Por vezes custo a entender como gente que vive a política há tempos e forma no campo progressista não percebe como os conselhos que a direita dá, pela mídia, são exatamente aqueles que não devemos seguir.
Agora, voltam com o coro de que “é preciso substituir Lula imediatamente”, e a furiosa Raquel Dodge ameaça até tirar os recursos do Fundo Eleitoral destinados ao PT.
Igual, fazem os comentaristas da imprensa, dando conta de uma suposta insatisfação de petistas com a “demora”, porque “não vai dar tempo” de transferir os votos para Fernando Haddad.
Ah,como é atual a fábula da raposa que elogiava o canto da gralha para que esta largasse o queijo!
Será que não vê que estão loucos para evitar o vexame – mais que o risco – de ter de fazer aprovar no STF a monstruosidade da negativa do registro de Lula?
Será que não vêem como estão ansiosos para dizer que “Lula desistiu”, que “jogou a toalha”, que “abriu mão” de uma candidatura e de uma missão que, a todo custo e com todas as violências, lhe tentam tirar das mãos, até com a prisão, o silêncio, a segregação e contra uma ordem da ONU?
Lula não desistiu, não desiste e não desistirá: será impedido pela violência e diante do povo brasileiro.
Não é um condenado que se ajoelhará pedindo clemência e, com isso, destruindo a figura gigantesca que o povo brasileiro ergueu para representar sua vontade.
Não é teimosia, muito menos é ambição. Se fosse, teria sido candidato em 2014.
A desistência de Lula é que, sim, seria um ato de vacilação que desanimaria as grandes maiorias que se formam em sua defesa e prejudicaria, imensamente, a candidatura Haddad.
Não só será o sinal para que a mídia o ataque furiosamente – e já há ensaios disso – como para que o eleitorado do Lula que “já não é candidato” se disperse por outros nomes.
Numa batalha, o general não baixa a espada se quer que suas tropas lutem.
Imaginem se Brizola, diante da ameaça – e real – de que bombardeassem o Palácio Piratini, tivesse concordado em evacuar a trincheira da legalidade diante da tentativa de golpe de 1961! Iam querer que a multidão permacesse lá, sem arredar pé?
Há risco? Há.
Mas o maior dos riscos é nos dispersarmos, nos tornarmos cúmplices, pela rendição, do golpismo evidente que tomou conta deste país.
As regras do Moro, dos desembargadores, dos ridículos ministros que reformam e descumprem a lei para evitar que o povo mostre e imponha sua vontade só se transformarão em verdade, como na Inquisição medieval, proclamando que a Terra é imóvel e o centro do universo quando abjuramos da razão e cedemos à praticidade do medo.
E o milagre de um povo que fez sua mente resistir a anos de mídia, de calúnias, de mistificação, de golpe, de tirania judicial será desfeito justamente pelo mártir agora genuflexo a seus algozes.
70 respostas
O “desespero” para que Lula desista da sua candidatura já diz tudo: eles sabem e há informações milimétricas que confirmam isso: a vontade popular de ter Lula Presidente do Brasil novamente só cresce, dia após dia. Basta qualquer conversa de fila de ônibus, de supermercado, de farmácia. Se cometerem o “suicídio mundial do respeito como Nação” de impedirem Lula de aparecer na urna eleitoral, irão testemunhar a maior transferência de votos já vista no país. Será maior ainda daquela que Brizola comandou em favor de Lula, em 1989. Esse é o desespero deles…..
O respeito como Nação já foi pro saco e essa gente não dá a mínima. Sua nação é a conta bancária robusta, reforçada com os lucros das especulações recentes graças à manipulação de informações privilegiadas sobre Petrobras, Vale, Embraer, mercado de juros e câmbio, etc. Querem é garantir cada vez mais grana porque sua única pátria é o capital e o seu sonho máximo é a aposentadoria milionária em Miami, N.Y, etc. Essa gentinha, só escorraçando de vez para as sombras.
Ou para o paredão.
Voto pelo paredão.
Agora, sim, Fernando Brito escreveu o que pensamos os mais de 60 milhões de eleitores do Ex-Presidente Lula e que o defendemos em seu direito líquido e certo- segundo as leis brasileiras e tratados internacionais de que o Estado Brasileiro é signatário – de ser candidato à Presidência da República.
CONCORDO 113%
Vivo ou morto, preso ou solto, candidato ou não a eleição é Lula e todo o que ele e seu partido representam. E o mais irônico: foram os Golpistas, como Aprendizes de Feiticeiros e como o Dr. Fausto, que o colocaram nesse lugar.
Perfeito. Os sintomas da mídia refletem claramente que o caminho correto é o que foi traçado por Lula que percebe muito antes de todos os rumos da política. Quem sai engrandecido é ele e mais amesquinhados a Justiça de Curitiba e Porto Alegre, a PGR, o TSE, a mídia golpista e todos aqueles que querem jogar o jogo sem adversário ( tucanos e assemelhados). O STF ainda tem uma chance de redenção; deveria se apegar a ela. Lula Livre, Lula Candidato, Lula Presidente.
Se usurpadores togados resolverem excluir LULA das eleições de 2018, que assumam os ônus de suas ações. Meu voto é 100% transferível para o HADDAD.
Parabéns ao Brito pela firmeza. É isso aí. A terceira tentação que Jesus sofreu no deserto foi a seguinte: se aproximou dele o tentador e disse: tudo isso te darei, todos os domínios e reinos que me foram entregue, basta vc se render a mim.
Bem, Jesus preferiu a cruz, o caminho mais difícil. Independentemente de quem vê essa passagem como história ou estória, a lição fica.
Lula já foi absolvido pelo júri popular.
E esse tribunal não é composto de “meia-dúzia de dez”, o que não é pouca coisa.
Quem tem cometido crimes dolosos contra a vida do cidadão é a Farsa a Jato.
BELO!!!!!!
Voto PT em todos os cargos.
Só falta, agora, a procuradora geral do golpe vagabundíssimo mandar cassar o PT! E prender os seus eleitores!
Ela não faz isso porque sabe que vai faltar cadeia, Messias… Mas só está faltando isso para escancarar a ditadura de vez.
Dileta Viviane, concordo!
Permito-me, apenas, fazer um reparo:
a ditadura [de toga] já está escancarada desde a farsa do Mentirão!
Primeirona na porta da cadeia! E quero ver a dodge cara a cara, de preferência. Aquele colarzinho brega que ela usa vai explodir e vão rolar pérolazinhas vagabundas pra tudo que é lado. Dizem que ela anda com OITO seguranças. Imaginem só. Mas segurança nenhum vai impedir minhas palavras de chegarem aos seus ouvidos.
Quero cuspir na cara da Dodge….esse prazer carregarei ad perpetum….votando 13 de cabo à rabo…
Realmente, o Fernando Brito e o Tijolaço estão indo longe na fiança que
estão dando à tática egoísta do PT e de Lula no sentido de se buscar
enaltecer a biografia deste último. Parece que estão brincando com nossa
democracia, pois, com essa loucura de ficar correndo atrás de uma
decisão da Justiça Golpista, que sabem que não mudará o cenário, Lula e
PT sabem que podem acabar elegendo um Bolsonaro. E o que mais me intriga
é um analista político como Fernando Brito não achar isso estranho.
Jornalistas de renome, como PHA, Luis Nassif e Ricardo Kotscho, já
perceberam que essa estratégia elegerá Bozzonaro. Se isso ocorrer, Lula
será seriamente cobrado pela esquerda. Avante, Haddad!!
Acho q esses jornalistas aí citados ñ estão do lado do Lula e tbm ñ entenderam sua estratégia. Na vdd sabemos q ñ querem nem Lula e nem PT. Sequer são de esquerda. Entonces, normal q façam análises bizarras.
A estratégia é essa que está posta. Se desistir antes da negativa final do judiciário, será uma traição aos eleitores. Uma covardia entregar o jogo antes do final. O povo está com o Lula em resistência pacífica ao golpe, renunciar é fazer o que os golpistas querem, renunciar antes do golpe final é abandonar o povo-eleitor a própria sorte. Será, mesmo, assim, tão difícil entender isso!? E nada dessa conversinha fiada de que o PT ou o Lula serão responsáveis por elegerem Bolsonaro, pois cada um é responsável por seus atos. E, se, o Bolnosauro for eleito os responsáveis serão os golpistas que impediram a legítima participação de Lula nas eleições.
O Ricardo Kotscho fez recentemente uma autocrítica sobre sua posição a favor do afastamento do Lula. Nassif e PHA sempre foram contra a estratégia do PT.
Confesso que não me sinto confortável com a situação. Lula deveria, o quanto antes, dar uma declaração de que não acredita que vão seguir a lei, com tudo que estão fazendo com ele e dizer que, por esse motivo, passa o bastão para Haddad, para que este possa começar sua campanha de verdade. Precisamos correr pois temos apenas 1 mês e não podemos ficar recorrendo à justissa e recebendo negativas de volta.
Bora Haddad!! O tempo urge..
Que um certo blog não ouça isso. Estão explanando entre a militância que o “PLANO B” tem apoio do FHC, da cúpula do PSDB, da Globo e até do ITAÚ. Tem muita gente surtando e surfando na onda do golpismo ….
Caso se confirme mesmo a exclusão de Lula da disputa (difícil acreditar que não ocorrerá) por obra do justiciário, Haddad seria o único eleito que não levaria o carimbo de “governo ilegítimo”, por ser do PT e também representante de Lula. Há desdobramentos para além da eleição: quando um governo recebe o carimbo de ilegítimo, até mesmo por parte da ONU, legitima-se a luta que a sociedade acabará por declarar contra ele. Gente como Ciro e Marina só estão se prestando a legitimar a farsa eleitoral que os golpistas pretendiam realizar para legitmar o golpe através da eleição de um golpista de primeira hora, o Picolé de Chuchu. Ter apenas a eleição de outubro como horizonte da história é pensar pequeno. Se a direita entreguista teve uma ascenção artificial na América do Sul, algum dia ela será varrida pela luta das próprias forças populares. O estopim foi aceso na Argentina.
As pesquisas confirmam: persistir, lutar, até os limites! Nosso povo precisa justamente disto:aprender a lutar por seus direitos sem entregar os pontos antes da hora. Infelizmente outros blogueiros progressistas parecem birutas ao louco vento que hoje sopra de Brasilia, esvoaçando leis ao léu! Há até que diga que LULA não desiste porque que apenas esmagar a candidatura do pequeníssimo ciro.Que despautério! Não perderei nem nosso tempo enumerando a infinidade de problemas e perseguições e perdas que LULA vem sofrendo, e ele ia apenas se dedicar a desmontar o torpe minúsculo que se desmancha sozinho. Era só o que faltava!
Desistir de Lula é passar o recibo que “as instituições estão funcionando”, o que não é verdade.
Deixar Alckmin vencer num eventual segundo turno também é passar recibo do golpe.
Exatamente. São duas frentes.
O STFede traíra concederá a liminar ao LULA! Para, depois, cassar os votos! Portanto, Lula… Indicará Fernando LULA Haddad TRIpresidente!
Após o impedimento do presidente Lula, o golpe dará mais um golpe: fraudar as urnas!
… Ou, antes, cancelar as eleições!
Sim, “golpe não tem retorno”!
…
É quixotesca a esperança da esquerda em acreditar que Lula será candidato.
Tudo, legislativo, executivo, judiciário e midiático, trabalha contra a candidatura.
Seria mais inteligente se concentrar na transferência de votos para Haddad do que dar murro na ponta de faca.
Se o PT continuar nessa senda, caminha para seu SUICÍDIO ELEITORAL.
Quixotesca e covarde é essa sua MERDA de argumentação .
Fodam-se todos que pensam iguais a você !
Certamente você não entende de política e muito menos de povo. E também não sabe o significado de resistência pacífica, como falou a Renata em um comentário acima.
Boa Míriam !
Esse “racha” que esta ocorrendo é porque a estratégia de Lula, levada por seu representante Haddad, está sendo mal interpretada. Não é uma coisa OU outra de modo exclusivo. São AMBAS as ações:
1 – Defender a candidatura e a inocência de Lula até os 52min do 2º tempo; e (concomitantemente)
2 – Botar Haddad pra jogar como seu representante e substituto em contusão, distensão, rompimento do ligamento, etc..
Gurgel, vc tocou no eixo central do argumento q está sendo criado de forma artificial-fofocas e deixando muitos histéricos estressados (DE) bater todos os dias na mesma tecla binária, estéril e cega. Como vc diz acertadamente, são lutas dependentes e sincronizadas q estão sendo cuidadosamente comandadas pelas táticas e estratégias do Lula. ????
Como escreveu o Brito, “estão ansiosos para dizer que Lula desistiu”. Ao mesmo tempo estão loucos pra bater no Haddad sem o irmão mais velho Lula pra amortecer a porrada. A estratégia simultânea é importante nos dois flancos. Só não é boa pro PIG.
Concordo. Mas gostaria de ver essa tática de resistência pacífica (do ponto de vista eleitoral, parece que vai dar muito certo) acompanhada de uma resistência pacífica demonstrada na prática por milhões de brasileiros nas ruas. Carregando faixas de LULA LIVRE E PRESIDENTE. Seria um recado reforçado. E nada de desistência. Haddad é Lula e Lula é Haddad. Ponto.
Porra campeão, tais cada vez melhor.
Sempre pensei assim como você, Fernando Brito .
Se os golpistas acham que é ruim pro PT, é porque é ÓTIMO !
Portanto : FODAM-SE OS GOLPISTAS !
Há um experimento onde 7 pessoas, já combinadas, repetem que uma bandeirola verde, era azul. Somente o oitava participando diz que a bandeirola verde, é verde.
Ao fim de 3 ou 4 rodadas até essa oitava pessoa adere e, rindo, “concorda” que aquela bandeirola verde, é azul. No experimento raras pessoas mantiveram sua opinião depois de várias rodadas.
Parece que agora, (já com a água pelo pescoço, é verdade) milhões de brasileiros estão vendo a cor certa. Não adiantando os 7 -Marinhos, Macedos, Abravanéis, Saads, Civitas, Mesquitas ou Frias -trocarem as cores da bandeira.
Se eminentes blogueiros sinalizam outras cores deve ser por desgosto pessoal com o PT. Já os parentes golpistas é por burrice, mesmo!
Perfeita a análise. Se querem tirar o Lula, que coloquem a mão na MERDA.
Já mergulharam nela. De corpo e alma.
Passou da hora dos golpistas tomar vergonha na cara.
Golpista é sem vergonha.
A ficha caiu, mesmo aqui no RS onde Bozonaro é forte, o povo humilde das periferias está acompanhando atento e sabe bem o que está em jogo !
Acompanhamos o Dep.Pimenta em juitas visitas e atividade de campanha e é impressionante a receptividade do povo : Lula não pode desistir agora, cada vez que o Golpe dobra a aposta, perde ainda mais ….
Opção politica ou opção eleitoral. O PHA entrevistando Dirceu pergunta se não declarar Haddad já não seria caminhar “a beira do precipicio”; Ele respondeu -A estrategia é essa – Opção politica (Lula não desiste até a sua impugnação final pelo o STF do Brasil mas tambem contra a ONU mundial e não opção eleitoral (Haddad já e somente Já AGORA; que seria aceitar o Golpe)
Valeu, Fernando. Essa sua exposição trouxe luz ao debate. É Lula sim. É Lula sempre.
DAS INDAGAÇÕES
E se o Morro descesse?
E se o povo acordasse?
E se o medo morresse?
E se o LULA voltasse?
Tarcísio Arruda
04/09/18
Mais uma vez na mosca, Brito. Incrível como parte do campo progressista cai nesse papinho.
Para alegrar o dia compartilho um pouco de humor político aqui: “Ex-ministros pedem à Justiça Eleitoral para não serem chamados de ‘turma de Temer’ por adversário”
https://oglobo.globo.com/brasil/ex-ministros-pedem-justica-eleitoral-para-nao-serem-chamados-de-turma-de-temer-por-adversario-23036100
centuriao
” – as pessoas deveriam saber quando foram derrotadas.”
Maximus
” – você saberia?”
https://www.youtube.com/watch?v=olZLIC4T9uE
Lula não desistiu e não desistirá nunca. O povo também não. Então eu fico cada vez mais irritada ao imaginar por que motivo as lideranças dos movimentos sociais (MST, Frente Brasil Popular, etc) e centrais sindicais, sem falar do próprio PT, não convocam grandes manifestações e greves gerais pelo Brasil??? Se não for em defesa da democracia e contra o seu sequestro pelo Judiciário, que seja contra a fome e a carestia e o fim dos direitos trabalhistas!!! Se 10% dos potenciais eleitores do PT e da esquerda em geral forem às ruas nas principais capitais, com uma bela organização, garanto que as raquéis dodges e barrosos da vida sentirão alguma pressão adicional na hora de votar contra a vontade do povo. Será que estão todos tão ocupados com seus próprios umbigos eleitorais que desistiram de mobilizar as ruas?
Esta é a verdadeira questão. Este é o verdadeiro questionamento.
A frase do título do artigo é um tratado definitivo sobre política: melhor frase do ano. Nem precisava o texto do artigo: o título diz tudo. Nós, jovens estudantes, estávamos lá, na praça – porque a praça é do povo – sabendo que ele jamais desistiria. Líder é líder, por isto a Brigada Militar obedeceu em peso ao Brizola. Por isto Machado Lopes se uniu a ele.
Se esse bossalnaro ganhar temos de tirá-lo de lá igual o generaleco falou sobre o pt..se ganhar
O povo não desistiu e nem vai desistir simplesmente porque sabe “que não se abandona um amigo na estrada”! Que outro político pode afirmar que é amigo do povo?
Na restauração democrática não vai ter anistia para os fascistas do judiciário, PF e MP. Até mesmo porque para que pudessem pleitear isto, teriam que assumir sem rodeios que impuseram uma ditadura judicial/midiática, o que lhes tiraria a condição política de levar adiante a proposta de anistia.
O medo desta gente é a volta do cipó de aroeira no lombo deles.
Lula “desistindo” teria o efeito de dar-lhes anistia, já que o afastamento de Lula e a perseguição que executam contra as forças democráticas, nacionalistas e populares seria creditada na conta de Lula e da esquerda, aliviando-os da responsabilidade. Mais, o fato de desrespeitarem a determinação da ONU lhes tira a cpndição de apresentarem-se como vítimas de perseguição (como sempre o fazem) quando tiverem que pagar por seus crimes.
Tem que enfrentar o fascismo até as últimas consequência. Não é tempo de vacilação. Não é tempo de compromisso com esta gente.
Eles promoveram uma ruptura da ordem democrática e dos valores constitucionais e vão pagar caro por isto. Esta ruptura tem que ser levada às últimas consequências através de uma constituinte que rompa de uma vez por todas a dominação desta elite escravocrata e sanguinária.
Esta elite que sempre que a ruptura esteve por acontecer transmutou-se para manter o poder e a estrutura econômica e social sobre a qual se ergueu com a escravidão. Foi assim na independência, na proclamação da república, na industrialização da economia, na expansão da fronteira agrícola, na urbanização demográfica e na saída da ditadura empresarial/militar.
É hora de enfrentamento. De botar o povo na rua.
Religiosamente, vejo este blog, varias vezes durante. Dá-lhe Fernando Brito!
Lula tem que resistir até o fim. Se tudo der errado, Lula só precisa de 5 segundos para transferir imediatamente os votos pro Haddad. Pra mim o PT tem que ter duas lutas: a luta que sabe que vão perder (Lula ser candidato) e a luta que eles tem que ganhar (garantir que Lula apareça na TV e fale 10 segundos: votem no Fernando Haddad). É só disso que o povo precisa. 10 segundos. Se for na véspera da eleição, melhor ainda.
Parabéns, conseguiu ler minha alma. Não há vaidade, não há sujeira que não possa ser limpa. Vou de LULA LÁ, novamente e se precisar, novamente e se ainda for necessário, novamente.
E o pior de tudo é que o comando é da CIA, pra espoliar o Brasil.
Muito bom Brito, como sempre! Lula é uma barreira para os golpistas, e uma esperança para os Brasileiros com “B” maiúsculo.
BRILHANTE ! Crônica definitiva, para a história.
O judiciário está ávido por uma guilhotina.
Até que enfim alguém enxerga o desespero dos golpistas para que Lula desista e livre a cara deles.
Estão rezando todos os minutos do dia para que o Lula morra ou desista, livre a cara deles e dê ares de legalidade ao golpe.
Porque aceitam o Haddad e não aceitam o Lula se o programa de governo é o mesmo?
Será que é porque acreditam que será mais fácil fraudar a eleição se o candidato for o Haddad? Será mais fácil roubar os votos pelo TSE se o candidato for o Haddad?
Com o Lula terão de roubar votos demais e chamará a atenção do mundo?
Eles querem que o PT participe da eleição, mas para PERDER e dar a impressão ao mundo que não é fraude.
O PT DEVE SE NEGAR A PARTICIPAR DESTA FRAUDE.
Estes bandidos togados têm de mostrar sua cara suja para o mundo e o PT não deve poupá-los desta desonra.
Lula tá com o povo e deve ir até o fim. Tem que deixar esse sistema ai em maus lenções até onde der. Já caíram no ridículo faz muito tempo e quanto mais eles ficarem expostos mais Lula cresce. O povo tá com ele e isso que importa.