Temer domina o Congresso, mas volta a “recuar”

temerserra

Michel Temer, depois de um breve período de afirmação –  afinal, escorou “no peito” da Câmara a primeira denúncia de Rodrigo Janot, voltou a ser o “governante do recuo” como portava-se há meses atrás.

Recuou – ainda bem – da insana liberação  às mineradoras da área imensa da Reserva Nacional do Cobre e Associados e não foi, certamente, pelas reclamações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB.

Se alguém quiser apostar suas fichas em uma hipótese, sugiro que as ponha no desagrado que isso causou em setores das Forças Armadas, para as quais a fonteira Norte, nas últimas décadas, substituiu a histórica preocupação com a fronteira Sul, especificamente a Argentina.

É lá que estão a Venezuela e sua crise internacional e a Colômbia,  o maior exército da América do Sul  – maior que o nosso, com uma população que é 25% da brasileira.

O segundo “front ” de enfraquecimento de Michel Temer é o de ter promovido o “expurgo” dos indicados pelos deputados que votaram “sim” ao processo de responsabilização votado na Câmara no início do mês.  Pouco ou nada tocou nos tucanos e isso irritou mais ainda o “centrão” do qual é refém.

Ali se pede pagamento à vista e a caixa está estrangulada para liberações rápidas. Ao contrário, terá de fazer novos cortes para que o “rombo” fique no recém ampliado. Ainda que tivesse recursos, aprovar programas faltando cinco meses para o ano acabar é quase garantir que não haja prazo hábil para alocá-los.

Além do mais, é patente que a reforma da Previdência virou um “sonho de uma noite de verão”, como mostra pesquisa entre os deputados publicada pelo Estadão.

Temer, claro, continua a ter domínio da maioria do Congresso.

Mas, como se diz no futebol, não consegue transformar a vantagem na “posse de bola”, em vantagem efetiva.

E vêm aó uma temporada de  perigos, cujo risco pode ser resumido no título de uma matéria do Poder360: Temer reúne ministros para manter agenda do governo com Fufuca na Câmara.

Fufuca, André Fufuca.

E você achando que Rodrigo Maia, um sem-voto do Rio de Janeiro era o pior que poderia acontecer.

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

7 respostas

  1. Todo mundo DEITADO, dormindo em berço ESPLENDIDO. Tem até uma canção : Dorme nenem do meu coração… Boi Boi Boi da cara preta pega essa CRIONÇAS que tem medo careta…

  2. Tomara que tal recuo se deva de fato a atuação das Forças Armadas, num estabelecimento do pouco que resta da soberania Nacional.

  3. Não foram as FFAA…FFAA? Existem? Na verdade foram as manifestações dos “artistas” globais…pegou mal! Agora vão disfarçar com a “preocupação” com os povos indígenas, mas a destruição virá…a RENCA ao contrário do que se supõe, permanece extinta!

  4. Eram 300 picaretas com anel de doutor. Agora já passam dos 400. No ano que vem, precisamos ter na mente os NOMES DOS BOIS que votam contrao país e contra os brasileiros. Não podemos reeleger nenhum desses picaretas.

  5. Triste, mas temos um presidente em exercício que precisa ser vigiado dia e noite e até no banheiro. Ele assina tudo que o quadrilhão coloca à sua frente! A última, a extinção da RENCA foi uma imoralidade que ele desconhecia.Tornou-se um grande perigo para a Nação! Onde está nossa constituição e os responsáveis por sua segurança? Que segurança nacional é essa?

  6. Cada vez mais gosto do dispositivo da constituição bolivariana que permite tirar presidente no meio do caminho e chamar novas eleições gerais. Que cara maldito, fosse outro país, estaria preso ou fugindo para algum paraíso fiscal, junto com a turma dele, o “clube”, como chamava Moreira Franco quando era assessor especial do FHC, Padilha-Quadrilha ministro do FHC e Temer sinistro presidente da Câmara. Que sina.

  7. Brito,

    será que não dá para perceber? A Renca é bem na entrada do Rio Amazonas. Se reparar, a divisa do Amapá com a Guiana Francesa tem o contorno da foz do Rio Amazonas, território ganho pelo Barão de Rio Branco. O que ele está fazendo é dar uma margem do rio a quem pagar, dando uma vantagem estratégica imensa.
    Do outro lado da foz, um pouco mais distante, ele negocia o uso da Base de Alcântara, criando um encrave estrangeiro deste lado, fechando assim a entrada do Rio Amazonas.
    São criminosos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *