Está no Conjur:
A 8ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal suspendeu decisão liminar que obrigava o YouTube a excluir um vídeo no qual a blogueira Joice Hasselmann critica a senadora Regina Sousa (PT-PI). “Anta”, “gentalha”, “semianalfabeta” e “cretina” foram alguns dos adjetivos usados pela blogueira ao se referir à senadora, que discursava no julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Em primeira instância, uma liminar determinou a exclusão do vídeo. De acordo com a decisão a jornalista ultrapassou o limite da crítica ao imputar qualidades negativas a senadora, ofendendo a dignidade, de forma desnecessária.
Porém, após um recurso do Google, a decisão foi reformada em decisão monocrática do desembargador Diaulas Costa Ribeiro, agora confirmada pela 8ª Turma Cível do TJ-DF.
Para o relator, as expressões utilizadas por Joice Hasselmann, num momento de tensão nacional, não são suficientes para obrigar a exclusão do vídeo do YouTube.
Então liberdade é isso, Doutor, o direito de xingar alguém do que quiser, num meio de comunicação de alcance universal?
Será que eu posso gravar um vídeo chamando o senhor de “anta”, “gentalha”, “semianalfabeto”, “cretino” e colocar no Youtube?
Será que vai dar audiência e “likes” – produzindo inclusive ganhos de publicidade – para mim e nenhum dissabor, constrangimento ou sensação de violação à sua honra, de sua parte?
É evidente, que o senhor, com todas os “data vênia” de estilo está, com sua decisão, subscrevendo o comportamento de alguém que se promove justamente com isso: com a detratação alheia, com a linguagem furiosa, com a apologia do ódio.
Depois um colega seu que impedir uma advogada de atuar por usar um vestido sem mangas, dizendo que isso “fere o decoro”.
O que fere o decoro são juízes que o ódio é livre para se manifestar assim, aos berros, numa rede mundial de computadores, sem que isso traga sequer a consequência de ser retirado do Youtube.
Será que o fato de Regina Sousa ser uma mulher negra e do Piauí não ajudou a achar “normal” que se a chame assim por outra mulher loura e da rica paulicéia?
Estou aqui pensando se não gravo o vídeo a chama-lo de “anta”, “gentalha” e o mais que o senhor liberou. Nem preciso pensar muito, claro que não vou fazer. Não porque tenho certeza que o senhor não apenas mandaria tirar do ar como me processaria por dano moral – e dano moral a juiz, como se sabe, é maior que aos mortais.
É que não acredito que isso seja próprio de seres humanos civilizados e a civilização é um lugar onde as pessoas falam e escrevem, mas não zurram.
24 respostas
Arrasou Brito! Essa é a ‘justissa’ digna de colônia escravagista. A Senadora Regina Sousa (PT-PI) me representa!
que maravilha de texto parabéns senadora Regina
Chamar uma anta de Diaulas é injurioso ? Não, não é.
É injurioso para a anta! Bichinho tão legal, e que é muito superior a esses aí todos.
Juizeco de merda.
Juizeco fascista.
Juizeco pequeno.
Juizeco hipócrita.
Saudades da Senzala seus coxinhas pobres dando uma de sinhosinhos. Estão se ferrando mas estão felizes
O desembargador Diaulas carece “de aulas” de direito e cidadania…
A bilirrubina do ídio figadal que escorre da bocarra IMUNDA desta gentalha da direita está tornando o Brasil um lugar insuportável até mesmo para respirarmos!
Aonde iremos parar?
“A pior elite do mundo é a brasileira.” Mino Carta
E a pior ditadura é a do podre poder judi$$$iário!
Ajuste
A bilirrubina do ódio figadal que escorre da bocarra IMUNDA desta gentalha da direita está tornando o Brasil um lugar insuportável até mesmo para respirarmos!
Essas atitudes de alguns togados que usam dois pesos e duas medidas, dependendo de quem querem atingir ou proteger, nesse caso os da corja, e stão se tornando rotineiras. Lembram que um deles autorizou a pedido do aébrio, o do aeropórto, o menininho do Leblon, o “minerinho”, “o chato, a invasão de uma Universidade do Rio de onde levaram até computadores? É bom guardarmos os nomes desses grandessíssimos, vcs sabem o que, pois um dia pagarão por suas canalhices.
Quando digo que está na hora de caçar, esses” corvos” de capas pretas, ninguém acredita, vamos lá começar a caçada.
Joyce o quê? Não conheço nem nunca ouvi falar… A Senadora Regina Sousa eu conheço, pois sempre acompanho o trabalho dela no Congresso, aliás, muito atuante e inteligente! Parabéns Senadora!
Pois eu acho que deveria fazer o vídeo chamando a juíza e a “jornalista” do que desse na telha.
Além de racista, claro…
Regina Sousa, a sua grandeza incomoda A ignorante, A analfabeta, A Anta, A Gentalha como é a JOICE HASELMAN. Do judiciário brasileiro se espera econta com ofensa e GOLPE contra quem não gang deles. Beijo querida, você é linda de viver!
Como a ditadura atual é midiático-JUDICIAL, não é só a mídia que está deitando e rolando com recursos oriundos dos impostos pagos pelos contribuintes, vejam o caso da academia de ginástica do TJRJ:
https://youtu.be/EZfV1eW-bwA
Analfabeto é o Juiz que até o nome é errado … o correto seria Dei Aulas … kkkkkkkkkkk … e não “di” …
Regina, não liga não, os xingamentos e essa decisão não te fará “Anta”, “gentalha”, “semianalfabeta” e “cretina”, só servirá para desmudar os agressores e os que lhes apoiam.
Ai, ai. O que eu penso desses juízes é impublicável. Estamos quites. E olha que meus pensamentos são ANIMAIS!
A própria decisão já preconceituosa e tem um endereço e um objetivo, atingir ao pessoal da esquerda (lógico que o desembargador sabia sobre a outra parte).Por este angulo, temos um confronto social, a luta de classes…Como disse alguém aí em cima, ou parte para porrada ou esquece, baixa a cabeça e segue como se nada tivesse havido.
Juizeco de merdia, ele é mais um representante do delinquente juiz bandido dono de um instituto superior que faz negociatas com o STF. Tudo covarde, canalha, canalha, canalha. Também se referiram a um ser que zurra e atende pelo nome de Hasselmann?
Esse tal de diaulas podia se joiçar que ninguém iria tium, nem timbum.
De juizeco pode chamar? Apenas uma pergunta!
Olhem bem que foi que proferiu as ofensas à Senadora.
Uma bosta vestida de “jornalista” que foi expulsa da Veja porque plagiava matéria de seus colegas.
É só vocês olharem o blog do Reinaldo Azêdo, que está tudo lá.
Isso é puro lixo midiático que quer chamar a atenção humilhando pessoas.
E tem coxinha que bate palmas.
Até o Moro foi em uma solenidade assinar o livro que a oportunista lançou.
Dá pra ver o nível da fascistazinha de merda.
Lixo, puro lixo.
Não sei porque se importam com o que essa “jornalista” fala. Por mim, ela pode falar pelo resto da vida, não ouvirei mesmo.
Quem ouve o que criatura fala são pessoas que adoram-na exatamente por isso. Ela, Gentili, Veja etc.
Quem se importa com esse povo?
Que falem o que quiserem até explodirem!!!
Quanto mais ofensivos e zangados, mais deseperados estão.