História do indulto, impossível, é só provocação da mídia

A turminha da CBN que resolveu forçar a mão na provocação a Fernando Haddad com a história de um suposto “indulto” que este daria ao ex-presidente Lula como Presidente da República comete, além dos deslizes de caráter, erros de informação e ao menos um pecado mortal para jornalistas: não ouvir a rádio em que trabalha.

Na própria CBN, seu comentarista de política, Kennedy Alencar – que não estava na banca, talvez, por ser um profissional equilibrado – disse:

Essa história de que Lula deseja um indulto lembra os rumores infundados de 2008 e 2009 de que o então presidente mudaria a Constituição para concorrer a um terceiro mandato. Quem tinha informação sabia que Lula não embarcaria na aventura, mas muita gente especulou, escreveu e informou erradamente que o petista buscava uma forma de obter um terceiro mandato.

Indulto, juridicamente considerado, é um ato coletivo, que abrange qualquer pessoa condenada por determinado ordenamento legal e é diferente da anistia, igualmente coletiva, porque esta demanda aprovação legislativa. Perdão ou clemência individual, a graça, é totalmente diferente porque depende de uma súplica do condenado.

Alguém, a esta altura, viu Lula suplicar algo?

Indulto ou graça só se admitem para quem tenha sentença transitada em julgado, o que não é o caso de Lula e nem tão cedo será.

Esta história começou com uma pergunta de um brasileiro, não identificado, em Estocolmo, a Ciro Gomes, quando este participava de um debate na Câmara de Comércio Brasileira na Suécia sobre se ele concederia indulto ao ex-presidente.  Ciro respondeu : “se eu prometesse indulto a Lula, eu estaria agindo contra ele”. O registro é da BBC e foi publicado pelo UOL, em 15 de maio passado.

Dois dias depois, a presidente do PT, Gleisi Hoffman, confirmou que Lula recusava a ideia: “Hoje ele [Lula] me disse claramente: ‘Tem que parar de falar em indulto para mim. Eu não aceito indulto. Eu sou inocente, quero provar minha inocência'”.

A resposta de Haddad, portanto, nada tem de novo e é a mera repetição do que o próprio Lula disse há quatro meses.

Portanto, exploração barata para intrigar, o que não deveria ser – mas é – papel a que se presta boa parte da imprensa.

Que, como certos procuradores, não precisa de provas e nem de indícios: basta-lhe a convicção.

Recomenda-se aos coleguinhas da CBN ouçam sua rádio.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. MORO REAFIRMA QUE NENHUM VALOR DA PETROBRÁS FOI DIRIGIDO A LULA

    Em nova decisão, em que rejeita novos argumentos da defesa de que não teria competência para julgar casos envolvendo o ex-presidente, o juiz da Lava Jato declara que “não há prova de que os recursos obtidos pela OAS com o contrato com a Petrobrás foram especificamente utilizados para pagamento ao Presidente. Mas isso não altera o fato provado naqueles autos de que a vantagem indevida foi resultado de acerto de corrupção em contratos da Petrobrás”

    18 DE SETEMBRO DE 2018

    (…)

    FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/parana247/369204/Moro-reafirma-que-nenhum-valor-da-Petrobr%C3%A1s-foi-dirigido-a-Lula.htm

    1. Toda vez que eu tenho a infelicidade de ver uma fotografia deste infame canalha ‘mor(T)o’, sou acometido por surtos paroxísticos de vômitos!
      “Canalha, canalha, canalha!”
      Covarde!
      Réu confesso!
      Cadeia é pouco para este estropício excomungado!

    1. Exatamente. Eles sabem a informação correta, mas perguntam de sacanagem, pra fazer fuxico, porque o chefinho mandou. Jornalixo!

  2. O Ciro já havia falado que não indultaria e setores do PT ficaram alvoroçados, à época.

    Esta aí, o Lula não quer indulto justamente porque recorrerá até o fim.

    1. Só os idiotas, que não entendem como uma pessoa que se sente injustiçada quer é ver a sua inocência reconhecida. Devem ser os mesmos que agora queriam que a candidatura fosse até as últimas consequências, nem que isso significasse o PT ficar sem um candidato nas eleições ou os votos serem anulados. Querem ser mais realistas que o rei.

  3. Acredito que poucos entenderam o verdadeiro objetivo de Rede Golpe com a questão.
    A forçada de barra para obter um NÃO de Haddad foi para jogar parte do eleitorado contra Haddad.
    É só ver as manchetes do G1 sobre a declaração .

    1. Tem que deixar muito claro, que Lula não quer ser indultado. Lula quer ser inocentado! Um indulto seria quase que um reconhecimento de culpa.

      1. Certamente, Miriam.
        Mas sabemos que a Rede Golpe tem um objetivo fixo: combater o PT.
        Na verdade a Rede Golpe vai combater qualquer governo forte e popular por si só. Qualquer governo que não precise das “competências” dela de “pintar o mundo de azul se a verba da propaganda fluir”.
        Voltando ao assunto, após a insistência quase inquisitorial de obter um “NÃO VOU INDULTAR LULA” de Haddad, o G1 promoveu bem o assunto (chamada principal, em letras grandes!), sem maiores explicações, ou seja, sem nem uma linha de comentário maior dizendo o … motivo (Lula não quer o indulto).
        Ou seja, má-fé.
        Para aquele que ainda não ouviu falar no “Andrade”, (e ainda tem muita gente) soou como se Haddad concorda em manter Lula preso.
        Desinforma.
        TODOS os textos da Rede Golpe sobre Lula, PT e Lula são de pura má-fé, TODO O TEMPO.
        Parece haver uma espécie de olimpíada interna. Quem bate mais no PT. Os sinhozinhos gostam.
        Eita…

  4. Essa cambada da imprensa golpista, assim como os procuradores, não precisam de provas e nem sequer de convicção. Precisam apenas de pretextos, que sirvam aos seus interesses e conveniências.

  5. Estão perdidos com a iminência da derrota nas urnas, eles e mais o seu novo candidato o capitão fujão que diz que irá embora caso não vença. Teria sido muito mais racional, simples e correto ter aceito a derrota em 2014, não ter patrocinado o golpe, não ter insistido com essa caça aos corruptos (que não prende os verdadeiros ladrões e suas malas cheias e dinheiro), não ter produzido a queda brutal do PIB e do crescimento, enfim ter agido com verdadeira imprensa e não como um sindicato da informação contra o Brasil. A organização globo é uma pedra que o Brasil tem que remover de seu caminho.

  6. Em tempo, Reinaldo Azevedo – com todas as reservas que se possa fazer a ele – falou na BandNews que essa história do indulto a Lula não tem o menor fundamento, é pura boataria.

    Observou, porém, que recentemente o STF delimitou quais os casos de indulto em que a presidência pode conceder, observando que isso foi mais uma das muitas intromissões do judiciário em outros poderes.

    Embora ele não tenha se estendido mais a respeito dessa questão, é um fato que teremos de encarar: a intromissão de um poder não eleito sobre os demais.

  7. Provocação ou burrice mesmo. Creio sinceramente que há poucos jornalistas sérios e eles não estão nessa mídia golpista que é a que tem meios e visibilidade. Para ter acesso a notícias sérias, só na internet (blogs como este), facebook, twitter e, impressa, só na CartaCapital. No resto não confio mesmo! E este texto me afirma como tenho razão.

  8. Estes(as) covardes bandidos(as) de toga &$ do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA lesa-pátria estão ‘DESmoroLIZADOS’ diante de um homem inocente, honrado.. E macho!
    O melhor presidente da história do Brasil!

    … Indulto quem vai precisar é o abjeto canalha ‘mor(T)o’!
    Junto com os infames congêneres “DD playboy de porta de igreja”, “procurador da barbicha imunda desde o mega escândalo do Banestado da Privataria Tucana”, os 4 PATETAS do puxadinho do Projac de segunda instância de merda nazigolpista et caterva imunda!…

    1. LULA MANDA AVISAR: NÃO QUERO SABER DE INDULTO

      O deputado Wadih Damous (PT-RJ) visitou o ex-presidente Lula nesta terça-feira (18) em Curitiba e trouxe um recado claro do ex-presidente: “Lula quer ver reconhecida a sua inocência e não quer saber de indulto”; segundo Damous, Lula não quer confundir a intenção do indulto com reconhecimento de culpa. Lula quer que os tribunais superiores julguem seu processo e reconheçam sua inocência; “Lula pediu ainda muita garra, muita dedicação e muita combatividade ao povo brasileiro e à militância do PT para eleger Fernando Haddad”

      18 DE SETEMBRO DE 2018 ÀS 18:14

      (…)

      FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/parana247/369201/Lula-manda-avisar-n%C3%A3o-quero-saber-de-indulto.htm

  9. Essa era uma das “verdades supremas” propagada pelos estressados para seus fiéis q perguntavam com arrogância: “O Haddad vai indultar o Lula? Não falou nada? Então é um traidor, um canalha, mau caráter…” O Dúbio Estressado ainda terá todas suas teses de botequim fofoqueiro destruídas. Q a direita faça isso entendo a lógica, mas q essa seita alimente as cabecinhas moles de seus fiéis com esse tipo de fuxico não é mesmo aceitável.

  10. A rádio Globo AM e CBN AM encerraram suas atividades no Rio, São Paulo e Belo Horizonte. Os transmissores foram desligados no dia 3.9.2018. O que será que houve? Não fizeram a migração para o FM? Por quê? A Globo/CBN encerra suas atividades no AM nas três principais praças publicitárias do país?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *