Os EUA que não passam na tevê

homeless

Grande parte deles é de louros e louras, a grande maioria de brancos.

São “nortistas”.

Dos Estados Unidos da América do Norte.

Não vêm dos “países de merda” a que Donald Trump se referiu outro dia, falando de nações africanas e latinoamericanas.

Não têm casa, não têm emprego, vivem nas condições em que você vê aí, no vídeo abaixo. E vê, sem barracas de nylon, com papelões velhos, nos quatro cantos do Brasil.

Lá estão nossos “gringos”, tão carentes quanto nós, em todos os 50 Estados da The Stars and Stripes , a bandeira norte-americana, para a qual, outro dia, Jair Bolsonaro bateu continência. Em ordem alfabética, para que não reste dúvida.

Impérios ricos não querem dizer que seu povo seja rico e feliz. Ao contrário, a pobreza e a dominação se reproduzem internamente.

Quem duvidar, leia a autobiografia de Charlie Chaplin, contando sua infância nas “Funabem” do Império Britânico na virada do século 19 para o 20. Se quiser saber da França sem o glamour de Paris, poucos anos antes, leiam o Germinal de Émile Zola, escrito após a vivência de meses do escritor  como mineiro de carvão.

A pobreza não é um determinismo racial ou geográfico, é um mal social. Nós é que nos acostumamos a vê-la negra, mulata, nordestina.

Em 89, acompanhando Leonel Brizola numa carreata em Uruguaiana, numa vila – como chamam por lá as favelas – lembro do meu choque cultural ao ver o velho jipe ser seguido por dúzias de crianças pobres e de rostos sujos, quase todas lourinhas e de olhos claros, como quase nenhum carioca já viu.

A humanidade é uma bandeira universal. É mesmo o nome de nossa espécie: humanos.

Amar o seu país e defendê-lo não é xenofobia, é apenas amar a sua casa e entendê-la como parte de uma rua, de uma cidade, de um mundo.

Elis, maravilhosa, completa o raciocínio

 

 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

39 respostas

  1. Combater a pobreza é essencial.

    Mas esse combate, pra ser eficaz, deve ser proporcionando estudo e trabalho, e trazendo ao povo espírito competitivo.

    O povo precisa, junto com essa ajuda governamental (estudo e trabalho), querer mudar, crescer, se destacar.

    Não há outra forma.

    1. Espirito competitivo não combate pobreza jamais. Competição culmina com um vencedor e vários perdedores. A competitividade é o pilar do capitalismo selvagem contemporâneo. O combate à pobreza vem da fraternidade, amor ao proximo e igualdade social (estudo, trabalho, lazer, cultura, saude, saneamento, moradia…). Por competitividade acho que quis dizer motivado.

      1. O espírito igualitário, proposto pelo socialismo, culmina na disseminação da pobreza e da miséria.

        1. Se eu soubesse que era um FAKE, nem tinha perdido tempo. “O espírito igualitário, proposto pelo socialismo” e pelo Jesus Cristo dos católicos e evangélicos…..

        2. Que merda que voce falou Tisso!
          Se há distribuição mais igualitária de oportunidades e de renda, poucos serão os excluidos!
          Dá para entender ou é acima da sua capacidade?
          Competição ferra as relações e funciona para a turma do “eu”.
          Cooperação multiplica os esforços e funciona para a turma do “NÓS”, que é muuuito mais forte!

    2. Complementando. De nada adianta “ajudar” o povo deixando o país em uma situação em que, logo depois, não haverá recursos para quase nada além de pagar a dívida. Também se ajuda bastante fomentando a livre iniciativa, que gera empregos sozinha e impostos para o governo. É nesses sentidos, basicamente, que o Estado deve ser mínimo, focado em evitar desperdícios e oferecer qualidade em coisas como Saúde e Educação. O resto é o caminho populista, principalmente do populismo de esquerda, que enche a boca para falar dos pobres, mas na prática tenta se eternizar no poder de modo autoritário e acaba por trazer um caos do qual só escapa a casta dos mais ligados ao regime. Os exemplos estão aí para quem quiser ver.

      1. Arnestinha

        Arnestinha você é mesmo patética.
        Pare de “encher linguiça” boneca.
        Escreva alguma coisa que se aproveite.
        Não fique repetindo feito papagaio velho.
        Boneca !

      2. Arnestinha

        Você é mesmo patética.
        Escreva alguma coisa com nexo.
        Não fique “enchendo linguiça”. Todo mundo conhece esse truque .
        Quanto mais você escreve, mais merda !
        Bonequinha !

      3. nosso especialista econo-místico do IUB sem medo de passar vergonha….
        a ignorância e a inconsciência é uma benção

        1. Você é aquele cara que acha que o povo se revoltará e sairá às ruas em caso de confirmação da condenação do criminoso Lula? É, elas devem mesmo lhe parecer bênçãos. Mas não esqueça dos chavões que lhe foram inculcados para oferecer conforto psicológico na hora de fugir de argumentos que não podem ser contestados. Coisas meio infantis do tipo “meu professor de história falou que você é bobo e isso me basta”.

          1. Arnestinha

            Você é mesmo patética.
            Escreva alguma coisa com nexo.
            Não fique “enchendo linguiça”. Todo mundo conhece esse truque .
            Quanto mais você escreve, mais merda !
            Libélula !

          2. nem pra stag te contrataria Zé Mané Arnéscio, ispecialista em econo-místico
            volta pra a caverna e come a tua farinata diária
            Zé mané e de “direita” (é o que ele acredita erradamente)
            ….Tim Maia chama o síndico

      4. Noruega ,o maior IDH do mundo tem estado mínimo???Australia (cantada em verso e prosa pelos “velhosnovosliberais”) já ouviu falar do seu sistema de saúde ,o Medicare? STATOIL privada?Porque o governo da França é dona de 16% da Renault? por que? se todos querem estado mínimo.a Amtrak americana é privada?
        Vc deveria estar sugerindo uma maior eficiência do em vista da alta carga tributária ,mas vc pede estado mínimo e não pede redução de impostos ????quando precisar do ESTADO em uma situação de emergência,lembre do ESTADO MÍNIMO

        1. Aprenda a ler, boneca. Vou repetir: “É nesses sentidos, basicamente, que o Estado deve ser mínimo, focado em evitar desperdícios e oferecer qualidade em coisas como Saúde e Educação”. Acho que se qualquer um de nós precisar do Estado será em coisas como essa, que ele se torna incapaz de prover quando é inchado e roubado como foi nos últimos anos.

          1. Deve ser discípulo da urubóloga, pelo “vasto” conhecimento em economia adquirido assistindo bom dia Brasil. Economia de Estado não se resume à comentaristas de uma empresa privada de propaganda e entretenimento.

      5. Devendo quem cara pálida? Que maldita dívida é essa que ninguem conhece os credores? Estamos devendo o que exatamente? E para quem? Eu e bem mais da metade do povo não pegamos nada emprestado de ninguém. Que preocupação é essa de acabar com os recursos se em uma canetada pedro parente doa bilhoes para os americanos enquanto a gasolina sobe aqui todo dia? Livre iniciativa no Brasil e estado minimo só se for pro pobre voltar pra senzala, como já esta se ensaiando. Quem tem dinheiro no Brasil, para se iniciar livremente, não tem um pingo de escrúpulos e amor para com o próximo. Estado máximo para proteger os vulneráveis e dar chance igual a todos quando nascem. Estado mínimo só se os seres humanos fossem bons, livres da cobiça, do ódio.

    3. Os Brasileiros precisam conhecer sua História… E ter 3 refeições diárias. Acesso à saúde. O básico, pra começar.

    4. Alícia/Kawarinha/ Lulinha/ Qualquer Porra

      Você é mesmo uma vagabunda de marca maior!
      Sua candidata se fodeu ? A Bolsonara brocou você ? Brocou sua bundinha ?
      Sua prosa está enjoativa menina. Mude o disco é talvez alguém se interesse em ler sua MERDAS!
      Sua mãe e sua mulherzinha estão boas. Fale com elas que estou MORRENDO de saudades. Elas sabem do que falando.
      Otária !
      Cadelinha vadia !
      Vagabinha !
      Impala de Thompson

    5. mais uma longa jornada de trabalho começa para os maquaquitos mal adestrados do mbl/rl
      tic tac tic tac
      ruminando farinata, calçando as ferraduras e amarrando as orelhas
      tic tac tic tac
      mais uma pérola do conhecimento econo-místico ruminado pelos equestre
      tic tac tic tac
      e ainda não lhes passaram um candidato para abanar o rabinho?
      tic tac tic tac

  2. Bem, nos próprios EUA existe o termo “white trash” – aquele sujeito branco, pobre, desassistido, desprezado pelos “cosmopolitas”, com pouca escolaridade, mas que muitas vezes tem um viés racista e vota em candidatos tipo Trump.

  3. Balela. Competição acaba com a pobreza? Então por que países “competitivos”, como os Eua, tem o mesmo número de pobres abaixo da linha da miséria como tem o Brasil? Isso é crença de pessoas desinformadas. Os paises mais miseráveis do mundo passaram por ditaduras de direita ou militar. Tu é cego ou o assunto não te interessa?

    1. Você esqueceu da realidade de que existem letárgicos, nulos, paus-de-bosta, ou seja, pessoas que mesmo que lhe fossem oportunizados todos os caminhos para crescerem, não iriam a lugar algum.

        1. Boa. Meritocracia: Versão moderna de Maquiavel e o poder divino (e de berço) dos reis (ou ricos).

      1. Kawarinha/Alícia/Lulinha/ Qualquer Outra Porra

        Você se definiu muito bem , boneca.
        A primeira vez que você acerta.
        Libélula prateada !

  4. De qual exemplo você fala, ARNESTO? Do golpe contra a Dilma e o Lula para a direita se eternizar no poder? Excetuando-se China, Cuba e Coreia, qual país no mundo, hoje, é ditadura de esquerda? Ah, a Venezuela, com suas 21 eleições em 18 anos. Tá bom, teus “argumentos” me convenceram. Por essas e outras é que vocês acreditam que Hitler era socialista.

      1. CAPIAU V.C.M.P
        Se fazendo de engraçadinha de novo ?
        Seu senso de humor é péssimo. Você é um completo abestalhado.
        Mude sua ladainha e talvez algum dia alguém se interesse em ler suas MERDAS.
        Tchau libélula !

  5. Alícia/Kawarinha/ Lulinha/ Qualquer Porra

    Você é mesmo uma vagabunda de marca maior!
    Sua candidata se fodeu ? A Bolsonara brocou você ? Brocou sua bundinha ?
    Sua prosa está enjoativa menina. Mude o disco é talvez alguém se interesse em ler sua MERDAS!
    Sua mãe e sua mulherzinha estão boas. Fale com elas que estou MORRENDO de saudades. Elas sabem do que falando.
    Otária !

  6. ´E a famíliia humana, caro Fernando, em todos os cantos da terra existe miséria. Só os cxinhas não sabém ou fingem não saber. Os poderosos dizem como no passado: ´´não tem pão, come bolo´´. A história é dinâmica. A contrdiçao ainda permanece. Mas sabemos que as forças sociais atuaando a realidade há de mudar. DO VELHO VIRÀ O NOVO. É INEVITÁVEL……

  7. QUEM manda q para se chegar ao reino do céu abandone todas as riquezas acumuladas na terrra para segui-LO e viver no meio dos pobres miseráveis os parias da época, leprosos e prostitutas.os párias da época, defende um espírito igualitário. Nao por acaso foi julgado a jato por um juízo autoritário sem direito a defesa. Condenado a morte por crucificação. Para servir de exemplo. O império romano não aceita subvertores da ordem e moral. Na visão dos serviçais limpadores de latrina dos1% defensores dos privilégios destes inclusive 0de explora-los, o duvino era um COMUNISTA. Eraxapenas CRISTO. Como ele tivemo s Buda, Ghandhi etc. Defensores do espírito igualitário. Ouso dizer q a China é uma ditadura de direita onde o capitalismo envontr ou sua morada. Como a Arábia Saudita ditadura de direita capitalista da familia Saud aliada dos USA. A China capetalista esta fazendo estrago nos USA. Aqui se faz aqui se paga. Nem Roma foi eterna. Não há mal q dure para sempre. Veremos a derrocada do imperio. Viva o novo imperio: a CHINA. Capetalista gigante e mais predador ainda. Apenas a mãe terra porá fim a tanta competição q está destruindo fauna e flora. O ser humano virou um câncer. Para se salvar restará apenas ao planeta terra destruir as células doentes que causa a doença: o câncer. Destruir a espécie q a mata. Nada q já não tenha acontecido no planeta terra. Os dinossauros q o digam.

  8. Já escrevi em matéria do sr.Jânio de Freitas,aqui nesse mesmo BLOG,com maiúsculas,algo ao respeito.Somente o SOCIALISMO,resolve os PROBLEMAS DAS MAIORIAS.Das MINORIAS,o que estamos a assistir,esta bom.Infelizmente não publicaram o que postei lá.

  9. viva o papa Chico o argentino que defende até ‘Mar’ para a Bolivia – está com serenidade pagando o preço de sua coerencia ali na terra do pinochético, onde 25% dos nativos sao direita de carteirinha. Agora lembro q 50 anos atras outro argentino… tambem queria coisas melhores para a Bolivia e ali morreu.

    1. Eu também recomendo e indico outro documentário a ser visto: Sicko que também é do Michael Moore.

  10. Recentemente foi divulgado um fato que está se tornando corriqueiro entre os desfavorecidos lá pelas terras do Tio sam. O de que algumas pessoas, devido a grande necessidade, estão trocando sexo por comida, manifestação de uma realidade que dificilmente será divulgado pela mídia dominante no Brasil. Esse artigo e mais o vídeo, escancaram essa verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *