior de indivíduos intolerantes, que estavam apenas dormentes (nas redes sociais e de relacionamentos pessoais) há tempos atrás.

      O bom combate ao extremismo ideológico, não se faz com desqualificação “ad hominem” ou uma auto-atribuída superioridade cultural por mostrar que o radical, assim o é.

      Mas, com temas de interesse nacional profundos, que pouco ou nada são discutidos por esses indivíduos.

      1. Basta perguntar sobre questões trabalhistas. Por exemplo: O senhor é favorável a extensão das férias dos trabalhadores para 60 dias por ano, o mesmo período estabelecido para os juízes?

  3. O LULA vai ser interrogado!!! O judiciário tem lado!!! O lado da plutocracia!!! As manchetes de rádios, jornais e televisão e blogs direitistas ou pseudo esquerdistas antecipam o veredito!!! A “moro” resta apenas confirmar!!! O roteiro começou a ser escrito em 2010 com a publicação do jornalzinho o globo!!! Segundo a mídia venal Getúlio Vargas criou um “mar de lama”, JK era dono de um apartamento na Vieira Souto!!! A tática sempre foi a mesma!!! Quando a direita não tem voto e geralmente não tem, utiliza-se de instituições aparentemente isentas para inabilitar adversários!!! Vou usar aqui a famosa frase de Carlos Lacerda, direitista Miami como muitos por aí, a respeito de Getúlio Vargas!! “Não pode ser candidato. Se for,não pode ser eleito.Se eleito, não pode tomar posse. Se tomar posse, não pode governar”

  4. E a ” PEQUENA RATAZANIA “,cada vez aumenta mais.E constatemos,que RATAZANAS tem a propriedade de serem extremamente férteis,em se reproduzir.Basta juntar,invejas e fracasso,que temos a SÍNTESE,do RATAZANA SOCIAL.

  5. Será que o tucano “minerim” Janot vai se mexer para pegar Bolsonaro na Lista de Furnas? Ih, tem o Aécio…

  6. Bolsonaro ! Apoia os militares uma classe de sanguessugas que não trabalham e tem mil regaliaa (colegio militares, hospitais, aposentadorias especiais, futebolzinho em dia util enquanto todo mundo trabalha) qdo tiveram o poder nas mãos só fizeram cagadas.

  7. Em qqr país sério o juizinho moro seria impedido de estar a frente como juiz pois é parcial (familia ligada ai psdb, visto em conversas safadas com aecio, abusou e quis desmoralizar o Lula com uma prisão coersitiva espetaculosa, enviou os grampos diretamente pra rede globo mesmo sabendo que o stf proibio depous até levou um repreensão do Zavaski e pir ultimo aparece como um chefe de torcida falando só pros coxinha pra não ir na manifestação já como desbaratino pra uma fraca adesão frente ao grande numero de apoiadores ao melhor presidente que este país já teve.

  8. Em qqr país sério o juizinho moro seria impedido de estar a frente como juiz pois é parcial (familia ligada ao psdb, visto em conversas safadas com aecio, abusou e quis desmoralizar o Lula com uma prisão coersitiva espetaculosa, enviou os grampos diretamente pra rede globo mesmo sabendo que o stf proibiu despois até levou um repreensão do Zavaski e por ultimo aparece como um chefe de torcida falando só pros coxinha pra não ir na manifestação já como desbaratino pra uma fraca adesão deste movinento sem razão e sem alma frente ao grande numero de apoiadores ao melhor presidente que este país já teve.

  9. Curitiba foi escolhida para sediar a segunda e desta vez maior campanha bancada pelo capital internacional para retirar o poder do povo do Brasil por ser a capital mais careta e retrógrada do Brasil que tem um povo tipicamente em sua maioria mal educado e desconfiado porque sabem que são ignorantes. Por isto fazer a lava jato aqui
    Mas deixa eu falar que aqui em curitiba tem muita gente que apoia o presidente Lula e o pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *