Quem está preso?

puxa

Os três maiores jornais do país publicam o mesmo título, afinal o troféu que perseguiram desde 2014.

“Lula preso”, em letras maiúsculas, daquelas que se reservam aos grandes acontecimentos: em geral, tragédias.

Do ponto de vista factual, sim, é o título, embora rescendendo a passado, ao tempo em que as notícias vinham pelo jornal, porque hoje – e mais ainda neste caso – é quase um pleonasmo jornalístico.

Retire, porém, sua cabeça da onda de propaganda e do que o coleguinha Luís Costa Pinto, ontem, chamou com muita propriedade, de “jornalismo de helicóptero”.

Está difícil fazer isso, eu sei, porque há mais torcida que análise e os fenômenos sociais são matéria de lenta disgestão no imaginário popular.

Mas já é possível pensar quem ganhou com tudo o que vem se passando desde quarta-feira, no julgamento do habeas corpus.

Quem está preso, afinal, mais do que está o Brasil?

O golpismo – tanto o político quanto o judicial, um a alimentar o outro – nos conduziram a uma situação onde não há, a rigor, meio-termo.

Não se pode ser “mais ou menos” com Michel Temer, ou com Sérgio Moro, ou com o “prender-soltar” Lula.

Bolsonaro drenou os eleitores tucanos e é, hoje, segundo se informa, o candidato favorito até no quartel general do PSDB, São Paulo.

O clima de polarização leva água ao moinho do fascismo, não há nenhuma dúvida.

Do outro lado, a cena simbólica em que Lula ergue os braços de Guilherme Boulos e Manuela Dávila, no discurso de ontem, revela uma evidente decisão do ex-presidente de transferir para jovens a sua liderança política, e não há dúvidas de que ali estaria Ciro Gomes se não fosse sua teimosia e -agora já menor – resistência a reaproximar-se de Lula. A seu favor, é certo, registre-se a proverbial dificuldade do PT em costurar alianças onde não seja hegemônico.

O grau de exposição que Lula teve nestes dias e a cenas que inundaram o país vão, no mínimo, solificidar o favoritismo que ele tinha, senão ampliá-lo pela percepção de um martírio.

Para a dita “centro-direita” sobrou quase o esquecimento.

Pode-se argumentar que as eleições ainda estão distantes – embora faltem seis meses para elas, apenas – e que a campanha de televisão – e os tempos generosos com que contarão PMDB e PSDB na campanha de televisão pode virar este quadro.

Não creio nisso, porque a internet e suas redes sociais, a esta altura, tornaram-se tão ou mais presentes que as redes de TV aberta. E, ainda mais: uma possível aliança PSDB-PMDB tornou-se quase impossível por um paradoxo, porque uma possível união das máquinas políticas e dos tempos de televisão esbarra em absorver também a ojeriza a Michel Temer, capaz de tirar mais do que aquela união daria.

Ao longo da campanha, outro debate vai dominar os espaços: o inevitável movimento político e jurídico para soltar-se Lula.

Pois é Lula, preso, quem prende as atenções do Brasil, à esquerda e à direita, no povão e nas elites.

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

97 respostas

    1. Valeu Messias, não tinha visto ainda este vídeo ou homem especial, que evolução espiritual enorme. Ele vai voltar sim, para terminar a sua tarefa aqui no Brasil.

      1. Coisa nenhuma. Para mim só vale se Lula for libertado e apontar Haddad como seu substituto. com Lula na cadeia não vou nem aparecer na frente da urna. Ditadura não tem eleição, tem farsa eleitoreira.

        1. Sem o apoio popular nas urnas, Lula vai morrer na cadeia, porque o judiciário sairá vitorioso das urnas (descrença na política) e vai manter ele preso para não admitir que errou perante a história.
          O jeito de libertar Lula é votando em quem está do lado dele. Voto nulo será vitória anti-política pregada pela globo, dará mais poderes aos sem votos, aos lavajateiros e ao mercado (que é o topo da hierarquia do golpe) para manter Lula e tudo o que ele representa preso.
          Voto nulo neste momento não é resistência, é rendição. Não é protesto, é armadilha para fazer o jogo do inimigo.

    1. Voto Lula 13 qualquer que for o candidato, porque é o jeito de votar em Lula. E voto de cabo a rabo em Lula 13 do deputado estadual a presidente (de governador para baixo, vale votar no 50 e 65 principalmente quando a esquerda se unir em uma candidatura). E dessa vez vou convencer a família inteira e todo mundo que eu conheço a fazer o mesmo. Vamos ganhar o executivo, o legislativo e o poder regional nos estados. Vão se arrepender do que estão fazendo com a gente.

  1. Depois da eleição aqueles eleitores que anularam o voto deverao se unir para não deixar estes canalhadas que forem eleitos governar em 2019. Vai ser a eleição com mais pros e brancos e nulos.

    1. Sua intenção é boa, mas se não respeitaram 54 milhões de votos válidos, você acha que voto nulo adianta alguma coisa? Esse papo já rolou depois do golpe de 64 (não pegou) e ficamos sem eleição direta para presidente por 26 anos. Temos mais do que nunca votar no 13, no 65 e no 50 em todos os cargos, para ocuparmos o único espaço de luta em que somos fortes, que é no voto.

        1. Voto nulo só vai legitimar a ditadura dos poderes em voto (do judiciário e militar), pois vão dizer que o povo renega a política.
          O único jeito de não legitimar a ditadura é votar no 13 cinco vezes como se votando no Lula 5 vezes (Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual). Claro que votar no 50 (PSOL) e 65 (PCdoB) também vale.

        2. No golpe de 64 o voto nulo serviu para legitimar a ditadura e cancelar eleições diretas. Resultado: a ditadura durou 21 anos, e só caiu quando o povo votou na oposição no que restava de cargos para votar, senão continuava.

  2. O Ciro Gomes a está hora deve estar achando que vai nadar de braçada como Lula fora do páreo.

  3. Desculpe-me Brito, mas Ciro, atualmente do seu partido, pois já passou por varios outros, não passa de um oportunista. Ciro afirmou em vídeos que se prendessem o Lula “… A gente vai lá, tira ele e coloca-o em uma embaixada”… Cadê?
    De outras várias feitas sempre afirmou de boca própria que não sairia candidato se Lula fosse candidato, pois sabia ser o Lula maior que ele.
    Ciro deve estar se regogizando da prisão do Lula.
    Não voto nele e foda-se se o proveito for do nazista Bolsonaro. Traíra não merece meu voto.

    1. O Ciro pode tirar o cavalinho da chuva. Não saio de casa pra votar nele. Se para o país voltar aos trilhos da legalidade precisar passar pelo fascismo do Brontosauro, que passe! Depois juntamos os cacos para reergue-lo.

  4. Boa análise, Fernando Brito. Penso que com relação a Ciro Gomes temos comportamentos que não são exatamente de quem é um democrata daí que é difícil ´digerir´ uma aproximação com com quer quer ser ´rei´ antes de ser coroado e definitivamente mostra sinais claros de ser um ditador.

  5. CIRO GOMES, JÁ PASSOU POR VÁRIOS PARTIDOS, É COMO DIZ O DITADO PEDRA QUE MUITO ROLA NÃO CRIA LODO. PALAVRA DE CIRO E RISCO NA ÁGUA É A MESMA COISA. O LUGAR DO CIRO É NO PSDB OU PMDB, E LULA DEIXOU BEM CLARO, QUANDO PASSOU SUA LIDERANÇA POLÍTICA PARA OS JOVENS, COLOCOU A MÃO NOS BRAÇOS DO BOULOS E MANUELA, LULA FOI BEM DIRETO. CIRO NÃO TEM MAIS ESPAÇO DENTRO DA ESQUERDA E ISSO É FATO.

  6. Polícia reforça segurança no prédio onde Lula está preso. Foi o que acabei de ler no Correio Brasiliense.
    Por que será que aumentam a segurança e divulgam nos jornais? Qual a razão disso?

  7. e é a polícia federal do Paraná que vai garantir a segurança do Lula, até sua volta, triunfal e decisiva nessas eleições?
    Socorro!! Mesmo preso,Lula leva ao segundo turno,quem ele quiser.Fernando Haddad é uma excelente opção.Foi o melhor,mais apto e moderno prefeito de Sampa nos últimos 30 anos.Ciro e Haddad no 2ºturno seria perfeito.

  8. Só o que desejo é Lula vivo. Li há tempos atrás que é o Oxigênio que nos mantem vivo e gera energia ao nosso corpo, Pois no Brasil o oxigênio para nossa alma é LULA.

  9. Bem, minha visão é outra, me desculpem os contrários. Penso que devemos seguir a orientação do nosso líder Lula e votar no candidato que ele nos indicar, assim como nos parlamentares comprometidos com o programa social-democrata que darão uma sustentação ao presidente que certamente elegeremos.

  10. As pessoas que atacam Ciro Gomes aqui usam o mesmo tipo de argumentos que a coxinhada usa contra o Lula: não vi e não gostei, nunca ouvi suas palavras ou li seus artigos mas não concordo, fiquei sabendo que…, tenho convicção de que ele não presta, etc.. Isso,claro, com relação aos articulados, porque muitas coisas escritas não fazem o menor sentido.

    1. Meu caro,vc não viu a vergonhosa entrevista onde ele se refere a prisão de Lula dizendo”Lula é igual a qualquer outro cidadão se condenado deve ir preso”,nenhuma menção ao kafkiano , imoral e ilegal processo a que foi sometido.Isso chama-se oportunismo,trairagem ,falta de moral,a menos que vc seja igual a ele não há lugar para outra coisa que não o desprezo com a sua atitude.
      CIRO VC É UM BOSTA MORAL E FEDE ,FEDE DEMAIS.

      1. Ciro é uma alternativa à esquerda que as pessoas podem gostar ou não. Mas uma alternativa não pode ser um puxadinho do pt, para usar a expressão consagrada por ele mesmo. A defesa da liberdade ao Lula é muito importante, justa e digna, embora ele mesmo tenha deixado claro no seu último discurso que passou à categoria de símbolo. Ciro é o único candidato, já há muito tempo, que tem um plano de governo embora incompleto, mas com uma boa equipe trabalhando nele. O pt, como os outros partidos e candidatos à esquerda ou à direita, não têm plano de governo a 6 meses da eleição! O plano de governo do pt é uma idílica nostalgia de um passado que não tem a menor chance de se reproduzir. Analise e escolha, exponha o seu pensamento de forma útil para quem a lê ao invés de xingar.

    2. Pois eu até gostava de Ciro. Assisti a diversas entrevistas e conheço seus planos de governo.Mas sua atitude covarde em relação a Lula e ao PT acabou com qualquer simpatia.

  11. Bem, minha visão é outra, me desculpem os contrários. Penso que devemos seguir a orientação do nosso líder Lula e votar no candidato que ele nos indicar, assim como nos parlamentares comprometidos com o programa social-democrata que darão uma sustentação ao presidente que certamente elegeremos.

  12. O confronto da retórica com a realidade nos indica que os pts e Lula continuam a viver no país dos “certinhos”,dos que finalmente mais cedo ,mais tarde triunfarão porque ” o mal não dura para sempre”.Ingenuidade,falta de amadurecimento ,utopias, toda esta salada de coisas inúteis nos levaram a onde nós estamos,OS CRIMINOSOS FASCISTAS DANDO AS CARTAS E NÓS ASSISTINDO MANSAMENTE.
    Fascista se trata na porrada ,não existe acordo possível com quem deseja nossa extinção,é na porrada porque a gente tem que parar de andar pra trás ,temos que enfrentar finalmente essa máquina e se não a destruímos ao menos que a vitória deles lhes custe SANGUE.
    Com Lula preso,de onde só sairá morto ,esgotam-se as opções ,porque teve que ser assim????
    Até quando recuaremos ?????

    1. Perfeito Isabel, pior ainda é quando me lembro que foi exatamente o LULA e o PT que puseram fim aos anos de penúria que Fhc e o pSDB impuseram aos servidores públicos federais civis e militares, mas ouvimos aí um celerado , provavelmente controlador de voo abertamente , despudoradamente e criminosamente propor o assassinato de um HOMEM de forma vil.

      Não estamos numa democracia, parece que os teóricos do PT não compreenderam ainda. Ou será que sim e levaram o LULA para o matadouro já pensando no espólio do homem ??

  13. Eu nunca votei no Lula.

    Quando se soube, em minha família, que ele tinha câncer, houve quem o acusasse de causar a doença a si próprio, apenas para fazer campanha. Se disser que perdemos ao menos três parentes para esse mal terrível, creio que dou a medida do ódio para o qual fui educado.

    Fui alfabetizado no ódio ao Lula desde cedo. Quando criança, seguia meu pai pelas usinas de açúcar onde trabalhava. Eu o vi tantas vezes dando ordens a umas pessoas em forma de trapos, dobrados ao meio, agachados, cortando a cana ainda fumegante da queima, que em algum momento, por uma crueldade especial, parei de discernir entre aquela gente e a cana, transformando tudo numa paisagem só, de magreza, pretume e fumaça, por onde eu passava olhando pela janela do carro, a caminho da bela casa, com piscina, onde “gente de serviço” não podia entrar. Por muito tempo, esta foi a imagem de paz para mim, que um ser estranho chamado Lula, com seu feitiço secreto, seu poder de destruição, estava a ameaçar.

    Nas conversas frequentes entre usineiros que ouvia ao pé da varanda, aprendi que até se pode dar uma esmola ou outra para “essa gente”, pra cachaça que seja, desde que não para deixar mal-acostumada, sem querer trabalhar “duro”, como aconteceria quando viesse o bolsa-família; ou pra compensar uma escara mal curada, um membro amputado, um tumor saltando da pele, exibidos como troféus embaixo dos semáforos, não precisa de mais médicos, ainda menos cubanos, basta um trocado para cuidar-lhes do corpo; tudo bem convidar a “moça que faz a comida” pra sentar na mesa, desde que seja de lado, quase caindo, pronta pra levantar e nos buscar alguma coisa da cozinha, não com direito a ficar indefinidamente, nem com direito algum, décimo-terceiro, carteira assinada, aposentadoria; que Luís, este sim (não o Inácio, grevista vagabundo!) é um bom trabalhador, acorda antes das cinco, limpa, lava, cozinha, para quinze, vinte pessoas, até quase meia-noite, mesmo no domingo, por uns cinquenta reais quaisquer, e se não faz como deve, é só dar uns gritos como quem vai matar, bramindo o punho, orgulhando uma chibata imaginária, assim mesmo, na frente de todos, porque a humilhação às vezes – só às vezes – marca melhor que o chicote, e o negro logo torna aos eixos, nem precisa de faculdade pra ele, nem de cota, nem de nada, porque se quiser de verdade, ele pode vencer na vida, como eu venci, eu – aluno do colégio Marista, de escolinhas de inglês, de cursinhos pré-vestibulares, que sei de muitas coisas, que falo duas línguas, mas, enquanto Luís apanhava, sempre fiquei calado…

    Eu nunca votei no Lula. E não sei se terei agora a chance de votar. Mas alguns erros existem para nos acompanhar a vida inteira. São a parte mais importante de nós – como também de um país. Hoje, o Brasil abre mais uma dívida consigo mesmo. Cabe a ele descobrir como pagar. De minha parte, já decidi: voto em Lula ou em quem Lula indicar.

  14. Pois é, Brito. Tenho feito um trabalho de operário: conversando com o faxineiro, o balconista, o “serviçal”,enfim… o povão mesmo. Espero que estejam conscientes e que votem – se houver eleição – de acordo com o que me dizem. A conferir!

  15. Sei que mais do nunca a hora é de somar e não dividir, mas achar que o ciro (assim mesmo minúsculo) reaproxima para somar, é uma grande farsa.
    Este cidadão já passou por sete partidos, do pds ao pdt, passando pelo pmdb, psdb, pps, psb, pros. Ele viu na prisão de Lula, que garanto que estava rezando para isso, um buraco para meter a cara. Até ontem estava fazendo buraco no barco da união das esquerdas, futucando o Lula é o PT o tempo todo.

    Dos oito partidos pelos quais passou nenhum presta? Só ele é limpinho? Não é!
    O fato de ter passado por tantos partidos claramente anti povo, embora, segundo ele, não tenha tido nenhum processo, já o torna ficha suja moral. Felizmente não maculou o PT. O pdt no qual é filiado agora, é uma sigla de aluguel buscando um candidato, encontrou essa princesinha cearense buscando uma passarela para desfilar suas botinhas autoritárias adquiridas lá no pds que me perece voltam a entrar na moda.

    1. Ciro (maiúscula só porque é inicio de frase) é um cavalo de Troia. Um presente de grego para a esquerda! Um Macri ou um Macron ou qualquer coisa nessa mesma linha.

        1. Marlene, e que já disse numa entrevista ao próprio PHA, que não mexeria com a Globo. Acho tão engraçado, quando a gente faz qlq crítica ao PT, aí alguém posta propaganda do Ciro. Eu ñ votarei no Ciro.

      1. Há quem diga, que o Macron brasileiro seja o Haddad, que tem ótima relação com o PSDB e já foi até aos Estados Unidos….

    2. O Ciro Gomes (estou concedendo a ele o princípio gramatical de grafar com inicial maiúscula nomes próprios) e uma figura, na melhor das hipóteses, altamente polêmica.
      Em qualquer aproximação com ele, é sempre recomendável, no mínimo, ter um pé atrás.

      1. Depois de dizer que o PDT não é puxadinho do PT, só mostrou falta de jogo de cintura. Não posso dizer que conheço Brizola, tanto quanto o Brito, mas duvido que ele achasse sensata uma afirmação como esta, principalmente na atual conjuntura.

  16. Se todos do Nordeste se unirem na próxima eleição o PT tem muita chance de votar a reinar e mandar esses fascistas para o inferno astral deles! O gigante Lula para começar tem 75 milhões de votos , gente! Somos lula ! O Brasil precisa voltar para o Povao novamente ! Vamos atropelar essa rede globosta de televisão fascistas , sanguinários , a idiota da lobo está irritada. Porque o gigante Lula nas ficou com os braços para trás, e os policiais da federal de paletó preto para recebê-lo uma vergonha esse senil senhora imbecil é uma globosta como o merdal também e !

  17. Eu ainda estou irritado com o fato de Lula não ter trazido Rodrigo Tacla Duran para a briga. Já pensou, Lula dizendo que Duran acusou carlos zucolotto, compadre de sergio moro e sócio de rosangela moro, de tentar extorquí-lo para vender facilidades na lavajato? Já pensou em Lula perguntando quem seria o tal DD a que carlos zucolotto se referiu como um dos que levariam parte dos 5 milhões de dólares?

  18. LULA SABE O QUE FAZ!
    OS VOTOS DE LULA SÃO 13, SEJA QUEM SEJA O INDICADO!
    REFORÇAR AS ESQUERDAS NESTE MOMENTO DE CRISE ESTIMULA O CRESCIMENTO DA ESQUERDA IDEOLOGICAMENTE DEFINIDA!
    CIRO GOMES, NO FINDO CONTINUA SENDO UM EX-ARENA, ONDE SURGIU!
    ANUNCIAR UM CANDIDATO PETISTA AGORA É ATIRÁ-LO AOS LEÕES… OU DAR CHANCE DE QUE OS GOLPISTAS CANCELEM AS ELEIÇÕES!
    ASSIM, LULA CONTINUA OCUPANDO A PISTA CENTRAL DA CORRIDA, BARRANDO O SURGIMENTO DE OUTRAS FORÇAS POLÍTICAS.
    NA HORA CERTA, LULA DESENHARÁ O CENÁRIO DA DISPUTA!
    INTELIGÊNCIA NÃO É TER UM DIPLOMA, COISA QUE ATÉ UM IDIOTA FASCISTA COMO SERGIO MORO CONSEGUE!
    LULA USA A ARMADILHA NA QUAL O COLOCARAM PARA EMBRETAR A DIREITA BRASILEIRA!
    ENFIM, A LUTA POLÍTICA NO BRASIL NÃO É PARA AMADORES…
    QUEM VIVER VERÁ!
    DIREITA CONSTRUIU UM PÉSSIMO CENÁRIO…

  19. O artigo seria perfeito se trocasse “elites” por “castas privilegiadas”, pois elite aponta para algo que é melhor (a elite dos jogadores, os melhores jogadores) e esse pessoal é o rebotalho endinheirado da sociedade.

  20. Vejam o que falou a louca Mirian Leitão, hoje em sua coluna (confirmem la) sobre as provas contra o Lula:”. O apartamento do Guarujá seria dado reformado, o sítio de Atibaia foi por muito tempo ponto de encontro da família, o apartamento ao lado do que mora em São Bernardo, a sede que seria comprada para
    o Instituto Lula.”
    “Seria dado”…”foi por muito tempo ponto de encontro”…”o apartamento ao lado do que mora”….”a sede que seria”…
    Tudo no gerúndio ou futuro do pretérito.
    É phoda. É a direita confessando a ilegalidade da prisão do Lula.
    Ação que é bom e que pede nosso código penal, nada.

    1. Doravante, os escribas do fascismo vão envidar todo e qualquer esforço para reescrever a História.
      Isso, claro, significa manipular e falsear todos os fatos. No que, aliás, têm farta experiência, eis que não foi outra coisa o que sempre fizeram, não é mais do que sempre impuseram ao dia a dia dos brasileiros.
      Felizmente, contudo, as novas mídias destruíram o monopólio da informação com que os grandes jornais, revistas e televisões contavam até há muito pouco tempo. Com a disseminação de novas mídias, contingentes cada vez maiores têm amplo acesso a informações do Brasil e do mundo passando ao largo do controle dos outrora plenipotenciários barões das comunicações, que usavam tanto poder com o exclusivo proposito de se fortalecerem ainda mais e mais manipuladas, filtradas e enviesadas fazerem as informações que permitiam que chegassem ao grande público (como diria o já falecido – mas, infelizmente, não sem fazer escola e deixar herdeiros – “imperador” da empresa de comunicação diretamente responsável por dois golpes de estado no Brasil, “mais importantes do que as notícias que o Jornal Nacional dá são as notícias que o Jornal Nacional não dá”).
      No contexto atual, dessas novas mídias, já não há porque se submeter inapelavelmente à manipulação dos fatos e ao falseamento da História como antes se fazia. É possível e viável utilizar os novos meios para contar os fatos conforne aconteceram e contruir a História conforme esses fatos, desmascarando de forma contínua a tentativa também contínua com que tentarão criminalizar todas as pessoas e agentes sociais que se opuseram e opõem-se, combateram, combatem e combaterão o golpe de estado de 2016.

  21. Ciro não foi solidário com Lula, e mostrou que seu projeto pessoal é maior do que o sofrimento alheio. Por isso perdeu muitos pontos na esquerda. Lula livre já!!!!

  22. Chupa Coxinhas, vocês estão desorientados e pendurados no pincel, porque o Lulão puxou a escada do moro.

  23. Lula 2018! Em ultimo caso, Haddad, Jacques Wagner, Gleise, embaixador Amorim… Ciro não, muito oportunista, não foi se solidarizar ontem com o Lula, afirmando que não era “puxadinho do PT”…

  24. Gente,
    Ninguém que deseja ver essa canoa (de injustiças, golpismo, abuso de autoridades, e de Senhores de Engenho) VIRAR pode falar em anular o voto nas próximas eleições. Temos sim é que lutar, e muito, para eleger o maior número de Deputados e Senadores progressistas. Quero crer que todos os que acompanham os fatos através de Blogs como o Tijolaço sabem que precisamos de representação para promover as mudanças que nossa população tanto precisa. Se não lutarmos por um congresso mais progressista, veremos ainda mais impotentes, a escalada Fascista, um gestão vazia de compromissos sociais, de ideias produtivas, e de capacidade de melhoria. Tenho certeza que Lula saíra logo e mais forte dessa condição de preso político. Mas mais ainda, tenho certeza que a eleição de um congresso forte é o grande objetivo do Presidente Lula.
    Abraço e vamos a luta,

  25. NÃO PASSARÃO ! A imensa maioria de 208 milhões de brasileiros não permitirão um novo TIRADENTES, hoje, novamente, tentam destruir o nosso novo Grande Líder, que, como aconteceu em 1792, luta também contra as benesses às Potências Econômica Mundiais, ávidas em pegar o “NOSSO PATRIMÔNIO”, em detrimento da quase totalidade do povo brasileiro, e com anistias gigantescas às grandes fortunas, brasileiras e estrangeiras. NÃO PASSARÃO ! TIRADENTES NUNCA MAIS ! LULA LIVRE !

  26. Nesse momento de luto vejo muitos textos emocionantes. Contudo, analisando a história do Brasil, desde Getúlio, quanto tempo esperamos para a esquerda presidir esse país? Lula preso é um mito que ficará na História, disso sabemos, mas que Brasil teremos quando a esquerda voltar ao comando do executivo desse pais? N vejo ainda um nome forte na esquerda. Vou continuar votando nos candidatos da esquerda, mas me preocupa o fato da direita acabar de vez com o Estado.

  27. Se o Ciro fosse apoiado por eleitores de Lula, tão logo tomasse posse agiria tal qual os ministros do STF que foram colocados na Corte por Lula, pois o sangue de direita corre em suas veias

  28. Alguém ouviu o Maracanã lotado hoje gritando olé olá Lula Lula?
    Ou foi só eu?
    Alguém tem o vídeo?

  29. Meu Caríssimo Fernando,

    Já não sei mais o que faço! Poderia dizer que é covardia nossa! Mas, minha idade não me permite ser covarde! Acho que a sua também não! O que você acha que vai acontecer? Que amanhã doentes como Moro, Barroso ou Carminha vão acodara de bom humor, sentir pena e libertar Lula? Ah! Essas pessoas são seres doentes. O único meio de vence-los é a guerra civil… Vargas não quis; Jango não quis; vocês não querem… Nunca mais veremos Lula vivo; e, como Jango, esses zumbis não nos entregarão nem seu corpo… São diwntes, Fernando, pra eles só a guerra civil… Nossos netos, se existirem, pagarão o preço de nossa covardia

  30. Os sem votos deram foi um tiro no próprio pé.
    Mesmo com tamanha manipulação da mídia, não conseguiram destruir o nome do LULA, que a cada dia só aumenta as críticas contra essa “justiça” partidarizada e perseguidora.
    LULA! PROGRESSISTAS/NACIONALISTAS.

  31. Ciro é uma grande e fedida BOSTA!!! Sou Lula ou quem ele indicar (desde q nao indique esse merda de Ciro )

  32. Já disse um pensador: ” aquele que escraviza, antes é escravizado”. Não há como não dizer com tranquilidade que, ao contrário do que os rábulas pensam, estratégia política é muito mais ampla do que estratégia processual jurídica. A política vem antes do jurídico e, neste campo, cabe perguntar: neste “processo” quem já saiu vitorioso? As ruas já o disseram…

  33. Companheiros,

    Palavras de ordem e acampamentos solidários não irão resolver a questão do LULA.

    LULA sofre neste momento uma real ameaça em relação a sua vida, trata-se do único brasileiro capaz de barrar a agressão do “sistema financeiro” ao nosso patrimônio nacional e impedir as garras do Império Usamericano sobre nossos destinos.

    Ou paramos a produção nacional através de uma GREVE GERAL sem tempo para acabar ou sofreremos um processo de mexicanização sem fim, saque dos nossos bens nacionais, escravização total da classe trabalhadora e desmonte total de nossa soberania.

    Neste mecanismo ( sim , pois este é o verdadeiro mecanismo ) o judiciário e mídia são as patas imundas do Tio Sam, não haverá salvação para LULA e nem para o nosso POVO pelas vias jurídicas e institucionais, não há LEI para PRISÃO POLÍTICA.

    Não podemos nos iludir com historinhas de Mandela e Gandhi, estamos no Brasil do século XXI muito próximo dos EUA e a máfia anglo/sionista/americana.

  34. A grande mídia não cansa de dizer que Lula é preso comum. Tão comum quanto o destaque que dão pra sua prisão nas manchetes não é mesmo?

  35. Não há e nem haverá qualquer candidatura que possa ser vencedora pelo voto livre nas urnas e dê continuidade e aprofundamento ao governo golpista, como a cúpula golpista deseja. Bolsonaro não é confiável, não porque seja violento ou desumano, mas simplesmente porque é imprevisível, e pode até dar a louca e tomar algum caminho messiânico e não-liberal. Alckmin e Meirelles, os homens da situação, não se apresentam ao povo como candidatos, não acham isso necessário. Só se apresentam aos sátrapas do mercado financeiro, porque sabem por intuição que não será o povo quem vai decidir quem vai ser o próximo governante do país. Parece que serão eles os únicos eleitores desta próxima eleição, e o povo ficará de fora. Se houver qualquer possibilidade de um progressista, nem digo esquerdista, ganhar a eleição, então ele será tirado do caminho, e de um modo bem mais rápido do que Lula foi tirado. Nem os bloqueios de candidaturas do tempo da ditadura foram mais radicais que isso. Só resta formalizar de que jeito eles vão fazer esta eleição sem que o povo possa votar. Assim tentando adivinhar, os senhores do judiciário vão ter que trabalhar dia e noite para cumprir tanta encomenda.

  36. Espero desesperadamente que o bloco progressista (mais amplo que a esquerda) consiga elaborar uma plataforma unificada para o segundo turno, agindo com o maximo respeito mutuo no primeiro turno. Quanto ao CIro Gomes gosto dele. Sou petista e acho que o partido tem que ver que não esta com essa bola toda apos o desastre ferroviário (com a licença do Nino) chamado Dilma. o Ciro tem um projeto nacionalista bem articulado e, principalmente uma ideia sobre a divida externa. A(s) esquerdas não tem uma plataforma. Queiram ou não tem que ser pensado um plano B pois se a direita ganhar o Lula vai apodrecer na cadeia. Não vejo povão na rua nem um trabalho organizado para leva-lo. Também não vejo na militância ( particularmente a do PT) disposição para um embate físico ao estilo anos 60/70. Pergunto. Se a batalha judicial não der resultado, e cada dia acredito menos nela, o que fazer? bem ao estilo Lenin. Nesta horas não tem que ficar de mimimi contra A ou B do campo progressista ( reitero mais amplo que a esquerda). Tenho um amigo que diz que falta ao Brasil conservadores verdadeiros. Celso de Melo mostrou o que é ser um conservador digno , de principio e responsável. Para livrar o pais da quadrilha do Centrão/PMDB e o fascismo Bolsonarista voto em qualquer um. Em tempo: voto em quem o Lula indicar. Quem esta livre deve raciocinar com a cabeça e não com o figado.

  37. É como Lula disse: Ele, quando eleito e tomar posse não deve perdoar ninguém. Esta turma de Covardes pagarão um preço altíssimo. Ficarão na berlinda para sempre, ou vocês acham que algum sacripanta por ai, conseguirá se eleger? Veja ai o Quinzão Peido de trovão com a Marina das Pererecas vedes, se brincarem não elegem nem a vereador em suas terras natais.
    Aguardemos.

  38. Agora, toca a escrever carta para o Lula.
    Acho uma boa forma de protesto:
    Além de poder manifestar apoio e tentar passar uma mensagem para o presidente, mostramos nossa indignação com essa perseguição e de quebra ainda transformamos os carcereiros dele em carteiros

    Endereço:
    Superintendência Policia Federal
    Para: Luiz Inácio Lula da Silva
    R. Profa. Sandália Monzon, 210 – Santa Cândida
    Curitiba – PR
    CEP – 82640-040

    Até sugiro que nas cartas coloquemos o título: O BRASIL QUE NÓS QUEREMOS, LULA.
    Vou mandar uma por semana, e ainda vou usar a carta social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *