De José Fevereiro, do PSOL, para Marcelo Freixo ler

dukeind

Do blog de José Luiz Fevereiro, dirigente nacional do PSOL e dos meus  tempos de movimento estudantil na UFRJ, a mostrar que existe vida inteligente por lá, capaz de perceber que no Brasil não há apenas uma sociedade de classes, mas de castas. E que as “instituições” são, frequentemente, a porta de entrada para o mundo da adesão ao conservadorismo e à manutenção do status quo.  A esquerda que quer ser “limpinha e cheirosa” – e isso nada tem a ver com ser honesto, mas  com ser “palatável” ao pensamento dominante – de tanto louvar as virtudes dos “homens bons” acaba por se tornar parte deles. Gabeira está aí que não me deixa mentir.

O TRF-4, o Irã , os perus e as rabanadas

José Luiz Fevereiro, em seu blog

Em 2010 o Congresso Brasileiro aprovou a lei complementar 135, a Lei da Ficha Limpa, com apoio da esquerda. De 2008 a 2010 travei o bom combate para que o PSOL não votasse a favor dessa lei. Numa sociedade de classes, reduzir direitos nunca é uma boa opção para quem defende o andar de baixo. Fiz esse debate até ser finalmente vencido em votação na executiva nacional do PSOL onde apenas contei com mais um voto além do meu, algumas abstenções e grande maioria a favor da aprovação.

Delegar a uma casta como a do judiciário o poder de supervisionar a democracia brasileira, definindo por decisões de 4 juízes, 1 de primeira instancia e 3 de segunda instancia , em quem o povo pode ou não votar nunca me pareceu uma boa ideia. A maioria do Poder Judiciário, pela sua própria origem de classe, tenderá a refletir os valores, a cultura e os interesses inerentes a essa condição. Mais de 400 mil presos provisórios, a maioria “pretos-pardos- e-pobres” em penitenciarias superlotadas são a prova quotidiana disso. Permitir restrição de direitos sem condenação transitada em julgado, exceção aberta com a Lei da Ficha limpa, mostra como a fantasia da “neutralidade das instituições” contaminou a esquerda.

Os recentes arreganhos do judiciário avançando na criminalização dos movimentos sociais eram pedra cantada. Daqui até termos sindicalistas, dirigentes de movimentos sem teto e sem terra, dirigentes de trabalhadores rurais, ativistas ambientais e quilombolas afastados das disputas eleitorais por condenações de fancaria não faltará muito. Oligarquias que controlam o judiciário dos seus estados com mão de ferro podem afastar adversários incômodos da disputa dessa forma. Se alguém tinha duvidas disso quando fizemos o debate de 2008 a 2010, o processo que Lula responde dia 24 em Porto Alegre, feito sob medida para afastá-lo da disputa eleitoral de 2018, é o “se situa” que faltava.

Toda a esquerda apoiou essa lei em 2010. Sob o aplauso fácil de um moralismo despolitizado, uma crença infantil que o judiciário seria melhor que os outros poderes da República, coisa que os fatos desmentem a cada dia, colocamos o escrutínio do povo sob tutela do único poder que não responde diretamente a ele porque não é eleito mas concursado, composto portanto pela “meritocracia” tal qual ela existe nestes trópicos.

No Irã, o Conselho de Guardiães, composto por 6 clérigos xiitas indicados pelo Grão  e 6 juízes indicados pelo parlamento, decide quem pode e quem não pode ser candidato. No Brasil 4 juízes terão essa prerrogativa. É menos plural.

Naqueles dias de maio de 2010, os perus votaram pela antecipação do Natal.

As primeiras rabanadas serão distribuídas dia 24 em Porto Alegre.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

35 respostas

  1. A esquerda tem que encontrar o seu caminho e ser sincera com seus ideais. Defende o comunismo, defenda Stalin, Pol Pot. Admita que Maduro é ditador. Exponha quem é de fato. Se as pessoas gostarem do que a esquerda é de fato, votarão, independente de quem seja o candidato.

    1. Opa. Maduro pinta por aqui logo depois de sairem menções à sua moeda alternativa baseada em petróleo. Hmmm, tá explicado seu retorno repentino ao blog.

      1. Só o fato de esse site fazer com que os “Novos Colloridos” se preocupem tanto em vir aqui para tentar esculhambar sem contrapor com argumentos, mas sim com evasivas ou desqualificações bem baratas… Já demonstra o quanto o Tijolaço caus a um medão neles!!! KKKKKK

        Parabéns Tijolaço!!! Continue a incomodar aos obscurantistas apegados a preconceitos e ganâncias… Kkk

        Alison, pode vir aqui “cholar” mais, que aqui acho que escutamos mais você do que na sua própria casa… Kkk

        Esse tipo de gente só consegue ser feliz através de seus pseudônimos virtuais…

      2. Pois é…a virgem do cabaré quer falar em autocritica da esquerda? Vai apontar seu dedo sujo….troll e facista para a cafetina direita de mercado….começem por vcs!!!!

    2. Em quem você votou em 2014? No mais, sua opinião aqui vale menos que um penico cheio. Merda serve para fazer adubo, ao contrário daquilo que você tem na cabeça.

        1. Por que você nunca mais votaria nele? Porque agora descobriu que sua opinião estava furada. Por que motivo você acha que alguém tem que levar a sério sua opinião se você foi levado no bico antes? Vá dar palpite em blog de direita.

        2. A Globo te convence a votar no Huck na próxima, abobado descerebrado…
          Ou vais ousar desta vez e votar no Bolsonaro ?

        3. Fez cagada na eleição de 2014 e continua a pensar e a escrever merda. Será que tu ainda tens jeito, meu chapa?

    3. A direita tem que encontrar seu caminho e ser sincera com seus ideias. Defende o capitalismo, defenda a escravidão, o dinheiro acima dos direitos. Admita que Trump é o grande messias americano. Exponha quem é de fato. Se as pessoas gostarem do que a direita é de fato, votarão, independente de quem seja o candidato.

  2. Na direita é raríssimo alguém ser inelegível pela lei da Ficha Limpa todos são limpíssimos como Temer, Gedel, Aécio, Serra, Alckmin, Moreira Franco, Eliseu Padilha, Aluysio Nunes, e varios outros nunca são investigados e jamis condenados. A esquerda votou na espada que o judiciário usa para cortar o seu pescoço. Bota ingenuidade nisso.

  3. Falando propriamente sobre o texto, acho que só quem possui legitimidade para julgar nesse país é o Poder Judiciário. O povo possui legitimidade para votar, não para substituir o juiz ou o tribunal no julgamento de um processo (como bem diz ernesto, aqui não existe Lei Barrabás). E a Lei se aplica a todos.

    1. Um Judiciário acovardado, trabalhando para a imprensa corrupta, está perseguindo Lula. Isto é a própria Lei Barrabás, sim. “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma” (Joseph Pulitzer, consagrado jornalista norteamericano).

    2. A Lei se aplica a todos? Que tal aquela, a Orgânica da Magistratura, que o Moro e os desembargadores do TRF-4 feriram ao manifestar opinião sobre processo em andamento, fora dos autos?

    3. Você confundiu legitimidade com prerrogativa.

      O judiciário tem prerrogativa para julgar, mas não tem demonstrado legitimidade.

      O que há de legítimo num país em que uma pessoa que rouba um pote de margarina é presa enquanto um narcotraficante e corrupto permanece como senador? O que há de legítmo numa justiça de dois pesos e duas medidas que trabalha para perpetuar a desigualdade, a anti-cidadania?

    4. UM dos grandes erros do PT no governo federal foi justamente contemporizar em demasia com a elite e não fazer uma comunicação social e política CLARA direcionada ao SEU ELEITORADO.
      Por exemplo, uma das coisas que mais me deixou decepcionado foi a postura do Lula e da Dilma em relação aos programas estudantis, prouni, ENEM e o ciência sem fronteiras.
      Deveriam não ter focado só em cursos de engenharia e técnicos. E no resultados imediatos.
      Pelo lado SOCIAL o governo petista tinha o DEVER POLÍTICO de focar o acesso e oportunidades diferenciados para os “cursos universitários típicos de ESTADO” as Licenciaturas para professores, Medicina, Enfermagem , Odontologia, Direito e Administração de Empresas.
      Dar todas as oportunidades aos jovens pobres de OCUPAR estas vagas nas Universidades e fazer um trabalho POLÍTICO para que após formados ESTES jovens tenham a CONSCIÊNCIA POLÍTICA da sua missão social e tivessem entendido que cabia a ELES disputar e ganhar as vagas daqueles que de dentro da máquina do ESTADO decidem os destinos da POPULAÇÃO. Seu objetivo não era se juntar à elite como muitos dos que usufruíram desses benefícios fizeram depois de formados adotando o discurso da elite e esquecendo sua origem. Conheço ALGUNS.
      Se a elite SEMPRE instrumentalizou estas vagas para SI pela tal “meritocracia” dos concursos públicos, o PT perdeu uma ótima oportunidade de CRIAR uma nova geração POLÍTICA de esquerda nas Universidades e dar-lhes o OBJETIVO de focar na pós-graduação nos concursos públicos e aí, dentro da máquina de governo, re-direcioná-la ao POVO.

      Os concursos de juiz, procurador, delegado de polícia Federal e Civil, médicos estatais das três esferas, professores (com e sem licenciatura), profissionais de saúde e administradores estatais concursados; estas e outras carreiras similares são todas posições estatais que o POVO POBRE (mas intelectualmente dotado) deve disputar e TOMAR da elite que as usufrui e não está nem aí para o POVO na sua atuação no dia-a-dia…
      ESTA é a NECESSÁRIA revolução silenciosa e sem SANGUE que se PODE e DEVERIA se fazer…
      ACORDA LULA….

        1. Vai ver se tem esquerdistas na Medicina ou Direito.
          Só tem proto-coxinha querendo faturar e ser RICO…
          A falta de consciência política desta juventude do Whatapp é mais gritante e o que tem mais na faculdade é tudo menos POVO. Os esquerdistas da faculdade que citas são a esquerda CAZUZA eu sou burgês mas sou esquerdista.
          Não é esquerda real é arroubo juvenil da elite, a tal esquerda festiva que prefiro o termo fantasiosa. O lobo em pele de cordeiro.
          Foi o Enem que abriu a Universidade aos pobres e faltou a AÇÃO POLÍTICA para direcionar o POVO a OCUPAR a máquina pública.
          As fontes da esquerda são a Universidade (alunos e não os professores) e o movimento sindical. Como PATRÃO o PT de Lula e Dilma não deu nenhum alento, legislação favorável ou protagonismo para florescer o movimento sindical..
          Outro ERRO monumental da administração Petista.
          Como Patrão Federal abraçou INTEGRALMENTE a tese das “Carreiras típicas de ESTADO” e criou as carreiras-coxinhas-monstro que no final devoraram o próprio governo petista.
          Mesmo no plano político o PT de São Paulo sufocou o PT do RJ por uma década pela aliança nacional pela governabilidade com o PMDB e estabeleceu o terreno fértil para Garotinho, Cabral e Eduardo Cunha vicejarem. E que foi a raiz da desgraça do impeacheament da Presidenta Dilma. Nesta o PT cavou sua própria queda e tornou o partido virtualmente INEXISTENTE no Rio de Janeiro.
          Aliás outro erro crucial do PT foi por 12 anos IGNORAR os Servidores Públicos Federais, para o partido os trabalhadores vinculados ao estado CLARAMENTE não são trabalhadores e JAMAIS se deu no governo petista um aumento linear e ÚNICO a todos os servidores federais ou tomou QUALQUER ação efetiva quando estados e municípios começaram EXPLICITAMENTE a atrasar ou não pagar servidores públicos como ferramenta de gestão econômica pública aceitável pelo mercado, renegociação de dívidas de estados e municípios e de justiça “trabalhista” estatal.
          Não só mantiveram no governo federal TODA a estrutura da Claudia Costim/FHC das Carreiras Típicas de Estado como a EVOLUÍRAM colocando ex-dirigentes sindicais privados que exerceram sua função de negociador de governo nas “mesas de negociação” usando TODAS as posturas e truques que aprenderam de seus oponentes patronais contra os servidores públicos (inclusive jogando carreiras uma contra as outras) com todo rancor que os trabalhadores CLT tinham dos marajás do serviço público. Com orgulho dos “professores” patronais e sobre o plácido olhar de paisagem de Lula e Dilma… Por 12 ANOS !!
          A enorme falta de apoio do PT entre os servidores públicos federais só foi surpresa para os dirigentes petistas.

          SEMPRE votei no PT como cidadão mas nem por isso deixo de criticar e APONTAR seus erros… Que não foram poucos…

          Sua consciência política é ZERO….

          1. Você “sumidade” rá rá rá e perfeição em política porque não foi assessorar os petistas com tua mente brilhante e impecável ? O que fazes agora para RECONSTRUIR o Brasil e como poderás ensinar o pobre PT a fazer política e parar de errar ?

            Es uma sumidade descerebrada rá rá rá Até concordo que você tem razão em muitos pontos mas teu esquerdismo positivista não engana ninguém. E como chegou dando patada está mais para CAVALO que sabe ser porco coxinha enrustido. Rá rá rá

            VADE RETRO brucutu com complexo de Jênio.

      1. Acho que você anda lendo muito o PIG ou blogs comentarista do PIG, pois até os grandes feitos do governo do PT é usado para meter o pau no Lula e Dilma. Acredito que para não tirar de pauta a tentativa de desconstruí-los. Ou então seu comentário é mal intencionado.

        Os governos do PT iniciaram uma verdadeira revolução no ensino brasileiro. Iniciativas das administrações de Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff propiciaram saltos como a criação de 18 universidades públicas, por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni).

        Em outra frente, mais de um milhão de alunos tiveram acesso a bolsas integrais e parciais de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, segundo o Ministério de Educação (MEC), somente em um ano, cerca de 119 mil novos alunos se matricularam em universidades por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

        Já por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), 6,9 milhões de matrículas foram efetuadas.

        Agora compare estes dados com os governos anteriores ao do PT.

  4. Não se pode negar mesmo que a esquerda caviar não foi capaz de ver o monstro que estava alimentando. Tempo de caos completo e de golpe, mas tempo também de aprendizado e de virada para reconstruir o pais sob bases realistas, segundo suas heranças e sua historia escravocrata. Espero que o Freixo e seus colegas de partido reflitam sobre suas posições arrogantes de sempre dividir em vez de somar.

    1. Aprendizado e virada para reconstruir (ou demolir) o país dentro do Governo Temer ??!!??
      E o Mal e o Caos e o MONSTRO foi culpa do PT, Lula e Dilma…

      És o ÁPICE dos zumbis-coxinhas-vidiotas da Globo… Passou o último ano no Brasil ???
      VADE RETRO cérebro lavado e enxugado à JATO…
      Que o Universo tenha pena da tua alma perdida…

      1. O Senhor está descrevendo e seu estado e nível de inteligência? Otário ignorante e grotesco saiu do tumulo? Cuidado com a metade de neurônio que te sobrou ameba histérica. Rá rá rá rá

    1. Alisson,

      Isso é um grande elogio em relação às pessoas que você admira! 1% do Duvivier é mais cérebro e senso crítico/realidade do que 99% da Direitalha, ainda mais a Direitalha de Facebook ou Youtube, inclusive o Olavete mestre dos patos… Kkk

  5. Brito, o PSOL me lembra muito o povo que fica tomando chope e discutindo se as condições objetivas e subjetivas para a Revolução estavam dadas, lá pelos anos 1970, enquanto o povão entrava na porrada da PM por qualquer dá cá aquela palha. Bofetada era carinho – e ainda é, diga-se de passagem – e nem estou falando da polícia política e das inúmeras para-polícias que vicejavam sob o guarda-chuva do aparato de Segurança Nacional. Qualquer preto ou pardo malvestido sabia que tinha que andar de cabeça baixa perto da polícia, que juiz nenhum aliviava um ladrão de galinhas, e que se fosse atropelado por um playboy bêbado ou drogado era mais fácil ser acusado de tentativa de assalto do que o coxinha responder ao menos por lesão corporal.
    Essa gente não sabe que cara pobre tem. Acham que ir a roda de samba chique é ser popular, e que o povo é uma criança que precisa ser educada e conduzida por suas cabeças iluminadas…

  6. Ainda perdendo tempo respondendo aos devaneios da coxinhada? Por favor, essa gente não tem nada a oferecer, exceto a burrice. Alissons, ernestos, capiaus, jonys sei lá das quantas… essa escória sem noção me dá nojo.

    1. Tenho penas deles… Kkk

      Mesmo que estejam trabalhando para empresas, só as doenças psíquicas que vão acumular e a infelicidade que o convívio no social que eles tem/terão já é para ter pena dessas pessoas que precisam tanto afagar suas frustrações e tapações com a necessidade que as pessoas tentem enxergas as suas existências – mesmo que apenas virtual e desprezível.

      Acho que o Tijolaço deveria publicar as mensagens deles com a seguinte advertência: “Esse aqui realmente precisa se tratar com um psiquiatra, mas como não deve ter amigos reais… deixem ele achar que aqui ele existe!” Kkkkkk

      1. KKK #Pena, pois “penas” deixa para os abutres, corvos, tucanalhas e restantes que lhes pagam ou quem eles votam! Kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *