Janio: são as instituições que estão se condenando. E ao Brasil

vivioso

Mais de meio século de jornalismo, janela de quem já viu crises de todo tipo, deveriam fazer com que os alertas de Janio de Freitas fossem ouvidos com atenção e preocupação por pessoas ponderadas. Mas, infelizmente, a imprensa brasileira deixou de ser lugar de ponderados e passou a viver um clima de Coliseu, de polegares erguidos ou abaixados, tradição que veio das arenas romanas até seu sucedâneo cibernético, o Facebook.

Alicerces institucionais
degeneraram até nenhum mais funcionar

Janio de Freitas, na Folha

O grau de tensão e incerteza em que estão, à direita e à esquerda, os politicamente menos alienados dá ao chamado julgamento de Lula a sua verdadeira face: o ato judicial é só um trecho da superfície de um fluxo profundo, no qual se deslocam as bases da ideia que o país fazia de si mesmo. Nos últimos três anos, os alicerces institucionais criados na Constituinte de 1988, para garantir o futuro sempre desejado, degeneraram até à situação em que nenhum mais funciona como prescrito.

O Brasil se reconhece como um país corrupto, dotado de um sistema político apodrecido; injusto e perigoso. É assim o Brasil das conversas que se reproduzem a todo tempo, em todos os lugares.

Este país que decai de onde nunca esteve, mas imaginava estar, se vê jogado com brutalidade em um turbilhão veloz de fatos sucessivos, sem controle e sem sequer presumir aonde podem levar. Executivo, Legislativo e Judiciário não se entendem nem o mínimo exigido pelas urgências. O primeiro, por imoralidade; o segundo, por ignorância e indecência; o terceiro, por fastio de presunção projetada, de cima para baixo.

A consciência, por incompleta e adulterada que seja, está nos inundados de incerteza inquietante. São os que sabem que o julgamento, em si, representa pouco. O seu âmago não é judicial. É político. O que dele resultará não será um novo passo no direito, mas, por certo, andamentos com influência direta no processo político e institucional. O que, por sua vez, vai desaguar no fluxo das conturbações modificadoras. Se para detê-lo, desviá-lo ou acelerá-lo, é a incerteza que continua.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

19 respostas

  1. (…)Mais de meio século de jornalismo, janela de quem já viu crises de todo tipo, deveriam fazer com que os alertas de Janio de Freitas fossem ouvidos com atenção e preocupação por pessoas ponderadas. Mas, infelizmente, a imprensa brasileira deixou de ser lugar de ponderados e passou a viver um clima de Coliseu, de polegares erguidos ou abaixados, tradição que veio das arenas romanas até seu sucedâneo cibernético, o Facebook.(…)

    Mais pura e cristalina verdade!!!! Parabéns Brito pela clareza.

    1. A história mostra de tanto funcionarem corda q tem limites, ela se esgarçará e quebrará. Eles querem um conflito de dimensões ímpares historicas, ao estilo revoluções francesa, bolchevique cubana, quando cabeças rolaram e pessoa foram fuzilados? Terão, mais cedo ou mais tarde. Lula era a única saida para uma solucao pacifica. Não quiseram. Preferem perder o pescpco aos anéis. Q seja feita a vontade deles. Q o senhor lehman e cia ltda entenda q fugir para a Suíça e New Yprk não o salvará e aos seus. A justiça da terra e divina o pegará. Quem viver, verá

  2. Este país MERECE um Hitler…se o Lula não presta…os prepostos do Führer já estão na Globo e no judiciário….quem se habilita? E não estou falando do Bostanaro.

  3. NO BLOG DA CIDADANIA

    Capangas atacam juíza que desafiou Moro
    17 de janeiro de 2018

    Apesar de a mídia corporativa ter sonegado a informação de que uma juíza DESMORALIZOU a tese de Sergio Moro de que o “tríplex” no Guarujá seria “propina”para o lula por ter PENHORADO esse imóvel para ressarcir um credor da OAS, paus-mandados dessa mídia e da republiqueta de Curitiba estão atacando a doutora Luciana Torres de Oliveira por ela ter criado “problemas” para Moro.

