Um dos trechos mais ridículos da sentença de Sérgio Moro em que condena Lula está nos parágrafos em que ele reconhece o esforço de Lula no Governo para promover o combate à corrupção, mas diz que isso não prova nada, inclusive porque o ex-presidente não invadiu a competência do Supremo Tribunal Federal para mandar “prender logo” dos condenados, antes de esgotados os recursos – entendimento centenário de nossa Justiça .
793. É forçoso reconhecer o mérito do Governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fortalecimento dos mecanismos de controle, abrangendo a prevenção e repressão, do crime de corrupção, especialmente nos investimentos efetuados na Polícia Federal durante o primeiro mandato, no fortalecimento da Controladoria Geral da União e na preservação da independência do Ministério Público Federal mediante a escolha, para o cargo de Procurador Geral da República, de integrante da lista votada entre membros da instituição.
794. É certo que não se trata de exclusiva iniciativa presidencial, já que o enfrentamento à corrupção é uma demanda decorrente do amadurecimento das democracias, mas o mérito da liderança política não pode ser ignorado.
795. Algumas medidas cruciais, porém, foram deixadas de lado, como a necessária alteração da exigência do trânsito em julgado da condenação criminal para início da execução da pena, algo fundamental para a efetividade da Justiça Criminal e que só proveio, mais recentemente, da alteração da jurisprudência do Egrégio Supremo Tribunal Federal (no HC 126.292, julgado em 17/02/2016, e nas ADCs 43 e 44, julgadas em 05/10/2016). Isso poderia ter sido promovido pelo Governo Federal por emenda à Constituição ou ele poderia ter agido para tentar antes reverter a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Deus meu! É escandaloso que um juiz, numa sentença criminal condenatória, que implica em perda de liberdade, “julgue” o comportamento de um Presidente da República por não ter mandado “emenda à Constituição” para acabar com a prisão somente após o trânsito em julgado das sentenças. E muito mais ainda sugerir que “ele poderia ter agido para tentar antes reverter a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”!
Como é que um Presidente da República “age para reverter jurisprudência” do Judiciário senão interferindo em outro poder, de forma espúria? O que o Doutor Moro está sugerindo, em sua sentença, que Lula deveria ter feito é cometer um crime!
Crime de responsabilidade, nos termos do Art. 4º da Constituição Federal que elenca como um deles atentar contra “o livre exercício do Poder Judiciário”.
Como seria a “ação” de Lula, Dr. Moro? Pressionar os ministros do STF a tomarem esta decisão? Nomear para o STF apenas quem se comprometesse a mudar a tradição protetiva da Justiça brasileira? Convocar uma manifestação “bolivariana” para a porta do Supremo, aos gritos de “prende, prende, prende!”
O juiz está sugerindo que se o réu tivesse praticado crime em favor da tese encarcerante que defende poderia ser diferente e favorável a sua formação de convicção sobre sua honradez?
Bem, é apenas mais um dos inúmeros absurdos contidos na sentença, como o foi o de considerar “hostilidade” a defesa recorrer ao Judiciário contra o que considerava abusos de Moro, dado que o recurso à Justiça é direito constitucionalmente abrigado…
Há outros, vários outros momentos chocantes na sentença, como aquele que diz que o fato de diversas auditorias não terem detectado os desvios na Petrobras não serve de razão para Lula, ou só “seria esta talvez uma questão relevante se o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse acusado da responsabilidade pelo esquema criminoso que vitimou a Petrobrás por omissão”. Mas como “a acusação é no sentido de que ele teria dele participado ativamente, inclusive beneficiando-se indiretamente”, embora não se prove a participação ativa, isso “não vem ao caso”.
A sentença de Moro é autoincriminatória e revela, por estas e por outras, que o juiz abordou o processo com convicções prévias e formou seus conceitos a partir da posição política hostil que guarda em relação a Lula.
Um juiz que critica e condena um Presidente da República, numa sentença, por não pressionar o Supremo a tomar tal ou qual decisão de sua exclusiva competência, teria, a rigor, de sofrer um processo no Conselho Nacional de Justiça.
Mas Moro é um deus, que tudo pode com aqueles que o fortalecem.
49 respostas
ESSE CARA SÓ NÃO É RIDÍCULO POR QUE É UM CANALHA ,SE ELES FAZEM A JUSTIÇA DELES TEMOS O DIREITO DE FAZER A NOSSA.
Luiz, esse cara não é ridículo , talvez canalha, mas nunca devemos esquecer que se trata de uma marionete da CIA !!
Como todas, descartável, tão logo receba seu prêmio que via de regra é a queima de arquivo.
Ridículos são seus seguidores, estes sim , dando mostras da infinita capacidade brasileira de produzir imbecis, talvez a chave esteja na existência da Globoells.
”E formoso reconhecer os esforços do ex-presidente no combate a corrupção.”
Marcos por favor queira corrigir – ele disse “é forçoso”. E isso demonstra que o ódio é antigo, lá de trás desde do 1º mandato. É pena que o presidente LULA não conhecia o caráter partidário desse juiz, senão, o teria recomendado ao Aécio do pó, o seu aproveitamento como Secretário da Justiça de Minas Gerais no governo desastrado do mineirim meliante.Queira por gentileza comparar essa sentença do LULA com a sentença do Cunha.Alguma coisa semelhante com o nosso Senhor Jesus Cristo que teve
sua sentença bem pior do que a de Barrabás, ladrão e malfeitor de notoriedade policial naquela época.
Presidente Lula é “O Cara”! E esse Juiz não conhece seu ofício? Como poderá explicar ao mundo esta perseguição e esses escritos distorcidos e ilegais? Colegas advogados do UK estão rindo muito. Nobody believes it ! Weird …
Era só o que faltava uma figura secundária e intelectualmente fraca do tipo Moro querer fazer a crítica histórica do Governo Lula, e ainda por cima dentro de uma esdrúxula sentença contra ex-presidente.
Jesus Cristo condenado, Tiradentes condenado, Nelson Mandela condenado, Lula condenado…. a História é assim inocentes condenados para a alegria de uma elite hipócrita.
Todos esses deram a vida por uma causa maior. Não acho que tal comparação cabe no caso de Lula.
São o mesmo e inequívoco caso. Óbvio que os fariseus achariam que Cristo não merece estar nesta lista.
ainda não estão iguais para que possamos fazer um altar para todos
Companheiros, precisamos entender que a oitava turma do TRF4 vai julgar a questão do triplex de novo e pode reformar a sentença imposta a Lula ou não. Tudo que dissemos antes disso não vai influenciar. A Veja vão escrever que a condenação tem que ser mantida; Tijolaço, Conversa Afiada e Viomundo escreverão que Lula tem que ser absolvido. O que o PT precisa fazer é construir uma nova história, sem dinheiro ilícito, sem empreiteiras, sem tráfico de influência, etc. Por uma nova história do PT no Brasil! #paulopaim2018
Só um bostanito se fingindo de petista seria capaz de insinuar que o petismo algum dia teve nas mãos um centavo que fosse de dinheiro ilícito. Se tiver prova válida disso, não apenas ilações a la morianas, mande para o diretório nacional que no dia seguinte será decretada a extinção do partido e como disse Lula nunca mais será candidato a nada quando tiver isso por verdade. Empreiteiras, bancos, etc investiram em campanhas dos outros por corrupção, mas nas petista foram por amor ao Brasil
APÓS 3 ANOS DE LAVA JATO, QUAIS OS RESULTADOS?
1. Destruíram a indústria naval,
2. Indústria bélica,
3. Plataformas de petróleo,
4. A indústria da construção civil,
5. PETROBRAS,
6. Indústria nuclear,
7. A logística brasileira,
8. A dona Marisa e o Teori…Almirante Othon
9. Diretores da Odebrecht, jornalistas e blogueiros tiveram suas vidas arrasadas.
10. O emprego dos que estão lendo esta postagem,
11. Teus direitos laborais,
12. Pequenos empresários quebrados
13. Saúde, Educação congelados.
14. Salário mínimo desvinculado do PIB
15. A tua aposentadoria… Teu futuro.
16. A DEMOCRACIA.
17. Logística brasileira,
18. O Agronegócio.
19. 20 % do PIB brasileiro,
20. Fecharam as 10 maiores empreiteiras do Brasil (quiçá do mundo)
21. Terceirização e seus 2 milhões de desempregados em menos de um ano,
22. Demissões em massa para recontratar pela metade do salário
23. Volta do trabalho escravo
24. Matança de índios
25. Acabou o conteúdo Nacional
26. Empresas estrangeiras tomam o lugar do trabalhador brasileiro
27. Transferência do FGTS p/ banca privada.
28. 25% do BRASIL A VENDA
Alguém acredita na boa fé de um juiz que destrói seu próprio país para justificar a prisão do maior presidente que o Brasil já teve?
Alguém acredita na “Glo-Glux-Klan” e seu morogolpismo midiático?
É tudo uma questão de sanidade mental!
A CIA torna seus agentes insanos!
A questão não é que o juizeco seja um deus, é outra, é que a ‘justissa’ se tornou uma organização criminosa comanda por alguns salafrários.
MORO É UM SALAFRÁRIO DESCARADO, INDECENTE, PARCIAL É DESQUALIFICADO !
MORO É UM SALAFRÁRIO DESCARADO, INDECENTE, PARCIAL E DESQUALIFICADO !
Este cara é esdrúxulo…o que ele faz nesta sentença é ENROLAR…ENCHER LINGUIÇA…buscar conteúdo para justificar a sentença…PALHAÇO AO PÉ DA LETRA…SÓ QUE SEM GRAÇA !!!
FB, brilhante ! Isso mostra o nível do morinho. Onde mesmo esse cara se formou ? Tio Sam deve estar vermelho de ódio, eita juizeco jagunço limitado né ? Imagine que estão escrevendo um livro para mostrar ao mundo seus erros. Eita morinho, vc devia ter escutado o Lula: “esse juiz não sabe com quem está lidando”. Viva Lula ! Dia 20, 17h na Av Paulista – Apoio a Lula ! DIRETAS JÁ ! Fora Vampiro(s) !
Já vi que você é apaixonada. Como boa petista, deveria querer a inocência de Lula com o esclarecimento dos fatos, não dessa forma.
De que “forma” cara pálida Senhor ? Tudo o que o juizeco diz não são fatos são abobrinhas, não ? Do que falas ? Não achas ridículo uma sentença absurda e sem PROVAS ? (é disso que Lula fala e eu tb). O único apaixonado aqui é você, pelo Paim ! … Não será plim plim ? Fala aí das MARAVILHAS do Paim “puro” e “socialista” ?
Álvaro, Sérgio e dinio, eu li a sentença. Tem 218 pp em PDF. Vocês leram?
Eu li e dei muita risada. Meu companheiro é advogado criminal e ele então está rindo sem parar faz três dias. Outrossim, é uma tragédia, um verdadeiro escândalo.
Já que fazes este discurso almofadinha, acaso leste algo na vida acerca da Teoria da Prova ?
Ele ele se perdeu completamente na sua tentativa de elaborar uma tese irretorquível em relação a condenação do Lula criando um calhamaço de 238 páginas sem uma única e sólida prova. Como não tinha o fundamental , acreditou que apresentando uma tese recheada de falácias poderia iludir e se consagrar, para tal criou toda a sorte de argumentos estapafúrdios para dar veracidade aos seus argumentos. Não sou da área do direito, mas em ciência ninguém aceita uma teoria sem as provas muito bem documentadas, que a sustentem. Apresenta uma tese sem comprovação é próprio de impostores e enganadores, sendo que no caso de um juiz ,o que é mais grave, esta peça de ficção tem objetivo de destruir a vida pessoal de um indivíduos através de suas perfídias e preconceitos. Tenho certeza que essa tese da condenação do Moro entrará na história da justiça Brasileira como uma das obras, de maior degradação da justiça Brasileira ao longo de sua existência. A teoria que ele escreveu o acompanhará para o resto da sua existência revelando o seu caráter.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. só rindo mesmo. o brasil atual virou isso. uma comédia pastelão. mas ai eu digo: BEM FEITO PRO PATETA DO LULA! continue apaziguando e babando essa imprensa. se você não se impor, o pessoal vai pra cima com tudo. outro PATETA é o Paulo Bernardo que foi humilhado em rede nacional nessa lava jato. foi o mesmo que disse”use o controle remoto”.quando engavetou o marco regulatório das comunicações!
Fernandinho, dileto blogueiro, acho que já sabe quem eu sou. Acabo de trollar seu blog, Lenita, você.
Mas nem sempre fiz isso. Você sabe que comento aqui desde a época de meus companheiros Klaus e Bronco. Mas ao contrário deles, sempre usei meu nome mesmo. Sabe disso porque quando me bloqueou, liguei pro gabinete da deputada Jandira Feghali e lá me forneceram teu e-mail. Te mandei um e-mail que você nunca me respondeu.
Não aguentei a abstinência do teu blog, aliás, o único da esquerda que merece crédito, por isso entrei como o cartunista que criou Mafalda (risos).
Por favor, não sou troll, não quero ser troll. Não quero criar um e-mail pra brincar com Lenita e Patrice L aqui. O que eu quero é poder voltar a colaborar com seu blog antagonicamente nos comentários.
Por favor, me desbloqueia.
hehehehe … Bingo !
Facilmente detected …
Continua firme FB. We love you more. E nunca te chamamos de “Fernandinho” = So “patronising” !
(risos)
Fernandinho é um blogueiro de responsabilitude!
hehehe … É gente boa, sem dúvida :-)
Você realmente é doente Alisson !!! Procura um psiquiatra aí na Bahia e se trata mano, senão , venha a Sampa que aqui temos tratamento para coxinhas de graça.
Vou ligar pra Fernando Brito amanhã e pedir pra ele me desbloquear. Consegui o telefone dele agora há pouco. Mas hoje é domingo, daqui a pouco começará GoT e tals…
Pessoal, não acreditem que o ECOjuiz é um pobre e inocente personagem que vem sendo iludido pelo Esgoto do Detrito Sólido – gLobo. Ele é apenas um parafuso na engrenagem do G1olpe. A peça de fabricação nacional, mas de matéria prima importada, que se destaca em relevante importância tem codiname : ISSITIIF, é seu código de fabricação . Tudo funciona ao gosto do DEPSTATE por existir essa relevante peça. Nesta peça alguns botões são Importantíssimos e são manipulados conforme a situação e o timing. Temos : GM para todos os casos de retardamento de decisões, para selecionar e para confundir justiça com política. CL para dizer que certo substantivo de topo é genero único(pasmem, diferente do seu) e que nada o impede de se manifestar (shut up…). RT nada mais que um derivativo “gm”, apenas para o ” corum ” . LB que recebe a mensagem, registra na tela , mas não executa . E o que ocupa o Centro do Teclado; é, são cinco pra Lá e cinco pra Cá. Este ficou no lugar da tecla TZ que se perdeu em transito. Esta tecla central tem Liberado algumas Pastas Problemáticas que atrapalham o fluxo de Informações. O SM é apenas um celular que alimenta o PC conforme os interesses da Central de Informações, alojada no andar de cima. A energia vem do mega-transformador gGlobe Platinum. Os recurso financeiros são via Fiesp, Firjan, Febraban. A camaRÁ e o senADO são peças permeáveis e permutáveis que a qualquer momento perdem o valor, que já é mínimo, quase ZERO. O peão de Curitiba não será promovido a Rainha, será comido brevemente.
O crime comprovado na sentença do LULA sobre o triplex da OAS – Empreendimentos, a matéria feita pela Globo em 2010 (vide item 376) do papelório do juiz. Na verdade, essa sentença deve ser objeto de estudo em várias faculdades de direito desse país e até mesmo do exterior. Ela própria é cheia de contradições e pressuposições jurídicas, politicas e policiais. Erros de afirmações pululam em vários eventos.
Meus caros , estamos dando voltas a esmo, pois a questão é sobre a famigerada Lei da Ficha Limpa !! Prova inequívoca que o clamor popular quase sempre leva a tragédia, aliás lembremos que foi o clamor popular que condenou Jesus libertando um facínora, se é que aquelas asneiras da bíblia são verdadeiras, mas serve como conceitos filosóficos bastante práticos.
Não se pode encarcerar um homem sem o trânsito em julgado da sentença em instância final , logo, há um anacronismo flagrante na famigerada Lei da Ficha Limpa, uma vez que não transitada em julgado deve o candidato ser julgado pelos seus eleitores, sendo o restante apenas tutela judicial antecipada da democracia.
Convenhamos, essa Lei da Ficha Limpa é tão esdrúxula quanto o Decálogo do Dalagnol…….puro sequestro da vontade popular.
Continuando……não há necessidade de EC, basta deixarmos de reticências imbecis e modificar a LC 135……deixar as hienas sem comida e os cães ladrando e lambendo as feridas.
Há chances reais de aprovar uma modificação destas pois salva o pescoço de muitos prefeitos e deputados Brasil adentro, sobretudo dos partidinhos preferidos da coxinhada.
Avalio que ao se deixar seduzir e se deixar dominar por uma armadilha global midiática, Moro ganhou seus momentos de glamour e êxtase. Mas, por outro lado, ele também ganhava incentivos que potencializavam a sua inveja, o seu ciúme e seu odioso vício de aversão por tudo que se originou ou que se aliou ao Partido dos Trabalhadores. Assim, acorrentado cada vez mais aos interesses dos espertos patrocinadores, a opção da condenação serviu-lhe como uma espécie de tapete, onde, para baixo dele, foram varridas e escondidas as suas frustrações, a sua vergonha e até, talvez, algum arrependimento pelo imenso erro de avaliação que infantilmente cometera.
A conclusão final é de que: nenhuma outra decisão mostraria, ao longo de toda a operação lava jato, um retrospecto de decisões tão parciais, tão preconceituosas, tão seletivas, tão irracionais e gratuitas, quanto essa condenação.
As diversas atitudes tomadas, por Moro, ao longo do processo, pareciam ser mais um caso pessoal, seguida por uma caça feroz e muito determinada a um alvo que parecia lhe dar bastante prazer. E assim o fez de tal modo, que chegou a ponto de, como se fosse um dependente, cometer infrações ofensivas a verdade, a ética, a moral, a imparcialidade e a sua própria credibilidade pessoal e profissional.
Moro se mostrou como um múltiplo mutante, que precisou atuar ao lado de lados obscuros, da política e das mídias, para tentar ganhar força. Porém, com todo o poderio em seu favor, perdeu vergonhosamente para Lula, e por isso apelou para uma covarde condenação. Lula, porém e ao contrário,mostrou que só tem lado: que é o lado do povo trabalhador, do povo desassistido, do povo ordeiro, do povo fiel as leis e que sabe muito bem qual é o lado da verdade.
Sua avaliacao nao vale nada.
Perfeita análise ! Concordo, é mais ou menos por ai.
Moro é o Judiciário e está mostrando que o Judiciário é tudo isso que as críticas colocam, porque o Judiciário homologa ou assina embaixo tudo o que esse procurador-juiz vem fazendo, seja por ação, seja por omissão, por permitir tudo isso. Um absurdo senhores magistrados!
Vou analisar melhor, determinadas colocações imputadas pelo juiz em sua sentença: afinal o bem triplex pertencia à OAS – Empreendimentos ou a OAS-Construtora? Na argumentaçao do juiz. o agente envolvido no crime foi o Grupo OAS. Essa imperfeição acusatória pode ensejar nulidade dessa sentença, por que a OAS Empreendimentos como detentora da propriedade e da posse do triplex, embora integrante do Grupo OAS tem patrimonio próprio e contabilidade também visto que é um coligada, e não participou de nenhum evento perante a Petrobrás e nem era fornecedora ou algo parecido, ao contrario da OAS-Construtora, essa sim, que eraa fornecedora da Petrobrás e tinha contratos com ela. E ao que tudo indica não era proprietária ou tinha posse de tal triplex.Esse erro juridico do juiz, ao afirmar que o triplex foi reservado para o LULA pelo Grupo OAS, está incorrendo uma inverdade, pois o conceito de Grupo na lei 6.404/76 é bastante claro, não tem personalidade juridica própria, visto que é um consolidação contábil das empresas coligadas e associadas. O espaço aquí é bastante diminuto para maiores explicações.Sugestão à defesa do LULA, buscar orientações e explicações de técnicos na área contábil para melhor fundamentar esse
assunto face a fundamentação da acusação por parte do juiz, baseou-se integralmente nessa configuração, de que o triplex foi reservado ao LULA pelo grupo o que não poderia na realidade.Portanto, uma sentença construida numa falsidade ou ilegalidade
A Maior evasão de divisas da história do mundo, mais de U$120 bilhões de dólares, foram mandados pra fora do País lá de fox do iguaçu ,Parana,quem era o juiz?
nenhum tucano preso.
fontes
https://www.cartacapital.com.br/revista/874/a-semente-dos-escandalos-9478.html
http://valepensar.net/maior-roubo-da-historia-foi-o-banestado-que-moro-abafou/
O juiz era o técnico “morinho”…rsrsrs. E a dona globo, Serra, Fhc, tudo encralacrado no Banestado!! Mais com tinha turma do PSDB pelo meio, num deu em nada…
ORGANIZAÇÕES UNIVERSITÁRIAS TABAJARA.
Só podia formar um jaguara desses. Politica e Direito nunca darão certo. É uma vergonha ter gente assim no MP.
O cara e um mitomano. Pensa q so sua opiniao e q vale e deve guiar o pais.
o só fato do STF não julgar o MANDADO DE SEGURANÇA impetrado pela Presidenta Dilma eleita por 54 milhões de cidadãos brasileiros confirma que o PODER JUDICIÁRIO transformou-se em uma perigosa organização criminosa. Estamos perdidos, não temos justiça. Precisamos pedir ajuda no exterior como feez, exempli gratia, a Síria com apelo à Rússia.
Isto que Moro dia é crime contra a Justiça. Porque não sugeriu logo a Lula que fechasse o Supremo?
Moro não escreveu uma sentença. Escreveu um blog…