Na Folha, sou atraído pelo texto – não dá para chamar de reportagem” que diz que “Justiça descobre dois apartamentos atribuídos à mulher de Cabral no Rio“.
Fiquei na esperança de entender, afinal, o que é um imóvel ser “atribuído” a alguém.
Mesmo que este “alguém” seja uma figura deplorável que, tanto quanto o marido, por que eu nunca tenha tido senão desprezo, seria, afinal, uma chance de compreender o que querem dizer em relação ao imóvel que serviu de pretexto para a condenação de Lula.
Aí, li o escrito.
Os apartamentos tinham sido comprados pela tal Adriana Ancelmo e isso estava registrado em escritura pública.
Então, vírgula, não tem “atribuído” nenhum, está assinalado em um documento público, lavrado em cartório com fé publica. E mais, estão declarados à Receita Federal.
O que não havia era a anotação da aquisição no Registro Geral de Imóveis, o que não é raro ocorrer e, aliás, impediria a sra. Ancelmo de vendê-lo, porque é obrigatório que se apresente, para lavrar uma escritura de compra e venda, a certidão do RGI, e bem recente (menos de 30 dias).
Então, o “atribuído” é só uma “esperteza” da neolinguagem do jornalismo de histeria, buscando atrair similaridade naquilo que não existe, porque não existe um papelucho sequer – menos ainda uma escritura pública – que torne “propriedade” de Lula o imóvel judicial.
Mas não termina aí o estrago da neolíngua lavajatense.
A Justiça “descobriu”?
Como “descobriu” se o próprio texto diz que a relação de bens da referida senhora feitas pela Receita Federal , com os dois imóveis, foi juntada ao processo bem antes?
A única coisa que se “descobriu” foi que o promotor que pediu a penhora dos bens e o juiz que a concedeu não leram o processo, porque o relatório da Receita “foi juntado à ação penal contra a advogada”. A informação, portanto, estava lá e não foi considerada.
Os fato de o casal Cabral ser um par de escroques não desobriga a ninguém de ser claro e preciso quando descreve um processo judicial num jornal que usa e abusa de regras de como se deve fazer jornalismo.
Não se descobriu, pois estava lá, nem se atribuiu, porque a escritura formalizava a propriedade. E nem novidade é, porque está sanado o erro do MP e do juiz desde abril.
Mas este tipo de construção de notícias ajuda na formação da histeria geral.
E isso é o que vem ao caso.
42 respostas
Está mais para “farsilíngua”, a língua da narrativa da Farsa a Jato.
O pior é a CUMPLICIDADE DO TAL ,M.P., E DO TAL “JUDICIÁRIO”!
Esses últimos à guilhotina…o primeiro a forca em Praça pública
“NUMDISSEMOS”?
O conluio nazigolpista CIA/GloboLIXO já está cuspindo os DEMoTucanos ‘mor(T)o’, “DD playboy de porta de igreja” et caterva imunda!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Colunista de O Globo aponta fim da Lava Jato
?
Publicado em 26 agosto de 2018
Lauro Jardim, em sua coluna em O Globo, registra que é “consenso” no gabinete de Raquel Dodge que a Lava Jato a Lava-Jato — em Curitiba — entra em sua fase final.
A coluna não diz, mas o motivo é óbvio: fracassou na tentativa de destruir o PT e o Lula e não se justifica mais. Cada avanço da Lava Jato sobre Lula significa pontos a mais para ele na pesquisa eleitoral.
Não é porque o eleitor seja leniente com a corrupção, mas porque está cada vez mais convencido de que a operação não foi contra a corrupção, mas para atingir alvos políticos e proteger outros.
Uma vergonha.
Aos poucos, se intrometendo em assuntos da política, se tornou um núcleo de poder.
(…)
Desde que o advogado Rodrigo Tacla Durán denunciou o advogado [e compadre do juiz Sérgio Moro] Carlos Zucolotto Júnior como intermediário de uma negociação para obter facilidades em uma delação, nenhum acordo de delação foi celebrado mais em Curitiba.
Zucolotto teria pedido 5 milhões de dólares por fora para azeitar a negociação.
(…)
Cansou tanto que até o jornal O Estado de S. Paulo, outrora um dos maiores apoiadores da operação, publica hoje um editorial em que diz que os procuradores foram longe demais.
“Ninguém nega que exista corrupção no Brasil e todos querem estancar esse fenômeno. Mas isso não pode ser feito à custa da destruição das instituições e da prosperidade nacional”, diz o jornal.
Nesse ritmo, os brasileiros farão como os italianos no passado, cansados com os excessos da Operação Mãos Limpas. Lá, a uma certa altura, os italianos começaram a proclamar: “Parem com as Mãos Limpas e nos devolvam a Itália”.
FONTE: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/colunista-de-o-globo-aponta-fim-da-lava-jato/
………….
Resta saber se estes concurseiros de merda e colonizados arrivistas abilolados permanecerão impunes!
Ah esta PORCA-tarefa do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA lesa-pátria!
Ah esta Operação midiático-golpista ‘Farsa a Jato – o pré-sal é dos gringos’!
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2018/05/jato-600×340.jpeg
Na horrenda &$ tétrica fotografia acima
Olha a cara destes panacas [quase]anencéfalos até ‘ontem’ cevados pelos ‘penas amestradas’ do *PiMG!
E acobertados na delinquência hedionda pelo STFede!
*PiMG: Partido da imprensa Mafiosa &$ (nazi)Golpista, Globo Organizações MafioCriminosas a serviço sórdido da destruição do Brasil
Na horrenda &$ tétrica fotografia acima
Olha a cara destes panacas [quase]anencéfalos até ‘ontem’ cevados pelos ‘penas amestradas’ do *PiMG!
E acobertados na delinquência hedionda pelo STFede!
*PiMG: Partido da imprensa Mafiosa &$ (nazi)Golpista, Globo Organizações MafioCriminosas a serviço sórdido da destruição do Brasil
Bom dia, Messias. Você é ótima (o) estou sempre por aqui lendo seus comentários. Estes 9 aí na foto são todos homens de “bem”, religiosos fundamentalistas de merda, um verdadeiro asco. LULA LIVRE E PRESIDENTE!
Messias é nome de macho!
Risos
Cosa Nostra?
Esse monte de analfabeto político vociferando agressões contra petistas, negros, pobres e várias minorias, foi metodicamente construídos pelo pig. Não teremos democracia se não regularmos a mídia.
Concordo com você em tese, mas acho q a esquerda tem q prestar atenção na construção desse discurso.
A expressão “regulação da mídia” foi detonada pelo Cartel, associando-a a censura, portanto, temos q ser mais precisos. Trata-se de cumprir a Constituição e combater o monopólio/oligopólio. Trata-se de cortar a zero o vertedouro de dinheiro público que alimenta o Cartel há décadas (para tanto, não precisa nem de mudar legislação; é ato do Executivo). Estes são os pontos prioritários e essenciais q precisamos enfocar de imediato. Os demais virão naturalmente à discussão, mas não antes de se romper a resistência do Cartel.
Atribuído por atribuído, há um crime Global explícito em Paraty.
Eu gostei do que voce escreveu e concordo plenamente e te pergunto o porque entao o PT simplesmente nao corta a verba pra aniquilar a midia golpista. Vc tem ideia porque nao se fez ou se dessa vez irao fazer¿
É isso aí, basta extirpar a promiscuidade entre o Executivo e a mídia bandida. Por que o Executivo tem que gastar bilhões de reais com esse tipo de mídia?
Viva o Itaú da [sórdida] Blábláblárina [Silva?]!…
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Tarifas são a mina de ouro dos bancos
Menezes Cortês no JB: é quase um Orçamento para a Educação!
publicado 26/08/2018
O Conversa Afiada reproduz do Jornal do Brasil deste domingo, 26/VIII, artigo de Gilberto Menezes Côrtes:
Agiotagem legalizada: Bancos ganham R$ 72 bi somente com tarifas
(…)
FONTE: https://www.conversaafiada.com.br/economia/tarifas-sao-a-mina-de-ouro-dos-bancos
5 bancos cuidam de uma nação: educação,saude,segurançá,infraestrutura,servidores.Pra que governo?
QUANDO A REGULAMENTAÇÃO DA MÍDIA VIER…
QUER DIZER, JÁ ESTÁ CHEGANDO… MILHÕES DE AÇÕES DA GLOBO E DO PIG ESTÃO SENDO ALVO DE, DEIXEM-ME TAMBÉM TERGIVERSAR, “DESINVESTIMENTO” POR APLICADORES DA BOLSA DE VALORES!
“DESINVESTIMENTO” É A DEIXA QUANDO ALGUMA EMPRESA AFUNDA ESTRATÉGICA E FINANCEIRAMENTE EM SUAS ATRIBUÍCÕES…
AS ATRIBUIÇÕES DA GLOBO E PIG ERAM DESTRUIR O PARTIDO DOS TRABALHADORES E ESCOLHER O NOVO PRESIDENTE DA REPÚBLICA!
AÍ, O GOLPE DEU RUIM… E VEM AÍ A REGULAMENTAÇÃO DA MÍDIA!
CONSEQUENTEMENTE, ADEUS IMPÉRIO DA GLOBO… E ADEUS DIVIDENDOS GORDINHOS NAS AÇÕES DA EX-PODEROSA!
ENFIM, A GLOBO VAI SER ESQUARTEJADA PELO PRÓPRIO MERCADO QUE AJUDOU A DAR O GOLPE NO BRASIL!
BYE, BYE REDE GLOBO!
Muito bom. Se me permitir tem outro termo incômodo ali: “JUSTIÇA”. O MPF e o Judiciário não são a Justiça, embora eles gostariam que assim o fossem. Acham que a Justiça gira torno deles como quem achava que o Sol girava em torno da Terra. Com a diferença básica de que no caso do Sol e da Terra, pouco importa quem gira em torno de quem, pois o camponês iria plantar e colher do mesmo jeito. Agora, em relação ao Judiciário e a Justiça, a ordem dos fatores alteram completamente o produto, pois, no final, tem bandido condenando inocente.
Atualmente acreditar na justiça brasileira é difícil, perderam não só a credibilidade como a dignidade, meu amigo se negou a comprar um carro usado quando descobriu que era de um juiz, algo precisa mudar depressa, a manurenção de juizes cometendo crimes contra os cidadões gera uma insegurança coletiva que pode levar ao desespero, a justiça é o refúgio onde se socorre o injustiçado. Deveria ser considerado crime hediondo aquele cometido pelo uso do cargo, ali não há como se aceitar a mínima suspeita. Reforma do judiciário já. Enquanto issoo jeito é votar contra o golpe, inclusive para deputados e senadores, votar em branco é sinal de cabeça vazia.
Falha de SP seguindo os passos da co-irmã Veja, firme rumo ao abismo .
É uma pena que o jornalismo da folha foi pro saco.Folha de São Paulo foi uma referencia pra mim por muitos anos.Andei pelas maquinas imprimindo o jornal e pelas redacões abarrotadas de grandes jornalistas….
O pessoal da Folha leu Umberto Eco, que em seu último romance mostra como fazer o antijornalismo, jogar com as palavras para atingir objetivos aparentemente ausentes. São canalhas.
Até eu, que sou uma leiga em jornalismo, consegui ler as entrelinhas da manchete.
A primeira vez que filmaram o prédio, destacando o apartamento-mansão suspensa do casal, quando aparecia imagens obscuras da Adriana, pra quem viveu tantos anos no Leblon como eu e acompanha o Mercado Imobiliário do RJ, foi fácil deduzir, que mesmo enrolado até a tampa com a justiça, essa senhora ter o direito de retornar ao lar, de não receber uma pena à altura dos seus crimes, e prosseguir desfrutando de um conforto expressivo diante dos cidadãos que moram no mesmo prédio às custas do seu trabalho, vi isso como um escárnio à população brasileira, sobretudo a um homem, que mal e porcamente lhe foi atribuída a propriedade de um pombal vagabundo, e nem por isso escapou da prisão pra viver no seu prédio, popular, feio, que sempre foi seu de direito há mais de 20 anos.
O Carioca, e fluminense em geral, não tem outro sentimento a comandar seu peito, senão o de uma indignação sem par.
Cabral é um canalha da pior espécie, mas sua esposa não é menor do que ele como pessoa sem moral, sem ética. Por certo eles dois souberam dividir suas riquezas, declarando os bens em separado para darem à Receita um ar de legalidade. Mas, se o Órgão notificou essas manobras fraudulentas, por que a Justiça, tão ávida e célere em julgar e prender um inocente, faz vista-grossa para um flagrante descumprimento do dever de uma cidadã?
Lula, um ex-Presidente, que após dois mandatos entregou à facha à sua sucessora com mais de 80% de aprovação; com acúmulo de uma riqueza normal para o seu prestígio e porte, visto todos saberem da normalidade de um homem público poder angariar prestígio e dinheiro por suas palestras, encontra-se impedido de manter em suas contas valores que são lícitos e seus.
Somente o fato de nunca terem investigado a riqueza de Sarney e de FHC, ambos também com um patrimônio relevante em razão de suas palestras, dá o tom da justiça seletiva.
Por fim, ficamos devendo mais esse favor ao DCM, cuidadoso em nos informar, com base “científica”.
Os adjetivos usados para descrever este casal de ladroes e um retrato fiel desta corja que esta no poder depois do golpe de 2016.
A Abril foi pras cucuias com esse jornalismo frouxo e a “foia” tá indo pro mesmo caminho.
Uma matéria assim, jornalística final, é o que permite às pessoas descobrir as artimanhas da imprensa venal, bandida, que tanto dificulta o dia-a-dia do nosso povo. Parabéns.
O jornalismo oficial acabou. Sobraram alguns blogs alternativos, como este aqui. Muito bom.
Sinto muito, mas isto não é “neolíngua”. Esta nova língua invertia de forma absoluta o sentido das palavras, no caso do “atribuído” há um sentido condicional da palavra:
Atribuído para elementos de esquerda é algo que é citado por qualquer pessoa da forma “eu acho que é do fulano” ou “me disseram que era …”.
Já o sentido de atribuído para pessoas de direita, é algo que tem escritura registrada em cartório como sendo de ….
A Mansão Paraty tá registrada em nome de quem mesmo? Essa Globo hein.
Eu não voto em juizes ou procuradores, eu não voto na folha ou estadão. O meu voto vai para LULA ou HADDAD. O governo do PT errou em dar tanto poder pra essa corja do judiciário? Sim, errou. O governo do PT errou em dar tanto dinheiro para a velha mídia tradicional ? Sim, errou. O “republicanismo'” levou ao golpe? Sim. Mas podemos consertar com o nosso VOTO.
O “jornalixmo” brasileiro, tanto falado como impresso, fede mais que a mais purulenta das privadas públicas existentes no reino da fedentina.
A metalinguagem da midia golpista É A MENSAGEM. Estamos em uma guerra semiótica, quanto mais for exposta essa imundície, melhor.
os Cabral são um escroque ,OS QUE OS “JULGAM” CONSEGUEM SER PIORES.
Azar dos ignorantes que ainda pagam por um jornalão pensando estarem sendo informados.
Jornalismo como sentença judicial no Brasil, muitas vezes deixam de refletir a situação fática analisada.
É muito mais um jogo de palavras pra chegar ao fim pretendido por quem as elabora. No caso acima, a utilização do termo “atribuído” exponencia a vontade de se colocar dúvida quanto a oficialidade do ato, sabido que este encontra-se lavrado em cartório e só não resultou averbado junto ao registro imobiliário por absoluta conveniência de sua titular, por acaso, esposa do contumaz delinquente.
Em resumo: sem nenhuma consequência prática, omitem o que desejam e condenam quem querem.
Se a Folha continuar “manipulando” suas notícias na intenção de manipular a opinião pública e enganar o povo, em breve pegará o mesmo caminho de volta da in-VEJA!!!!
Boa matéria, Fernando. Os Jornais deixarem de ser veículos para informar a população e passaram a ser máquinas de propaganda contra inimigos políticos. Isso evidencia o conluio Judiciário-Mídia e a falta de apreço à verdade e aos fatos.
a Folha é tão cínica
Atribuído: tudo que é adqurido por petistas e seus parceiros. Porque petista não pode ter nenhum bem, ele tem as coisas “atribuídas” pois tudo é oriundo de corrupção…. Nosso velho PIG manipulando.
Registro de propriedade é aquele documento, que não serve para JUSTISSA , a casta, quando se trata de perseguir o LULA! Para condenar LULA basta “ATRIBUIR”, mesmo que seja uma MENTIRA. Não importa as PROVAS, pois o que vale são as CONVICÇÕES do MONASTÉRIO PÚBLICO… Aquele que recebe AUXILIO MORADIA com APT PRÓPRIO…