    Matéria completa: https://blogdacidadania.com.br/2018/01/capangas-atacam-juiza-que-desafiou-moro/

  4. E por traz disso,encontra-se a MÁQUINA DE PROPAGANDA DAS ELITES,desde seu nascedouro,que alguns chamam de “JORNALISMO”! Ou publicismo,imprensa,editorialismos e tudo que carrega dentro de si,sempre,desde seu surgimento,lá pelas tantas do mundo.E sempre alardeando teses,que redundam sempre em manifestar os interesses das minorias abastadas,em detrimento das maiorias alijadas da vida durante nossa história.O JORNALISMO,somente seria benéfico,se retratasse os interesses das maiorias.Exemplo?Sob o SOCIALISMO.A DITADURA DAS MAIORIAS,sobre as MINORIAS.Não é atoa,que todo o BURGUES ,chama o SOCIALISMO,de COMUNISMO,com o único intuito de ASSUSTAR OS BURROS.Pois sabem,os BURGUESES,que BURROS EM TROPEL,não tem direção e não vão a nenhum lugar.O resto,é BASOFIA.Que da vontade de escrever,com PH.

  5. Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães fala sobre: ”Cassação dos direitos políticos de todo o povo brasileiro por apenas 4 indivíduos: Moro e 3 desembargadores do TRF-4”.: 4 juízes querem cassar direitos políticos – voto – de milhões”
    [Excelente] Programa Duplo Expresso, edição de 18/01/2018
    https://www.youtube.com/watch?v=Hpm7ACEel_A

  6. A história tem ensinamentos que a maior parte das pessoas desestima.Ante uma suposta condenação do Lula,estaríamos repetindo o roteiro já experimentado pelos argentinos no início da década de 70
    .A ditadura proibiu a candidatura de Perón ,este nomeou o “seu candidato” (Cámpora) que ganhou de lavada e escolheu um congresso maioritariamente progressista.Logo após a tomada de poder este congresso derrubou a lei da ditadura e chamou novas eleições (só para presidente) e óbvio,ganhou Perón e governou até sua morte .
    PRECISAMOS PASSAR POR ISSO NÓS TAMBÉM,A PARTIR DA CONDENAÇÃO DE UM INOCENTE ?????
    CADÊ AS PROVAS MORO ????? O GOLPE JÁ NASCEU MORTO,NÃO SERÃO OS TOGADOS DO SUL QUE LHE DARÃO VIDA.

  7. TRF4 cria precedente para mãe de Zucolotto que pode beneficiar Lula
    Por emérito e intimorato jornalista Luis Nassif

    11/01/2018

    (…)
    [O juiz] Encerra a sentença com uma afirmação taxativa:
    “O titular do direito de propriedade é aquele em cujo nome está transcrita a propriedade imobiliária”.
    No mesmo TRF4, tramita a denúncia contra Lula, a respeito do triplex de Guarujá.
    A propriedade está registrada em nome da OAS. Lula insiste que é da OAS. E o TRF4, pela 8ª Câmara insiste que o imóvel é de Lula, em um caso esdrúxulo de lavagem de imóvel – a versão tupiniquim para lavagem de dinheiro.,
    Conhece-se a lavagem de dinheiro. Isto é, colocar dinheiro em nome de terceiros. Isso porque o dinheiro é bem fungível. Pôde-se depositar dinheiro em um país e receber em outro. Agora, a OAS dar um apartamento para Lula e ficar com a posse, é demais. Até mesmo para a luxuriante imaginação jurídica do TRF4, é demais! Substituíram a lavagem de dinheiro por lavagem de apartamento.
    Agora, com o precedente aberto para a mãe do primeiro amigo, cria-se uma jurisprudência no âmbito do próprio TRF4, que certamente será seguido em outras ações. Afinal, o TRF4 é um tribunal sério, composto por juízes que se dão o respeito e respeitam a sua profissão.
    Ou não?

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalggn.com.br/noticia/trf4-cria-precedente-para-mae-de-zucolotto-que-pode-beneficiar-lula-por-luis-nassif

  8. Os parasitas do estado brasileiro já puderam antever que a sociedade brasileira já vinha aplicando o parasitoide que os exterminariam aos pouco… (parasitas são resistentes) educação universal e inclusiva, concursos abertos a todos, direito a alimentação, combate a pobreza e a alienação de classe… tudo isso veio para acabar com o mito da meritocracia… o golpe atrasou o programa apenas isso…

  9. SEJA QUAL FOR O RESULTADO, O MUNDO CONTINUA, A LUTA CONTINUA, DEVE CONTINUAR PORTANTO. COM LULA INOCENTE, MESMO ASSIM,O GOLPE NÃO TERÁ TERMINADO. O FUTURO DAS ELEIÇÕES CONTINUA INCÓGNITO

  10. Uma nação pode ser considerada falida, na forma ética e moral, no exato momento em que o poder econômico se alia ao poder judiciário para destruir lideres trabalhistas sem dó nem piedade com o falso objetivo de moralizar as administrações públicas. É exatamente isto o que está acontecendo, neste momento, na pátria brasileira. A verdade prevalecerá, doa a quem doer, custe o que custar.

  11. Pagando para ver , ou recebendo , sendo bem remunerados pelos dominadores , as hostes políticas e midiáticas e de mercado fizeram a encomenda e ela está prestes a ser entregue em parte . Alijando o povo de seus direitos passo a passo da forma que vem acontecendo o golpe global será dado com a re colonização do Brasil . Agora por gente mais poderosa que os portugueses . Essas forças tem que cooptar toda a América Latina em detrimento as perdas em outras regiões , bem como a perda eminente da hegemonia global , e . America Latina , antes apenas um quintal a ser capinado tornou se uma reserva estratégica . Era necessário se aliar as nossas elites ( judiciário , políticos , mídia , mercado , grandes e médios empresários ),que sempre foi americanizada . O Brasil como líder sul americano dominado os demais virão .Me lembro bem o atualíssimo livro de Galeano , As veias Abertas da America Latina “ . Agora com golpes sem usar os generais , que não defendem a pátria e continuam vivendo sem razão . Contanto com os homens de preto com gravata de seda , e os capas pretas acima do teto e com auxílio moradia , embora possuidores de imóveis próprios e outros alugados . A brecha no caráter que os dominadores queriam .

  12. Foi condescendente com o judiciário que na verdade se revela pior que os outros dois poderes. Conseguiu.
    Depois do golpe, o caos.

  13. O maior perigo que corremos é o de que os golpistas rasguem definitivamente a Constituição Cidadã e nos lancem na desventura de homologarem uma nova carta infamemente anti-nacional, anti-progressista, anti-social, anti-democrática e anti-popular. Nossa Constituição não é perfeita, mas é uma das mais avançadas do mundo e foi provada na prática, quando possibilitou paz e progresso para longos anos de nosso país. Nosso progresso não foi vão, não foi nem de longe estigmatizado em função de problemas de corrupção que sempre hão de acompanhar qualquer progresso em lugar da Terra. Não há colmeias sem parasitas. Os anos de governo progressista e nacionalista do Partido dos Trabalhadores só aconteceram como decorrência direta e imperativa da promulgação da nossa Constituição Cidadã. Mesmo que ela tenha agora recebido emendas espúrias, estas poderão ser escoimadas amanhã, desde que se mantenha vigente e uno o todo da Constituição que nos salvou do caos uma vez e que amanhã nos poderá salvar novamente. O que de pior se poderá fazer hoje no país é espinafrar e atacar uma estrutura institucional vitoriosa confundindo-a com as ações dos personagens que nela se incrustaram para detonar o país. Defender nossa amada Constituição Cidadã é uma imposição da consciência, neste momento quando muitas boas cabeças sucumbem às ilusões e atiram contra seu próprio campo.

  14. Impecável mais essa análise do mestre Jânio. Infelizmente, como lembra o Brito, o Brasil não tem mais espaço para a leitura inteligente, para a análise ponderada ou sequer para o mais simples raciocínio lógico em ciência política, econômica, jurídica ou social. Há apenas uma grande turba de imbecis, em rinha acirrada, com o mesmo cérebro dos gladiadores romanos ou participantes de torneios medievais. Só falta um cepo em praça pública. Aliás, estamos cada vez mais parecidos ao reinado de terror dos Tudor na Inglaterra do século XVI, quando os juízes decidiam de acordo com o grau de terror infundido pelo soberano e mandavam os adversários do rei para as masmorras ou para a execução com a mesma facilidade que o pobre imbecil Moro e seus cúmplices encontram hoje em dia no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *